Vaipe se junta à Mereo e se torna uma plataforma completa de gestão de performance de pessoas

Karine Moreira | 6 de junho de 2022

A Mereo, uma das melhores HR Techs do Brasil, de acordo com o ranking da Top 100 Open Startups, oficializa integração da Vaipe, uma plataforma SaaS de gestão de engajamento de colaboradores.

homem e mulher dando as mãos

Em busca de alcançar voos mais altos e alavancar a transformação digital, a Mereo adquire a Vaipe. O objetivo é continuar crescendo, ter as melhores tecnologias e focar na constante evolução em inovação.

A aquisição da Vaipe faz parte da estratégia da Mereo de aumentar o seu escopo de negócio. A meta é criar uma plataforma de gestão de performance de pessoas completa e fornecer soluções para engajamento, desenvolvimento e desempenho em um único lugar.

No ano passado, a Mereo recebeu um aporte de R$5 milhões de reais da KPTL e da Cedro Capital , por meio do Fundo Criatec 3, como forma de investimento para impulsionar sua expansão e crescimento no mercado B2B de gestão de pessoas para médias e grandes empresas.

A primeira aquisição da Mereo foi em 2018, quando comprou o software Seeker Engage. Hoje, anuncia sua segunda aquisição ao incorporar integralmente as soluções oferecidas pela Vaipe em sua plataforma. Com isso, une as expertises das duas empresas para melhorar seus produtos.

Saiba como a Mereo adquire Vaipe e leia também os depoimentos dos sócios!

Como tudo começou

A Mereo nasceu em 2012 na capital mineira, Belo Horizonte, e atualmente está entre as 10 HR Techs mais desejadas pelas grandes empresas do Brasil, segundo a 100 Open Startups 2021.

Tudo começou com os três sócios: Athila Machado, Ivan Cruz e Marconi Rocha, que na época eram consultores e tinham o sonho de empreender.

A oportunidade surgiu ao compilarem todos os seus conhecimentos vindos da consultoria em uma ferramenta digital, que ajuda o RH a automatizar os processos de gestão. 

Athila Machado, cofundador na Mereo, conta melhor sobre esse começo:

“Eu estava fechando o Remuneração Variável com um cliente, que fazia tudo em Excel e Access. Foi solicitado várias mudanças que, na visão dele, eram simples e o pagamento seria 3 dias após.

Passei dias mergulhado em planilhas e fórmulas para fechar o cálculo… Ou seja, um problema virou motor para um grande empreendimento: a Mereo.”

No início, a empresa era uma grande visão de um cálculo de bônus automatizado. Mas quando o negócio começou de fato, veio a necessidade de expandir para outros horizontes.

Ivan comenta mais sobre isso:

“Para garantir uma proposta de valor mais adequada, precisávamos de também trabalhar nos inputs para o cálculo de bônus, não só na parte das regras. Então surgiu toda a parte de definição e do desenvolvimento de acompanhamento de metas.

Pois, com metas bem definidas e acompanhadas, você calcula o resultado da performance das pessoas, que é o principal input para o módulo de remuneração variável.”

Depois de um tempo, os sócios viram que muitos modelos de gestão também avaliavam competências. E aí eles perceberam que para avaliar a performance global dos colaboradores, era preciso entender a fundo como as pessoas realizavam suas entregas.

“Fazia muito sentido ter a parte de competências também. E começamos a desenvolver ela em torno de uns dois anos depois.

Dentro desse prisma de melhorar a performance, reconhecimento e recompensa pensamos o que precisava para desenvolver e agregar cada vez mais uma solução de valor para o cliente.

E isso foi e continua sendo drivers para trabalhar cada vez mais no nosso produto.”

Acrescenta Ivan.

Desde o início, a Mereo tem como cultura a criação de novas soluções que se conectam para garantir a melhor experiência e facilitar a jornada do cliente. Foi dessa forma que começou e como vem evoluindo desde então.

As soluções da plataforma Mereo

A plataforma Mereo oferece soluções que podem ser usadas juntas ou separadas para gerenciar a performance de pessoas e impulsionar o engajamento, desenvolvimento e desempenho. Seus módulos principais são: Gestão de Metas, Gestão de Competências e Remuneração Variável.

O módulo Gestão de Metas oferece soluções para planejar, desdobrar e acompanhar todas as metas e resultados de todos da organização. Também consolida indicadores estratégicos de cada área e trata os desvios.

Gestão de Competências é o módulo em que se avalia o desempenho das pessoas de acordo com as competências, além de realizar calibragem, feedback e criar planos de desenvolvimento individual.

Já em Remuneração Variável se calcula o bônus de cada colaborador com base nas metas e nos resultados alcançados. É possível fazer a simulação dos resultados e ter relatórios analíticos também.

