Employee Experience: estratégias para melhorar a experiência de seus colaboradores 

Ana Lima | 14 de junho de 2023

Employee Experience (EX), ou na tradução em português, experiência do colaborador, é uma estratégia de gestão de pessoas que tem como objetivo fortalecer o vínculo entre a empresa e seus colaboradores.

Employee experience

Nos últimos tempos, a preocupação das organizações sobre o bem-estar de seus colaboradores tem aumentado cada vez mais. Por isso, é muito importante entender o conceito de Employee Experience e seus benefícios para o ambiente de trabalho. 

De acordo com uma pesquisa da Gartner, apenas 13% dos colaboradores estão totalmente satisfeitos com sua experiência no ambiente interno de trabalho. Nesse cenário, tem sido cada vez mais necessário investir em ações que aumentem a satisfação e engajamento das equipes. 

Saiba mais sobre o que é Employee Experience, sua importância e como implementar na sua empresa para garantir os melhores resultados. Boa leitura! 

Neste conteúdo você encontra: 

  • O que é Employee Experience? 
  • As 3 forças do Employee Experience 
  • As vantagens do Employee Experience 
  • Como implementar o Employee Experience na sua empresa? 
  • Exemplos de Employee Experience   

O que é Employee Experience? 

Employee Experience (EX) significa ter o colaborador como o foco durante uma tomada de decisão do setor de gestão de pessoas. O objetivo é elaborar ações que visam fortalecer o vínculo, o bem-estar e uma boa experiência para todos. 

Conforme o glossário da Gartner, a experiência do colaborador é a maneira pela qual os profissionais internalizam e interpretam as interações que têm com sua organização, bem como o contexto que está por trás dessas interações. 

Ou seja, o Employee Experience visa a valorização do capital humano e os coloca como o centro de tudo. Assim, a empresa investe na retenção de talentos e na promoção de uma equipe de alta performance. 

Ter o EX como estratégia de gestão é considerado um diferencial competitivo. Alguns exemplos de Employee Experience são: 

  • Criar ações de engajamento de pessoas; 
  • Ter políticas de trabalho mais flexíveis; 
  • Fornecer equipamentos de qualidade; 
  • Investir em um pacote de benefícios atrativo. 

Contudo, essas iniciativas não devem ser feitas isoladamente. Pois, o Employee Experience é o conjunto de esforços focados em melhorar a jornada do colaborador. Logo, a atenção ao colaborador precisa ser feita desde o período do processo seletivo até sua saída. 

As 3 forças do Employee Experience 

Para otimizar a experiência dos colaboradores com a empresa, é preciso ter em mente as 3 forças abaixo: 

Ambiente físico 

No ambiente físico, é importante que a empresa ofereça um espaço agradável e confortável. Como: ter uma boa infraestrutura, que seja segura, acessível e tranquila. 

Ambiente tecnológico 

No contexto tecnológico, a empresa precisa se manter atualizada com os avanços tecnológicos, oferecendo ferramentas modernas para que todos consigam realizar seu trabalho sem dificuldades.  

Ambiente cultural 

Aqui é feito o alinhamento do estilo de liderança à cultura organizacional. É preciso se atentar a isso para promover e influenciar de forma positiva os comportamentos e atitudes do time. 

Employee Experience e Employer Branding 

O Employer Branding, ou na tradução a Marca Empregadora, é a reputação que uma empresa tem. Exemplo disso é se a empresa é ou não um bom lugar para se trabalhar.  

As empresas que são consideradas uma marca empregadora forte e consolidada no mercado investem em práticas e ações para que seus colaboradores compreendam seus valores no ambiente interno. 

E a diferença entre Employee Experience e Employer Branding é justamente pelo fato que a marca empregadora é o posicionamento de negócio como um todo. E a experiência do colaborador é o conjunto de ações aplicadas no cotidiano. 

As vantagens do Employee Experience  

Confira só as principais vantagens de investir na experiência dos seus colaboradores: 

Promove a marca empregadora 

A marca empregadora, ou também conhecida como Employer Branding, é um conjunto de ações que uma empresa faz para fortalecer sua imagem e se promover como um bom lugar para se trabalhar. E isso caminha junto com o RH Estratégico.  

A partir dessas ações, a marca se torna mais competitiva, já que consegue atrair os melhores talentos. Afinal, as pessoas vão querer fazer parte da sua organização e buscar se aplicar nos seus processos seletivos.  

Desenvolve as relações interpessoais 

Por ser um processo estratégico, a experiência do colaborador tem como objetivo melhorar a percepção das pessoas em relação a empresa e buscar a alta performance.  

Nesse sentido, é preciso alinhar os valores da organização com os dos profissionais e monitorar tudo de perto para que todos sejam modelo do que a empresa acredita e como ela se posiciona no mercado. 

Dessa forma, a marca pode criar estratégias para alinhar as expectativas e disseminar essa identidade desde o Onboarding. No fim, os colaboradores começarão a replicar essas boas práticas, desenvolver as relações interpessoais, fortalecer o vínculo e a comunicação.  

Diminui a taxa de turnover e de absenteísmo 

Pelo fato de o Employee Experience fortalecer a cultura organizacional por meio da comunicação e da transparência, a tendência é que a taxa de rotatividade e de absenteísmo diminua.  

