metas smart

6 de outubro de 2020

Metas SMART: O que são? Quais as vantagens? Como aplicar na prática?

As Metas SMART é uma metodologia que auxilia as empresas na definição de metas inteligentes. Sua sigla foi baseada em 5 fatores para conseguir alcançar seus objetivos estratégicos: S (Específica), M (Mensurável), A (Atingível), R (Relevante) e T (Temporal).

Definir metas pode aparentar ser uma tarefa fácil. Entretanto, demandam muita observação, estudo e planejamento. Assim, é possível aumentar a produtividade dos colaboradores, melhorar as estratégias e alinhar com os objetivos para elevar os resultados organizacionais.

Por isto, vamos discutir neste post o que são as SMART, sua importância, os benefícios que as metas podem fornecer para a Gestão de Performance da sua empresa e como aplica-la corretamente. Confira agora!

O que são as Metas SMART?

As Metas SMART é uma ferramenta que auxilia na definição de metas inteligentes. Ou seja, sua característica envolve estabelecer objetivos claros e específicos para o que se deseja atingir.

Além disto, engloba aspectos como prazos e uma equipe que será envolvida, com a finalidade de impactar na performance de pessoas dentro da empresa.

Na prática, as Metas SMART são como checklists. Isso porque, cada meta é devidamente verificada e avaliada em relação aos resultados que se pretende atingir.

Qual o significado e o conceito da sigla SMART?

O conceito SMART representa o método mais eficiente para a criação de metas e definição de objetivos. Saiba agora o significado e alguns exemplos sobre cada letra desta sigla:

S = Específica (Specific)

É necessário realizar a avaliação de os objetivos claros e específicos para suas metas organizacionais terem alto impacto (e não genéricos, como ‘conquistar mais clientes’ e ‘aumentar a margem de lucro’).

Exemplo: aumentar o número de cadastros feitos por meio do site em 10%. Desta forma, ter um plano de ação eficiente pode auxiliar no alcance dos resultados esperados.

Para definir uma meta como específica, é necessário responder a algumas perguntas que levam a uma reflexão e análise sobre onde se deve chegar. Como:

  • O que alcançar com essa meta?
  • Quem são os responsáveis por ela?
  • Onde acontecerá as ações para realizá-la?
  • Como conquistá-la?
  • Por que ela é importante e deve ser cumprida?

Veja agora exemplos práticos de como responder estas perguntas e, consequentemente, ser mais específico:

  • Quero aumentar meu lucro em 15%
  • Os responsáveis pela meta é a equipe de vendas
  • Será realizada na franquia de Belo Horizonte
  • A conquista é por promoções dos produtos com prazo de validade próximo
  • Ela é importante por retirar do estoque os produtos que estão expirando

Após todas estas etapas, a meta se torna muito mais específica, facilitando o atingimento dos objetivos para os colaboradores envolvidos.

M = Mensurável (Measurable)

Uma meta inteligente tem que ser capaz de ser medida, pois o que não se mede, não existe dentro de qualquer estratégia. Por isso, é crucial que a meta seja mensurável e avaliada a partir de KPI’s. Assim, é possível acompanhar o desempenho de todas as ações que levaram ao alcance (ou não) de uma meta.

As perguntas a serem respondidas são:

  • Qual resultado é esperado?
  • Em quanto tempo será alcançado?

Na prática, os exemplos podem ser:

  • Resultado esperado é de um aumento de 15% das vendas físicas
  • Tempo para alcançar a meta será de 1 mês

Desta maneira, os objetivos podem ser mensurados e, então, fornecer informações valiosas para melhorar a gestão do tempo e dos resultados.

A = Atingível (Attainable)

Outro detalhe é que se uma meta não for alcançável, ela não é inteligente. Levando em conta que sempre será baseado na realidade da empresa e do mercado atual.

Esta etapa é fundamental, pois influencia direto na motivação dos colaboradores e pode gerar uma frustração se não conseguir ser atingida. Com a estratégia correta e ações bem definidas, o caminho se torna muito mais preciso.

As questões a serem respondidas aqui são:

  • Com base no histórico e com ponto de vista financeiro, a meta é possível de se realizar?
  • A partir da opinião dos colaboradores e da estrutura, é possível atingir os objetivos?

Neste caso, é feito uma análise para entender se o número esperado é realizável no prazo de tempo determinado e, assim, desdobrar as metas e objetivos para avaliar o que pode ser atingido, de fato.

