Software de PDI: crie Planos de Desenvolvimento Individual mais efetivos

Redação Mereo | 14 de abril de 2022

Você já pensou em começar a usar um software de PDI para te ajudar a criar planos mais efetivos na sua empresa? Com uma ferramenta, o Plano de Desenvolvimento Individual se torna mais estratégico para desenvolver as competências dos colaboradores.

software-de-pdi

Utilizar um software de PDI faz com que a sua empresa tenha um melhor gerenciamento e acompanhamento dos planos de desenvolvimento do seu time e, também, tenha um monitoramento com mais fundamentos de cada pessoa.

Afinal, o PDI é uma iniciativa que oferece um direcionamento maior para a carreira das pessoas. E, ter um software durante todo o processo pode te auxiliar a ganhar tempo e maior precisão para conseguir desenvolver o seu time em ritmo acelerado para que eles possam atingir seu potencial.

Entenda neste artigo a importância de ter um software de PDI para obter crescimento e a evolução do seu time e da sua empresa de maneira estratégica para alcançar a alta performance!


O que é software de PDI

Um software de PDI nada mais é do que um sistema que ajuda tanto o RH quanto os líderes das áreas a fazer a gestão dos processos de desenvolvimento das pessoas na empresa por meio de ações para elevar seus conhecimentos e habilidades.

Após o ciclo de Avaliação, acontece o Feedback, e nele, a liderança se reúne com cada colaborador para discutir sobre os pontos de melhoria. A partir disso, se cria o PDI, com ações focadas nas necessidades que uma pessoa precisa se desenvolver.

Por meio de uma ferramenta, é possível gerenciar todas as ações estabelecidas. Além do mais, com um software, você tem planos mais personalizados entre o líder e o colaborador, baseando-se na área de atuação ou na preparação para ocupar um novo cargo.

Assim, tanto o líder quanto o colaborador poderão construir e acompanhar juntos o PDI com mais praticidade e em tempo real, fazendo com que o desenvolvimento dos profissionais sejam muito mais eficientes.

Afinal, com um software, fica muito mais fácil analisar a eficiência de cada ação de desenvolvimento e se as pessoas estão entregando resultados positivos. Isso se deve pela integração de informações geradas tanto pelas avaliações quanto pelas reuniões de feedback.

Ter um software de PDI ajuda a ter mais transparência de tudo que foi estabelecido, seja o tempo de duração de cada ação ou até mesmo qual o objetivo delas.


Os benefícios de um software de PDI

Um dos maiores benefícios de utilizar um software de PDI, é por ajudar a ter uma gestão integrada e centralizada em um único lugar. E, a partir disso, você consegue:

Acompanhamento dos planos

Com um software, todos os líderes e os colaboradores conseguem fazer o acompanhamento dos planos de desenvolvimento individual em tempo real. Assim, há praticidade para acompanhar as ações de treinamentos para desenvolver os profissionais.  

Além disso, é possível verificar se as pessoas estão cumprindo seus planos no tempo certo e fazer análises sobre o tempo que cada ação levou para ser cumprida também.

Análise dos treinamentos mais eficazes

Por meio de uma ferramenta, é possível mapear quais foram os treinamentos que mais trouxeram resultados para o desempenho das pessoas e os cursos de capacitação que foram mais eficazes para o objetivo do PDI.

Diagnóstico sobre os investimentos

Um outro ponto é que com um sistema integrado, você tem todo um relatório sobre os investimentos dos treinamentos ou ação de desenvolvimento para cada colaborador.

Isso é importante para não ultrapassar o limite disponível de investimento disponibilizado pela empresa e também para ter o controle de todos os gastos dos tipos de desenvolvimento necessários para elevar o desempenho da equipe.

Ter uma gestão mais próxima do time

O líder consegue ter maior proximidade com seu time, principalmente, porque um plano de desenvolvimento envolve: reuniões regulares para se discutir sobre os treinamentos que tem dado certo, acompanhar as ações e do desempenho ao longo do tempo.


Práticas associadas a um software de PDI

Conheça agora as práticas mais associadas ao uso de um software de PDI e que podem ajudar a implementar uma cultura de desenvolvimento de sucesso na sua empresa:

Avaliação de desempenho

Geralmente, a avaliação de desempenho é feita por um questionário que inclui perguntas a serem respondidas por um ou múltiplos avaliadores. Aqui, vai haver uma discussão sobre as competências e os resultados das metas.

E, a partir de um software, é viável rodar o ciclo de avaliação de maneira mais bem estruturada e de forma clara para os colaboradores, podendo ser desde as mais complexas até as mais simplificadas.


Reuniões de One-on-One

Com as reuniões de One-on-One se agenda conversas de acordo com a realidade atual da empresa. Dessa forma, os gestores conseguem focar nas pessoas, não só nas tarefas e nas entregas.

E com a ajuda de um software, é possível criar uma cultura de aprendizado e de feedbacks em que as lideranças e as pessoas se aproximam, estejam alinhadas e focadas no desenvolvimento.

Além disso, se registra os pontos mais importantes da reunião, cria pautas para guiar melhor as conversar, sincroniza as 1:1s com as agendas dos colaboradores, enfim.

9Box

A 9 Box ajuda nas avaliações do comportamento e do desempenho dos colaboradores. Assim, se identifica as competências que estão acima ou abaixo das expectativas. Essas informações geram insights para trabalhar o desenvolvimento no PDI.

Com um software, você tem uma visão completa dos quadrantes da 9Box. Isso ajuda a ter mais praticidade para uma tomada de decisão. Além disso, auxilia a reverter cenários negativos, evitar erros e reter talentos.


Desenvolva o potencial do seu time com as soluções certas

Como deu para perceber ao longo deste artigo, ter uma ferramenta robusta e completa pode ajudar a desenvolver o potencial das pessoas na sua empresa com muito mais facilidade e praticidade.

Além disso, a gestão e o acompanhamento do que foi estabelecido no plano de desenvolvimento se torna mais integrado, estratégico e aproxima os líderes dos colaboradores.

Mas, para te ajudar a qualificar e elevar o desempenho do seu time, é preciso contar com a solução certa, que não te faz perder tempo com tarefas manuais e que te auxilie a gerar resultados cada vez melhores e mais positivos.

Por isso, conheça mais sobre a nossa plataforma e converse com um de nossos especialistas para saber sobre como nossas soluções te ajuda a ter uma equipe de alta performance!

Posts relacionados

Quer receber nossos conteúdos diretamente no seu e-mail?

Assine a nossa newsletter para receber os melhores conteúdos. Faça parte da nossa comunidade!