Competências técnicas e comportamentais são habilidades que o colaborador precisa ter para desempenhar sua função com excelência dentro de uma empresa.
Competências técnicas e comportamentais: o que são e como avaliar?
Conhecer quais competências técnicas e comportamentais são essenciais para a estratégia do seu negócio é importante para garantir o alcance dos objetivos organizacionais.
No entanto, muitas empresas ainda enfrentam o desafio de entender como usar as competências técnicas e comportamentais tanto para selecionar novos talentos quanto para avaliar a performance de seus colaboradores.
Por isso, o artigo de hoje ajudará você a entender o que são competências técnicas e comportamentais e como identificá-las e avaliá-las dentro da sua organização.
Neste conteúdo você encontra:
- O que são competências técnicas e comportamentais?
- Competências técnicas e comportamentais: quais são mais importantes?
- Como mapear e avaliar as competências?
O que são competências técnicas e comportamentais?
As competências técnicas e comportamentais, também conhecidas como hard skills e soft skills, são um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que uma pessoa deve possuir para exercer seu papel no alcance dos objetivos da empresa.
Competências técnicas
Como o próprio nome já diz, as competências técnicas se referem ao conhecimento técnico e especializado e às habilidades específicas necessárias para desempenhar uma determinada função ou tarefa.
Como por exemplo, o domínio de ferramentas, técnicas e procedimentos relacionados à área de atuação, bem como a capacidade de aplicar esse conhecimento.
Competências comportamentais
Já as competências comportamentais são características pessoais, comportamentais e emocionais que influenciam a forma como o colaborador interage com seus pares e como enfrenta os desafios do trabalho.
As competências comportamentais podem incluir habilidades como comunicação eficaz, trabalho em equipe, liderança, resolução de conflitos e empatia.
Enquanto as competências técnicas são essenciais para realizar as tarefas com excelência, as competências comportamentais são importantes para promover uma cultura sólida e um clima organizacional saudável.
Competências técnicas e comportamentais: quais são mais importantes?
Muitas empresas ainda ficam em dúvida sobre o que é mais importante: competências técnicas ou comportamentais, e a maioria tende a priorizar o conhecimento técnico. Mas ambas são essenciais, já que são complementares.
As competências técnicas garantem que as entregas sejam feitas com qualidade, enquanto as competências comportamentais promovem um ambiente de trabalho colaborativo e saudável.
Durante um processo seletivo, por exemplo, é importante avaliar os dois tipos de competências dos candidatos.
Imagine um engenheiro que é altamente qualificado tecnicamente, mas não consegue se comunicar com seu time. Seu conhecimento técnico pode ser subutilizado, resultando em falhas na execução dos projetos e em conflitos.
Por outro lado, um candidato com habilidades de comunicação e trabalho em equipe pode contribuir para um ambiente de trabalho mais harmonioso, mesmo que suas habilidades técnicas sejam menos desenvolvidas.
Por isso, o ideal é buscar pessoas que possuam um equilíbrio entre competências técnicas e comportamentais para que sejam capazes de desempenhar suas funções e, ao mesmo tempo, se integrar à cultura da empresa.
Da mesma forma, na hora de avaliar o desempenho dos colaboradores, também é importante considerar tanto suas habilidades técnicas quanto seus comportamentos no dia a dia.
Até porque um colaborador pode ser muito produtivo nas entregas, mas se ele constantemente cria um clima de tensão no time desmotivando seus pares, o impacto negativo da sua atitude pode ser maior do que o impacto positivo do seu conhecimento técnico.
Logo, o segredo para o sucesso é encontrar o equilíbrio entre as duas esferas.
Como mapear e avaliar as competências?
É importante fazer o mapeamento das competências de quais competências são importantes para o sucesso da organização para definir quais competências técnicas e comportamentais requerer dos candidatos e avaliar nos colaboradores.
Você pode começar o mapeamento fazendo um benchmarking para entender as tendências do mercado e as competências dos seus concorrentes.
Depois disso, com base na visão estratégica da empresa, defina quais competências são essenciais para alcançar os objetivos organizacionais e quais são fundamentais para o funcionamento do negócio.
Após o mapeamento geral, faça também um mapeamento de quais competências são importantes para cada cargo.
Exemplos de competências técnicas:
- Programação em python: capacidade de escrever código eficiente em Python, compreender e aplicar os princípios da linguagem de programação para desenvolver soluções de software.
- Gestão de projetos: habilidade para planejar, coordenar e executar projetos, garantindo que os objetivos sejam alcançados dentro do prazo e do orçamento estabelecidos.
- Fluência em idiomas: proficiência em um ou mais idiomas estrangeiros, permitindo a comunicação com clientes em contextos internacionais.
Exemplos de competências comportamentais:
- Comunicação: capacidade de expressar ideias de forma clara e concisa, ouvir atentamente os outros e adaptar a comunicação conforme necessário para diferentes públicos e situações.
- Trabalho em equipe: habilidade para colaborar com colegas de equipe, compartilhando ideias e contribuindo para o alcance de objetivos coletivos.
- Resiliência: capacidade de lidar com desafios e contratempos de forma construtiva, mantendo o foco para alcançar as metas.
Quer saber mais ideias de competências? Então acesse nosso material gratuito com as 40 competências mais utilizadas pelo mercado para desenvolver o seu time!
Como avaliar as competências do seu time?
A avaliação de desempenho é o método mais eficaz para medir quais competências essenciais os colaboradores já possuem e quais precisam desenvolver.
Ao avaliar o desempenho de cada colaborador, os líderes podem identificar pontos fortes e áreas de melhoria para estabelecerem planos de desenvolvimento.
Quando se trata de avaliar as competências técnicas, é importante definir critérios claros que estejam alinhados com as responsabilidades e metas de cada cargo.
Como por exemplo, a qualidade da entrega, a capacidade de cumprir prazos, o domínio de ferramentas e técnicas específicas etc.
Também é indispensável incluir critérios comportamentais que sejam importantes para o bom funcionamento do ambiente de trabalho, avaliando como os colaboradores se relacionam com seus pares, como lidam com desafios e como contribuem para um ambiente colaborativo.
Nesse contexto, a plataforma da Mereo surge como uma solução para aplicar uma avaliação de desempenho automatizada simplificando a gestão de desempenho e facilitando a rotina do RH e das lideranças.
Com o nosso módulo de Competências você centraliza a sua gestão em uma única plataforma e otimiza todo o processo operacional com funcionalidades como:
- Avaliações personalizadas: configure o ciclo, crie avaliações de desempenho customizadas 90º a 360º e avalie e compare múltiplas avaliações.
- Calibragem: revise e ajuste as pontuações atribuídas a cada colaborador e estabeleça a nota consenso.
- Matriz 9box: visualize a posição dos colaboradores na matriz 9box de acordo com os eixos de metas e competências.
- Feedback: forneça feedback embasado e transparente da avaliação de competências.
- Workflow de PDI: acompanhe o progresso do PDI do seu time em um único lugar.
- Painel de resultados: acesse os resultados detalhados de cada ciclo de avaliação e exporte os dados para o arquivo que desejar.
Solicite a sua demonstração gratuita da nossa plataforma!
Conclusão
Ambas as competências técnicas e comportamentais são essenciais para o sucesso de um negócio. É o equilíbrio entre esses dois conjuntos de habilidades que permite às empresas alcançarem a alta performance e, ao mesmo tempo, manterem um bom clima organizacional. Logo, desenvolver competências técnicas e comportamentais impacta não só o potencial dos colaboradores, como também constrói uma cultura de excelência, inovação e bem-estar.