Gestão de tempo

11 de abril de 2020

Gestão do tempo: o que é? Como fazer? Quais as vantagens?

Existem algumas práticas para que seu tempo seja melhor aproveitado, que te ajudam a ter muito mais eficiência na realização dos seus processos e produtividade durante a rotina de trabalho. Algumas ferramentas podem te dar suporte durante esse período e listamos algumas dicas para você sobre gestão do tempo e produtividade.

Confira nosso artigo e aprenda sobre o que é gestão de tempo, a sua importância e as vantagens de aplicar esta administração do tempo na sua empresa.

O que é gestão do tempo?

A gestão do tempo é uma metodologia que auxilia na organização e planejamento da sua rotina, mas pode ser aplicada a qualquer aspecto nas organizações. É o ato de administrar o período de duração dos eventos, sendo fundamental durante a gestão de performance dentro de uma empresa.

É saber organizar suas tarefas, as atividades e planejar a rotina de uma maneira que os esforços sejam mais eficientes e a divisão do tempo seja elaborada de forma inteligente. Assim, a gestão de tempo será executada no menor espaço de tempo, elevando a produtividade e alcançando os melhores resultados.

Você sabe organizar seu tempo de forma efetiva? Aprenda agora a gerenciar o seu dia para realizar as suas atividades organizacionais com mais produtividade!

Como fazer gestão do tempo?

É importante ter em mente que fazer a gestão de tempo não quer dizer trabalhar em dobro, mas sim saber aproveitar e ter um bom desempenho em todas as etapas do seu dia. Utilize a gestão de tempo não só em tempos de crise, mas como uma característica pessoal para auxiliar a sua produtividade.

Existem algumas técnicas para desenvolver a metodologia da gestão do tempo na prática, assim você aprenderá como fazer seus horários durante a sua rotina e aplicar na cultura da sua organização os melhores métodos de produtividade com a gestão do tempo.

coelho da alice no país das maravilhas preocupado com o tempo

Crie um planejamento do que precisa ser feito e mantenha uma organização

O primeiro passo para começar a desenvolver a habilidade de gestão do tempo é ser organizado, então tudo começa com um planejamento sobre sua rotina de trabalho, saber administrar o que precisa ser executado e quanto tempo leva entre uma tarefa e outra.

Para isso, é necessário colocar todas as atividades em uma ordem de importância, separando seu tempo para iniciar todas as tarefas urgentes em primeiro lugar.

Faça um checklist para colocar em prática a suas tarefas

Criar uma lista de afazeres diários, semanais ou mensais pode te ajudar na organização e no planejamento, para que sua gestão do tempo seja cumprida corretamente.

Usar os modelos de checklists para marcar todas as tarefas que serão realizadas e as que já foram executadas pode te dar muito mais controle sobre por onde começar e onde terminar seu dia. Crie uma linha do tempo e se possível utilize ferramentas de gestão para te ajudar com essas listas e manter um padrão em sua rotina.

Estabeleça uma ordem de prioridade

Assim como dito anteriormente, para cumprir todas as tarefas é necessário ter uma ordem de prioridade. Comece pelos mais importantes, dê preferência para as atividades que tenham o prazo de tempo de entrega menor e deixe para realizar as tarefas mais simples ou não prioritárias para depois.

Começar o dia com as tarefas mais difíceis é o recomendado, porque no final do dia você termina suas atividades menos estressado, afinal você terá concluído todas as metas complexas e que levam mais tempo.

Os prazos têm que ser levados em consideração também, para que se alguma tarefa precisar de alteração, você consiga entregar sem nenhum atraso ou tenha que fazer com pressa. Coloque o tempo a seu favor!

Utilize ferramentas para te ajudar na organização das demandas

Crie listas, faça post it, tenha um planner, ou utilize ferramentas de gestão que te ajudam com a organização das demandas e no alcance das metas. Independente se você gosta de fazer anotações manuais ou virtuais, é necessário que tudo esteja anotado com datas e horários, deixe tudo organizado para você não perder nada e possa acompanhar o andamento das tarefas.

Ferramentas como o Trello, Google Now, Wunderlist ou até mesmo o calendário pode te ajudar a ter uma organização sobre o que você está fazendo e quais as próximas atividades do dia. Lembre-se: só comece um trabalho após terminar o outro.

