Jornada do colaborador: como criar uma estratégia eficiente

Mereo | 7 de setembro de 2022

A jornada do colaborador é uma estratégia de gestão que abrange desde o período anterior à entrada do colaborador na empresa até o momento de sua saída.  

Essa estratégia oferece insights para combater o turnover e absenteísmo, melhorar o engajamento e identificar formas de aperfeiçoar a atração de novos talentos. 

De tal forma que é a grande responsável por transformar a experiência das pessoas dentro da empresa. Por isso, no artigo de hoje vamos te mostrar como desenvolver essa jornada de forma eficaz! 

Neste conteúdo você encontra: 

  • O que é jornada do colaborador? 
  • Etapas da jornada do colaborador 
  • Como melhorar a jornada do colaborador? 
  • Como os benefícios podem ajudar? 
  • Softwares para gerir a jornada do colaborador 

O que é jornada do colaborador? 

A jornada do colaborador engloba todas as ações realizadas e alinhadas aos objetivos organizacionais que contribuem para uma melhor relação entre colaborador e empresa, como ambiente de trabalho adequado, lideranças inspiradoras e equipes unidas. 

Dentro dessas ações também está o investimento em Employee Experience, que promove o bem-estar e a valorização do capital humano para fortalecer o vínculo da pessoa com o negócio. 

Sem dúvidas, essas estratégias são essenciais para garantir que todos os pontos de contato do colaborador com a organização sejam positivos e que a sua experiência seja proveitosa. Como resultado, o seu ciclo de vida na organização se torna o mais saudável e longo possível. 

Etapas da jornada do colaborador 

A jornada do colaborador é composta por algumas etapas que envolvem desde o processo de atração de talentos até o desligamento, seja ele por demissão ou aposentadoria. 

Acima de tudo, a assertividade em cada uma dessas etapas impacta diretamente na experiência do colaborador, já que são o reflexo da cultura e valores da empresa na prática. 

Atração de talentos 

É válido ressaltar que a jornada do colaborador inicia antes mesmo da sua entrada na empresa. Isso porque o seu primeiro contato com a marca empregadora acontece durante o processo de atração. 

Esse é o momento em que a empresa busca ganhar a atenção de profissionais qualificados para formar um time de alta performance com pessoas engajadas e alinhadas com o propósito do negócio. 

Apesar de a atração desses profissionais se torna um desafio cada vez maior diante de um mercado tão competitivo, você pode apostar em alguns diferenciais para se destacar da concorrência, como comunicar os valores e diferenciais do negócio, apresentar os benefícios da empresa e oferecer um plano de carreira sólido. 

Contratação 

A contratação é uma etapa delicada da jornada do colaborador, já que demanda uma análise minuciosa das competências técnicas e comportamentais do candidato para averiguar se ele atende as necessidades da empresa. 

Inclusive, criar uma persona que represente o perfil ideal para a vaga pode facilitar esse processo de seleção. Bem como dividi-lo em fases, como por exemplo: teste técnico, análise de perfil e conversa com RH e gestor da área.  

Lembre-se também de que ao comunicar abertamente as informações sobre benefícios, salário, competências e habilidades necessárias, fica mais simples filtrar que realmente está interessado na vaga. 

Outro ponto de atenção no qual muitas empresas falham é o fornecimento de feedback ao final do processo, até mesmo para os candidatos que não foram aprovados. 

Isso demonstra empatia com as pessoas que dedicaram seu tempo, mesmo que elas não se tornem parte do time. Além de que, no futuro, um candidato pode se enquadrar em outra vaga e acabar entrando na empresa. Então não seria interessante iniciar a jornada desse novo colaborador com uma experiência de seleção anterior ruim, não é? 

Integração 

A integração é determinante para o futuro do colaborador. Por isso, um processo de onboarding eficiente tem como objetivo capacitar e adaptar o novo colaborador à cultura organizacional, além de o familiarizar com a equipe e a nova função. 

Estimular esse vínculo entre empresa e colaborador desde o início é uma prática muito comum nas empresas, principalmente as que possuem um RH estratégico. Afinal, é preciso cada vez mais esforços para reter talentos em um mercado tão dinâmico. 

Assim, o processo de onboarding pode levar dias ou até mesmo semanas, variando de acordo com a cultura organizacional e o nível de complexidade que o cargo demanda. 

Treinamento 

Da mesma forma, o treinamento é uma etapa importante da jornada do colaborador. Um treinamento adequado é essencial não só para a entrega de resultados, como também para que as pessoas desenvolvam autonomia e se sintam seguras para desempenhar suas funções. 

Em vista disso, para que todos os departamentos da organização atinjam seu desempenho máximo, é necessário capacitar as equipes e manter um ciclo de treinamento eficaz para incentivar o aprendizado contínuo. 

