Business Intelligence

15 de maio de 2020

Business Intelligence: saiba tudo sobre a ferramenta de BI

Business Intelligence, (BI), ou Inteligência de Negócios, é o presente e o futuro. Se seu objetivo é melhorar os resultados da empresa, você está no lugar certo! Leia o artigo e descubra como melhorar a tomada de decisão nas organizações e otimizar seus processos do setor de RH estratégico.

O que é Business Intelligence (BI)?

Business intelligence é um conjunto de ferramentas usados para coletar dados, monitorar, otimizar as análises e organizar uma empresa. O que se espera do sistema de ferramentas de BI é que elas possam transformar dados em informação inteligente. O grande objetivo das ferramentas de BI é gerar informações, com fundamentos, seguras e detalhadas, para melhorar a tomada de decisão nos negócios.

Uma organização data driven, ou seja, que tem os dados como carro chefe da tomada de decisão, é o centro da inteligência de negócios. Os dados são considerados hoje em dia como o ‘petróleo’ da economia digital. Quando se tem dados, é possível criar análises e relatórios completos que auxiliam o gestor, ajudando nas métricas e no aprimoramento de novas oportunidades no mercado.

O que são ferramentas de BI?

As ferramentas de BI são sistemas de ferramentas e analisam os dados de uma organização de forma prática e inteligente. Para conseguir os melhores resultados, as ferramentas de BI precisam trabalhar em conjunto.

O grande desafio para quem começa a usar as ferramentas é conseguir o resultado desejado, por ser necessário entender a realidade da sua empresa para conseguir atingir seus objetivos.

É a integração dos dados que vai garantir um resultado detalhado e, consequentemente, uma solução diferenciada para a sua organização, sendo possível otimizar a gestão e tomar decisões com base nos dados.

Como aplicar as Ferramentas de BI na prática

Para conseguir extrair os melhores resultados aplicando business intelligence será necessário:

Coleta de dados

A coleta de dados é o passo número um. Quando a rotina da corporação é transformada em dados, fica mais fácil seguir adiante e conseguir bons indicadores de desempenho internos e externos. Isso será fundamental para o sucesso das análises que serão realizadas futuramente.

Organização e Análise

Após ter acesso aos dados da empresa, será preciso organizar essas informações. Tenha em mãos as ferramentas de BI que possam garantir uma organização para fazer a análise dos dados apresentados de forma eficaz.

Ação e Monitoramento

Para garantir a qualidade do monitoramento as etapas anteriores precisam entregar os resultados esperados. As ferramentas de BI trabalham em conjunto em diferentes etapas, com isso você conseguirá excelentes informações. Além de identificar o que vai bem e o que vai mal na empresa.

Quais as principais ferramentas de BI?

Chegou o momento de conhecer as melhores ferramentas de BI disponíveis no mercado brasileiro.

IBM Watson Analytics

Ao compartilhar os seus dados com a IBM Watson Analytics, a ferramenta gera as informações que estão por trás dos dados e entrega soluções que antes eram invisíveis.

A ferramenta de business intelligence IBM Watson Analytics pode ser encontrada em duas versões: plus e professional. O que muda entre elas? Na opção professional, a ferramenta pode ser acessada por vários usuários.

Microsoft Power BI

Com o auxílio da ferramenta Microsoft Power BI é possível melhorar a visualização dos seus dados. Essa é uma das ferramentas BI com foco em gerar relatórios rápidos e inteligentes.

Um dos diferenciais da Microsoft Power BI é que ela aceita dados de diferentes fontes. Você poderá extrair informações de redes sociais, de planilhas de Excel e de outros sistemas.

Tableau

Tableau é uma das ferramentas de BI mais utilizadas do mercado. Com ela você conseguirá transformar qualquer dado em informação. Além de preparar as informações para análise e gerar soluções que auxiliam na tomada de decisão. São diferentes serviços para diferentes perfis de usuários.

Google Data Studio

A grande vantagem da ferramenta de BI do Google: Data Studio é gratuita. A ferramenta faz uma leitura dos dados e entrega informações inteligentes. Por ser uma ferramenta desenvolvida pelo Google, as fontes de dados devem vir de outros serviços oferecidos pela empresa, como Google Analytics, Google Sheets, entre outros.

BIRT

A ferramenta BIRT é open source e é uma das mais conhecidas entre os sistemas de BI. Recomenda-se o uso dela para a produção de relatórios, além de outros serviços como organização e visualização de informações.

Qlik View

A plataforma oferece autoatendimento para resolver os problemas de todos os usuários de negócios das empresas. Esse software de BI usa a metodologia de Business Discovery, que ajuda na tomada de decisões a partir da análise dos dados feitos em tempo real.

Outros exemplos de ferramentas de bi utilizadas nas organizações são:

  • Enterprise Resource Planning (ERP)
  • Customer Relationship Management (CRM)
  • Web Analytics e mineração de dados
  • Data Warehouse

Características de ferramentas de BI que devem ser avaliadas

Antes de começar a utilizar alguma ferramenta de BI na sua organização, faça a avaliação dessas características:

  • Velocidade: entender a velocidade com que a ferramenta vai entregar os resultados é fundamental. Avalie o processamento de dados de cada ferramenta de BI e não esqueça que eficiência é um ponto muito positivo.
  • Sistema intuitivo: avalie se o sistema que você pensa em aplicar na empresa é intuitivo. Aproveite para avaliar a capacitação que você e os funcionários precisarão para compreender a ferramenta.
  • Orçamento: é importante que o serviço a ser implantado esteja alinhando com a realidade da empresa, avalie o custo-benefício de cada uma delas. A ferramenta precisa caber no seu orçamento. Se você está começando, vale a pena escolher ferramentas de BI mais simples.

