mereo_fitesa

10 de junho de 2021

Fitesa e seu processo de expansão contínuo

Ter uma ferramenta que auxilia durante todo o processo de implementação de uma gestão por diretrizes, que diminui a carga de trabalho operacional e que ainda gera gráficos e apresentações para apresentar os resultados é um sonho, né?

Veja só o que o Rodrigo Salgueiro Koch, Global Management System Manager na Fitesa diz a respeito disto e a solução que ele encontrou para estes problemas:

“A Mereo é uma ótima ferramenta para implementação da GPD, desde o desdobramento de metas até a geração de apresentações.”

fitesa

Mais sobre a Fitesa

A Fitesa é o segundo maior fabricante de não-tecidos no mundo, atendendo diretamente a indústria global com soluções inovadoras para os mercados de higiene, médico e industrial. 

A empresa foi fundada para produzir embalagens de polipropileno, bases de carpetes e fibras cortadas para aplicações têxteis.

Em 1989, a Fitesa passou a produzir não-tecidos, tornando-se referência no fornecimento de matérias-primas para a fabricação de produtos de higiene como fraldas e absorventes.

Durante a pandemia do coronavírus em 2020, a empresa intensificou sua participação no mercado da saúde, em que já era líder na América do Sul.

Os investimentos realizados em novas linhas de produção e modificações de processo aumentarão a capacidade produtiva da empresa em 55.000 toneladas/ano. Somente no Brasil, a Fitesa triplicou a capacidade produtiva de não-tecidos meltblown, utilizados como filtros para máscaras cirúrgicas e N95.

Atualmente a empresa possui mais de 2.600 funcionários em 23 unidades produtivas e 5 centros de inovação localizados em 13 países.

fitesa

O início da parceria

Até 2013, o lançamento e controle da performance, metas e resultados dos colaboradores era todo manual, o que ocupava a maior parte do grupo de gestão na execução de uma tarefa operacional.

As planilhas e templates de Excel auxiliavam na compilação dos dados e geração de gráficos, mas o volume de informações era muito grande, o que aumentava o risco de erro. Havia um grande trabalho manual também para compilar os dados e gerar apresentações.

O percentual de atualização dos indicadores, na época, era de 70%. Dos 3.000 objetivos, em média, 900 ficavam sem atualização. Ou seja, era preciso aumentar o percentual de atualização e reduzir o risco de erros.

Eram grandes as limitações para realização do desdobramento de metas escalável. E, com o processo manual, era impossível pensar em escalonar. Enfim, e com todos estes problemas, a Fitesa nos procurou para iniciar uma parceria de sucesso.

“Houve uma boa empatia entre as empresas, onde conseguimos passar pelo processo de uma maneira smoothie, sem imprevistos. E isso a gente vê nas validações das novas versões.

O time da Mereo realmente tem esta visão de parceria com a Fitesa. Visão de longo prazo.”

Desde então, a Fitesa fez a implantação integral do módulo Performance da plataforma Mereo, dos quais melhoraram seus processos e ajudaram a não ter mais imprevistos negativos com as planilhas de Excel.

Os principais módulos utilizados da plataforma

O Painel de Performance é um dos mais utilizados pela empresa, apresentando o cadastro de curvas, dados de metas previstas versos realizados. O sistema os auxilia na conversão de notas, e permite a criação de pesos passíveis de acompanhamento pelo colaborador.

“Parceria com crescimento conjunto. As plantas adquiridas em novembro já estão em onboarding da Mereo, e já estão com indicadores, com apresentações funcionando.

O processo de desdobramento de metas para essas novas plantas já está acontecendo. Isso, em 2 meses após a aquisição. Se há uma nova planta, um novo negócio, conseguimos expandir com facilidade.”

Já o Gerador de Apresentação auxilia os gestores a compilarem os dados da plataforma com maior padronização e de forma que todas as apresentações seguem uma mesma lógica de análise, ficando mais simples e fácil a gestão das informações e análise dos resultados.

E, com a árvore de performance, a Fitesa consegueter uma visão mais estratégica da posição no Ebtida da região, ou global, ou por planta.

Contudo, uma das maiores vantagens vista pela empresa foi a facilidade para inserir as informações na plataforma e no acompanhamento de todas as metas da sua equipe.

Os crescentes resultados que a Fitesa obteve

Confira só como a Fitesa aumentou seus resultados e teve melhorias de seus processos com as nossas soluções:

  • Expandir o sistema de gestão para novas plantas se tornou mais simples, pois o processo está padronizado;
  • A atualização dos indicadores ficou mais simples e rápida e a chance de erros reduziu muito. Atualmente 90% dos indicadores estão atualizados no sistema;
  • O engajamento da gestão com o sistema permite o fechamento dos números de forma mais tranquila e automática;
  • O tempo da equipe de gestão foi direcionado para análises estratégicas; 
  • O sistema faz a conversão dos dados dos objetivos em apresentações padronizadas, que permitem acréscimo de informações e telas, quando necessário;
  • As metas são atualizadas mensalmente;
  • O processo de onboarding de novos funcionários e colaboradores na plataforma é simples e rápido;
  • Todas as informações estão centralizadas na plataforma de modo que as ações podem ser melhor direcionadas.

Enfim, todos estes pontos são muito utilizados e estão enraizados dentro da cultura da Fitesa.

E foi assim que a nossa parceria consolidou os processos de gestão da empresa e impulsionou a performance de seus colaboradores, gerando resultados cada vez mais positivos.

Gostou desse artigo? Compartilhe.