Absenteísmo: o que é, como calcular e reduzir

Avatar photo Rebeca Rohr | 28 de setembro de 2023

O absenteísmo é uma preocupação comum de empresas de todos os setores e tamanhos.

absenteísmo

Esse fenômeno tem a capacidade de impactar o desempenho e a produtividade dos times e os resultados do negócio como um todo.

Por isso, é indispensável que as organizações implementem estratégias assertivas para superar esse desafio.

Neste artigo você entenderá como fazer isso promovendo um ambiente de trabalho saudável que estimula a alta performance.

Neste conteúdo você encontra:

  • O que é absenteísmo no trabalho?
  • Exemplos de absenteísmo no trabalho
  • Consequências do absenteísmo
  • Como reduzir o absenteísmo nas empresas?

O que é absenteísmo?

O absenteísmo nas empresas, também chamado de ausentismo, é um conceito do final do século XIX usado na gestão de pessoas para identificar a ausência não justificada ou planejada no trabalho.

Antes de mais nada, é importante destacar o que o ele não é. Não se trata de ausências programadas como folgas, férias ou licenças. Ou seja, nenhuma ausência esperada ou planejada se caracteriza como absenteísmo.

Assim, concentra-se especificamente na falta não planejada e não autorizada, que pode resultar em interrupções nas operações normais da organização.

É possível medir o impacto desse fenômeno e entender o cenário dentro da sua empresa por meio de um cálculo, como veremos a seguir.

pesquisa de clima

Como calcular o absenteísmo?

Calcular o absenteísmo é essencial para que as empresas identifiquem esse fenômeno e adotem medidas rápidas antes que se torne um problema maior.

A fórmula de cálculo da taxa de absenteísmo é simples:

Taxa de absenteísmo = (total de colaboradores x total de faltas e atrasos) ÷ (total de colaboradores x total de dias trabalhados)

Para tornar esse cálculo mais tangível, confira alguns exemplo:

Exemplo 1:

Em uma empresa com 50 colaboradores, ao longo do mês de janeiro, ocorreram um total de 75 faltas e atrasos não planejados. No mesmo mês, a empresa teve 500 dias de trabalho programados para todos os colaboradores.

Taxa de absenteísmo = (50×75) ÷ (50×500)

Taxa de absenteísmo = 0,15

Multiplicando o resultado por 100, a taxa de absenteísmo em janeiro foi de 15%.

Exemplo 2:

Em uma pequena empresa com 10 colaboradores, ao longo do último trimestre, ocorreram um total de 20 faltas e atrasos não planejados. No mesmo período, a empresa teve 300 dias de trabalho programados para todos os colaboradores.

Taxa de absenteísmo = (10×20) ÷ (10×300)

Taxa de absenteísmo = 0,0667

Multiplicando o resultado por 100, a taxa de absenteísmo no último trimestre foi de aproximadamente 6,67%.

A fórmula pode ser aplicada em diferentes cenários e é uma métrica valiosa para avaliar o impacto dele na organização.

A princípio, uma taxa de absenteísmo aceitável é abaixo de 3%, mas essa medida pode variar de acordo com o setor e tipo de trabalho.

Logo, é importante monitorar regularmente essa taxa e estabelecer metas realistas de redução com base nas características específicas da empresa.

Exemplos de absenteísmo no trabalho

O absenteísmo no trabalho pode se manifestar de diversas formas. A seguir, apresentamos alguns exemplos para ilustrar as diferentes situações em que ele pode ocorrer:

Faltas por problemas de saúde

Esse tipo se refere a colaboradores que faltam regularmente devido a problemas de saúde mental ou física, que muitas vezes são contínuos.

Atrasos regulares

O atraso frequente no trabalho, sem uma razão aparente, também pode ser considerado uma forma de absenteísmo, já que prejudica a produtividade individual e coletiva.

Licenças não programadas

As ausências não planejadas, mesmo que sejam licenças médicas de curto prazo, também são consideradas absenteísmo por serem resultantes de condições de saúde inesperadas.

Faltas sem justificativa

Situações em que colaboradores faltam ao trabalho sem dar aviso prévio adequado ou justificativa e a empresa não consegue se preparar para lidar com sua ausência.

Absenteísmo crônico

O padrão consistente de faltas não planejadas e não justificadas de um colaborador ao longo do tempo.

Atrasos após feriados ou folgas

Alguns colaboradores podem estender suas folgas ou feriados e chegar atrasados ou até se ausentar na volta ao trabalho.

