8 ferramentas de gestão de pessoas essenciais para a sua empresa

Avatar photo Rebeca Rohr | 24 de novembro de 2022

Para criar times de alta performance são necessários esforços contínuos voltados a desempenho, desenvolvimento e engajamento dos colaboradores, e isso só é possível com o apoio de ferramentas de gestão de pessoas.

Até porque quando o RH desperdiça tempo e recursos com tarefas operacionais, deixa de focar sua energia no que mais importa: proporcionar a melhor jornada para os colaboradores.

Então se a sua empresa quer sair na frente e alcançar uma posição de destaque, continue lendo este artigo e descubra as melhores ferramentas que te ajudarão a fazer uma gestão de pessoas de sucesso!

Neste conteúdo você encontra:

  • Qual é o impacto das ferramentas de gestão de pessoas?
  • 8 principais ferramentas de gestão de pessoas
  • Como implementar as ferramentas de gestão de pessoas na minha empresa?

Qual é o impacto das ferramentas de gestão de pessoas?

De fato, o mercado está cada vez mais competitivo e as organizações que não querem ficar para trás precisam ganhar mais agilidade e assertividade nos seus processos.

Isso quer dizer buscar soluções que tornem a experiência do colaborador a melhor possível para, em primeiro lugar, estimular seu desejo de permanecer na empresa, e em caso de desligamento, para que saia como um embaixador da marca.

Mas como fazer tudo isso diante de tantos desafios que o RH precisa lidar no dia a dia? A resposta é simples: com o auxílio de ferramentas de gestão de pessoas que, por meio da tecnologia, automatizam operações manuais e diminuem a burocracia no setor.

Em resumo, as ferramentas de gestão de pessoas oferecem benefícios como:

  • Redução de custos;
  • Simplificação de processos;
  • Otimização do tempo;
  • Redução da margem de erros;
  • Integração de informações;
  • Assertividade na tomada de decisões.

Assim, é possível transformar o RH em mais ágil e estratégico e garantir a atração e retenção de talentos para que a sua organização alcance a alta performance e tenha os melhores resultados.

competências

8 principais ferramentas de gestão de pessoas

Confira a seguir as 8 ferramentas de gestão de pessoas essenciais para trabalhar desempenho, desenvolvimento e engajamento na sua empresa de forma eficaz.

1.   Estratégia

O software de estratégia facilita que RH, direção e liderança façam a gestão estratégica do negócio.

Em primeiro lugar, a ferramenta auxilia na criação do mapa estratégico e na identificação dos pontos fortes e de melhoria a partir da análise SWOT.

Também possibilita a visualização completa da identidade organizacional (missão, visão e valores) e a definição dos objetivos organizacionais com ordem de urgência.

O sistema de estratégia armazena todas as informações em um único lugar, o que simplifica o acompanhamento do que foi definido para garantir que a empresa não se desvie do seu foco e para evitar erros na tomada de decisões.

2.   Gestão de desempenho

A gestão de desempenho é a chave para criar times de alta performance, uma vez que monitora as metas e competências de cada profissional para entender como elevar o potencial e habilidades de cada um.

Sem dúvidas, ferramentas que automatizam a gestão de metas e de competências podem tornar todo esse processo mais eficiente.

Desse modo, o software de gestão de metas permite a definição e acompanhamento das metas com análise de desvios e planos de ação, além de apresentar uma visualização intuitiva para acompanhar os resultados individuais e compartilhados e identificar pontos de melhoria.

Já o software de gestão de competências automatiza todas as etapas da avaliação de competências 90º a 360º, desde a customização de ciclos e posicionamento dos colaboradores na Matriz 9 box até a calibragem e feedback.

3.   Desenvolvimento

A partir da avaliação de competências, é possível identificar as oportunidades de melhoria de cada profissional.

Logo, para que atinjam seu máximo potencial e entreguem melhores resultados, é indispensável estabelecer uma trajetória de desenvolvimento profissional que começa com o Plano de Desenvolvimento Individual.

Ferramentas de gestão de pessoas que auxiliam na construção do PDI facilitam que os líderes acompanhem a evolução do desempenho individual de cada colaborador e da performance de toda equipe.

Isso porque também possibilita a visualização em um único lugar do fluxo de ações do PDI de todas as pessoas do time.

4.   Sucessão

O plano de sucessão é importante para a empresa se antecipar em relação às mudanças que impactam tanto o negócio quanto os colaboradores.

