Engajamento: o que é e como fortalecer na sua empresas

Avatar photo Rebeca Rohr | 1 de setembro de 2022

Certamente, você já deve ter encontrado a palavra engajamento em diferentes contextos, já que significa a relação de uma ou mais pessoas com uma causa.

capa-engajamento

Mas no universo da gestão de pessoas, ela é aplicada para analisar uma métrica importantíssima: o nível de envolvimento dos colaboradores com a empresa. 

Afinal, o engajamento impacta na produtividade, performance, clima organizacional e nos resultados do negócio como um todo. Visto que engajar pessoas nem sempre é uma tarefa fácil, elaboramos este artigo com tudo que você precisa saber sobre engajamento para colocar em prática dentro do seu time! 

Neste conteúdo você encontra: 

  • O que é engajamento? 
  • Por que o engajamento é importante? 
  • Como elevar o engajamento na sua empresa? 
  • Como medir engajamento 
  • Software para medir engajamento dos colaboradores: eNPS 

O que é engajamento? 

A palavra engajamento é a junção do verbo engajar + mento e significa “empenho em uma causa”. O termo engajar tem origem etimológica do francês engager, que em português significa comprometer, empenhar. 

Assim, engajamento tem a ver com participação ativa em algo, ou seja, comprometimento, compromisso, envolvimento, dedicação. Também está relacionado à afetividade, satisfação e motivação

No âmbito empresarial, engajamento é a ligação afetiva da pessoa com o negócio e é resultado de suas experiências dentro da organização. Essas experiências englobam aspectos desde sua relação com líderes e pares, como ela se projeta em relação ao futuro e como se sente com o papel que exerce hoje. 

Isso demonstra que o engajamento é inconstante e muda ao longo do tempo. Ou seja, hora um colaborador pode estar engajado, hora desengajado, variando de acordo com inúmeros fatores que podem afetar seu nível de satisfação.

pesquisa de clima

Por que o engajamento é importante? 

Segundo levantamento feito em 2021, 31% dos colaboradores não estão engajados nas empresas. No acumulado dos últimos cinco anos, de 2017 a 2021, esse número sobe para 34%. 

Mas por que esses números são relevantes? Porque profissionais engajados vendem 20% mais, são 17% mais produtivos e apresentam 40% a menos de absenteísmo, de acordo com pesquisa da Gallup (2020). 

Além disso, nossos dados também apontam que colaboradores engajados são 5 vezes mais propensos a indicar a empresa, 5 vezes mais comprometidos com suas entregas e 3 vezes mais propensos à inovação. 

Isso quer dizer que pessoas engajadas são pessoas envolvidas com o propósito do negócio e motivadas com as suas metas e objetivos organizacionais. Como resultado, são mais produtivas, atingem uma melhor performance e ainda se tornam embaixadoras da marca, fortalecendo o employer branding tanto ao indicar seus serviços quanto ao recomendá-la como um ótimo lugar para trabalhar. 

Mas não apenas isso, um alto nível de engajamento também reduz as taxas de absenteísmo e rotatividade nas organizações e garante a retenção de talentos. 

Logo, o engajamento oferece benefícios como: 

  • Alta produtividade
  • Motivação; 
  • Equilíbrio físico e emocional; 
  • Bom clima organizacional; 
  • Alta performance; 
  • Fortalecimento da marca empregadora; 
  • Atração e retenção de talentos. 

Por isso, medir o engajamento, entender quais são os fatores-chave que mais o impactam e colocar em prática ações para fortalecê-lo é fundamental para qualquer empresa que busque alcançar os melhores resultados. 

Até porque nossos dados não mentem: com cada vez mais organizações apostando em dados para a tomada de decisão em relação a engajamento, a quantidade de pessoas desengajadas passou de 47% em 2017 para 31% em 2021, uma variação de 16 pontos percentuais em 5 anos. 

Como elevar o engajamento na sua empresa? 

O nível de engajamento das pessoas com o negócio está relacionado a cinco principais dimensões: 

  1. Desafio e satisfação profissional; 
  1. Equilíbrio vida pessoal e profissional; 
  1. Identificação com a empresa e seu negócio; 
  1. Reconhecimento; 
  1. Relacionamento. 