A pesquisa da Gartner também aponta que melhorar a forma como a experiência é sentida pelos colaboradores pode reduzir a rotatividade, proteger os melhores talentos e apoiar os resultados do negócio.  

Cria um clima organizacional favorável 

Ao implementar todas essas melhorias citadas, como ter um pacote de benefícios atrativo, melhorar os relacionamentos interpessoais, desenvolver líderes que sabem lidar com todo tipo de situação, a empresa constrói um clima organizacional mais favorável e harmônico. 

E para continuar mantendo o clima agradável, estimule a transparência e o diálogo com reuniões de feedback com seus colaboradores. Outras dicas são: fazer Pesquisa de clima, eNPS e usar como indicador o People Analytics

pesquisa de clima

Reduz os custos com RH 

Com o fortalecimento da gestão estratégica de pessoas, o departamento de RH tem se tornado uma área essencial para os negócios, por assumir justamente essa parte mais estratégica. Assim, reduz os custos com o RH. 

Ao realizar todas essas melhorias dentro do ambiente interno, como redução de rotatividade, a empresa já está tendo menos gastos com novos processos seletivos, rescisões e treinamentos, por exemplo.  

Maior qualidade de vida para o colaborador 

Quando se está em um ambiente favorável e que se preocupa com o espaço físico, cultural e psicológico, a qualidade de vida é muito maior. 

Isso acontece porque os níveis de estresse são reduzidos, tornando as cobranças mais pontuais, sendo mais relacionadas ao desempenho e às condições de mercado. 

Inclusive, quando se tem boas condições de desenvolvimento, líderes mais compreensivos e um ambiente físico acessível e saudável, é mais prático se empenhar para cumprir as metas estabelecidas. 

Como implementar o Employee Experience na sua empresa? 

1. Desenhe a jornada do colaborador 

Para conseguir melhorar o cotidiano da sua equipe, é importante entender sobre como aplicar as ações de experiência dos colaboradores. Saiba agora algumas delas:  

Semelhante à jornada do cliente, a jornada do colaborador é muito importante quando pensamos em Employee Experience. Por meio desse desenho, se identifica gaps e oportunidades de melhorias internas. Afinal, é um mapeamento de todo o ciclo dos profissionais da sua empresa. 

Com essa estratégia em prática, você consegue se antecipar com os imprevistos e combater o turnover ou absenteísmo. Inclusive, identificar formas de atrair talentos e elevar o engajamento. 

2. Invista no People Analytics 

A primeira ação é colocar em prática o People Analytics. Com essa ferramenta, é possível compreender melhor sobre cada pessoa na sua empresa. De forma que você entenderá as diferenças e individualidades dos colaboradores.  

Além disso, você também conseguirá fazer uma análise completa sobre a performance dos profissionais e entender como criar ações de melhoria ou se preparar para tomadas de decisão, de acordo com os interesses de cada pessoa. 

E com os dados do People Analytics você implementará estratégias assertivas para otimizar a experiência de seus colaboradores. Essa ferramenta é indispensável dentro de um RH estratégico. 

3. Invista em benefícios 

Os benefícios têm sido um dos maiores diferenciais competitivos para as novas gerações, já que é visto como uma forma de valorização do capital humano e por proporcionar mais qualidade de vida.  

Fornecer benefícios como jornada de trabalho flexível, auxílio home office, day off ou até mesmo incentivos ao desenvolvimento são alguns dos exemplos mais comuns de empresas que querem se destacar no mercado e criar uma boa experiência para seus colaboradores. 

4. Desenvolva o seu time 

Manter o desenvolvimento do seu time é um grande aliado do Employee Experience e do processo motivacional. Afinal, incentivar o crescimento pessoal e profissional faz com que os colaboradores melhorem seu desempenho, entreguem melhores resultados, adquirirem mais confiança e autonomia. 

Exemplos de Employee Experience 

Liderança que inspira 

Uma liderança inspiradora é um dos maiores exemplos de EX, da qual é um programa de capacitação para qualificar gestores e ajudá-los a ser uma inspiração para seu time.  

Quando se cria ações para construir uma liderança que inspira, é possível ter uma experiência do colaborador muito melhor dentro da empresa.  

Cultura que tem objetivos claros 

Ter uma cultura forte, saudável e com objetivos claros é um outro exemplo muito importante de EX.  

Plano de carreira sólido 

Um outro exemplo é ter um plano de carreira consistente que possibilita com que os colaboradores saberem onde estão e aonde podem chegar por seus esforços e qualificações.  

Essa estratégia também é uma ferramenta que gera expectativas e sentimentos positivos nas pessoas, principalmente dentro do ambiente organizacional. 

Enfim, o Employee Experience é uma estratégia que alcança diversas áreas dentro da gestão de pessoas e traz muitos benefícios para a empresa em diversos aspectos. Além disso, é muito útil para gerar resultados cada vez melhores e investir em uma boa reputação no mercado. 

Os módulos da plataforma Mereo podem ajudar a sua empresa a proporcionar uma melhor experiência aos colaboradores. Clique aqui para conhecer e saber mais! 

mereo

Artigos relacionados

Faça parte da nossa comunidade e receba conteúdos valiosos no seu e-mail.

     

    Solicite agora uma demonstração.

    Preencha os campos ao lado para agendar uma demonstração da nossa plataforma.