o_que_e_saas

29 de setembro de 2020

Software as a Service: o que é SaaS? Vantagens? Como implementar?

O Software as a Service se tornou uma tendência e o novo modelo de negócios, principalmente por ser uma tecnologia de armazenamento de serviços na nuvem. Ou seja, são plataformas como Netflix, Google Drive e Spotify, inclusive a Mereo também é considerada uma SaaS.

Este tipo de tecnologia tem conquistado cada vez mais espaço no mundo corporativo, principalmente por trazer diversos benefícios para a Gestão Empresarial. Utilizar softwares impulsiona o crescimento de todos os segmentos de uma empresa, além de trazer maior agilidade e automatização para as tarefas burocráticas.

Explicamos ao longo deste artigo o que é SaaS, seus benefícios e a importância de implementar o Software as a Service dentro das empresas. Confira!

O que é SaaS?

SaaS, ou Software as a Service é um termo em inglês para Software como Serviço. Com este tipo de tecnologia, as pessoas conseguem se conectar em plataformas ou aplicativos diretamente pela internet, sem precisar de instalação ou equipamentos específicos para começar a utilizá-la.

Por ser um sistema vendido como um produto, pode atender desde rotinas pessoais até profissionais. Além disso, as empresas podem ter um sistema de gestão na nuvem que proporciona soluções customizáveis para cada necessidade do negócio com um SaaS.

Contudo, o serviço também pode ser acessado em diversos tipos de dispositivos diferentes, pagando apenas pelo modelo de assinatura escolhido. Pode também atender vários objetivos, como:

  • sistemas ERP que permite uma gestão integrada;
  • ter uma gestão de operações mais eficiente;
  • sistemas CRM, que é voltado para a gestão dos clientes.

Como funciona um Software como Serviço?

Pelo fato do acesso às informações e dos processos serem feitos online, o gerenciamento de rotina se torna muito mais prático com um SaaS. Inclusive, essa solução pode apresentar uma Interface de Programação de Aplicações (API’s), que faz integração com softwares externos.

Ter um Software as a Service ajuda as empresas que não tem muito espaço físico para o armazenamento de informações e servidores. Como tudo é virtual, a contratação deste serviço também é e, o pagamento é pelo pacote ou versão escolhida.

Ter uma plataforma SaaS traz muito mais disponibilidade para a empresa, por apresentar um alto nível de Service Level Agreement (SLA), cerca de 99%. Isto é possível pelo fato do fornecedor ser o responsável por manter o sistema funcionando. Além disto, traz maior acessibilidade para a rotina de trabalho, já que pode acessar a conta onde e quando quiser.

Quais as vantagens de utilizar um SaaS?

Utilizar sistemas como o SaaS traz diversos benefícios para as empresas, independentemente do nicho e porte. Saiba agora as principais vantagens de ter um Software as a Service:

Redução de custos

Alguns custos como aquisição de licenças ou de manutenção de equipamentos são inexistentes. Pois, com o SaaS, o pagamento é apenas da assinatura do serviço e não como se fosse uma mercadoria. Ou seja, tem uma melhor gestão dos custos, inclusive como diferencial competitivo.

A redução de custos não é só de recursos monetários, mas também físicos. Como a dispensabilidade de ter uma equipe de infraestrutura complexa. Afinal, o sistema é acessado remotamente. Além das peças de hardware, que ocupa muito espaço por precisar de sistemas de climatização para maior conservação.

Segurança de dados e novas versões

O SaaS realiza atualizações constantes para fortalecer a segurança das informações. Com isso, é dispensável comprar novas versões do mesmo produto, pois as correções e melhorias são feitas sempre pelo programa.

Este tipo de sistema auxilia ainda mais na gestão da qualidade, por sua constante evolução. Outra vantagem é por não perder seus dados, já que tudo fica armazenado na nuvem.

Mobilidade de uso

Por ser um programa virtual, uma solução SaaS pode ser acessada de qualquer lugar e a qualquer momento. Basta ser sinal de internet para obter as informações desejadas, ou também, realizar algum procedimento. Além disso, podem ser visualizados por meio de qualquer dispositivo, seja móvel ou por um computador.

Soluções customizáveis

Um Software como Serviço é personalizável de acordo com as suas necessidades e seu nível de uso. Portanto, o sistema pode ser adaptado as especificidades da sua empresa. Esta parte começa desde assinatura do serviço, já que os pacotes com as funcionalidades são escolhidos de acordo com o que a empresa busca e, também, podem ser ampliadas conforme a exigência.

SaaS x PaaS x IaaS

Confira nosso infográfico que explica as principais diferenças entre os modelos de serviços oferecidos por estes programas:

saas_paas_iaas

Como implantar um Software as a Service?

Elaboramos um passo a passo para que você entenda melhor como implementar o SaaS na sua empresa. Confira!

1. Estabeleça as necessidades

É fundamental antes de tudo realizar o levantamento das principais necessidades da empresa. Qual tipo de sistema tecnológico seu negócio precisa? Um ERP? ou um CRM? Após isto, vem a parte da pesquisa sobre os melhores fornecedores do sistema.

2. Defina os objetivos

Defina os objetivos estratégicos e o propósito para adquirir este sistema. Alguns exemplos são:

  • trazer maior agilidade para a empresa com soluções tecnologias,
  • ter mais economia financeira e de tempo na rotina,
  • reduzir a jornada de atividades burocráticas do time de TI.

Desta forma, a escolha do serviço será melhor direcionada.

3. Faça o levantamento das aplicações do seu negócio

É importante se informar sobre todos os aplicativos e serviços utilizados na empresa, assim como seus equipamentos. Após isto, é definido quais são essenciais para manter no seu negócio e quais serão trocados por plataformas virtuais. Desta maneira, será feito a pesquisa de sistemas que sejam compatíveis com as suas necessidades.

Com esta etapa, você evita utilizar diversos programas que executam a mesma coisa. Uma outra vantagem é por integrar todos os dados no mesmo lugar, facilitando a comunicação com os funcionários e evitando a troca de informações de um programa para o outro.

 

Em conclusão, utilizar um Software as a Service é vantajoso não só por transformar digitalmente a sua empresa, mas também por ser um diferencial competitivo que eleva seu negócio para um novo patamar. Com sistemas SaaS seus objetivos são alcançados com maior praticidade e agilidade.

Os benefícios deste programa fortalecem a sua empresa e elevam a produtividade de todo o seu time, seja para uma gestão estratégica ou até mesmo na busca por melhores resultados.

Enfim, agora que você entende mais sobre a importância de recursos tecnológicos para a empresa, recomendamos nosso e-book sobre Transformação Digital. Baixe agora nosso conteúdo!

Gostou desse artigo? Compartilhe.