E é claro que um software agiliza esse processo fornecendo soluções automatizadas para:

  • Análise de potencial;
  • Avaliação de risco de perda e seu impacto;
  • Indicação de sucessores;
  • Calibragem para sucessão;
  • Organograma de sucessão;
  • Identificações de cargos críticos;
  • Predefinição de ações de desenvolvimento para sucessão.

Desse modo, a organização consegue mapear os possíveis desvios de um plano de carreira e identificar as competências de cada função para planejar, por exemplo, promoções, desligamentos e treinamentos.

5.   Remuneração variável

A remuneração variável é um programa para recompensar os colaboradores pelos seus bons resultados, o que ajuda a elevar a motivação e o engajamento.

No entanto, calcular a remuneração variável não é tarefa fácil, por isso as ferramentas de gestão de pessoas surgiram para descomplicar esse trabalho.

Com um software, o programa de remuneração variável ganha mais agilidade, transparência e assertividade, já que com ele é possível:

  • Parametrizar as regras da remuneração variável;
  • Definir critérios que ativam gatilhos para pagamento de bônus;
  • Simular cálculos de bônus;
  • Ter a bonificação ponderada e proporcional de acordo com o histórico das alterações de cargos ou áreas;
  • Redistribuir a remuneração variável proporcionalmente a partir do pool disponível na organização;
  • Enviar o extrato do bônus, a memória de cálculo e o cálculo total dos resultados esperados;
  • Antecipar o pagamento de bônus de todas as pessoas;
  • Automatizar a transferência de dados da plataforma para a folha de pagamento.

6.   Pesquisa de clima e eNPS

O clima organizacional impacta diretamente na motivação e engajamento das pessoas. Por esse motivo, a pesquisa de clima e eNPS (employee Net Promoter Score) são essenciais para analisar a percepção dos colaboradores e identificar pontos de melhoria no clima organizacional.

Entretanto, o engajamento é inconstante e pode mudar rapidamente, o que requer contar com sistemas que automatizem a aplicação da pesquisa de clima e eNPS de forma contínua.

A ferramenta de pesquisa de clima fornece uma metodologia com 53 perguntas sobre fatores do ambiente interno. É enviada uma pergunta por semana de forma automatizada com espaço aberto para comentários anônimos, além da pergunta eNPS definitiva “De 0 a 10, qual é a probabilidade de você recomendar sua empresa como um bom lugar para se trabalhar?” que é enviada uma vez por mês.

7.   Pesquisa pulse

A pesquisa pulse é utilizada para entender a opinião dos colaboradores sobre um tema organizacional específico, medir o nível de adesão a uma prática ou até aprofundar em pontos levantados em outras pesquisas internas mais generalistas.

Ela é indispensável para fundamentar ações e basear decisões, e uma ferramenta de gestão pode entregar ganhos de escala, abrangência e tempo na pesquisa já que automatiza todo envio e coleta de dados.

8.   Reconhecimento e feedbacks

Reconhecer os colaboradores e dar feedbacks é uma forma de melhorar o clima organizacional e estimular a motivação. Afinal, eles sentem que estão sendo valorizados e que a organização se preocupa com seu desenvolvimento.

Mas é importante que esses retornos aconteçam de forma contínua para não perder o “timing” e deixar uma oportunidade passar.

Com uma ferramenta de gestão você garante um canal aberto para enviar feedbacks positivos e de melhoria para qualquer pessoa a qualquer momento.

Além de incentivar o reconhecimento e elogio entre todos os membros do time com a indicação mensal de uma pessoa que mais inspirou na empresa naquele período.

Como implementar as ferramentas de gestão de pessoas na minha empresa?

Nada melhor do que uma ferramenta que oferece em um único lugar gestão de desempenho, desenvolvimento e engajamento, certo?

Na nossa plataforma Mereo você possui todas as 8 soluções citadas acima para fazer uma gestão ágil e estratégica. E tem mais: com acesso a dados em tempo real e comparativo de mercado em uma plataforma intuitiva e dinâmica.

Quer saber mais? Então clique aqui para conhecer todos os nossos produtos ou fale com os nossos especialistas!

competências

Conclusão

Em suma, a automação que as ferramentas de gestão de pessoas oferecem transformam o seu RH em mais ágil e estratégico, removendo obstáculos operacionais e permitindo que a gestão seja focada no bem mais precioso de um negócio: o capital humano.

Artigos relacionados

Faça parte da nossa comunidade e receba conteúdos valiosos no seu e-mail.

     

    Solicite agora uma demonstração.

    Preencha os campos ao lado para agendar uma demonstração da nossa plataforma.