Feedback positivo e negativo nas empresas: o que é, diferenças e como construir

Avatar photo Rebeca Rohr | 13 de julho de 2023

Fornecer feedback positivo e negativo é uma das formas mais eficientes de promover o desenvolvimento das pessoas e da organização.

feedback positivo e negativo

É por meio de trocas abertas e honestas que os colaboradores conseguem identificar seus pontos fortes e de melhoria para alcançarem a alta performance.

Logo, dar feedback positivo e negativo deve ser algo sempre construtivo. Afinal, quando essa comunicação é conduzida de forma errada, pode ter o efeito contrário e acabar prejudicando o desempenho e o engajamento das pessoas.

Por isso, ao longo deste artigo você entenderá o que é feedback positivo e negativo, quais são suas diferenças e como elaborar cada um de forma construtiva.

Neste conteúdo você encontra:

  • O que é feedback nas empresas?
  • Diferenças entre feedback positivo e negativo
  • O que não fazer no feedback positivo e negativo
  • Melhores práticas de feedback positivo e negativo

O que é feedback nas empresas?

Em inglês, feedback significa realimentar, e o termo é utilizado em português exatamente com o mesmo sentido, o de dar um retorno a alguém sobre determinada ação.

Na gestão de pessoas, o feedback é uma ferramenta essencial para orientar e corrigir e elogiar e reconhecer tanto comportamentos quanto entregas.

Isto é, o impacto do feedback não se resume apenas a um meio de sinalizar desvios de comportamento ou desempenho, mas também é uma forma de estimular a troca de elogios e reconhecimento dentro da organização.

Nesse sentido se diferencia os tipos de feedback positivo e negativo, já que essa prática deve ser utilizada não só para promover o desenvolvimento contínuo, como também para estimular a confiança, motivação e engajamento das pessoas.

feedback

Diferenças entre feedback positivo e negativo

Os termos feedback positivo e negativo são autoexplicativos, mas vamos nos aprofundar um pouco mais em suas diferenças na prática.

Feedback positivo

Como o próprio nome já diz, esse tipo de feedback é utilizado para destacar os pontos positivos, seja em relação a comportamentos ou resultados.

Assim, o feedback positivo é uma forma de elogiar e reconhecer alguém por uma boa atitude ou tarefa executada com excelência, e pode ser fornecido em púbico.

Exemplo de feedback positivo:

“Gostaria de te parabenizar pela forma como encara os desafios proatividade e criatividade. Sua habilidade de pensar fora da caixa tem sido inspiradora para todos nós. Parabéns!”

Dar feedbacks positivos mostra às pessoas que seu trabalho é valorizado e que a importância do seu papel para os resultados do time é reconhecida.

Desse modo, percebem que a empresa enxerga e recompensa seu esforço, o que cria um sentimento de valorização. Com efeito, os colaboradores ficam motivados, engajados e querem permanecer na empresa, aumentando a retenção de talentos.

Mas não só isso, quando os colaboradores também recebem feedbacks positivos de seus pares, os relacionamentos melhoram e se estabelece um sentimento de pertencimento dentro do time.

Feedback negativo

Já o feedback negativo toca em questões mais delicadas. Afinal, o ser humano é naturalmente resistente a críticas.

Portanto, a primeira dica é trocar o uso do termo feedback negativo por feedback de melhoria. Essa pequena mudança já pode levar mais leveza para o processo e não causar impressões erradas nos colaboradores.

Afinal, a função do feedback negativo não é criticar, mais sim apontar áreas de melhoria com o objetivo final de promover o desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional, e por esse motivo, é importante que seja dado em particular.

Exemplo de feedback negativo:

“Reconheço seu potencial e sei que você é capaz de entregar resultados de alta qualidade. No entanto, tenho observado que você tem entregado relatórios importantes com atraso. Isso tem impactado negativamente o andamento de outros projetos. Estou à disposição para te ajudar a estabelecer um melhor planejamento e gerenciamento do tempo.”

Como visto no exemplo, o feedback negativo é indispensável para os colaboradores conseguirem identificar seus pontos de melhoria. Isso leva a um aprimoramento contínuo do desempenho individual e coletivo, impactando os resultados e a performance da empresa como um todo.

Ele também incentiva a confiança dentro dos times, já que com um canal aberto de comunicação, é possível abordar questões de forma construtiva e buscar soluções em conjunto.

O que não fazer no feedback positivo e negativo

Você já passou por alguma situação constrangedora ou difícil ao fornecer ou receber feedbacks na sua empresa?

Então confira a seguir algumas práticas que não devem estar presentes no feedback positivo e negativo.

Não seja superficial

Evite superficialidades ao dar um feedback positivo. Não se limite apenas a elogios gerais. Em vez disso, destaque conquistas específicas, habilidades demonstradas ou comportamentos que tiveram um impacto positivo.

