revisão_de_metas_capa_mereo

16 de julho de 2021

Revisão das Metas: o que é, a importância e como fazer

Planejar metas faz parte de toda empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. É por meio das metas que a organização alcança os seus objetivos. Entretanto, fazer a revisão das metas também é necessário.  

Sua empresa tem o costume de revisar as metas? Neste artigo vamos mostrar o que é essa prática, a sua importância e como fazer. Continue lendo! 
 

O que é a revisão das metas 

Realizar as metas definidas em um planejamento estratégico é comum no nosso dia a dia. Entretanto, a fase de Revisão das Metas vem com o objetivo de evitar possíveis erros no fechamento das metas. 

O sucesso dos negócios está relacionado também a sua revisão e atualização. O processo de revisão analisa os valores, objetivos e todos os envolvidos. Ou seja, o propósito é analisar se todas as metas têm o alinhamento estratégico

Para estar bem colocado no mundo corporativo é necessário revisar suas metas dentro da cultura organizacional. Dessa forma, demonstra a posição da empresa diante a sociedade e agrega valor ao seu serviço ou produto.  

A importância da revisão de metas 

Quando a organização tem o costume de revisar suas metas as suas chances de alcançar seus objetivos estratégicos são bem maiores. Assim como, se torna mais fácil corrigir erros durante o trajeto quando acompanhamos os indicadores de metas.  

Da mesma maneira que podemos achar erros durante a revisão, podemos notar quando uma meta é alcançada antes do previsto. Dessa maneira, podemos estabelecer novas atividades e metas também.  

Porém, para que consiga fazer uma boa revisão de metas, a empresa precisa estar disposta a alterar seus planos. Caso necessário, a flexibilidade é uma característica importante nesse processo.  

Como funciona a revisão das metas

O desempenho é muito importante para o mercado, mas também é primordial para revisão de metas. É por meio desse desempenho que podemos avaliar se as metas estão sendo cumpridas ou se precisam de alguma alteração para o sucesso. 

São os indicadores de desempenho (KPI) que são usados como suporte na etapa de revisar metas. Pois, é possível avaliar se a equipe está alinhada, em busca do mesmo propósito, para atingir as metas e motivar o time.  

Se for necessário mudar a estratégia para atingir uma determinada meta, é fundamental executar algum plano de ação que ajude esse processo.  

A revisão das metas deve ser realizada pelo menos uma vez por ano, mas é aconselhável fazer semestralmente. Por isso, é primordial que o planejamento estratégico seja atualizado anualmente, para mensurar o progresso da organização.  

5 passos para fazer uma revisão das metas assertiva  

1. Analisar 

Nesse primeiro passo é necessário analisar e avaliar os resultados alcançados até determinado período. As metas foram alcançadas antes da data final?  

Então, esse é o momento de aumentar a meta. Caso contrário, é preciso identificar o motivo e até mesmo fazer mudanças na meta.  

2. Comunicar 

Após analisar os resultados, é necessário comunicar todo o time sobre o ciclo de avaliação de desempenho. Para que os colaboradores entendam e estejam alinhados a isso. Assim, é possível que as pessoas entendam o seu propósito dentro da organização.  

3. Treinar  

Esse passo serve em momentos que é necessário de um treinamento para que as metas sejam atingidas com sucesso. Nessa etapa, o líder precisa estar capacitado para conduzir o feedback bem estruturado para cada pessoa do time, para que entendam as mudanças necessárias. 

4. Acompanhar  

Durante o processo de revisão de metas é necessário mais que um gestor capacitado, pois é necessário de aprovação para a mudança das metas. Nesse passo, é importante ter uma figura de Business Partner que acompanhe o processo.  

5. Mensurar  

O último passo na Revisão das Metas é garantir que as metas gerais e de cada colaborador continuem fazendo sentido com o decorrer do tempo. Por isso, é importante mensurar e observar alterações necessárias. 
 

Existem algumas ferramentas que auxiliam na revisão das metas, a técnica dos 5 porquês é uma delas. Já que para chegar na causa raiz de um problema que está impedindo no alcance das metas, é primordial perguntar o porquê.  

Enfim, a revisão de metas explora o andamento das metas estabelecidas no planejamento estratégico, a fim de que mantenha toda atualizadas e alinhadas.  

Agora que você já entendeu o que é a revisão das metas e como fazer de maneira assertiva, que tal começar a rever os processos dentro da sua organização? 

Para tornar sua revisão ainda mais eficiente e organizada, baixe agora a nossa planilha grátis sobre plano de ação para te auxiliar nesse processo! 

Gostou desse artigo? Compartilhe.