Metas SMART: O que são? Quais as vantagens? Como aplicar na prática?

Ana Lima | 9 de dezembro de 2022

As Metas SMART são definidas com base em 5 critérios: S (Específica), M (Mensurável), A (Atingível), R (Relevante) e T (Temporal). É uma estratégia que facilita a fixação de objetivos inteligentes.

A definição de metas pode aparentar ser uma tarefa fácil, porém exige muita observação, estudo e planejamento. Somente assim é possível aumentar a produtividade da equipe e melhorar as estratégias organizacionais.

Para te ajudar nessa tarefa, as metas SMART podem ser uma grande aliada. Elas permitem com que os esforços sejam direcionados para as ações certas.

Neste artigo, vamos falar sobre as metas SMART, sua importância, os benefícios para a Gestão de Performance e como aplicá-las corretamente.

Continue a leitura!

Neste conteúdo você encontra:

  • O que são Metas SMART?
  • 3 vantagens de aplicar o método das Metas SMART
  • Como ter mais resultados com a metodologia?
  • Comece hoje mesmo a utilizar as metas SMART
  • Software para gestão de metas

O que são Metas SMART?

O método das Metas SMART é uma maneira eficaz e inteligente de definir metas para a organização. Isso quer dizer que elas envolvem objetivos claros e específicos para o que se deseja atingir.

Além disso, elas também englobam aspectos relacionados a prazos, envolvimento da equipe, mensuração de resultados e mais. Tudo isso gera um impacto direto na performance de pessoas da empresa.

Para ficar mais claro, na prática as Metas SMART funcionam como checklists. Isso porque cada meta é devidamente analisada em relação aos resultados que se esperam atingir.

Cada letra da palavra SMART configura uma característica desse método de definição de metas. Saiba agora o significado e alguns exemplos sobre cada letra da sigla!

metas

S = Específica (Specific)

É importante que a meta estabelecida seja clara e de fácil entendimento para todos os colaboradores, por isso toda meta deve ser específica.

Quanto mais detalhe, melhor. Ela não pode ser genérica e abrangente demais.

Para te ajudar a definir uma meta inteligente e específica, responda as seguintes perguntas:

  • O que pretende atingir com essa meta?
  • Quem são as pessoas envolvidas?
  • Quais recursos são essenciais para que ela seja atingida?

Veja agora exemplos práticos de como responder essas perguntas e como as metas podem ser mais específicas.

  • Quero aumentar meu lucro em 15%.
  • As pessoas responsáveis por essa meta fazem parte da equipe de vendas.
  • Ela é importante porque vai eliminar do estoque os produtos que estão próximo da data de validade.

M = Mensurável (Measurable)

Toda meta também deve ser mensurável, ou seja, ela precisa ser capaz de ser medida.

É fundamental haver a possibilidade de medir os resultados e acompanhar o progresso da meta estabelecida. Afinal, não faz sentido elaborar um plano de ação se não será possível avaliar se ele vem sendo cumprido.

As metas SMART se relacionam muito com KPIs, que são indicadores de desempenho responsáveis por medir os resultados dos objetivos propostos. Assim, é possível acompanhar o desempenho de todas as ações que levaram o alcance (ou não) da meta.

As perguntas a serem respondidas para a definição de metas mensuráveis são:

  • Qual o resultado esperado?
  • Em quanto tempo ele será alcançado?

Na prática, os exemplos podem ser:

  • O resultado esperado é um aumento de 15% das vendas físicas.
  • O tempo para alcançar a meta será de 1 mês.

Dessa maneira, os objetivos podem ser mensurados e, então, fornecer informações valiosas para melhorar a gestão do tempo e dos resultados.

A = Atingível (Attainable)

Uma meta que não é atingível é somente um sonho distante da realidade. Todo objetivo estabelecido deve ser possível de ser alcançável, pois caso contrário não é inteligente.

Toda meta precisa ser viável, mas isso não quer dizer que ela não deve ser desafiadora. Ela precisa ser realizável, mas também ser capaz de motivar os colaboradores a trabalharem com dedicação e empenho para que ela seja atingida.

Com a estratégia correta e ações bem definidas, o caminho para definir uma meta atingível se torna muito mais simples.

As questões a serem respondidas aqui são:

  • Com base na realidade e recursos disponíveis, a meta é possível de ser atingida?
  • Os colaboradores concordam com a meta estabelecida? De acordo com eles, ela pode ser alcançada?

R = Relevante (Relevant)

Uma meta também precisa ser relevante, isso quer dizer que ela precisa fazer sentido para a realidade do negócio e para os colaboradores. Isso faz com que o alvo estabelecido não gere desânimo e desinteresse na equipe e até mesmo aumente a rotatividade dentro da empresa.

Pensando nisso, cada meta deve ser relevante e ter um impacto direto sobre o negócio para que todos estejam engajados para conquistá-la.