Além disso, a empresa possui: Sucessão, que ajuda a criar planos sucessórios e avaliar o potencial e o risco de perda de um colaborador; Capacitação, que auxilia na gestão dos treinamentos; e Estratégia, para organizar o planejamento estratégico e dos objetivos da organização.

Depoimentos dos sócios sobre a aquisição

A Vaipe também ficou entre as 10 HR Techs mais desejadas pelas grandes empresas do Brasil em 2021 e foi assim, por meio do 100 Open Startups, que as duas empresas se conheceram.

Ivan comenta:

“Nos conhecemos lá, no ano passado. Ou seja, são duas empresas promissoras de HR Tech. Vimos que éramos bons no que a gente faz e somos referências no setor de gestão de pessoas.

Fazia muito sentido juntar forças para trazer uma solução mais completa para os nossos clientes e para o deles, co-criar e desenvolver soluções a partir dos nossos negócios.

Aumentar o portfólio de soluções para o cliente e criar coisas novas que gerem dados valiosos e que serão feitos à base de inteligência de informações.”

A intenção da Mereo é entrar fortemente no segmento de engajamento. Afinal, o sistema de RH tem vários subsegmentos. E, por estarem muito fortes em gestão de performance e remuneração variável, decidiram expandir no que era um ponto de melhoria.

Essa integração da Vaipe à Mereo representa uma fusão de expertises de duas grandes empresas de RH do Brasil, complementando a plataforma no uso de dados e inteligência artificial para a tomada de decisões das lideranças.

Athila Machado, cofundador da Mereo comenta sobre isso:

Marconi Rocha, cofundador da Mereo, complementa:

Além disso, também identifica padrões de comportamentos das pessoas, dos times e direciona as ações nas empresas. Adriana Barbosa, fundadora e CEO da Vaipe, que agora passa a ser sócia na Mereo e atuar como Head de Dados, explica:

Com a incorporação da Vaipe, a Mereo terá novas soluções e conhecimento em pesquisas digitais como: termômetro de engajamento, eNPS, reconhecimento, clima organizacional, pesquisa pulse, saúde mental e censo de diversidade.

Mereo adquire Vaipe: as expectativas da aquisição

Atualmente, a Mereo possui clientes em mais de 40 países com mais de 9 idiomas diferentes e é responsável por atender algumas das 500 maiores empresas do Brasil.

A expectativa da integração é conseguir ofertar uma solução completa para os usuários e gerar novas receitas. Com a fusão, a Mereo dobrará de tamanho, crescendo 90% em número de clientes ainda em 2022.

Alguns dos clientes atuais são: Grupo Hermes Pardini, Raia Drogasil, Sinqia, Track.co, Conta Azul, Burger King, Magazine Luiza, Banco Inter, Localiza, MRV, Petz e XP Investimentos.

“Teremos uma oportunidade de Crosselling dentro da nova solução maior do que se ambos fizessem individualmente.

Trabalhando juntos, conseguimos ter um portfólio maior, entregar mais soluções para o cliente e aumentar o valor da proposta dos produtos para aquele cliente.

E uma outra razão é a conexão, a junção de expertises, de entender boas práticas de uma empresa e da outra para fazer a melhor das práticas em uma só empresa.”

Com mais informações e outras ferramentas, será possível cruzar os dados e trazer mais insights para os clientes. Tudo ficará centralizado e as análises servirão de insumo para o RH saber como melhorar seus processos internos.

Além da parte de gestão de engajamento, a Vaipe também traz para a plataforma Mereo o People Analytics em tempo real com comparativo de mercado para que o RH e as lideranças possam tomar decisões, identificar melhores práticas e, com isso, ter equipes mais engajadas.

Próximos passos: o que muda agora?

O próximo passo agora é a fusão das duas empresas. Vaipe agora é Mereo. Com isso, a plataforma Mereo passará por algumas alterações com o decorrer dos meses, tanto no site quanto no seu produto.

Por serem complementares, a plataforma integrará soluções de engajamento, desenvolvimento e desempenho. As equipes internas também se juntaram com a integração das duas empresas e já estão trabalhando para colocar em prática todas essas mudanças.

O que acontecerá é a expansão mais acelerada da atuação da Mereo, o aumento da cartela de clientes com vendas cruzadas, novas frentes de atuação com um portfólio de produtos mais aderente às tendências de mercado.

Cada vez mais a Mereo se torna inovadora e tecnológica, trazendo soluções para humanizar ainda mais o setor de gestão de pessoas e, ao mesmo tempo, deixá-lo mais estratégico também para impactar de forma positiva toda a jornada do colaborador.

Posts relacionados

Quer receber nossos conteúdos diretamente no seu e-mail?

Assine a nossa newsletter para receber os melhores conteúdos. Faça parte da nossa comunidade!