Revisão de metas: o que é, a importância e como fazer na prática

Ana Lima | 23 de fevereiro de 2023

Suas metas ainda fazem sentido? Você considera que as metas estabelecidas no começo do ano estão ajudando no resultado da sua empresa? Se você respondeu não para algumas destas perguntas, é importante saber mais sobre a fase da revisão de metas.

Revisão de metas

A revisão de metas é um processo muito importante dentro das empresas. Isso porque o plano de metas está em constante adaptação. Além disso, é por meio das metas que a organização garante que está alcançando os objetivos.  

Esse processo é uma das últimas etapas dentro da gestão de metas. E essa manutenção da estratégia de metas é realizada ao longo do tempo para identificar pontos de melhoria e corrigir o que for necessário para obter os resultados esperados. 

Sua empresa tem o costume de fazer a revisão de metas? Neste artigo vamos mostrar o que é essa prática, a sua importância e como fazer. Assim, você manterá sua estratégia sempre alinhada com seus objetivos e conforme a situação atual do seu negócio. Continue lendo para saber mais! 

O que você vai encontrar no conteúdo:

  • O que é revisão de metas 
  • A importância da revisão de metas 
  • Como funciona a revisão de metas nas empresas 
  • O tempo certo para fazer as revisões das metas
  • Passos para fazer uma revisão de metas assertiva  

O que é revisão de metas? 

Revisão de metas é uma fase que acontece dentro do planejamento de metas com o objetivo de garantir que todas as metas dos colaboradores ainda façam sentido com o passar do tempo, abrangendo qualquer alteração de rumo que pode acontecer nesse período. 

Durante o acompanhamento da gestão de metas, é identificado gargalos, feita a análise de desvios e oportunidades que podem ser mais bem aproveitadas com uma ação de contramedida. E é nessa hora que entra a revisão de metas.   

Não é obrigatoriamente feito alterações no plano de metas estabelecido no início do ano. Mas é muito importante que os líderes das áreas façam essa verificação e analisem também o atingimento das metas até o momento, em conjunto com cada profissional. 

E, após finalizar essa etapa, é necessário definir os indicadores de desempenho que irão fazer parte das novas metas que foram alteradas. Inclusive, categorizá-los conforme o motivo da mudança, justificando cada ação.  

Desta forma, os líderes terão os dados necessários para entender se a empresa está passando por um momento de reestruturação que justifique as mudanças, ou se as metas não foram bem estabelecidas ou qualquer outra informação valiosa que possibilitará elaborar melhor o próximo ciclo. 

metas

A importância da revisão de metas 

A revisão de metas acontece por vários motivos, acontecendo quando são mal feitas, por serem muito abstratas, quando ocorre mudanças na equipe ou no mercado. E é por isso que a revisão de metas se torna essencial na empresa. 

Quando a organização revisa suas metas, as chances de alcançar os seus objetivos estratégicos são muito maiores. Além disto, também facilita corrigir e evitar erros durante a execução das atividades propostas. 

Porém, para fazer uma boa revisão de metas, a empresa precisa estar disposta a possíveis alterações no seu planejamento estratégico. Nesse sentido, a flexibilidade é uma característica importante nesse processo, já que é provável de haver mudanças durante todo o percurso.  

O sucesso dos negócios está relacionado com a atualização de seus processos e análise das estratégias, principalmente na revisão de metas, na qual tem influência direta nos resultados da empresa. Inclusive, a revisão também ajuda a identificar se todas as metas estão alinhadas com a estratégia da empresa.  

Por isto, compreenda o contexto e a necessidade de adaptar a meta. Contudo, tenha em mente o objetivo da sua empresa e a importância de cada meta no alcance dos objetivos específicos.  

Como funciona a revisão de metas nas empresas?

Normalmente, a revisão de metas acontece durante o ciclo de avaliação de desempenho ou no planejamento do próximo. E, a partir dessa análise de desempenho, é possível entender se as metas estão sendo alcançadas e realizadas como o esperado ou se precisam de alteração.  

Com a ajuda dos indicadores de desempenho, é avaliado se os colaboradores estão de fato alinhados com o objetivo e buscando o mesmo propósito. E, quando for necessário mudar a estratégia para atingir uma meta, é crucial executar um plano de ação.  

O mínimo é que a revisão de metas seja realizada pelo menos anualmente, mas o melhor seria fazer a cada semestre ou trimestre. Assim, é possível mensurar o progresso e os resultados da sua organização com muito mais facilidade. 

Durante a fase de revisão, identifique se as metas ainda fazem sentido diante do cenário atual da empresa. Se não fizerem mais sentido, faça as mudanças necessárias conforme os objetivos que se pretende atingir. 

Mas lembre-se: toda mudança será submetida a um fluxo de aprovação com a justificativa dos motivos. Isso ajuda a evitar que a meta seja alterada apenas para facilitar o seu alcance. 

O tempo certo para fazer as revisões das metas

A revisão das metas pode ser feita de forma semestral ou anual. É preciso que os líderes monitorem o andamento das metas, garantindo que elas estejam progredindo. Também é importante que todas as estratégias e ações realizadas estejam dentro do planejamento para o cumprimento das metas estabelecidas. 

Na avaliação anual é essencial que a liderança faça um balanço do progresso das metas para avaliar os recursos utilizados, as atividades colocas em prática e as competências dos colaboradores.

Passos para fazer uma revisão de metas assertiva  

Para ilustrar melhor, separamos alguns passos para implementar e realizar a revisão de metas, desde seu planejamento até sua execução. Confira só: 

O primeiro passo é fazer a análise e avaliação dos resultados alcançados até um determinado período. Nesse caso, as metas já foram alcançadas antes da data final? As metas ainda fazem sentido nesse momento atual da empresa?  

Então, esse é o momento de revisar a meta. Caso contrário, é preciso identificar o motivo e fazer mudanças necessárias na meta, além de definir os novos indicadores.  

Em conjunto com o time, é proposto as novas metas que fazem mais sentido para o momento atual da empresa e do time. Contudo, essa etapa depende do motivo que se está fazendo a alteração das metas.  

Por último, é importante manter uma boa comunicação com os colaboradores sobre o ciclo de avaliação de desempenho. Para que as pessoas entendam e estejam alinhados a isso.   

Inclusive, deixe claro desde o começo sobre o objetivo de todas as etapas do ciclo. Não deixe espaço para dúvidas futuras, pois isso pode atrapalhar o atingimento das metas e a motivação para cumprir o que foi estabelecido. 

Enfim, a revisão de metas explora o andamento das metas estabelecidas no planejamento, a fim de que mantenha toda elas atualizadas e alinhadas com os objetivos atuais da empresa.  

Oficialize esse momento no decorrer do seu ciclo de avaliação, para que você possa se reunir com seus colaboradores e rever as metas, planejar em conjunto o resto do ano e evitar possíveis imprevistos no fechamento de todas as metas.

Conclusão 

Agora que você já entendeu o que é a revisão das metas e como fazer de maneira assertiva, que tal começar a rever os processos dentro da sua organização? 

E, para te ajudar a medir, acompanhar e engajar a sua equipe, recomendamos nosso e-book gratuito sobre gestão de metas. Com esse guia, você garantirá o sucesso em sua estratégia de metas. Baixe agora! 

Conheça também nossa solução para elevar a performance da sua equipe com a gestão de metas. Clique aqui para agendar uma demonstração.

metas

Artigos relacionados

Faça parte da nossa comunidade e receba conteúdos valiosos no seu e-mail.

     

    Solicite agora uma demonstração.

    Preencha os campos ao lado para agendar uma demonstração da nossa plataforma.