Software de plano de sucessão: vale a pena investir?

Avatar photo Rebeca Rohr | 3 de abril de 2023

O software de plano de sucessão garante que a sua empresa tenha uma estratégia robusta para garantir a continuidade dos negócios.

Software de plano de sucessão

De fato, identificar potenciais sucessores e gerir todas as etapas do plano de sucessão são dores comuns em muitas empresas.

Isso porque, especialmente em organizações de grande porte, o plano de sucessão pode se tornar um verdadeiro quebra-cabeça.

No entanto, uma empresa que almeja sobreviver a diferentes gerações não pode deixar de ter um plano de sucessão apenas por sua complexidade.

É nesse contexto que surge a importância do software de plano de sucessão, uma ferramenta capaz de viabilizar a construção simplificada de uma estratégia para a continuidade dos negócios.

Neste conteúdo você encontra:

  • O que é um software de plano de sucessão?
  • Benefícios do software de plano de sucessão
  • Como escolher um software de plano de sucessão
  • Funcionalidades do software de plano de sucessão

O que é um software de sucessão?

O plano de sucessão é um planejamento de sucessores para cargos ou pessoas-chave dentro de uma empresa. Logo, o software de plano de sucessão é uma ferramenta que permite montar esse plano de forma ágil e prática.

Especialmente em empresas de porte maior, pode ser um grande desafio avaliar e identificar potenciais sucessores para os cargos críticos.

O software de sucessão serve para tornar esses processos viáveis ao coletar e cruzar informações de desempenho e potencial, fornecendo análises importantes para as definições do plano de sucessão.

Assim, o software não só ajuda a mapear e identificar as pessoas com maior potencial para ocupar cargos estratégicos no futuro, mas também facilita o acompanhamento desses talentos, garantindo que estejam preparados quando a oportunidade surgir.

Benefícios do software de plano de sucessão

Implementar um software de plano de sucessão oferece vantagens que fazem toda diferença na construção de um plano de sucessão estratégico. Alguns dos principais benefícios incluem:

Centralização de informações

Com o software, todas as informações relevantes sobre os colaboradores são armazenadas em um único lugar, facilitando tanto o acesso quanto a análise dos dados.

Isso significa eliminar a necessidade de lidar com planilhas dispersas e informações desencontradas, o que reduz o desperdício de tempo e esforço.

Identificação precisa de talentos

A plataforma também permite identificar com precisão os colaboradores com maior potencial para assumir novas posições.

Com base em critérios objetivos e dados atualizados, o software ajuda a mapear candidatos ideais para cada cargo, eliminando o risco de erros baseados em achismos.

Agilidade na tomada de decisão

O software gera um organograma de sucessão bem estruturado com possibilidade de comparação de sucessores, o que garante que a empresa esteja preparada para lidar com mudanças inesperadas e tomar decisões de forma ágil sem comprometer suas operações.

Embasamento para ações de desenvolvimento

Com o cruzamento dos dados de desempenho e potencial, o software de plano de sucessão ajuda a mapear quais ações de desenvolvimento precisam ser priorizadas e em quanto tempo para que cada sucessor tenha capacidade de assumir novas posições.

Dessa forma, dá embasamento para a criação de planos de desenvolvimento mais assertivos.

Como escolher um software de plano de sucessão

A escolha do software de plano de sucessão é uma decisão determinante para o sucesso do plano de sucessão.

Pensando nisso, separamos 5 critérios importantes para você considerar no momento de fazer sua escolha.

1-   Personalização

O software deve ser flexível e adaptável às necessidades da sua empresa.

Até porque a personalização garante que a ferramenta se ajuste à sua cultura organizacional e aos seus processos internos.

Um exemplo disso são softwares que permitem selecionar quais critérios a sua empresa quer considerar para avaliar o potencial de cada colaborador.

2-   Visualização clara

Outro ponto importante para a agilidade no processo de sucessão é que a plataforma tenha uma interface simples e forneça uma visualização clara do organograma de sucessão.

Assim fica mais fácil visualizar a situação de cada área com as possibilidades de sucessores e seu desdobramento de estrutura.

3-   Comparação

Verifique se o software de plano de sucessão oferece a comparação de sucessores, essa é uma funcionalidade que faz toda diferença para tomar uma decisão assertiva diante de uma saída repentina.

4-   Integração

Ter todas as informações de desempenho dos colaboradores em um único lugar facilita o cruzamento dos dados e as análises necessárias para avaliar o potencial dos sucessores.

Por isso, opte por uma solução completa que englobe gestão de metas e competências para gerir os talentos de forma mais estratégica.

5-   Segurança

Lembre-se de que o plano de sucessão lida com dados sensíveis dos colaboradores.

Logo, é indispensável que a plataforma escolhida tenha armazenamento seguro em nuvem e boas práticas de segurança de dados em um sistema com diversas camadas de proteção e aderência à LGPD.

Funcionalidades do software de plano de sucessão

O software de plano de sucessão da Mereo foi desenvolvido para atender a necessidade de construir planos de sucessão estratégicos para a continuidade dos negócios.

Pensando em simplificar as etapas do processo de sucessão para as empresas, nossa plataforma conta com as seguintes funcionalidades:

Avaliação de cargos

O líder indica colaboradores como potenciais sucessores para os cargos dos quais tem responsabilidade.

Avaliação de potencial

A empresa pode montar um formulário personalizado, definindo os critérios pra avaliar o potencial dos colaboradores.

avaliação de potencial

Avaliação do risco e impacto de perda

Defina os critérios para fazer avaliações de risco de perda de talentos e analise o impacto da saída de cada pessoa no negócio.

avaliação risco e perda

Indicação de cargos

Indique cargos de movimentação horizontal ou vertical para os quais cada colaborador pode ser um potencial sucessor indicando o período de prontidão para cada um.

indicação de cargos

Matriz personalizável

A empresa pode optar por considerar tanto os resultados de performance (metas) quanto de competências para avaliar o potencial de cada colaborador.

Essa avaliação gera uma nota de potencial que posiciona cada pessoa dentro de uma matriz desempenho x potencial.

matriz desempenho e potencial

Calibragem

É possível submeter os potenciais sucessores a uma calibragem e fazer deliberação para reposicioná-los na matriz desempenho x potencial.

calibragem

Organograma de sucessão

Ao selecionar uma área, a empresa pode visualizar um organograma de sucessão com o responsável da área, possíveis sucessores e desdobramento de estrutura.

organograma de sucessão

Comparação de sucessores

É possível ter acesso a detalhes dos sucessores e submetê-los a uma comparação lado a lado que fornece informações como tempo na empresa, risco e impacto de perda, período de prontidão, posicionamento na matriz, histórico de cargo e de área.

Solicite uma demonstração gratuita e veja como nosso módulo pode ajudar a garantir a continuidade do seu negócio.

Conclusão

A gestão de um plano de sucessão pode ser uma tarefa complexa, mas com a ajuda de um software, essa missão se torna muito mais simples. Com o módulo de Sucessão da Mereo, você terá todas as ferramentas para a gestão eficiente e estratégica da sucessão, garantindo que sua empresa atravesse gerações.

sucessão

Artigos relacionados

Faça parte da nossa comunidade e receba conteúdos valiosos no seu e-mail.

     

    Solicite agora uma demonstração.

    Preencha os campos ao lado para agendar uma demonstração da nossa plataforma.