Produtividade: o que é, importância e influências

Avatar photo Rebeca Rohr | 22 de agosto de 2022

A produtividade é uma das maiores preocupações dentro das empresas, isso porque influencia não só na realização das demandas, como também na performance de pessoas e no alcance das metas e objetivos organizacionais.

Produtividade

Por isso, entender as melhores práticas para aumentar a produtividade é fundamental para estabelecer processos e estratégias que elevam a eficiência na execução das tarefas e possibilitam melhores resultados.

Então se você quer entender quais fatores influenciam a produtividade e o que fazer para impulsioná-la na sua organização, continue lendo!

Neste conteúdo você encontra:

  • Afinal, o que é produtividade?
  • Qual é a importância da produtividade no trabalho?
  • 8 fatores negativos e positivos que influenciam na produtividade
  • A tecnologia na produtividade em home office
  • Como um software de gestão pode elevar a produtividade?

Afinal, o que é produtividade?

A produtividade está relacionada à quantidade e qualidade das tarefas executadas em um determinado período e aos recursos utilizados durante esse processo de produção.

Entretanto, não confunda produção, que é o simples ato de produzir algo, com produtividade, que tem a ver com o aumento dessa produção. Ser produtivo é ter controle da gestão do tempo para otimizar a realização das tarefas da rotina de trabalho e entregar mais com menos esforço.

Em outras palavras, é saber estabelecer a prioridade das tarefas por ordem de urgência e não por ordem de complexidade. Ou seja, o conceito de produtividade está diretamente ligado à alta performance no trabalho.

Isso significa ter a capacidade de criar um bom planejamento para realizar o maior número de atividades, em menor tempo e com menos recursos, respeitando e até antecipando prazos.

Mas atenção: produtividade não é produção em massa, nem trabalhar sem parar e extrapolar a carga horária. Pelo contrário, é saber gerenciar o tempo que você tem disponível da melhor forma.

Qual é a importância da produtividade no trabalho?

Em primeiro lugar, a produtividade garante maior eficiência na realização das tarefas. Assim, as demandas são entregues com qualidade, em maior quantidade e em menor tempo, o que impacta diretamente no alcance das metas e em melhores resultados para a empresa.

Além disso, ser produtivo implica na redução da utilização de outros recursos de produção, o que evita perdas e torna a organização mais consciente. E é claro que tudo isso também faz com que os custos para a realização do trabalho sejam minimizados.

Como resultado, a alta produtividade se torna um diferencial competitivo e posiciona a empresa com destaque no mercado, garantindo a atração de talentos e a diminuição da rotatividade.

Ao mesmo tempo, ser produtivo é um trampolim para o colaborador receber reconhecimento pelo seu bom desempenho, o que aumenta sua motivação e comprometimento com as entregas.

8 fatores negativos e positivos que influenciam na produtividade

É importante se atentar a alguns fatores que podem influenciar a produtividade da sua empresa e gerar retrabalhos, resultados insatisfatórios e desmotivação dos colaboradores em relação às suas metas, confira:

1. Ausência de reconhecimento

A ausência de reconhecimento diminui a motivação das pessoas na realização de suas atividades. E ao contrário do que muitas empresas pensam, motivação não é sinônimo de aumento salarial e não exige necessariamente um gasto extra.

Até porque uma extensa lista de pesquisas aponta que o principal motivo da desmotivação dos colaboradores não é financeiro, mas sim a ausência de reconhecimento.

Aliás, os líderes são os maiores responsáveis por injetar essa motivação nos colaboradores. Afinal, eles estão naturalmente dispostos a realizar as tarefas para as quais foram designados, mas precisam estar motivados para executá-las com alta produtividade e para se esforçarem cada vez mais na entrega de excelentes resultados e no alcance das metas.

Então, para promover esse estímulo, é significativo que as lideranças apliquem práticas de reconhecimento dentro dos seus times, como por exemplo elogiar em público por um desempenho destaque, além de garantir que as pessoas tenham voz e que suas ideias sejam levadas em consideração na tomada de decisões.

2. Falta de feedbacks

A falta de feedback sobre a qualidade do trabalho desempenhado também é uma das maiores causas de desmotivação nas empresas. Por isso, não é interessante que os gestores esperem as reuniões de feedback anuais ou semestrais para dar um retorno às pessoas.

Sempre que uma tarefa for finalizada, é relevante dar um rápido feedback sobre os pontos positivos e de melhoria. Dessa forma, o colaborador terá clareza do que precisa ser melhorado e saberá como se dedicar para que a próxima atividade seja executada com mais eficiência.

Lembre-se que motivar não se trata de paparicar as pessoas, mas sim de estabelecer um relacionamento de confiança entre líder e liderado.

3. Comunicação ineficiente

Uma comunicação ineficiente entre liderança e times também afeta a produtividade, uma vez que o colaborador não é informado sobre como sua performance e seus resultados estão sendo vistos.