Dentro dessas dimensões estão fatores que podem aumentar ou diminuir o engajamento. Então confira a seguir dicas de como implementar alguns desses aspectos para engajar os colaboradores! 

Práticas de reconhecimento 

Segundo levantamento feito pela nossa plataforma, reconhecimento foi o fator que mais impactou engajamento nas empresas no último ano. 

Conforme a teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow, a estima é uma das principais necessidades do ser humano e está relacionada à busca por reconhecimento, status, poder e respeito. 

Dessa forma, para despertar motivação nos colaboradores é preciso reconhecê-los constantemente por seu desenvolvimento e bons resultados, seja por meio de elogios em público, feedbacks positivos ou até mesmo premiações. 

É claro, sem desconsiderar que uma boa remuneração e benefícios compatíveis são as principais formas de reconhecer e recompensar os profissionais por seus esforços para que se sintam valorizados. 

Liderança de sucesso 

De acordo com o projeto Oxygen do Google, os líderes impactam diretamente no engajamento, retenção e performance da equipe. Pensando nisso, o Google identificou dez comportamentos de uma liderança de sucesso que impulsiona o engajamento das pessoas: 

  1. Ser um bom coach; 
  1. Empoderar a equipe e não ser controlador; 
  1. Criar um ambiente inclusivo dentro do time, demonstrando preocupação com o sucesso e bem-estar; 
  1. Ser produtivo e orientado a resultados; 
  1. Ser um bom comunicador; 
  1. Apoiar o desenvolvimento de carreira e debater performance; 
  1. Ter visão e estratégias claras para o time; 
  1. Ter habilidades técnicas para aconselhar o time; 
  1. Colaborar além das fronteiras; 
  1. Ser um forte tomador de decisão. 

Nesse sentido, uma boa prática é incentivar e investir na capacitação e treinamentos constantes de líderes para que desenvolvam todos esses comportamentos. 

Cultura de feedbacks com foco em desenvolvimento 

Implementar a cultura de feedbacks contínuos na empresa fomenta uma comunicação assertiva entre as pessoas e garante que tenham retornos constantes sobre sua performance. 

Com efeito, o feedback positivo é essencial para promover o reconhecimento diariamente dentro das equipes e para reforçar comportamentos e desempenhos que superam expectativas. 

Igualmente, o feedback de melhoria também é importante porque cria uma relação de colaboração no time, e cabe ao líder sempre ressaltar que seu objetivo é o desenvolvimento de cada um para que o time todo alcance melhores resultados. 

Desse modo, uma cultura de feedbacks eleva o engajamento do colaborador com o negócio porque demonstra que a empresa se importa com seu desenvolvimento

Aplicação dos princípios organizacionais no dia a dia 

Desde o processo seletivo, é indispensável deixar claro qual é a missão, visão e valores para garantir o alinhamento entre empresa e profissional. 

Mas muito além disso, é necessário aplicar esses princípios no dia a dia de trabalho para que o colaborador entenda que existe efetivamente um propósito, o que aumenta sua identificação com o negócio. 

Metas coerentes e plano de carreira 

Definir metas estratégicas incentiva o engajamento dos colaboradores porque eles se sentem constantemente desafiados e estimulados. Mas não esqueça que metas desafiadoras não são metas inalcançáveis, mas sim coerentes e atingíveis para injetar a dose certa de motivação. 

É relevante também deixar claro como essas metas estão relacionadas às oportunidades de crescimento dentro da empresa e ao plano de carreira para que as pessoas tenham perspectiva de um futuro e clareza de onde e como pode chegar. 

Incentivo à qualidade de vida 

Principalmente a partir do novo cenário instaurado pela pandemia, a qualidade de vida se tornou prioridade para os profissionais. 

O home office proporcionou para muitos um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional com maior flexibilidade e menor desgaste físico e mental, e isso não pode ser ignorado pelas empresas. 

