Pesquisa de pulso: o que é e como fazer na empresa em 5 passos

Avatar photo Rebeca Rohr | 20 de setembro de 2022

A pesquisa de pulso é um conceito cada vez mais falado, mas você sabe por que aplicá-la e qual é a sua diferença em relação a outras pesquisas?

pesquisa-de-pulso

Certamente qualquer líder ou RH já teve dúvida no momento de tomar uma decisão em relação a temas importantes. 

Até porque quando uma empresa toma decisões baseadas apenas no “feeling” ou em opiniões e experiências pessoais, admite vieses que podem levar a uma escolha errada. 

Em contrapartida, fundamentar as decisões em dados garante uma gestão mais assertiva, e é isso que a pesquisa de pulso oferece. Com ela, é possível obter dados precisos sobre qualquer tema específico que seja relevante para a organização a qualquer momento. 

Assim, mede indicadores que não são abordados na pesquisa de clima ou de engajamento que são determinantes para a implementação de melhorias contínuas. 

Quer saber mais sobre como aplicar a pesquisa de pulso? Então continue lendo! 

Neste conteúdo você encontra: 

  • O que é pesquisa de pulso?  
  • A diferença entre pesquisa de pulso e pesquisa de clima organizacional  
  • A importância da pesquisa de pulso nas empresas 
  • Como funciona a pesquisa de pulso? 
  • Como fazer a pesquisa de pulso em 5 passos  
  • Modelos de questionários para aplicar a pesquisa de pulso 
  • Por que medir o pulso da sua equipe? 

O que é pesquisa de pulso? 

Como o próprio nome metaforicamente indica, a pesquisa de pulso, também chamada de pesquisa pulse, prevê a checagem momentânea do pulso da organização, como se ela fosse um organismo vivo. Ou seja, é como um check-up que verifica a saúde da empresa em relação a um assunto específico. 

Com ela é possível entender a opinião dos colaboradores sobre um tema organizacional específico, medir o nível de adesão a uma prática e até aprofundar em pontos levantados em outras pesquisas internas mais generalistas. 

Desse modo, ajuda a mapear tendências para implementar novas práticas e identificar cenários críticos para corrigir rotas de projetos em andamento.  

Em geral, a pesquisa pulse é simples, rápida e objetiva e é uma alternativa recorrente para ter uma visão holística e ampla do ambiente interno.

pesquisa de pulso

A diferença entre pesquisa de pulso e pesquisa de clima organizacional  

A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta que mapeia e identifica a percepção dos colaboradores sobre o ambiente interno por meio de perguntas que abrangem especificamente variantes de clima. De acordo com a metodologia utilizada, a pesquisa de clima pode ser aplicada de forma contínua ou pontualmente a cada seis meses. 

Já a pesquisa de pulso é utilizada para fazer uma mensuração em relação a qualquer tema importante, o que pode incluir assuntos sensíveis que normalmente não são abordados nas demais pesquisas. Ela analisa um tema de cada vez e fornece respostas rápidas sobre cada ação. 

Isto é, você pode montar questionários diferentes de acordo com o tema específico que você precisa verificar naquele momento e direcioná-los apenas para alguns grupos ou para todos da empresa.  

Além de que a pesquisa pulse é realizada à medida que se identifica questões importantes que precisam ser analisadas, o que pode acontecer várias vezes ao ano. 

Por isso, a pesquisa de clima organizacional e pulse são complementares, já que têm funções diferentes e ambas são essenciais para garantir a saúde do negócio. 

A importância da pesquisa de pulso nas empresas  

Não à toa a pesquisa de pulso vem se tornando tendência nas empresas. Seus benefícios englobam desde o bom andamento dos projetos organizacionais até o aumento da satisfação das pessoas. 

Isso porque é uma maneira simples de estruturar e aplicar uma pesquisa com perguntas que fornecem respostas rápidas e dados assertivos. 

Da mesma forma é muito prática, já que pode ser aplicada a qualquer momento conforme surja a necessidade de analisar uma ação específica. 

Mas não só isso, a pulse também ajuda na melhora da satisfação e engajamento dos profissionais. Primeiramente porque a organização mostra aos colaboradores que a opinião deles importa e que está sendo considerada na tomada de decisões. Em segundo lugar porque a pesquisa pode ajudar a identificar e resolver com agilidade problemas sensíveis que afetam a motivação das pessoas, como liderança problemática e ruídos na comunicação. 

Em suma, os principais benefícios da pesquisa de pulso são: 

  • Assertividade nas decisões 
  • Agilidade na resolução de problemas 
  • Melhorias contínuas 
  • Maior adesão dos colaboradores 
  • Aumento do sentimento de pertencimento 

Por isso, se você quer implementar uma escuta ativa na sua organização e promover uma cultura de melhorias constantes, a pesquisa pulse é a ferramenta certa! 

Como funciona a pesquisa de pulso? 

Decodificar com rapidez todas as métricas corporativas se transformou na premissa para que as organizações sejam bem-sucedidas, e quanto maior é o negócio, maior é a complexidade de processos. 