Não faça comparações desnecessárias

Não compare o desempenho de um colaborador com o de outros. Isso pode criar ressentimentos e minar o objetivo do feedback positivo. Concentre-se nas realizações individuais e nos pontos fortes do colaborador em questão.

Não seja genérico

Fuja de clichês ou elogios vazios ao dar um feedback positivo usando frases como “você é incrível”, que podem parecer pouco genuínas e desvalorizar a seriedade do feedback, seja específico e autêntico.

Não seja pessoal

Não torne o feedback negativo pessoal, atacando a pessoa em vez do comportamento ou desempenho. Em vez de fazer críticas generalizadas, concentre-se nos aspectos específicos que precisam ser abordados.

Não seja vago

Evite ser vago ao dar um feedback negativo. Certifique-se de fornecer exemplos claros e específicos do comportamento ou desempenho que precisa ser melhorado.

Não seja excessivamente crítico

Não seja excessivamente crítico ao fornecer feedback negativo. O objetivo do feedback é promover o desenvolvimento e a melhoria, e isso pode ser alcançado de forma construtiva, em vez de desmotivadora.

Não dê feedback negativo em público

Não dê feedback negativo em um ambiente público. Isso pode constranger o colaborador e prejudicar sua autoestima.

Não ignore as emoções da pessoa

As emoções do colaborador são importantes. Receber um feedback pode ser desafiador, então esteja aberto a ouvir as reações da pessoa e demonstre empatia.

É indispensável se atentar a todos esses pontos para não deixar que os momentos de feedback positivo e negativo se tornem bajulações ou insultos que podem prejudicar a motivação das pessoas e afetar a performance dos times e da empresa como um todo.

Melhores práticas de feedback positivo e negativo

Ao dar feedbacks positivos e negativos, é importante adotar abordagens construtivas que promovam o crescimento e o desenvolvimento dos colaboradores.

1.   Se baseie em fatos

Ao construir um feedback positivo ou negativo, seja específico e se baseie em fatos. Dê exemplos concretos para ilustrar suas observações, o que tornará o feedback mais tangível e ajudará o receptor a entender claramente o que está sendo discutido.

2.   Esteja preparado

Antes de fornecer um feedback, esteja preparado. Reúna todas as informações necessárias e escolha o momento adequado, quando ambas as partes estiverem tranquilas, e no caso de um feedback negativo, lembre-se de conversar em um ambiente privado.

3.   Seja objetivo

Mantenha o feedback objetivo e foque nos comportamentos ou resultados observados, em vez de fazer suposições ou julgamentos sobre as intenções do colaborador.

4.   Forneça orientações claras

Principalmente no feedback negativo, é essencial dar orientações claras para o desenvolvimento. Ao destacar áreas de melhoria, ofereça soluções práticas que ajudarão a transformar o feedback em um plano de ação concreto.

5.   Escute ativamente

Esteja disposto a ouvir o outro ponto de vista. Pratique a escuta ativa, demonstre empatia e esteja aberto a responder a perguntas ou preocupações. Isso cria um ambiente de confiança e colaboração em que a pessoa se sente valorizada e compreendida.

6.   Acompanhe e reconheça o progresso

Após fornecer feedback, especialmente se você é líder, acompanhe o progresso do colaborador e reconheça as melhorias alcançadas. Dê continuidade à conversa, oferecendo apoio contínuo e fornecendo elogios adicionais quando apropriado.

7.   Invista em uma ferramenta de feedback positivo e negativo

Implementar uma cultura de feedback positivo e negativo pode não ser uma tarefa fácil, mas com a Mereo, sua empresa pode superar esse desafio.

O módulo Feedbacks foi desenvolvido para promover uma comunicação aberta, transparente e construtiva entre todos os membros do time. Nele, os colaboradores têm um espaço aberto para redigir um comentário de feedback positivo ou de melhoria a qualquer momento para qualquer pessoa, que o recebe via Slack, Microsoft Teams, e-mail ou SMS.

Dentro da plataforma, a empresa consegue ver a evolução da troca de feedbacks na equipe em tempo real e ainda visualiza um ranking das pessoas que mais enviaram e mais receberam feedbacks.

Tudo isso para simplificar e estimular a troca de feedback dentro da sua empresa e promover o desenvolvimento contínuo. Quero agendar a minha demonstração grátis do módulo de Feedbacks!

feedback

Conclusão

Ao adotar uma cultura de feedback positivo e negativo, as empresas têm a oportunidade de criar um ambiente de aprendizagem contínua, em que os colaboradores se sentem motivados, engajados e capacitados para alcançar a alta performance.

Artigos relacionados

Faça parte da nossa comunidade e receba conteúdos valiosos no seu e-mail.

     

    Solicite agora uma demonstração.

    Preencha os campos ao lado para agendar uma demonstração da nossa plataforma.