R = Relevante (Relevant)

Para ser relevante, tem que fazer sentido tanto para gestores quanto para a equipe. Isso faz com que esta meta não gere desmotivação, desinteresse ou até mesmo aumente a rotatividade dentro da empresa. Pensando nisto, cada meta deve ser relevante e ter um responsável para alcançá-la.

Toda meta deve causar um impacto sobre os negócios, seja conseguir vender todo o estoque dos produtos promocionais ou elevar as vendas em 15% no período de tempo estabelecido. Sua relevância precisa causar um efeito direto.

T = Temporal (Time based)

Ter um prazo para começar e terminar é fundamental para que estas metas sejam cumpridas, já que tem o intuito de facilitar a análise dos resultados e o alinhamento da equipe. Se não tem um prazo de tempo pré-estabelecido, a realização das metas fica indefinida.

Por isso, quando for escrever a meta com o método SMART é necessário informar sobre o período que será executado as ações de todas as metas.

3 vantagens de aplicar as Metas SMART nas empresas

Agora que você entendeu todas as características desta metodologia, saiba os principais benefícios de aplica-la nas empresas!

1. Aumento da produtividade

O primeiro benefício e, talvez o mais importante, da aplicação das metas SMART é certamente na produtividade como um todo. Isso porque, quando a equipe conhece os motivos nos quais aquela meta foi destacada, eles a entendem com clareza. Além de acreditarem naquilo que deve ser alcançado.

Vale destacar que um dos maiores fatores para manter uma equipe produtiva, engajada e ainda conseguir mensurar seu desempenho é por avaliações, realizadas a partir das metas inteligentes.

2. Garantia de foco

Com as SMART, apenas os colaboradores que efetivamente podem contribuir para o atingimento da meta são convocados e delegados. Desta maneira, evita que toda a empresa permaneça focada em apenas uma atividade, levando a atritos e dispersões.

3. Maior facilidade para a aplicação de feedbacks

Quando temos metas bem traçadas, fica mais fácil para o próprio gestor praticar o feedback. Uma vez que ele contará com dados concretos relacionados ao desempenho do seu time em função do objetivo proposto. Isso porque, todo o time precisa estar alinhado e focado nos resultados como um todo.

Como gerar mais e ter melhores resultados?

Gerar mais e melhores resultados é uma busca contínua, não é mesmo? Independente da especificidade da meta, obter sucesso é o que todo gestor procura, além do crescimento organizacional.

E para isso, as metas SMART funcionam como uma ferramenta preciosa a serviço dos resultados. Mas não basta simplesmente introduzir essa metodologia e deixar que o seu time supere desafios e obstáculos.

Cabe a você, utilizar também a gestão de metas e acompanhar o passo a passo dessa empreitada, mantendo toda a equipe envolvida. E isso pode ser realizado por meio de avaliações precisas e contínuas. Somente assim, você chegará aos resultados que sua empresa deseja.

Comece hoje mesmo a utilizar as metas SMART!

Chegou o momento de você interpretar a metodologia SMART e transformar os índices da sua empresa. Para isso, use sem moderação o questionário abaixo, sempre que precisar definir metas com mais clareza e assertividade:

– Já definiu o que deve ser feito pela sua equipe?

– Qual o escopo da tarefa que você definiu? Como saber quando ela estará concretizada?

– Essa tarefa é perfeitamente atingível por sua equipe ou depende de mais variáveis? Caso dependa, pode mapear quais são elas?

– A tarefa é suficientemente relevante para você e os demais envolvidos, ou será apenas mais uma que deverão cumprir sob a pena de advertências?

– Qual a estimativa dessa tarefa?

Metas_SMART

A partir disto, é possível garantir todas as vantagens de aplicar as metas SMART na sua empresa.

Em conclusão, a metodologia SMART ajuda na identificação das prioridades, permite focar no que é relevante, definir uma estratégia específica, dando prazos para concluir o que foi proposto.

Contudo, com esta ferramenta você consegue administrar muito melhor sua rotina de trabalho, cumprindo na prática tudo que foi planejado. Conte com a Mereo para ajudá-lo a compreender quais os rumos a sua gestão deve tomar para atingir resultados melhores e mais expressivos.

Por fim, gostaríamos de te oferecer uma planilha gratuita sobre Plano de Ação para você tornar o seu planejamento ainda mais eficiente e também organizar todas as tarefas do seu projeto. Baixe agora!

Gostou desse artigo? Compartilhe.