Planejamento de metas: o que é, sua importância na empresa e como fazer

Ana Lima | 20 de dezembro de 2022

O planejamento de metas tem como propósito tornar mais fácil a elaboração de estratégias que ajudarão uma empresa a atingir seus objetivos com sucesso.

Uma equipe desfocada e sem direção pode conduzir seus esforços para atividades sem sentido com muita frequência. Por isso, o planejamento de metas se torna tão importante para deixar claro o que é preciso fazer para atingir os objetivos e garantir uma alta performance.  

Por meio dele, é possível ter uma maior compreensão do que precisa ser feito para o crescimento da organização e uma melhora no acompanhamento dos resultados.  

Quer saber mais sobre o planejamento de metas, sua importância, como elaborar e mais? Então continue a leitura! 

Neste conteúdo você encontra: 

  • O que é planejamento de metas? 
  • Por que o planejamento de metas é importante? 
  • Como elaborar seu plano de metas 
  • Onde fazer o planejamento de metas 

O que é o planejamento de metas? 

Planejamento de metas ou plano de metas é uma forma de estabelecer e organizar as estratégias de uma organização para que ela atinja seus objetivos empresariais. Ele compreende a primeira etapa da gestão de metas, que é o processo de estruturação e acompanhamento de metas, desde sua criação até os resultados.  

Nesse momento de planejamento ocorre a definição detalhada das metas que precisam ser alcançadas e em quanto tempo isso ocorrerá. Os períodos costumam ser definidos em curto, médio ou longo prazo. Para isso, é possível utilizar algumas metodologias, a mais conhecida delas é a das Metas SMART

Essa metodologia considera que toda meta deve ser específica, mensurável, atingível, relevante e temporal. Isso quer dizer que as metas precisam ter um propósito e poder ser medida com base em indicadores de desempenho.  

Dessa forma, o planejamento de metas auxilia os gestores a definirem metas que trarão melhores resultados para o negócio, uma vez que proporciona mais clareza quanto as atividades que precisam ser feitas para que os objetivos sejam atingidos. 

metas

Por que o planejamento de metas é importante? 

Elaborar um plano de metas é essencial para ter uma visão mais estratégica e transparente sobre a organização. Confira a seguir alguns benefícios para entender mais sobre a importância do planejamento de metas.  

Comunica os objetivos da empresa 

As metas permitem com que todos os colaboradores estejam alinhados para alcançar os objetivos estabelecidos. Assim, não é preciso gastar tempo com tarefas e demandas desnecessárias. 

Eleva a produtividade e a motivação da equipe 

Quando se tem metas bem estabelecidas e um plano conciso, as pessoas se sentem mais focadas no que realmente gera resultados. Ou seja, com o planejamento de metas, as prioridades são definidas e separadas por ordem de importância.  

Em suma, as metas têm o poder de incentivar, engajar e elevar a produtividade da equipe. Afinal, as pessoas tendem a se sentir motivadas quando sabem que suas energias estão sendo direcionadas para as tarefas certas. 

Alinha a expectativa de desempenho 

Outra vantagem do plano de metas é que ele permite alinhar as expectativas de desempenho dos colaboradores, já que é possível estabelecer metas individuais e coletivas. Com isso, os profissionais sabem exatamente o que precisam fazer e o que é esperado de cada um. 

Um bom planejamento de metas também facilita muito o feedback de resultados e a avaliação de desempenho, porque permite com que os gestores possam se basear em dados concretos. 

Como elaborar seu plano de metas? 

Estabelecer metas para uma empresa pode não ser uma tarefa muito fácil, mas algumas dicas podem torná-la mais simples e eficaz. Acompanhe o passo a passo a seguir: 

1. Analise o contexto da organização 

Antes de definir os objetivos e metas de uma empresa é preciso analisar bem a realidade do negócio. Então separe um tempo e verifique as atividades praticadas pela organização e o resultado que elas geram.  

Analise também os pontos fortes e fracos da empresa para saber com clareza quais são os diferenciais competitivos e o que precisa ser melhorado.  

2. Estabeleça as metas certas  

Agora sim chegou o momento de definir as metas que deverão ser alcançadas pela empresa. É importante que elas sejam alcançáveis, mas ao mesmo tempo desafiadoras.  

Detalhe o máximo possível do que se espera atingir e em quanto tempo. As metas precisam ser condizentes com o cenário da organização e com os recursos disponíveis, tanto de pessoal, financeiro e material. 

Além disso, todas as metas precisam estar adequadas à missão, visão e valores organizacionais.  

3. Atraia seus colaboradores 

Os colaboradores são a peça-chave para que as metas estabelecidas sejam alcançadas. Por isso, é importante envolvê-los e ouvi-los durante todo o processo. 

Delegue metas individuais e coletivas e, se possível, ofereça premiação e reconhecimento quando elas forem batidas. Isso fará com seu time seja mais engajado e colaborativo.  

4. Defina como será a análise de resultados 

Por fim, todo planejamento de metas precisa mostrar como os resultados serão avaliados e quais métricas serão analisadas.  

Esse passo é muito importante para garantir que todo o processo seja feito da melhor forma possível. 

Onde fazer o planejamento de metas? 

Há quem diga que basta caneta e papel para definir um plano de metas. Porém, hoje em dia existem ferramentas no mercado que podem ajudar e tornar esse processo mais ágil e estratégico.  

O tamanho da empresa, a quantidade de indicadores escolhidos, o número de colaboradores e várias outras variáveis influenciam na eficiência da rotina de elaboração e gestão de metas. 

Por isso, a plataforma da Mereo surgiu para facilitar todo processo automatizando o planejamento e gestão de metas para impulsionar a performance das pessoas e da organização. Agende a sua demonstração grátis da plataforma!

metas

Conclusão 

Em resumo, é essencial elaborar um plano de metas para ter mais clareza sobre os resultados e objetivos que se esperam alcançar, o que ajuda a elevar a produtividade da equipe e alinhar as expectativas de desempenho. 

Com alguns passos simples é possível estabelecer uma gestão muito mais organizada e previsível para o futuro. Vale ressaltar que nem sempre tudo acontece como planejado, mas quando um negócio possui uma gestão de metas efetiva é muito mais fácil agir diretamente no problema. 

Além disso, quando os colaboradores sabem exatamente o que se esperam deles e qual será a recompensa caso a meta seja atingida, o trabalho flui melhor e a empresa tende a crescer cada vez mais. 

Quer saber mais? Então baixe agora o nosso e-book Gestão de Metas: como medir, acompanhar e engajar a sua equipe para garantir o sucesso da sua organização! 

Artigos relacionados

Faça parte da nossa comunidade e receba conteúdos valiosos no seu e-mail.

     

    Solicite agora uma demonstração.

    Preencha os campos ao lado para agendar uma demonstração da nossa plataforma.