Acompanhamento de metas e resultados: o que é e como fazer

Ana Lima | 3 de fevereiro de 2023

O acompanhamento de metas e resultados é um processo muito importante para o alcance dos objetivos organizacionais.

Acompanhamento de metas e resultados

Incorporar uma cultura de gestão, que faz o acompanhamento de metas e resultados exige parar e olhar de fato para os resultados, questionando se os previstos foram alcançados.

E caso os objetivos propostos não tenham sido atingidos, é preciso realizar análises para entender as causas principais e propor ações de contramedida para que haja mudança no cenário e o resultado seja alcançado.

Neste artigo, vamos explicar melhor sobre a importância e como fazer o acompanhamento dos resultados e metas. Continue a leitura e saiba agora como garantir o sucesso dos seus objetivos estratégicos.

A importância do acompanhamento de metas e resultados

Fazer o acompanhamento de metas e resultados permite uma gestão mais completa e eficiente da organização por meio de um controle melhor da rota e uma tomada de decisão mais assertiva.

metas

Além disso, existem vários outros fatores que fazem o acompanhamento de metas e resultados ser tão importante. Veja só:

1. Maior eficiência dos processos

No acompanhamento são mensurados os resultados alcançados em cada meta estabelecida a partir dos indicadores de desempenho. Dessa forma, o gestor consegue identificar melhor a eficiência dos processos propostos.

Inclusive, o acompanhamento das metas e a comprovação de processos de maior eficiência podem contribuir na rentabilidade e produtividade, garantindo o crescimento da organização de forma sustentável.

2. Agilidade nas mudanças necessárias

Quando é possível identificar falhas nos processos com mais eficiência, torna-se mais fácil implementar mudanças de forma mais ágil e rápida.

Nesse sentido, outras estratégias podem ser criadas para mudar a rota e, assim, conseguir alcançar os objetivos estabelecidos. Com isso, é possível evitar surpresas desagradáveis que podem ocorrer no final do processo.

3. Aumento da vantagem competitiva

Um outro fator que faz o acompanhamento de metas ser importante é o fato dele ajudar a identificar e analisar os pontos fortes e os fracos da empresa, facilitando a correção de problemas.

Dessa forma, a organização estará mais preparada para qualquer mudança de mercado que possa acontecer, estando em vantagem competitiva e na frente da concorrência.

4.  Desenvolvimento do time

Durante o acompanhamento, a liderança ficar mais próxima do time e consegue identificar os pontos de melhoria de desenvolvimento das pessoas, analisado as competências que cada uma precisa aprimorar.

Treinamentos e ações são propostos e vão permitir que os colaboradores estejam mais capacitados para conseguir alcançar todas as metas que foram estabelecidas.

<iframe src=”https://www.youtube.com/embed/heAoQyag-Q8″ title=”YouTube video player” allow=”accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen=”” width=”853″ height=”480″ frameborder=”0″></iframe><br>

5. Garantia de rentabilidade

Como foi visto, quando não há um acompanhamento de metas e resultados pode ocorrer prejuízos para a empresa.

Ele auxilia a identificação de possíveis danos. Assim, se tem maior garantia sobre o alcance dos objetivos finais, com maior rentabilidade e menor custo possível. E o resultado disso, é uma empresa lucrativa e sustentável.

Como fazer o acompanhamento de metas e resultados

Antes de falarmos sobre como fazer o acompanhamento de metas e resultados, é preciso contextualizar sobre a gestão de metas. O gerenciamento possui três etapas principais: planejamento, desdobramento e acompanhamento.

Ou seja, só é possível ter um acompanhamento de metas, se as metas foram planejadas e bem definidas no desdobramento. A estratégia de metas precisa estar bem implementada, sendo elas factíveis, específicas e desafiadoras para todos os colaboradores.

Para que ocorra o desdobramento desde o nível estratégico ao operacional com mais eficiência, é necessário o envolvimento dos colaboradores em todo o processo.

É essencial que todo o time esteja envolvido, para criar o sentimento de pertencimento, propósito e responsabilidade com os resultados. Ao longo desse processo, a dica é que tenha um contrato de metas para ter o registro do plano de metas combinado com os membros da equipe.

Um ponto relevante nesse processo é ter um alinhamento entre os objetivos que a empresa pretende alcançar com as ambições dos colaboradores. Dessa forma, eles estarão mais engajados na busca por melhores resultados e as metas se tornarão desafios relevantes para ambos os lados.

Após tudo isso, se escolhe uma ferramenta ou software para auxiliar o acompanhamento com mais segurança e eficácia. Assim, se tem um monitoramento do progresso das metas e análises das rotas para alcançar os objetivos.

Plataforma de metas e acompanhamento de resultados

Como diz Peter Drucker: “O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado”. E, a tecnologia é uma grande aliada nesse processo, já que torna tudo mais prático, principalmente, a tomada de decisão.

Contar com uma plataforma de metas e acompanhamento de resultados otimiza recursos, eleva a produtividade e melhora qualidade de execução das entregas. Outras vantagens de se utilizá-la nas empresas são:

  • Ajuda a acompanhar a performance dos membros da equipe de cada área e em diferentes níveis hierárquicos;
  • Integração de todas as informações e dados em um único lugar;
  • Otimização das atividades e dos recursos disponíveis;
  • Mais confiança, segurança e padronização das informações;
  • Relatórios e gráficos para análise automatizados;
  • Agilidade para acessar os paneis de metas e resultados.
  • Possibilidade de realizar análise de causa em tela, apresentando o resumo das causas com as contramedidas propostas para cada uma;
  • Um único local para registrar todas as ações da empresa, facilitando o acompanhamento da execução e a gestão das ações.

Além disso tudo, através da plataforma os colaboradores podem acompanhar em tempo real o progresso dos seus resultados e das suas metas, individuais ou coletivas.

Isso permite maior transparência em relação à estratégia e gerenciamento das metas, além de estimular a autogestão. Inclusive, viabiliza a identificação dos indicadores mais relevantes para analisar o desempenho do time ou na priorização das ações.

Como deu para ver, definir e acompanhar metas traz diversas vantagens competitivas para a empresa e para os colaboradores. E, por meio delas, é possível promover o engajamento, o desenvolvimento e o desempenho das pessoas de forma integrada.

É válido ressaltar que acompanhar metas promove uma cultura orientada por dados e resultados, aumentando o foco nos objetivos da organização, alinhando as expectativas entre as pessoas e a empresa.

Enfim, esperamos que você tenha entendido melhor sobre a importância e como fazer o acompanhamento das metas e resultados na sua empresa. Mas e você, já pensou em adotar software de gestão de metas para facilitar todos os seus processos?

Entre em contato conosco para entender como as nossas soluções pode ajudar a sua empresa e solicite uma demonstração gratuita da nossa plataforma clicando aqui!

metas

Artigos relacionados

Faça parte da nossa comunidade e receba conteúdos valiosos no seu e-mail.

     

    Solicite agora uma demonstração.

    Preencha os campos ao lado para agendar uma demonstração da nossa plataforma.