People Analytics: saiba como tomar decisões baseadas em dados

Avatar photo Rebeca Rohr | 6 de outubro de 2022

People Analytics é um método de coleta e análise de dados sobre os colaboradores de uma empresa. A partir dessa análise, o RH se torna mais estratégico.

Afinal, um dos maiores desafios da gestão de pessoas é tomar decisões assertivas, já que elas são geralmente baseadas em intuições ou impressões, o que pode levar a grandes equívocos. 

Nesse sentido, o People Analytics surgiu não só para melhorar a tomada de decisões, como também para alavancar a performance, diminuir a rotatividade e levar mais precisão para processos internos, como promoções e treinamentos. 

Por isso, se você quer ter uma gestão estratégia baseada em dados, continue lendo este artigo e saiba tudo sobre People Analytics, como esse método pode impactar a sua organização e o passo a passo para implementá-lo! 

Neste conteúdo você encontra: 

  • O que é People Analytics? 
  • Como surgiu o People Analytics? 
  • O que People Analytics tem a ver com Big Data e Business Intelligence? 
  • As vantagens do People Analytics 
  • Tipos de análise de People Analytics 
  • Como funciona o People Analytics? 
  • Como implementar o People Analytics na sua empresa? 

O que é People Analytics? 

O termo em inglês People Analytics significa análise de pessoas. Esse conceito está associado ao uso da tecnologia para ter decisões orientadas a dados por meio da coleta, organização e interpretação de informações sobre os colaboradores. 

Em outras palavras, a soma das informações de ações, interações e conexões das pessoas são registradas digitalmente e compreendidas em uma nova dimensão para que a empresa as avalie de forma estratégica. 

O método é utilizado pelo RH para recrutar, desenvolver e reter talentos na organização. Isso porque com a análise de pessoas é possível, por exemplo, ter insights em tempo real sobre a satisfação, engajamento e produtividade dos colaboradores. Tudo isso por meio de softwares que fazem o cruzamento dessas informações. 

Desse modo, a empresa consegue ter uma base concreta para sustentar suas decisões e guiar suas ações, o que impacta positivamente na jornada do colaborador e no sucesso do negócio como um todo. 

pesquisa de clima

Como surgiu o People Analytics? 

Apesar de parecer um conceito novo, People Analytics e as aplicações de métodos estatísticos a dados comportamentais surgiram em 1911 no livro de Frederick Winslow Taylor chamado “The Principles of Scientific Management”, na tradução, Princípios de Administração Científica. 

O autor foi o primeiro que buscou aplicar métodos de engenharia na área de gestão de pessoas. Mas somente um século após a publicação da obra e com o avanço tecnológico esse campo se expandiu e ganhou força na gestão de pessoas. 

Principalmente a partir da crise do Covid em 2020 People Analytics assumiu um lugar de destaque e deixou de ser uma função complementar do RH para se transformar em um componente central e indispensável do RH estratégico

Em uma pesquisa do Linkedin com 7 mil profissionais de 35 países diferentes, 73% deles afirmaram que a solução de análise de dados ligadas à movimentação e comportamento dos colaboradores será prioridade para suas empresas nos próximos cinco anos. 

O que People Analytics tem a ver com Big Data e Business Intelligence? 

O Big Data pode ser explicado através dos 3 V’S – ele recolhe e armazena dados com grande Variedade, em grandes Volumes e com alta Velocidade. 

Ou seja, o Big Data é a matéria-prima do People Analytics. Mas de nada adianta ter esses dados se não forem lidos de maneira adequada, e é aí que entra o Business Intelligence. 

O Business Intelligence envolve a conversão dos dados brutos do Big Data em informações relevantes através da coleta, organização, compartilhamento e monitoramento dos dados.  

Assim, de acordo com a geração de dados, são criadas visualizações em gráficos interativos (os famosos dashboards) e a partir daí é possível realizar as análises. 

Isto é, por meio do Big Data e Business Intelligence as empresas não só têm acesso a uma variedade de dados em tempo real, como também entendem como utilizar essas informações para identificar oportunidades e melhorar processos com People Analytics. 

As vantagens do People Analytics  

O People Analytics não é apenas uma tendência do momento. O método veio para ficar e transformar o futuro das organizações com inúmeras vantagens que vão desde a maior precisão nas ações até a melhora nas relações de trabalho. Confira a seguir! 