Como o uso de BI ajudará a minha empresa?

Com business intelligence será possível visualizar melhor os seus resultados e investimentos. Você conseguirá analisar o que gera retornos positivos para sua organização e o que precisa ser melhorado.

Uma boa estratégia deve garantir o trabalho detalhado e resultar em um conjunto de soluções. Assim será possível obter as respostas necessárias para conseguir executar uma gestão competitiva e eficiente.

Vantagens de adotar as práticas de BI nas organizações

Ao investir em estratégias e ferramentas de RH, você conseguirá extrair o melhor da empresa. Desde o desempenho dos funcionários até o comportamento dos clientes, tudo isso pode ser transformado em dados com o objetivo de otimizar o negócio. A vantagem é conhecer a sua empresa e tomar decisões com fundamentos.

Conhecendo esses dados será possível evitar surpresas. O BI ajuda na Gestão de Pessoas, auxilia na identificação de comportamentos e mapear novas tendência. Se prepare para evitar acontecimentos indesejados. Outro ponto positivo é que será possível prever oportunidades futuras e sair na frente dos concorrentes.

Entenda a diferença entre números e dados

Alguns métodos apresentam números, já as ferramentas de BI entregam dados. É muito importante entender a diferença entre número e dados. Um número em uma planilha não diz muito, já uma análise detalhada com informações tem o poder de explicar o que está por trás dos números.

Essa mudança na interpretação dos números se faz cada vez mais necessária e pode salvar a sua empresa. A identificação dos dados que não são insignificantes e, ao longo prazo podem tirar a sua empresa do mercado.

Invista em competitividade e inovação na sua empresa

Preocupar-se com inovação e competitividade é uma regra em qualquer negócio. Para manter-se no mercado é necessário ir além do comum, enfrentar desafios e inovar.

Para fazer isso sem problemas futuros, mais uma vez, o business intelligence será um aliado importante. As ferramentas podem sinalizar para riscos e oportunidades de mercado, além de garantir margem de segurança.

Todos os funcionários devem ser encorajados a usar os dados para melhorar suas funções sem todos os setores da empresa.

Capacite seus funcionários para as ferramentas de BI

O uso de dados extraídos dos sistemas de BI não deve ficar nas mãos apenas de líderes e gestores. Isso significa que todos os funcionários devem estar envolvidos no sistema. É preciso estar capacitado para usar as informações em sua função.

Os dados não serão apenas usados em momentos de consulta. As análises do business intelligence serão aplicadas na rotina de todos que formam a empresa, garantindo a eficiência dos processos.

Plataforma de Gestão Mereo e ferramentas de BI

De tempos em tempos alguns gestores de clientes ou prospects não entendem as diferenças entre as ferramentas de BI e a plataforma Mereo. Existem diferenças e sinergias entre a Plataforma Mereo e ferramentas de BI, como a Tableau.

Ferramentas de BI

São usadas para visualização do tempo real de informações que acontecem na operação devido à sua robustez. Essas ferramentas são chamadas de “Analytics” porque são usadas para análise de dados.

Por exemplo, quando é necessário saber o que acontece com a área comercial, uma ferramenta de BI pode dar informações de forma bem fácil as vendas por vendedor, por região por produto, entre outros. Ou seja, é possível ver as informações de diversas perspectivas.

Plataforma Mereo

É uma plataforma de gestão, onde associa-se cada métrica a um responsável. Desta forma é possível medir o desempenho e conseguir analisar como cada pessoa está impactando os resultados globais da organização.

É onde organiza os planos de ação para se alcançar resultados e também onde o gestor pratica sua capacidade de análise de dados e solução de problemas.

Exemplo: se uma métrica não for alcançada, ou seja, seu resultado ficar pior do que a meta estabelecia, o gestor deve analisar o que o impediu de chegar ao resultado esperado. Ele deve analisar as causas e propor ações para reverter o resultado nos próximos períodos. Tudo isso é feito na plataforma Mereo: registrado, as ferramentas de gestão e principalmente o apoio na transparência e controle de todas as informações.

Desta forma é possível constatar que as ferramentas se completam. A Plataforma Mereo é onde os gestores administram seus resultados, definem o caminho e as ações a serem realizadas para que os resultados sejam alcançados, usando em conjunto as ferramentas de BI na parte de análise, que é uma das etapas a serem feitas na metodologia de solução de problemas como o PDCA e DMAIC.

Quer usar ferramentas de BI no seu negócio? Conte com a Mereo!

Em conclusão, esperamos que você tenha entendido a importância das ferramentas e sistemas de BI para a sua organização. Não deixe de investir em ferramentas que te ajudam a entender, monitorar e aumentar a performance do seu negócio.

A Mereo integra todas as ferramentas de BI, permitindo um controle completo associado a metas, indicadores e software de gestão de RH. Encontre soluções inteligentes para sua empresa acessando nossa plataforma!

Gostou desse artigo? Compartilhe.