Inclusive, um levantamento da Talenses Group com a Fundação Dom Cabral (FDC) mostrou que 49,4% das pessoas afirmaram que ficar mais tempo em casa possibilitou que se dedicassem mais a projetos pessoais, o que impactou positivamente na saúde mental. 

Por isso, incentive atividades fora do trabalho e a capacidade de se desconectar depois do expediente. Você também pode propiciar ao colaborador mais qualidade de vida oferecendo benefícios voltados ao bem-estar, por exemplo. Sem dúvidas, essas ações elevarão o engajamento das pessoas porque elas sentirão que são mais do que a soma de seus resultados de produtividade. 

Escuta ativa 

Dar voz aos colaboradores mostra que a empresa se preocupa com o que eles têm a dizer e cria o sentimento de pertencimento. Além de que é o principal norte para a empresa entender o engajamento. 

Com a aplicação de uma pesquisa de clima organizacional, por exemplo, é possível analisar o que pode estar prejudicando o engajamento das pessoas para implementar ações de melhoria assertivas, bem como identificar que está favorecendo esse engajamento para fortalecer ainda mais essas práticas. 

Como medir engajamento dos colaboradores: eNPS 

Mensurar o engajamento é o segredo para entender como anda a satisfação e lealdade dos colaboradores, e a melhor forma para ter esses dados é por meio da metodologia eNPS. 

O que é eNPS? 

O eNPS (employee Net Promoter Score) deriva do NPS (Net Promoter Score), uma metodologia desenvolvida para medir a satisfação dos clientes com as empresas que foi adaptada e passou a ser utilizada também para medir a satisfação dos clientes internos: os colaboradores. Assim nasceu o eNPS (Employee Net Promoter Score), uma métrica que mede a lealdade dos profissionais com o negócio. 

Da mesma forma que o Net Promoter Score, o eNPS funciona por meio de uma pergunta única e definitiva: De 0 a 10, qual é a probabilidade de você recomendar sua empresa como um bom lugar para se trabalhar? 

Essa pergunta classifica os colaboradores em três perfis com base em suas respostas que demonstra o nível de engajamento: 

  • 0 a 6: detratores (insatisfeitos com o negócio); 
  • 7 ou 8: neutros (nem satisfeitos, nem insatisfeitos com o negócio); 
  • 9 ou 10: promotores (satisfeitos com o negócio). 

Como calcular o eNPS? 

O eNPS é uma métrica que vai de -100 a 100. Portanto, é necessário calcular o total de promotores (que responderam 10 ou 9) menos o total de detratores (que responderam de 6 a 0) e dividir pelo total de respondentes. E tudo isso vezes 100. A conta fica assim: 

Considerando esse cálculo, empresas que alcançam um eNPS maior que 50 são vistas com TOP engajadas. Isso significa que possuem boas práticas de gestão e, consequentemente, têm colaboradores engajados. 

Entretanto, quando o resultado é inferior a 50, é um sinal de que além de não estarem engajados, os colaboradores tendem a deixar a organização caso nada seja feito. 

Software para medir engajamento 

Como o engajamento é inconstante e varia ao longo do tempo, é importante que a empresa monitore a satisfação dos colaboradores de forma contínua. 

Assim, a metodologia contínua para medir engajamento da Mereo permite que o RH e a liderança tenham acesso aos dados em tempo real com comparativo de mercado para que implementem ações de melhoria com assertividade e agilidade. 

Você pode começar a medir engajamento agora com nossa solução completa de gestão. Fale com nossos especialistas e saiba mais! 

pesquisa de clima

Conclusão 

Portanto, entender como fortalecer o engajamento é fundamental para garantir colaboradores satisfeitos, motivados e alinhados ao propósito organizacional para atingirem a sua máxima performance em busca dos melhores resultados. 

Quer saber mais estratégias de engajamento para aumentar a retenção de talentos? Então baixe agora o nosso ebook Como construir uma cultura de engajamento para reter talentos

Artigos relacionados

Faça parte da nossa comunidade e receba conteúdos valiosos no seu e-mail.

     

    Solicite agora uma demonstração.

    Preencha os campos ao lado para agendar uma demonstração da nossa plataforma.