alinhamento_estrategico

26 de março de 2021

Alinhamento estratégico: o que é, importância e como fazer nas empresas

O conceito de alinhamento estratégico pode ser entendido por unir a visão de todas as áreas da empresa. Todos os envolvidos no negócio precisam estar em busca dos mesmos objetivos e estarem motivados para alcançá-los. 

Neste sentido, o alinhamento estratégico também é caracterizado pelo foco da empresa na execução do planejamento estratégico de forma dinâmica, comprometida e efetiva. É fundamental ter estratégias e uma comunicação bem definida para ajudar durante todo o processo com sua equipe. 

Enfim, tudo tem ligação direta com o seu ambiente interno e se os colaboradores estão com níveis altos de engajamento com propósito da organização. Então, confira só nosso blog post para entender melhor sobre este assunto e em como fazer na prática este processo!  

O que é alinhamento estratégico 

O alinhamento estratégico garante um melhor entendimento e conhecimento das pessoas sobre a missão, visão e valores da empresa. E o objetivo do alinhamento é que todos caminhem na mesma direção. 

É desenvolver uma cultura da qual todos os seus funcionários vão se identificar com a sua marca, com seu propósito e irão seguir em conjunto para a busca de melhores resultados. E a intenção no final é tornar a gestão cada vez mais efetiva.  

Afinal, para alcançar uma boa estrutura organizacional dentro da empresa, é necessário que todos os seus colaboradores estejam motivados e cientes dos valores e dos objetivos que foram criados, da qual é a razão de sua existência. 

5 sinais de que sua empresa precisa realizar o alinhamento estratégico 

Existem algumas formas de identificar os possíveis indícios que sua equipe precisa do alinhamento estratégico. Para te ajudar a identificar todos eles, confira abaixo os 7 principais sinais! 

1. Desmotivação da equipe 

A equipe pode ficar mais desmotivada por não ter um direcionamento certo e nem um caminho para ser seguido. Já que as pessoas não conseguem se sentir parte da estratégia da empresa.  

Ou seja, quando a equipe não sabe para onde ir, a desmotivação acontece. Por isto, é fundamental ter o alinhamento estratégico para mostrar a importância de cada pessoa e do que ela faz para a empresa.  

2. Processos mal desenhados 

Se os processos não estão trazendo os resultados esperados para o negócio, provavelmente é por causa da falta de alinhamento estratégico. Neste caso, é fundamental analisar e verificar toda a estratégia e redesenhar todo o processo. 

3. Ausência de colaboração 

Como as pessoas não estão sentindo parte da estratégia da empresa ou não entendem o seu propósito nela, acabam não ajudando os outros e tendo essa ausência de colaboração. 

Os funcionários querem entender seu papel dentro da estratégia e não apenas executar as tarefas que lhe foram passadas. Se existe sinais de falta de comprometimento, de colaboração ou perda do vínculo emocional, talvez seja pela carência de alinhamento estratégico. 

4. Queda de resultados 

A queda de resultados é uma consequência do foco e direcionamento errado. Logo existe uma queda nos resultados. Já que a falta de alinhamento tende a ter as energias sendo gastas nas tarefas e objetivos fora do contexto da estratégia. 

5. A ausência de cultura corporativa 

Quando não se percebe uma cultura organizacional forte, é um sinal de que não tem um alinhamento estratégico. A ausência de fit cultural também pode ser um fator, mas não necessariamente é uma regra. 

Para elevar a cultura, pode ser implantado reuniões para lembrar do propósito, da missão e dos objetivos que foram desenvolvidos para a existência na instituição. 

A importância do alinhamento estratégico 

Quando seus funcionários têm valores pessoais semelhantes com o seu negócio pode ter certeza de que os seus resultados serão melhores, pois o tempo que essa pessoa passa no período de trabalho será mais produtivo. Por isso, é importante deixar sempre alinhado os profissionais com a organização. 

Em soma, é necessário ter esse planejamento estratégico para não haver conflitos internos com os colaboradores ou eventuais desacertos com a empresa. Sejam eles de níveis estratégicos, táticos ou operacionais.  

Neste sentido, quando as pessoas se sentem parte da organização, o compartilhamento de valores se desenvolve e a longo prazo é mantido o comprometimento com toda a equipe. 

Esses processos devem ser desenvolvidos e estruturados a partir do período de contratação, que ao começar sua jornada na empresa o trabalhador será fundamentado com os princípios da sua marca, desenvolvendo valor e formando a cultura da empresa. 

Como fazer o alinhamento estratégico na empresa 

Primeiramente, é necessário alinhar todos os pontos do planejamento com o time. Assim, todos estarão no mesmo ponto de partida, trabalhando em conjunto em busca do mesmo objetivo. 

Mas o alinhamento pode começar desde o processo seletivo, um exemplo disto é contratar pessoas que já possuem o fit cultural e trazer para o time quem tem esse alinhamento com a estratégia. 

 Algumas dicas para fazer o alinhamento estratégico na sua empresa são: 

  • Comunicação assertiva sobre qual a direção correta que será seguida por todos e os objetivos a serem alcançados; 
  • Incentivar e motivar todos os colaboradores, fazendo com que eles se sintam importantes na realização da estratégia da organização; 
  • Estabelecer metas alinhadas com os objetivos estratégicos;  

Outra dica que pode ser utilizada como incentivo na empresa é fornecer premiações e bônus para os colaboradores que se dedicam e garantem a execução das estratégias da empresa. 

Lembre-se também que o bem-estar de seus funcionários deve ser sempre levado em consideração, pois está relacionado com o seu desempenho e com a motivação no trabalho.  

Enfim, é necessário estar fazendo autoanálises constantes para saber o que pode ser melhorado no ambiente de trabalho para que todos estejam alinhados e obtenham a melhor performance dentro da empresa. 

Em conclusão, o alinhamento estratégico é a chave para garantir a execução de toda a estratégia. Além disto, será possível garantir o direcionamento de todas as pessoas envolvidas e fazer com que elas consigam alcançar os resultados e uma alta performance.  

Recomendamos nosso material Guia básico da Gestão de Performance para te ajudar a impulsionar a performance na sua empresa!  

Gostou desse artigo? Compartilhe.