Nesse sentido, as capacitações podem ocorrer por setor, incluindo um grupo de pessoas, ou por meio de estratégias focadas em um colaborador específico. Para tanto, estabeleça um ciclo de aprendizado que contenha:  

  • feedback constante; 
  • reuniões one on one; 
  • desenvolvimento de PDI
  • incentivo a capacitação; 
  • ciclo de avaliação de desempenho
  • definição de metas.  

Performance 

O papel do RH é monitorar a performance das pessoas para que alcancem seu máximo potencial com alto engajamento e produtividade. 

Com efeito, a gestão de desempenho se torna um pilar indispensável na jornada do colaborador, já que por meio dela a empresa obtém métricas relevantes para criar um plano de desenvolvimento de novas habilidades e técnicas para cada um. 

competências

Desligamento 

O desligamento do colaborador pode ser motivado por diversos fatores, mas assim como em todas as etapas da jornada, é preciso que o encerramento do ciclo também seja acompanhado de perto. 

Com exceção das saídas por aposentadoria, é fundamental entender o motivo da demissão e prestar todo o suporte para os trâmites do desligamento, evitando impactos negativos tanto para a empresa e time, quanto para a pessoa que está saindo. 

Com o propósito de manter a boa relação que foi construída durante toda a jornada, algumas ações podem ser realizadas, como uma entrevista de desligamento ou feedback do colaborador sobre o tempo em que esteve na organização. 

Como melhorar a jornada do colaborador? 

Como vimos, ter uma boa estratégia de gestão da jornada do colaborador contribui para que as pessoas tenham uma ligação afetiva com o negócio. Mas a dúvida de muitos gestores é como tornar a experiência do profissional mais satisfatória. 

Segundo Jacob Morgan, autor de “The Future of Work”, a experiência do colaborador é composta por três fatores: cultura organizacional, tecnologia e espaço físico. 

A cultura organizacional se refere aos valores da organização e em como eles aplicados e vividos na prática. Logo, nesse âmbito é importante promover uma cultura igualitária, assegurar que discurso e prática andem juntos e oferecer benefícios que demonstrem a preocupação com pessoas. 

Já a tecnologia diz respeitos às ferramentas, ou seja, aos recursos que a empresa deve disponibilizar para que os colaboradores desempenhem suas tarefas com alta performance. 

Por fim, o espaço físico está relacionado ao ambiente de trabalho. Isso significa que a organização precisa propiciar a qualidade na interação dos profissionais com o local de trabalho, seja ele presencial ou home office. 

Portanto, é preciso olhar com atenção para esses três fatores para viabilizar a melhor experiência ao colaborador. 

Uma dica extra é prezar pelo diálogo aberto e troca de feedbacks para dar voz às pessoas. Desse modo, é possível obter insights e identificar pontos de melhoria nessa jornada. 

Como os benefícios podem ajudar? 

Uma estratégia muito utilizada para atrair e reter talentos é a concessão de benefícios, que têm sido oferecidos de maneira cada vez mais personalizada. Ou seja, o colaborador tem a liberdade de escolher quais vantagens prefere ter dentro do que é oferecido pela organização. 

Alguns benefícios corporativos que podem ser um diferencial na jornada do colaborador são auxílios como saúde, combustível, educação, home office, além de premiações com reconhecimento e remuneração variável anual. 

De fato, esses benefícios podem servir como incentivo para aumentar a satisfação das pessoas. No entanto, vale lembrar que eles são apenas um dos fatores que compõe a experiência do colaborador e sozinhos não suficientes para impulsionar o engajamento. 

Softwares para gerir a jornada do colaborador  

As ferramentas de RH surgiram para potencializar todas as etapas da jornada do colaborador e otimizar a gestão de desempenho, desenvolvimento e engajamento. Por exemplo, entre outras soluções, com um software você pode realizar a gestão de metas conforme os objetivos estratégicos de forma automatizada. 

Da mesma forma, é possível aplicar pesquisas contínuas, como a pesquisa de clima  que facilita a identificação de pontos de melhoria internas, e pesquisas pulse para ouvir opiniões sobre uma ação ou prática específica. 

Tudo isso contribui para gerir cada etapa da jornada do colaborador de forma mais eficiente, e a Mereo oferece todas essas soluções e muito para impulsionar a performance e resultados do seu time e organização. 

pesquisa de clima

Conclusão 

Em suma, a jornada do colaborador é uma estratégia de gestão indispensável para garantir a atração e retenção de talentos, além do melhor desempenho e desenvolvimento das pessoas que impacta diretamente nos resultados do negócio. 

Esperamos que este artigo tenha te ajudo a entender todas as etapas da jornada do colaborador para construí-la de forma eficaz.  

Artigos relacionados

Faça parte da nossa comunidade e receba conteúdos valiosos no seu e-mail.

     

    Solicite agora uma demonstração.

    Preencha os campos ao lado para agendar uma demonstração da nossa plataforma.