potencial_avaliacao

21 de maio de 2021

Avaliação de Potencial: o que é, benefícios e como fazer

A avaliação de potencial é uma ferramenta muito importante dentro da gestão estratégica de pessoas. Pois, com ela, é possível identificar as competências e habilidades dos colaboradores e, também, dos candidatos de processos seletivos.

Entender bem o potencial de cada um da sua equipe, oferecer treinamentos e orientações individuais, desenvolver novos talentos, avaliar o desempenho e alinhar todas as expectativas são tarefas fundamentais e, esta estratégia ajuda em todas elas.

Por isto, saiba neste artigo tudo sobre avaliação de potencial, desde seu conceito, benefícios, como esta metodologia funciona e até como avaliar na prática o potencial de seus funcionários!

O que é avaliação de potencial

A avaliação de potencial é a prática da gestão de pessoas que auxilia a mensurar e avaliar as competências técnicas e comportamentais dos colaboradores. Além disto, ajuda a qualifica-los para desempenhar uma determinada função.

Logo, esse tipo de avaliação acontece em momentos que seja necessário compreender melhor sobre as capacidades e potenciais de um profissional que pode ter uma futura promoção.

Mas também pode ser sobre seu desempenho, produtividade ou até mesmo para identificar os talentos para um possível plano de sucessão. Em soma, a avaliação de potencial ajuda no autoconhecimento e permite maior controle sobre a carreira de cada um.

Vantagens e benefícios de utilizar a avaliação de potencial

O maior objetivo é fazer com que cada colaborador atinja seu ápice na empresa. Neste sentido, confira as principais vantagens e benefícios da avaliação de potencial:

Redução de custos

A partir do momento que a empresa avalia o potencial do seu time, é possível posicionar seus talentos para executar tarefas de acordo com sua área de interesse ou a que possui mais habilidade para atuação.

Com a avaliação de potencial, a empresa pode mudar colaboradores de área, promover treinamentos para capacitação e aperfeiçoamento. Desta forma, os processos são otimizados e os gastos corporativos são reduzidos.

Maior engajamento e produtividade

O autoconhecimento é um dos principais benefícios desta avaliação para os colaboradores.

Pois, a pessoa entenderá melhor sobre as áreas de domínio e como contribuir da melhor forma e garantir melhores resultados.

Assim, o engajamento e a produtividade estarão maiores e o funcionário terá uma visão mais detalhada também sobre a sua carreira e perspectiva de crescimento também na empresa.

Melhor tomada de decisões

Um líder terá mais segurança na tomada de decisão quando conhece sobre as habilidades e o potencial de seu time. Então, as promoções e mudanças de cargo serão mais assertivas.

Aumento dos resultados

Com a avaliação de potencial, os gestores poderão estabelecer metas mais realistas e de acordo com o nível e habilidades individuais de cada colaborador. Com isto, os resultados serão muito maiores, assim como as metas e objetivos serão atingidas com sucesso.

Diminuição da rotatividade

A rotatividade acontece por diversos motivos e afeta gravemente o clima organizacional, mas existem diversas formas de manter os bons profissionais na empresa e que todos estejam satisfeitos ao mesmo tempo também.

Com a avaliação de potencial, uma demissão pode ser evitada e resolvida com um treinamento comportamental, por exemplo. E o risco de perda de um colaborador diminui também, já que a avaliação também é uma forma de reter talentos.

Como funciona a avaliação de potencial

Esta estratégia de avaliação auxilia a realinhar a estrutura organizacional, fazendo um mapeamento dos traços de personalidade individual, dos pontos fortes e os de melhoria

Neste sentido, é realizado vários questionários e testes psicológicos individuais e em grupo para obter as informações necessárias para identificar as competências e outras características dos colaboradores.

É necessário considerar também os aspectos organizacionais e humanos, pois este tipo de avaliação visa atender as necessidades da empresa ao mesmo tempo que atende as dos colaboradores.

Como avaliar o potencial de um funcionário

Saiba agora como fazer uma avaliação de potencial na prática, para elevar o desempenho dos seus funcionários e os resultados da sua empresa:

1. Faça uma avaliação de desempenho

O primeiro passo é utilizar uma ferramenta de avaliação para coletar informações. E, a avaliação de desempenho é uma das mais utilizadas para te ajudar a verificar sobre a performance dos colaboradores.

Além disto, é possível identificar os pontos fortes e os de melhoria, analisar seu potencial em vários níveis, mensurar seus resultados e aplicar testes de competências.

As avaliações de desempenho podem ser feitas de modo subjetivo também, sendo por meio da percepção de gestores ou autocríticas, avaliando seus próprios resultados.

Enfim, é uma ferramenta bem completa para identificar talentos, retê-los e direcionar os profissionais para cargos mais estratégicos dentro da organização.

2. Tenha ações motivacionais

Ter ações motivacionais contribui para aumentar o bem-estar e criar um clima mais agradável dentro do ambiente interno. Inclusive, essas ações ajudam na avaliação de potencial justamente por estabelecer critérios e padrões a serem seguidos.

Funcionários com altos níveis de motivação irão ter um rendimento muito maior, além de incentivar outros de seu time também. Essa estratégia é um diferencial competitivo e estimulará a capacidade individual de seus colaboradores.

3. Invista em treinamentos

Investir em treinamentos é uma das melhores formas de desenvolver as competências e o potencial de seus colaboradores. Esta estratégia ajuda a fortalecer os conhecimentos técnicos e até mesmo os comportamentais também.

Além disto, os treinamentos auxiliam na capacitação de novos líderes, na correção de pontos negativos e a aprimorar a qualidade do trabalho.

Conclusão

Por fim, basta unir todas essas estratégias para conseguir avaliar o potencial de seus funcionários. Após fazer os ciclos de avaliação, junte os dados coletados para analisá-los e decida com os gestores das áreas as ações que serão tomadas.

Essas ações podem ser para aumentar a motivação, como também podem ser para capacitar, alocar a equipe da melhor forma ou até mesmo otimizar os processos.

Afinal, a avaliação de potencial vai depender do objetivo que você deseja alcançar, que podem ser desde reter talentos, identificar os perfis para promoções de cargo, elevar a produtividade ou apenas conhecer melhor as habilidades de seus colaboradores.

Em conclusão, gostaríamos de recomendar nosso e-book gratuito sobre As 10 competências do futuro mais avaliadas pelas empresas. Esperamos que este material te ajude a impulsionar o potencial de cada um do seu time.

Gostou desse artigo? Compartilhe.