Como fazer o acompanhamento de metas e resultados

Avatar photo Rebeca Rohr | 10 de maio de 2022

A rotina de acompanhamento de resultados na empresa é tão importante quanto definir as metas em um processo de desdobramento.

capa-artigo-acompanhamento de metas e resultados

Incorporar uma cultura de gestão, que faz o acompanhamento de metas e resultados exige parar e olhar de fato para os resultados, questionando se os previstos foram alcançados.

Mas caso não tenham sido, é preciso realizar análises para entender as causas principais e propor ações de contramedidas para que haja mudança no cenário e nos próximos meses o resultado seja alcançado.

Neste artigo, focamos em explicar melhor sobre a importância e como fazer o acompanhamento dos resultados das metas. Saiba agora como garantir o sucesso dos seus objetivos estratégicos. Boa leitura!


A importância do acompanhamento de metas e resultados

Fazer o acompanhamento de metas e resultados permite ter uma gestão mais completa e eficiente, com um controle melhor da rota e uma tomada de decisão mais certeira.

Além disso, existem vários outros fatores que fazem o acompanhamento de metas e resultados ser importante. Veja só:

1. Maior eficiência dos processos

No acompanhamento se mensura os resultados alcançados em cada meta estabelecida a partir dos indicadores de desempenho. Dessa forma, o gestor consegue identificar melhor a eficiência dos processos.

Inclusive, o acompanhamento das metas e a comprovação de processos de maior eficiência podem contribuir na rentabilidade e produtividade, garantindo o crescimento da organização e de forma sustentável.

2. Agilidade nas mudanças necessárias

Quando se identifica com mais eficiência os processos e se faz o acompanhamento de metas, é possível ter mudanças na direção de forma mais ágil e rápida, caso a empresa esteja indo para o caminho planejado.

Nesse sentido, outras estratégias podem ser criadas para mudar a rota e, assim, conseguir alcançar os objetivos estabelecidos. Com isso, se evita surpresas desagradáveis que podem ocorrer no final do processo, contornando possíveis prejuízos.

3. Aumento da vantagem competitiva

Um outro fator que faz o acompanhamento de metas ser importante é por ajudar a identificar e analisar os pontos fortes e os fracos da empresa, facilitando a correção de problemas no que for necessário.

Dessa forma, a empresa estará mais preparada para qualquer mudança de mercado que possa acontecer, estando em vantagem competitiva e na frente da concorrência.

4.  Desenvolvimento do time

Durante o acompanhamento, a liderança ficar mais próxima do time, também se identifica os pontos de melhoria de desenvolvimento das pessoas, analisado as competências que cada uma precisa desenvolver.

Treinamentos e ações são propostos e vão permitir que os colaboradores estejam mais capacitados para conseguir alcançar todas as metas que foram estabelecidas.


5. Garantia de rentabilidade

Como falamos anteriormente, quando não se acompanha o resultado as metas, pode acabar gerando prejuízos lá na frente.

Contudo, o acompanhamento auxilia na identificação de possíveis prejuízos. Assim, se tem maior garantia sobre o alcance dos objetivos finais, com maior rentabilidade e menor custo possível. E o resultado disso, é que a empresa se torna mais lucrativa e com crescimento sustentável.

Como fazer o acompanhamento de metas e resultados

Antes de falarmos sobre o acompanhamento de metas e resultados, é preciso contextualizar sobre a gestão de metas. O gerenciamento possui três etapas principais: planejamento, desdobramento e acompanhamento.

Ou seja, só é possível ter um acompanhamento de metas, se as metas foram planejadas e bem definidas no desdobramento. A estratégia de metas precisa estar bem implementada, sendo elas factíveis, específicas e desafiadoras para todos os colaboradores.

Para que ocorra o desdobramento desde o nível estratégico ao operacional com mais eficiência, é necessário o envolvimento dos colaboradores em todo o processo.

É essencial que todo o time esteja envolvido, para criar o sentimento de pertencimento, propósito e responsabilidade com os resultados. Ao longo desse processo, a dica é que tenha um contrato de metas para ter o registro do plano de metas combinados com os membros da equipe.

Um ponto relevante nesse processo é ter um alinhamento entre os objetivos que a empresa pretende alcançar com as ambições dos colaboradores. Dessa forma, eles estarão mais engajados na busca por melhores resultados e as metas se tornarão desafios relevantes para ambos os lados.

Após tudo isso, se escolhe uma ferramenta ou software para auxiliar o acompanhamento com mais segurança e eficácia. Assim, se tem um monitoramento do progresso das metas e análises das rotas para alcançar os objetivos.

Sistema de metas e acompanhamento de resultados

Como diz Peter Drucker: “O que não pode ser medido, não pode ser melhorado”. E, a tecnologia é uma grande aliada nesse processo, já que torna tudo mais prático, principalmente, a tomada de decisão.

Ter um sistema de metas e acompanhamento de resultados otimiza recursos, eleva a produtividade e a qualidade de execução das entregas. Outras vantagens de se utilizá-la nas empresas são:

  • Ajuda a acompanhar a performance dos membros da equipe de cada área e em diferentes níveis hierárquicos;
  • Integração de todas as informações e dados em um único lugar;
  • Otimização das atividades e dos recursos disponíveis;
  • Mais confiança, segurança e padronização das informações;
  • Relatórios e gráficos para análise automatizados;
  • Agilidade para acessar os paneis de metas e resultados.
  • Possibilidade de realizar análise de causa em tela, apresentando o resumo das causas com as contramedidas propostas para cada uma;
  • Um único local para registrar todas as ações da empresa, facilitando o acompanhamento da execução e a gestão das ações.

Além disso tudo, com um sistema os colaboradores podem acompanhar em tempo real o progresso dos seus resultados e das suas metas, individuais ou coletivas. Veja um exemplo:

Tela produto Gestão de Metas - Plataforma Mereo

Painel de Performance do produto de gestão de metas da plataforma Mereo

Isso permite maior transparência em relação à estratégia e gerenciamento das metas, além de estimular a autogestão. Inclusive, viabiliza a identificação dos indicadores mais relevantes para analisar o desempenho do seu time ou na priorização de algumas ações.

Como deu para ver, definir e acompanhar metas traz diversas vantagens competitivas para a empresa e para os colaboradores. E, por meio delas, se promove o engajamento, o desenvolvimento e o desempenho das pessoas de forma integrada.

É válido ressaltar que acompanhar metas promove uma cultura orientada por dados e resultados, aumentando o foco nos objetivos da organização, alinhando as expectativas entre as pessoas e a empresa.

Enfim, esperamos que você tenha entendido melhor sobre a importância e como fazer o acompanhamento das metas e resultados na sua empresa. Mas e você, já pensou em adotar software de gestão de metas para facilitar todos os seus processos?

Entre em contato conosco para entender como as nossas soluções pode ajudar a sua empresa e solicite uma demonstração gratuita da nossa plataforma clicando no banner abaixo!

Artigos relacionados

Faça parte da nossa comunidade e receba conteúdos valiosos no seu e-mail.

     

    Solicite agora uma demonstração.

    Preencha os campos ao lado para agendar uma demonstração da nossa plataforma.