Saídas frequentes durante o expediente

O ato de sair do local de trabalho com frequência durante o horário de trabalho sem uma razão válida também pode ser visto como absenteísmo.

Faltas por estresse ou problemas pessoais

Altos níveis de estresse e problemas pessoais, como questões familiares, podem levar a faltas não planejadas, que também são consideradas absenteísmo.

Consequências do absenteísmo

O absenteísmo no trabalho pode ter uma série de consequências que afetam tanto os colaboradores quanto a empresa como um todo, como por exemplo:

Queda de produtividade

Sem dúvidas, o absenteísmo leva a uma queda de produtividade. Quando colaboradores se ausentam, as operações são afetadas, o que pode causar atraso em projetos, tarefas acumuladas e uma diminuição na eficiência de todo time.

Aumento de custos

O absenteísmo também gera aumento de custos para a empresa, que podem ser diretos, como pagamento de salários para pessoas ausentes e custo de substitutos temporários, ou indiretos, como horas extras para outros colaboradores cobrirem as ausências ou até mesmo associados à perda de clientes.

Redução da motivação

A ausência frequente de colegas pode afetar a motivação e colaboração de toda equipe. Até porque colaboradores que precisam lidar constantemente com ausências de pares podem se sentir sobrecarregados.

Qualidade de entregas comprometida

A qualidade do trabalho pode ser comprometida, pessoas sobrecarregadas devido a ausências frequentes podem ter dificuldades em manter os padrões de qualidade, resultando em erros e retrabalhos.

Impacto à cultura organizacional

O absenteísmo pode influenciar a cultura organizacional uma vez que, se não tratado adequadamente, pode criar um ambiente onde a falta de responsabilidade e compromisso é tolerada.

Como reduzir o absenteísmo nas empresas?

Enfrentar o absenteísmo nas empresas requer uma abordagem estratégica para entender as causas e tomar medidas preventivas. Confira a seguir 7 formas de reduzi-lo.

1.   Políticas de licença

Desenvolva políticas de licença remuneradas ou não remuneradas para quando houver necessidades como problemas de saúde, questões familiares ou necessidades pessoais. Garanta que o processo para solicitar licenças seja claro e acessível.

2.   Saúde e bem-estar

Preocupe-se com a saúde física, mental e o bem-estar no trabalho. Você pode fazer isso, é claro, por meio de benefícios de assistência médica, exercícios físicos e terapias.

Mas de nada adianta todos esses benefícios se não houver um ambiente de trabalho saudável, um bom clima organizacional e o incentivo ao equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

3.   Comunicação transparente

Crie um espaço em que as pessoas se sintam à vontade para conversar com líderes e RH sobre problemas que estejam enfrentando. Mostre empatia e ofereça apoio para superar esses desafios.

4.   Reconhecimento

Reconheça e recompense os colaboradores pelo bom desempenho e comprometimento. Isso pode ajudar a aumentar a motivação e o engajamento no trabalho, reduzindo as faltas e ausências.

5.   Flexibilidade

Ofereça flexibilidade sempre que possível. Isso pode incluir a possibilidade de trabalho remoto, horários flexíveis e políticas de folgas acumuladas.

6.   Identificação de causas

Faça um diagnóstico para identificar as causas do absenteísmo na sua organização. Entenda os padrões e motivos específicos por trás das faltas para direcionar suas estratégias de redução de modo mais eficaz.

7.   Monitoramento

Estabeleça formas de monitoramento para identificar precocemente os padrões de absenteísmo e tomar medidas preventivas. A análise contínua de dados pode ajudar a identificar pontos que requerem mais atenção.

Conclusão

Em suma, compreender as causas do absenteísmo, monitorá-lo constantemente e implementar estratégias eficazes para reduzi-lo são ações essenciais para o bem-estar de um negócio. Essa pode ser uma oportunidade de melhorar o ambiente de trabalho para os colaboradores e fortalecer os resultados da empresa como um todo.

Quer ter um diagnóstico assertivo de clima na sua empresa para identificar as causas de absenteísmo? Então saiba mais sobre a pesquisa de clima organizacional da Mereo e tome decisões baseadas em dados!

pesquisa de clima

Artigos relacionados

Faça parte da nossa comunidade e receba conteúdos valiosos no seu e-mail.

     

    Solicite agora uma demonstração.

    Preencha os campos ao lado para agendar uma demonstração da nossa plataforma.