Sem dúvidas, é indispensável que o gestor comunique com transparência suas expectativas e a importância do trabalho de cada pessoa para os objetivos organizacionais.

Nesse sentido, também é preciso garantir clareza na transmissão das mensagens com atenção ao tom e à linguagem para evitar qualquer tipo de má interpretação que possa causar desentendimentos ou desconfortos internos.

Inclusive, a criação de rituais como feedbacks contínuos e reuniões frequentes pode ser uma forma de assegurar que a comunicação entre líder e liderado estará sempre acontecendo.

4. Metas inalcançáveis

Existe algo mais desanimador do que uma meta inalcançável? A criação de metas difíceis de serem realizadas pode frustrar as pessoas e causar uma queda drástica na motivação e, consequentemente, na produtividade.

De fato, as metas precisam ser claras e traduzir a estratégia do negócio em objetivos atingíveis. Assim, os colaboradores entendem o que e por que estão fazendo e caminham com o suporte e acompanhamento dos líderes em direção ao cumprimento dessas metas estabelecidas.

5. Indefinição de indicadores de desempenho (KPI’s)

Como culpar alguém por baixa produtividade se nem mesmo o gestor sabe quais são os indicadores de desempenho (KPI’s) para medir essa produtividade?

Os colaboradores nunca devem ser avaliados de forma subjetiva ou com base em suposições. Pelo contrário, é crucial definir indicadores que mostrem com dados o que é esperado de cada um e o que realmente estão entregando.

Escolha e estabeleça um método para realizar a avaliação de desempenho e comunique os times sobre como funciona o processo. Só assim será possível medir e acompanhar a produtividade das pessoas.

6. Ferramentas inadequadas

Tenha atenção às ferramentas fornecidas aos colaboradores e se assegure de que elas são adequadas para que realizem as suas atividades com eficácia. Por exemplo, não é possível cobrar um excelente desempenho de um Web Designer se ele não tem acesso a programas originais de edição e manipulação de imagens.

A organização deve oferecer aos colaboradores tudo que eles precisam para desenvolver seu trabalho com alta produtividade, por isso é importante sempre ouvi-los para se certificar de que os recursos disponibilizados são suficientes.

7. Carência na infraestrutura da organização

A alta produtividade do colaborador também depende da infraestrutura geral da empresa, como bons computadores, cadeiras confortáveis, iluminação adequada, temperatura agradável, lugar específico para realizar refeições. Outro ponto é que, se for requisitado um conhecimento extra do colaborador que não era um pré-requisito no momento da contratação, a empresa deve disponibilizar treinamentos para suprir essa necessidade.

A tecnologia na produtividade em home office

A produtividade pode ser potencializada com o uso de recursos tecnológicos que automatizam tarefas operacionais, controlam o andamento das tarefas e facilitam a comunicação, principalmente nas organizações que adotam o modelo home office ou híbrido.

Por exemplo, os softwares de gestão elevam a produtividade do RH ao automatizarem processos que antes eram manuais, como a gestão de metas.

Além das ferramentas de comunicação virtual, como o Microsoft Teams, que oferecem a praticidade de agendar reuniões online e contatar qualquer pessoa, a qualquer momento e de qualquer lugar.

Por outro lado, é essencial definir boas práticas de uso desses recursos. Visto que reuniões em excesso ou muitas mensagens no chat podem distrair as pessoas e tirar o foco de suas atividades, causando o efeito contrário da alta produtividade.

Como um software de gestão pode elevar a produtividade?

Como citamos anteriormente, um software de gestão como a plataforma Mereo automatiza processos que antes eram manuais e eleva a produtividade do RH. Assim, o setor se torna mais ágil e estratégico e pode focar seus esforços, por exemplo, em planejamento estratégico para garantir o crescimento constante da empresa.

Além disso, realizar processos como a gestão de performance dentro da plataforma possibilita mais facilidade na identificação de GAPs e, como resultado, mais agilidade na resolução de problemas antes de se tornarem crises que podem afetar os resultados da empresa.

E você também pode impulsionar a produtividade na sua empresa com a Mereo, clique no botão abaixo e conheça todas as nossas soluções!

metas

Conclusão

Em suma, a alta produtividade impulsiona a motivação e a melhor performance das pessoas e da organização. Portanto, é importante ter atenção aos sinais de queda de produtividade, observando o andamento das demandas e o alcance de metas para entender como manter a equipe motivada e engajada.

Agora que você já sabe o que é produtividade e como ela impacta na performance da sua empresa, baixe nosso ebook clicando aqui e saiba mais sobre como medir a performance do seu time!

Artigos relacionados

Faça parte da nossa comunidade e receba conteúdos valiosos no seu e-mail.

     

    Solicite agora uma demonstração.

    Preencha os campos ao lado para agendar uma demonstração da nossa plataforma.