13 de outubro de 2020

PLR: O que é? Como funciona a Participação nos Lucros e Resultados?

PLR é uma sigla que significa Participação nos Lucros e Resultados e, fornece benefícios monetários como um instrumento de negociação entre a empresa e os colaboradores a partir dos lucros obtidos.

Por ser um tipo de Incentivo, adota o reconhecimento e recompensa para elevar a produtividade e os resultados da organização. Em função disso, utilizar um tipo de Remuneração Variável nas empresas fornecem diversas vantagens a todos os envolvidos.

Em síntese, saiba ao longo deste post o que é PLR, como funciona o programa de participação nos lucros e resultados e como retém talentos e elevar a motivação na sua empresa. Boa leitura!

O que é PLR?

O conceito de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) é aplicado dentro da gestão de Incentivos de Curto Prazo nas empresas. Este tipo de Bonificação é direcionado para alguns setores específicos. Alguns exemplos são as áreas mais técnicas, o administrativo, o operacional e até mesmo para supervisores.

Visto que é um tipo de remuneração variável de curto prazo, pode acontecer mensalmente ou anualmente. Entretanto, é necessário ter um planejamento entre a empresa e os colaboradores para alinhar todas as expectativas.

Além disso, este tipo de remuneração não pode substituir o salário fixo, já que depende do lucro da empresa naquele ano. Inclusive, a PLR não está sujeita a tributação de Imposto de Renda.

A partir da Lei 10.101/2000, é regulamentado a participação dos colaboradores em programas nos lucros e resultados da empresa. Isto significa, que é como um instrumento que integra o capital e o trabalho, incentivando a alta produtividade.

Como funciona o programa de PLR nas empresas?

Para implementar esta estratégia de recompensa nas empresas é necessário ter uma regulamentação legal, prevista no artigo 7º, inciso XI da Constituição Federal de 1988. Em soma deve conter um sistema de pagamento até uma forma de remuneração.

Sua implementação não é obrigatória, mas deve se ter um acordo coletivo para que este programa de bonificação seja validado. Inclusive, deve ser elegível para todos os funcionários e todos devem receber o bônus. Outro ponto importante é que deve ser negociado com o sindicato e com uma comissão interna para os colaboradores.

Na prática, a PLR pode funcionar com o estabelecimento de metas para serem atingidas até o final do ano. Neste caso, os resultados são divididos em percentuais para os funcionários, mas se a meta não for atingida, ninguém ganha o bônus.

Outra forma é por criação de metas individuais de acordo com a atividade exercida, com indicadores em cada área para mensurar o desempenho. E, a bonificação é referente à porcentagem da meta alcançada. Exemplo: se atingir 100%, recebe essa quantidade na PLR, se caso atingir 80% é este valor também.

Vantagens da participação nos lucros e resultados

Implementar um programa de Participação nos Lucros e Resultados traz diversas vantagens competitivas, para os colaboradores e até mesmo para elevar os resultados da empresa. Então, confira só:

  • Aumento da motivação e engajamento dos colaboradores;
  • Maior comprometimento com as metas organizacionais estabelecidas;
  • Os valores do bônus são isentos de encargos trabalhistas;
  • Melhorias no clima organizacional e criação de um vínculo mais forte entre empresa e funcionário;
  • Maior retenção e atração de talentos;
  • Aumento da performance e desempenho para entregar melhores resultados;
  • Desenvolvimento contínuo dos colaboradores em relação às habilidades e conhecimentos;
  • A remuneração variável é equivalente aos lucros.

Contudo, um dos fatores mais importantes para a implementação deste sistema é pelo incentivo da produtividade e, sucessivamente, elevar os resultados da empresa. Neste sentido, o aumento da lucratividade deve ser linear ao aumento do bônus do empregado.

Como calcular a participação nos lucros e resultados (PLR)?

Para ser elegível, é necessário que a empresa estabeleça critérios claros e objetivos, evidenciando que todos os colaboradores tenham seus direitos. Além de divulgar as regras de participação.

Os pagamentos acontecem de duas formas: semestral ou anual. Sendo o anual o mais utilizado hoje em dia pelas companhias. Caso o pagamento seja semestral, as parcelas ocorrem uma vez a cada semestre, já os pagamentos anuais podem ser pagos nos primeiros meses do próximo ano.

Enfim, como o cálculo da PLR é variável, os valores refletem tanto na lucratividade da empresa quanto nas metas atingidas. Estas metas podem ser para toda a empresa, por setor ou até individuais. Por conta disto, cada colaborador pode receber um valor por alcançar a determinada porcentagem de seus objetivos.

Como implementar um programa de PLR?

Primeiramente, é necessário estabelecer um planejamento para envolver todos os colaboradores desde a parte do desenvolvimento das metas até a parte mais estratégica.

Entretanto, é necessário que as metas sejam possíveis de serem alcançadas, para trazer bons resultados e manter os funcionários motivados.

Após definir todas as metas individuais e coletivas, é crucial verificar a frequência de acompanhamento de todos os objetivos, para não haver conflitos na verificação dos resultados. Uma ferramenta utilizada neste processo é o BSC, que auxilia no acompanhamento do desempenho.

Conclusão

Cada programa de Participação nos Lucros e Resultados pode ser customizado de acordo com as necessidades e estratégias escolhidas pela organização. Para escolher a melhor forma de reconhecer e recompensar os colaboradores é preciso entender o caminho correto para se seguir.

Por isso, a análise de negócio é interessante para compreender melhor sobre todas as formas de remuneração variável existentes. Além de entender melhor sobre as leis envolvidas na implementação de incentivos de curto prazo.

Em conclusão, gostaríamos de recomendar uma que você baixe nossa planilha gratuita sobre Metas SMART. Com este material, sua estratégia terá objetivos mais claros e específicos para que seus colaboradores alcance os melhores resultados.

Gostou desse artigo? Compartilhe.