Revisão de metas: o que é, a importância e como fazer na prática

Letícia Sudan | 3 de dezembro de 2021

A revisão de metas é um processo muito importante dentro das empresas. Isso se deve pelo fato de que o plano de metas está em constante adaptação. Além disto, é por meio das metas que a organização garante que está alcançando os objetivos.

revisao_de_metas

Suas metas ainda fazem sentido? Você considera que as metas estabelecidas no começo do ano estão ajudando no resultado da sua empresa? Se você respondeu não para algumas destas perguntas, é importante saber mais sobre a fase da revisão de metas.

Esse processo é uma das últimas etapas dentro da gestão de metas. E essa manutenção da estratégia de metas é realizada ao longo do tempo para identificar pontos de melhoria e corrigir o que for necessário para se ter os resultados esperados.

Sua empresa tem o costume de fazer a revisão de metas? Neste artigo vamos mostrar o que é essa prática, a sua importância e como fazer. Assim, você manterá sua estratégia sempre alinhada com seus objetivos e de acordo com a situação atual do seu negócio. Continue lendo!

O que é revisão de metas

Revisão de metas, ou também conhecido por revisão das metas, é uma fase que acontece dentro do planejamento de metas e tem o objetivo garantir que todas as metas dos colaboradores ainda façam sentido com o passar do ano, abrangendo qualquer alteração de rumo que pode acontecer nesse período.

Durante o acompanhamento de metas e resultados, se identifica gargalos, se faz análise de desvios e oportunidades que podem ser mais bem aproveitadas com uma ação de contramedida. E é nessa hora que entra a revisão de metas.  

Não obrigatoriamente é feito alterações no plano de metas estabelecido no início do ano. Mas, é muito importante que os gestores das áreas façam essa verificação e analisem também o atingimento das metas até o momento, em conjunto com cada colaborador.

E, após finalizar essa etapa, é necessário definir os indicadores de desempenho que irão fazer parte das novas metas que foram alteradas. Inclusive, categorize-os conforme o motivo da mudança, justificando cada ação.

Desta forma, os gestores terão os dados necessários para entender se a empresa está por um momento de reestruturação que justifique as mudanças, ou se as metas não foram bem estabelecidas ou qualquer outra informação valiosa que possibilitará elaborar melhor o próximo ciclo.

A importância da revisão de metas

A revisão de metas acontece por vários motivos, acontecendo quando são mal feitas, por serem muito abstratas, quando ocorre mudanças na equipe ou no mercado. E é por isso que a revisão de metas se torna essencial na empresa.

Quando a organização revisa suas metas, as chances de alcançar os seus objetivos estratégicos são muito maiores. Além disto, também se torna mais fácil corrigir e evitar erros durante o trajeto.

Porém, para fazer uma boa revisão de metas, a empresa precisa estar disposta a possíveis alterações no seu planejamento estratégico. Nesse sentido, a flexibilidade é uma característica importante nesse processo, já que é provável de haver mudanças durante todo o percurso.

O sucesso dos negócios está relacionado com a atualização de seus processos e na análise das estratégias, principalmente na revisão de metas, da qual tem influência direta nos resultados da empresa. Inclusive, a revisão também ajuda a identificar se todas as metas estão alinhadas com a estratégia da empresa. 

Por isto, compreenda o contexto e a necessidade de adaptar a meta. Contudo, tenha em mente o objetivo da sua empresa e a importância de cada meta no alcance desse objetivo específico.

Como funciona a revisão de metas nas empresas

Normalmente, a revisão de metas acontece durante o ciclo de avaliação de desempenho ou no planejamento do próximo. A partir dessa análise do desempenho, é possível entender se as metas estão sendo alcançadas, sendo realizadas como o esperado se se precisam de alteração.

Com a ajuda dos indicadores de desempenho, é avaliado se os colaboradores estão de fato alinhados com o objetivo e buscando o mesmo propósito. E, quando for necessário mudar a estratégia para atingir uma meta, é crucial executar um plano de ação.

O mínimo é que a revisão de metas seja realizada pelo menos anualmente, mas o melhor seria fazer a cada semestre ou trimestre. Assim, você conseguirá mensurar o progresso e os resultados da sua organização com muito mais facilidade.

Durante a fase de revisão, identifique se as metas ainda fazem sentido diante do cenário atual da empresa. Se não fizerem mais sentido, faça as mudanças necessárias de acordo com os objetivos que se quer atingir.

Mas lembre-se: toda mudança será submetida a um fluxo de aprovação com a justificativa dos motivos. Isso ajuda a evitar que a meta seja alterada apenas para facilitar o seu alcance.

Passos para fazer uma revisão de metas assertiva

Para ilustrar melhor, separamos alguns passos para implementar e realizar a revisão de metas, desde seu planejamento até sua execução. Confira só:

O primeiro passo é feito a análise e avaliação dos resultados alcançados até um determinado período. Nesse caso, as metas já foram alcançadas antes da data final? As metas ainda fazem sentido nesse momento atual da empresa?

Então, esse é o momento de revisar a meta. Caso contrário, é preciso identificar o motivo e fazer mudanças necessárias na meta, além de definir os novos indicadores.

Em conjunto com o time, é proposto as novas metas que fazem mais sentido para o momento atual da empresa e dos membros da equipe. Contudo, essa etapa depende do motivo que se está fazendo a alteração das metas.

Por último, é importante manter uma boa comunicação com os colaboradores sobre o ciclo de avaliação de desempenho. Para que as pessoas entendam e estejam alinhados a isso. 

Inclusive, deixe claro desde o começo sobre o objetivo de todas as etapas do ciclo. Não deixe espaço para dúvidas futuras, pois isso pode atrapalhar o atingimento das metas e também na motivação para cumprir o que foi estabelecido.

Enfim, a revisão de metas explora o andamento das metas estabelecidas no planejamento, a fim de que mantenha toda elas atualizadas e alinhadas com os objetivos atuais da empresa.

Oficialize esse momento no decorrer do seu ciclo de avaliação, para que você possa se reunir com seus colaboradores, reverem suas metas, planejarem em conjunto o resto do ano e evitarem possíveis injustiças no fechamento de todas as metas.

Agora que você já entendeu o que é a revisão das metas e como fazer de maneira assertiva, que tal começar a rever os processos dentro da sua organização?

E, para te ajudar a medir, acompanhar e engajar a sua equipe, recomendamos nosso e-book gratuito sobre gestão de metas. Com esse guia, você garantirá o sucesso em sua estratégia de metas. Baixe agora!

Posts relacionados

Quer receber nossos conteúdos diretamente no seu e-mail?

Assine a nossa newsletter para receber os melhores conteúdos. Faça parte da nossa comunidade!