Acompanhamento de indicadores 

Com o People Analytics, RH e liderança mensuram indicadores-chave valiosos para a gestão de pessoas, fornecendo insights, por exemplo, sobre: 

  • Clima organizacional: identifica os fatores internos que podem influenciar na boa relação dos colaboradores com a empresa para criar planos de ação em tempo hábil de evitar impactos negativos; 
  • Satisfação, motivação e engajamento: acompanha continuamente o nível de satisfação e motivação das pessoas para alavancar engajamento e desempenho; 
  • Produtividade e performance: analisa pontos fortes e de melhoria dos colaboradores para garantir a alta produtividade e performance; 
  • Desenvolvimento, capacitação e treinamentos: verifica o que precisa ser priorizado no desenvolvimento das pessoas para criar PDIs e promover treinamentos eficazes; 
  • Recrutamento e seleção: oferece clareza sobre o perfil do profissional adequado ao cargo e à cultura do negócio para evitar contratações equivocadas; 
  • Benefícios: entende a relação entre tendências de benefícios e dados de rotatividade da empresa para garantir a experiência ideal para recrutar e reter talentos; 
  • Alinhamento estratégico: observa se os resultados da organização estão alinhados às estratégias do negócio. 
  • Lacunas de talentos: constata a demanda por novos profissionais e auxilia na criação de planos de sucessão para os cargos-chave. 

Com o acompanhamento contínuo dessas métricas é possível identificar falhas nos processos, mapear oportunidades e promover a melhoria contínua. 

Decisões assertivas 

A análise de pessoas possibilita que todas as decisões da liderança e do RH sejam tomadas com base em evidências e não mais em impressões. Isso é primordial porque a intuição pode falhar, mas os dados sempre fornecerão um panorama preciso, possibilitando a implementação de ações assertivas. 

Otimização de tempo 

Com uma abordagem orientada a dados, o RH consegue focar no que é relevante para o negócio e se tornar mais ágil, já que deixa de gastar tempo com procedimentos operacionais e concentra seus esforços em ações estratégicas. 

Redução de custos 

Uma vez que People Analytics identifica lacunas em tempo real, os conflitos e problemas podem ser revertidos e solucionados rapidamente antes que se transformem em uma crise e acarretem, por exemplo, a perda de talentos. 

Assim, a rotatividade de pessoas cai e a retenção de talentos aumenta, reduzindo gastos de recursos e tempo com novas contratações, desligamentos e treinamentos. 

Portanto, utilizar o People Analytics permite a criação de organizações de alto desempenho que se baseiam em dados para impulsionar o crescimento e sucesso das pessoas e do negócio. 

Tipos de análise de People Analytics 

Um estudo da consultoria Gartner apresentou um método de classificação que propõe 4 níveis de Analytics. Cada nível de análise é definido pelo tipo de informação obtido através dos dados. Conheça quais são elas: 

Análise Descritiva 

A análise descritiva é usada para entender algo que aconteceu no passado. É o nível mais básico que muitas empresas já adotaram por meio de ferramentas de Business Intelligence. A pergunta-chave é: “o que aconteceu?”. 

Análise Diagnóstica 

Já na diagnóstica, a pergunta é “por que aconteceu?”. Essa análise identifica a causa de um problema por meio de técnicas avançadas de extração de dados e estatísticas. Assim, constata os motivos que levaram a um resultado positivo ou negativo. 

Análise Preditiva 

Como o próprio nome já diz, a análise preditiva prevê cenários futuros com base em dados históricos com técnicas estatísticas e inteligência artificial. Nesse caso a pergunta é: “o que vai acontecer?” 

Análise Prescritiva 

Nessa análise a pergunta é “como podemos fazer acontecer?”. A prescritiva sugere uma solução para resolver um problema futuro para evitar ou minimizar seu impacto, é o nível mais avançado de analytics que trabalha com técnicas complexas como machine learning. 

Como funciona o People Analytics? 

O People Analytics identifica padrões não óbvios cruzando diferentes set de dados, e por isso consegue encontrar causa ocultas de um determinado cenário. 

Por exemplo, com People Analytics é possível correlacionar dados de performance com a demografia dos colaboradores e, eventualmente, comprovar que para uma determinada função, pessoas que tem algum tipo de formação ou de determinada faixa etária performam melhor que outras. 

Mas para utilizar a análise de pessoas é importante adotar um processo aprimorado para garantir dados precisos e uma análise exata. Veja a seguir: 

Coleta 

A primeira etapa é justamente a coleta de dados. Para extraí-los, é preciso contar com softwares que atendam a necessidade da sua empresa. 