Reflita sobre as seguintes questões para definir uma meta relevante:

  • Qual impacto essa meta gera?
  • Ela é acolhida pelos colaboradores?
  • Existem outras prioridades que podem ser afetadas por essa meta?

T = Temporal (Time based)

Ter um prazo para começar e terminar é fundamental para que as metas sejam cumpridas, já que o intuito é facilitar a análise dos resultados e o alinhamento da equipe.

Quando não há um prazo de tempo pré-estabelecido, a realização das metas fica indefinida e a equipe perde o foco.

Por isso, quando for definir suas metas pelo método SMART é necessário deixar claro o período em que as ações devem ser executadas. Podem ser dias, semanas, meses ou anos.

Agora que já falamos sobre cada letra da sigla SMART, daremos um exemplo para ficar claro como uma meta deve ser definida seguindo todos os critérios do método.

Exemplo: A equipe de vendas será responsável por aumentar 15% das vendas físicas em 1 mês, com o objetivo de eliminar os produtos que estão próximos da data de validade no estoque.

3 vantagens de aplicar o método das Metas SMART

Agora que você já entendeu todas as características da metodologia das Metas SMART, saiba os principais benefícios de aplicá-la nas empresas!

1. Aumento da produtividade

Um dos benefícios mais relevantes da aplicação das Metas SMART está relacionado à produtividade dos colaboradores. Isso porque quando a equipe sabe com clareza quais são os alvos estabelecidos e o que se espera de cada um, as pessoas tendem a trabalhar com mais afinco e dedicação.  

Vale destacar que um dos grandes fatores para manter uma equipe produtiva, engajada e ainda conseguir mensurar seu desempenho é por meio de avaliações realizadas com base nas metas inteligentes.

2. Mais de foco

A fixação de metas inteligentes garante mais foco nas tarefas certas e produtivas. Dessa forma, os colaboradores conseguem concentrar seus esforços em atividades que verdadeiramente têm relevância para o negócio.

Além disso, existem menos dispersões, atritos e retrabalhos entre a equipe.

3. Maior facilidade para a aplicação de feedbacks

Quando a empresa possui metas bem traçadas, fica mais fácil para o próprio líder aplicar feedbacks mais assertivos.

Visto que ele contará com dados concretos relacionados ao desempenho do seu time em função do objetivo traçado.

Como ter mais resultados com a metodologia?

Gerar mais e melhores resultados é uma busca contínua, não é mesmo? Independente da especificidade da meta, obter sucesso é o que todo líder procura e almeja para sua equipe.

E para isso, as metas SMART funcionam como uma ferramenta preciosa à serviço dos resultados. Mas não basta simplesmente introduzir essa metodologia e deixar que o time supere desafios e obstáculos sozinho.

Cabe a você, líder, utilizar também a gestão de metas e acompanhar o passo a passo dessa empreitada, mantendo toda a equipe envolvida. Ela pode ser realizada por meio de avaliações precisas e contínuas. Somente assim o negócio chegará a resultados exponenciais.

Comece hoje mesmo a utilizar as metas SMART!

Chegou o momento de interpretar as Metas SMART e transformar a performance da sua organização.

Para isso, utilize o questionário abaixo sempre que precisar definir metas inteligentes e claras para sua equipe.

– Já definiu, de forma detalhada, as ações que devem ser praticadas pelos colaboradores?

– Qual o escopo da tarefa que você definiu? Como saber quando ela estará concretizada?

– Essa tarefa é perfeitamente atingível por sua equipe ou depende de mais variáveis? Caso dependa, mapeie quais são elas?

– A tarefa é suficientemente relevante para você e os demais envolvidos, ou será apenas mais uma que deverão cumprir sob a pena de advertências?

– Qual a estimativa de tempo para a entrega dessa tarefa?

A partir disso, é possível garantir todas as vantagens da aplicação da metodologia SMART na sua empresa.

Software de gestão de metas

Definir as metas certas é essencial para o sucesso de um negócio, mas além disso é muito importante fazer a gestão e o acompanhamento dos objetivos estabelecidos para garantir a efetividade do processo.

Para isso, um software pode te ajudar muito a garantir a agilidade e assertividade da gestão de metas. A Mereo possui um módulo exclusivo para isso, acesse nosso site e conheça mais sobre nosso produto.

metas

Conclusão

Portanto, o método das Metas SMART ajuda o líder a definir objetivos mais claros e relevantes, focar no que realmente é essencial e definir uma estratégia específica com prazos delimitados.

Para te ajudar a planejar melhor as ações e atividades do seu time, temos uma planilha gratuita sobre Plano de Ação para tornar o seu planejamento ainda mais eficiente e organizado. Baixe agora!


Artigos relacionados

Faça parte da nossa comunidade e receba conteúdos valiosos no seu e-mail.

     

    Solicite agora uma demonstração.

    Preencha os campos ao lado para agendar uma demonstração da nossa plataforma.