Alinhamento estratégico: o que é, importância e como fazer nas empresas

Avatar photo Ana Gabriela Dias | 19 de janeiro de 2022

O alinhamento estratégico é caracterizado pelo foco na execução do planejamento estratégico de forma dinâmica, comprometida e efetiva. Para que isso seja possível, é fundamental elaborar planos de ação e estabelecer uma comunicação ordenada para que toda equipe possa colaborar durante o processo.

Alinhamento estratégico

Nesse sentido, o ambiente interno e o time de pessoas possuem influência direta durante o processo de alinhamento estratégico.

Então, continue a leitura do nosso artigo para entender melhor sobre o assunto e como fazer na prática!

Neste conteúdo você encontra:

  • O que é alinhamento estratégico?
  • A importância do alinhamento estratégico
  • 5 sinais de que sua empresa precisa realizar o alinhamento estratégico
  • Como fazer o alinhamento estratégico na empresa?

O que é alinhamento estratégico?

O alinhamento estratégico garante um melhor entendimento e conhecimento das pessoas sobre a missão, visão e valores da empresa. O grande objetivo do alinhamento é que todos possuam o mesmo foco e caminhem na mesma direção.

Ele se trata da execução do que foi estabelecido no planejamento estratégico. Ou seja, o alinhamento estratégico coloca em prática o que foi definido no planejamento.

Por isso, é importante desenvolver uma cultura na qual todos os colaboradores se identifiquem com a marca e propósito da organização. Somente assim eles unirão seus esforços para a busca de melhores resultados.  

Afinal, para alcançar uma boa estrutura organizacional dentro da empresa é necessário que todos os colaboradores estejam motivados e cientes dos valores e dos objetivos que foram criados, de qual é a razão de sua existência.

A importância do alinhamento estratégico

O alinhamento estratégico é importante pois garante que toda a empresa compreenda o propósito e objetivos da organização. Dessa forma, é preciso que todos os departamentos estejam unidos e envolvidos para trabalhar em sintonia.

Assim, quando todos os processos, recursos e pessoas caminham na mesma direção, a execução do planejamento estratégico flui muito melhor.

Além disso, quando os profissionais da empresa têm valores pessoais semelhantes com os do negócio, os resultados tendem a ser melhores porque o colaborador fica mais motivado e se torna mais produtivo.

Quando as pessoas se sentem parte da organização, o senso de pertencimento aumenta e há uma tendência maior de comprometimento e dedicação para o alcance dos resultados. Por esse motivo, é importante que o RH envolva bem o profissional no conhecimento da missão, visão e valores da empresa, desde o momento da contratação até a permanência.

Confira no vídeo abaixo como definir o propósito da organização.

5 sinais de que sua empresa precisa realizar o alinhamento estratégico

Existem algumas formas de identificar os possíveis indícios de que sua equipe precisa de um alinhamento estratégico. Para te ajudar a identificar todos eles, confira abaixo os 5 principais sinais!

1. Desmotivação da equipe

A equipe pode estar desmotivada por não ter um direcionamento certo e nem um caminho para ser seguido, já que as pessoas não conseguem se sentir parte da estratégia da empresa. 

Quando os colaboradores não sabem para onde ir, a desmotivação passa a tomar conta. Por isso, é fundamental ter o alinhamento estratégico como aliado para mostrar a importância de cada pessoa e do seu trabalho para o atingimento dos objetivos.

2. Processos mal desenhados

Se os processos não estão promovendo os resultados esperados para o negócio, provavelmente é devido à falta de alinhamento estratégico.

Nesse caso, é fundamental analisar e verificar toda a estratégia e redesenhar as partes do processo que apresentam falhas.

3. Ausência de colaboração

A ausência de colaboração também é um indício de falta de alinhamento. Isso pode ser explicado pelo fato de que muitas vezes os colaboradores não estão se sentindo parte da estratégia da empresa ou não entendem o seu propósito nela.

Dessa forma, os profissionais tendem a ficar desleixados com relação a suas tarefas e demandas. Se existem sinais de falta de comprometimento, de colaboração ou perda do vínculo emocional, talvez seja pela carência de alinhamento estratégico.

4. Queda de resultados

A queda de resultados é uma consequência do foco e direcionamento errado, problemas que podem ser resolvidos através do alinhamento estratégico.

A falta dele permite que energia e esforços sejam gastas em tarefas e objetivos fora do contexto do negócio.

5. A ausência de cultura corporativa

Quando não se percebe uma cultura organizacional forte, é um sinal de que não tem um alinhamento estratégico. A ausência de fit cultural também pode ser um fator, mas não necessariamente é uma regra.

Para elevar a cultura, pode ser implantado reuniões para lembrar do propósito, da missão e dos objetivos que foram desenvolvidos para a existência na instituição.

Como fazer o alinhamento estratégico na empresa?

Para que o alinhamento estratégico seja colocado em prática, é preciso alinhar todos os pontos do planejamento com o time. Assim, todos estarão no mesmo ponto de partida, trabalhando em conjunto em busca do mesmo objetivo.

O alinhamento pode começar já no processo seletivo, prosseguir no momento da contratação e permanecer enquanto o profissional estiver na empresa.

Portanto, uma dica valiosa é contratar pessoas que tenham fit cultural com a organização. Além de facilitar o alinhamento estratégico, favorece o bem-estar do colaborador.

Aqui vão algumas dicas para fazer o alinhamento estratégico na sua empresa:

  • Estabeleça uma comunicação assertiva sobre qual é a direção correta que será seguida por todos e os objetivos a serem alcançados;
  • Incentive e motive todos os colaboradores, fazendo com que eles se sintam importantes na realização da estratégia da organização;
  • Estabeleça metas e objetivos alinhados com o propósito da organização.

Outra dica que pode ser utilizada como incentivo na empresa é fornecer premiações e bônus para os colaboradores que se dedicam e garantem a execução das estratégias da empresa.

Lembre-se também que o bem-estar de seus funcionários deve ser sempre levado em consideração, pois está relacionado com o seu desempenho e com a motivação no trabalho

Conclusão

Em resumo, é necessário realizar autoanálises constantes para saber o que pode ser melhorado no ambiente de trabalho para que todos estejam alinhados e obtenham a melhor performance dentro da empresa.

O alinhamento é a chave para garantir a execução de toda a estratégia. Além de garantir o direcionamento de todas as pessoas envolvidas e fazer com que elas consigam alcançar a alta performance. 

Se você quer saber mais, baixe nosso material Guia básico da Gestão de Performance para te ajudar a impulsionar a performance na sua empresa!

Também temos uma solução para facilitar e automatizar o alinhamento estratégico do seu time. Clique aqui para agendar uma demonstração da nossa plataforma Mereo.

plataforma Mereo

Artigos relacionados

Faça parte da nossa comunidade e receba conteúdos valiosos no seu e-mail.

     

    Solicite agora uma demonstração.

    Preencha os campos ao lado para agendar uma demonstração da nossa plataforma.