Tentar ser multitarefas não auxilia na gestão do tempo e sua produtividade pode ser prejudicada. A maior vantagem de utilizar ferramentas de organização é que todas elas estão salvas e você nunca irá perder o seu cronograma.

Desenvolva o hábito de fazer deadlines

Após deixar todas as tarefas organizadas, estabeleça um prazo para cumpri-las. Nosso cérebro funciona melhor sob pressão, quando determinamos um tempo limite para entregar alguma coisa, ficamos mais pré-dispostos a realizar aquela tarefa, por isso é tão importante você começar a adotar essa metodologia na sua rotina.

Além disso, você terá um controle sobre quanto tempo você gasta executando uma ação, identificando o tempo procrastinado e ajustando para ser o mais produtivo possível e não perder mais tempo.

Existem outros métodos muito utilizados para fazer a gestão do tempo, que te ajudam a ter um foco maior sobre suas tarefas e na produtividade. Conheça!

gestao_de_tempo

 

Qual a importância da gestão do tempo?

A famosa frase “Tempo é dinheiro” dita por Benjamin Franklin em 1748 nunca se fez tão atual. A gestão do tempo é importante por ser uma estratégia que auxilia alcançar todos os objetivos, otimizando seu tempo pelo processo de organização. É o primeiro passo para ter sucesso profissional e traz muitas vantagens e benefícios na sua vida pessoal também.

A gestão do tempo é importante para sua saúde, evita estresse, ansiedade, mal humor e muitos outros sintomas de Burnout. Quando não se tem organização de seus horários, má distribuição das atividades e até mesmo procrastinação, sua saúde começa também a ficar prejudicada tanto quanto seu desempenho no trabalho.

Não deixe isso acontecer, por isso é necessário entender a sua importância e aplicar a gestão do tempo na sua rotina. Quando seu dia é baseado em organização de horários, seu cronograma fica mais organizado e você terá suas metas realizadas de maneira mais eficiente.

Vantagens da gestão do tempo no trabalho

A gestão do tempo proporciona qualidade no seu tempo gasto durante o trabalho, trazendo vantagens profissionais como as metas cumpridas dentro do prazo, aumento da disposição e produtividade na realização das atividades e gerar outros benefícios para sua organização.

Conheça 8 benefícios de uma gestão do tempo eficaz:

  • A produtividade é maior no seu dia;
  • Os problemas e a pressão diminuem;
  • Aumento do tempo de horas livres;
  • Menor chance de trabalho dobrado;
  • Diminuição do estresse e ansiedade;
  • Mais eficiência para executar tarefas;
  • Menos chances para imprevistos e surpresas;
  • É desenvolvido uma disciplina de pontualidade.

Além de toda essa lista de vantagens, a gestão de tempo traz confiança, autoconhecimento para gestores e colaboradores dentro da empresa e as informações sobre o andamento das demandas serão mais assertivas e entregues dentro do prazo.

Gestão do tempo e produtividade

Você sente que seu dia passa rápido e desejaria que tivesse mais horas para conseguir terminar tudo que precisa? Ou que você e sua equipe poderiam render mais durante o experiente?

Para conseguir melhorar sua gestão de tempo é necessário saber medir sua produtividade. Todos esses métodos listados nesse artigo podem te ajudar a melhorar sua produtividade e rendimento no trabalho.

Aprender a administrar seu tempo é a forma mais eficiente para que tudo ocorra como planejado. Unindo essas práticas, com certeza sua produtividade aumentará. Listamos alguns ladrões de tempo que podem estar te fazendo perder desempenho no trabalho.

5 ladrões de tempo que afetam sua produtividade

  • Procrastinação;
  • Vício em conferir o celular;
  • Realização de tarefas simultâneas;
  • Falta de autonomia dos colaboradores;
  • Planejar demais o futuro e esquecer as ações do presente.

 

Coloque em prática todas as técnicas e metodologias sobre gestão do tempo, assim você terá mais controle sobre seus compromissos, elevar sua performance e mais tempo para o que realmente importa na sua rotina.

É importante ressaltar que melhorar a produtividade e a gestão do tempo é uma prática diária e contínua. Para dar certo, você precisa estar desenvolvendo constantemente os métodos que funcionam para você e para otimizar seus horários no trabalho.

Gostou de gastar seu tempo lendo esse artigo? Confira então nosso artigo sobre gestão de metas para manter a sua produtividade em foco!

Gostou desse artigo? Compartilhe.