Nesse sentido, qualquer problema tende a se tornar uma crise caso não seja notado e solucionado em tempo hábil. 

Por esse motivo, a pesquisa pulse funciona por meio de um questionário voltado para um assunto específico que colhe o feedback de todos os profissionais ou de uma determinada equipe. 

A sua frequência é flexível e pode acontecer semanalmente, mensalmente ou no período em que os líderes ou RH entenderem que é necessário avaliar alguma ação. 

É válido ressaltar que para cumprir seu objetivo, a pesquisa deve ser curta e conter um questionário objetivo. 

Como fazer a pesquisa de pulso em 5 passos  

1. Defina um tópico ou tema específico 

Determine o objetivo principal da pesquisa e mapeie o tópico que será apurado. Lembre-se que a pesquisa pulse analisa um tema de cada vez para apresentar uma visão aprofundada a respeito do assunto em questão. 

2. Estruture questões claras e objetivas 

Após definir o tópico, construa um questionário que faça sentido com o tema e que seja composto por perguntas claras e mensuráveis. 

Elabore um questionário objetivo que possa ser respondido em pouco tempo para aumentar a adesão dos colaboradores e fornecer respostas assertivas que efetivamente refletem a realidade.   

3. Comunique sobre a pesquisa 

Antes de tudo, é preciso comunicar os colaboradores sobre a pesquisa. Isso quer dizer avisar sobre sua aplicação e esclarecer o objetivo e importância daquele procedimento. 

Desse modo, a adesão à pesquisa aumentará, bem como a precisão dos dados, uma vez que as pessoas reconhecerão a relevância de suas respostas para as melhorias internas. 

4. Utilize uma ferramenta de gestão 

Para tornar a pesquisa de pulso mais ágil, é importante contar com o auxílio de ferramentas que automatizam o processo e entregam ganhos de escala, abrangência e tempo. 

A Mereo é uma ferramenta de gestão que oferece um módulo completo de pesquisa pulse para você analisar os resultados das suas ações e promover melhorias estrategicamente. 

Dentro da nossa plataforma você pode criar pesquisas personalizadas ou utilizar nossa metodologia pronta com diferentes temas e critérios e programar o disparo de forma automática. 

Saiba mais sobre a nossa solução!

pesquisa de pulso

5. Analise os resultados 

Após coletar as informações é necessário analisar os dados para basear a tomada de decisão. 

Nesse momento também é importante contar com uma ferramenta para facilitar a visualização dos dados e o acompanhamento dos resultados. 

Na Mereo você visualiza os dados em tempo real e tem todos os relatórios em um só lugar para transformar informações em ações que impactam positivamente a organização. 

Modelos de questionários para aplicar a pesquisa de pulso  

Os questionários da pesquisa de pulso podem variar e ser compostos por questões abertas, de múltiplas-escolha ou escalas de classificação com respostas em relação a declarações específicas, como por exemplo:  

  • “Concordo fortemente”;  
  • “Concordo”;  
  • “Não concordo”;  
  • “Discordo fortemente”.  

A partir da compilação desses dados se obtém uma representação visual do grau de satisfação dos colaboradores em relação às questões colocadas, que pode ser semelhante a picos ou linhas planas, como nos monitores que medem o pulso das pessoas. 

As informações também podem ser categorizadas de maneiras específicas para mostrar as respostas dos profissionais de determinado setor, senioridade ou até mesmo geração. Tudo vai depender da sua estratégia e do objetivo traçado para realizar a Pulse. 

Confira agora alguns modelos de questionários da metodologia Mereo para você aplicar na sua empresa: 

Por que medir o pulso da sua equipe? 

Quando observamos cases de empresas bem-sucedidas, constatamos que esse sucesso tem como base colaboradores engajados e de alta performance que contribuem para o crescimento do negócio e representam o verdadeiro “pulso” da organização que a mantém viva. 

Logo, é preciso não só recrutar os melhores profissionais, mas também retê-los para que a empresa se mantenha em uma posição competitiva no mercado. 

Por isso, meça e acompanhe constantemente todos os fatores que podem influenciar na satisfação das pessoas para evitar que talentos deixem a empresa por algum tipo de ponto crítico que não foi identificado e solucionado. 

pesquisa de pulso

Conclusão 

Em suma, a pesquisa de pulso é uma maneira prática e objetiva de obter dados contínuos sobre temas organizacionais importantes para garantir assertividade nas decisões. 

A pulse pode ajudar a identificar e corrigir desvios, desenvolver ações com mais agilidade e mapear todas as oportunidades de melhoria para elevar os resultados do negócio. 

E se você quer saber como criar planos de ação de sucesso, clique aqui e baixe agora o infográfico “Boas práticas para criar um plano de ação”. 

Artigos relacionados

Faça parte da nossa comunidade e receba conteúdos valiosos no seu e-mail.

     

    Solicite agora uma demonstração.

    Preencha os campos ao lado para agendar uma demonstração da nossa plataforma.