É indispensável que essa coleta seja segura, transparente e respeite a privacidade das pessoas. Além de possibilitar o monitoramento contínuo para eliminar qualquer informação que venha de uma casualidade. 

A Mereo é uma plataforma de gestão que auxilia as empresas a gerirem de forma assertiva por meio de people analytics. Com a Mereo você tem dados sobre performance, desenvolvimento e engajamento em um só lugar. Clique aqui para saber mais! 

Análise 

Após a coleta dos dados, observe as informações que você possui e entenda como elas podem ajudar a responder suas perguntas. 

Dessa forma, é possível ter um diagnóstico para elaborar planos de ação eficientes. Esse é o momento em que People Analytics torna a gestão de pessoas mais ágil e estratégica, permitindo a tomada de decisões assertivas. 

Modelagem 

Uma etapa importante de People Analytics é a modelagem, ou seja, cruzar os dados para encontrar a correlação entre eles e entender como uma variável influencia na outra. 

Por exemplo, você pode cruzar informações sobre a performance de um colaborador e seu nível de engajamento e acabar percebendo que seu desempenho está sendo afetado por falta de motivação. 

Como implementar o People Analytics na sua empresa? 

People Analytics é um método indispensável para qualquer negócio. Mas é importante entender que para iniciar a sua implementação é preciso constância e paciência para alcançar seu nível mais avançado. 

Por isso, comece com o básico e siga estes passos para progredir na análise de pessoas: 

Preparação 

Se sua empresa ainda está no início da jornada na análise de pessoas, comece pensando nos problemas que gostaria de resolver e elabore perguntas. Você pode utilizar a técnica dos 5 W’s: 

  • What? (O que?) 
  • Who? (Quem?) 
  • When? (Quando?) 
  • Where? (Onde?) 
  • Why? (Por que?) 

A partir da definição de problemas, defina um objetivo a alcançar com o People Analytics e quais métricas serão utilizadas para avaliar os resultados sob o mesmo parâmetro. 

Capacitação de profissionais 

People Analytics ainda é um assunto recente no Brasil, por isso você pode buscar pessoas no mercado que já tenham essa capacidade analítica para acrescentar no time e capacitar os líderes e profissionais de RH da sua empresa por meio de treinamento para que adquiram a habilidade de trabalhar com dados. Afinal, essa é a nova realidade da gestão de pessoas. 

Comunicação 

Antes de iniciar a coleta de dados, é preciso sensibilizar a liderança. Até porque os líderes precisam compreender a importância da análise de dados e estar envolvidos em todo o processo. 

Da mesma forma é necessário comunicar os colaboradores e explicar o objetivo das pesquisas que receberão, já que elas precisam ser respondidas com comprometimento e seriedade para que as informações reflitam a realidade. 

Utilização de softwares  

Para que People Analytics seja viável é fundamental contar com ferramentas que automatizem a coleta, o cálculo e apresentem os dados de forma clara e visual, além de possibilitar o cruzamento de informações. 

A Mereo oferece tudo isso em uma plataforma completa e intuitiva que torna a implementação de People Analytics muito mais fácil e ágil. 

pesquisa de clima

Apresentação de resultados 

Tão importante quanto a análise é a apresentação dos dados para os líderes e diretores. Até porque o objetivo final é basear ações e gerar mudanças na prática. 

No entanto, essa é uma etapa que requer um cuidado especial. Pode ser que a audiência não tenha expertise técnica para entender a visualização das informações em gráficos complexos. 

Por esse motivo, pode ser interessante utilizar o data storytelling, uma técnica de organizar e apresentar dados de forma mais agradável e acessível por meio de uma narrativa. 

Conclusão 

Em suma, People Analytics veio para inovar e transformar a gestão de pessoas para garantir mais assertividade na tomada de decisões e mais agilidade nos processos. 

As empresas que não investirem em People Analytics ficarão para trás, já que o método não é só uma tendência, mas sim o futuro do RH e a chave para o sucesso das organizações que querem se destacar. 

Você pode começar com um diagnóstico que preparamos para você identificar o nível de maturidade da sua gestão. É só clicar aqui para acessar

Artigos relacionados

Faça parte da nossa comunidade e receba conteúdos valiosos no seu e-mail.

     

    Solicite agora uma demonstração.

    Preencha os campos ao lado para agendar uma demonstração da nossa plataforma.