gestao_de_qualidade

24 de setembro de 2020

Gestão da Qualidade: o que é? 7 princípios e ferramentas do sistema

Gestão da Qualidade ou “Total Quality Management” (TQM), é um sistema que preza pela qualidade total e excelência nos negócios. Desta forma, esta estratégia pode influenciar a forma de entender o sucesso da empresa e de todos os setores envolvidos.

Com este sistema, é possível transformar a forma da empresa se sobressair no mercado, tornando-a mais competitiva, flexível e ágil. Além disso, este processo auxilia na construção de um planejamento robusto, valorizando todas as tarefas de cada setor, incluindo os níveis hierárquicos.

Saiba neste artigo o significado de Gestão da Qualidade, conheça os seus 7 princípios e as Ferramentas da Qualidade para aplicar na sua empresa!

O que é Gestão da Qualidade?

O conceito de Gestão da Qualidade Total (GQT) ou também conhecido, no inglês, como Total Quality Management pode ser entendido como uma estratégia de administração. Deste modo, seu foco é desenvolver e elevar os processos da qualidade da Gestão Empresarial e da organização como um todo.

O maior objetivo da gestão da qualidade é gerenciar os diversos segmentos e processos de produção, visando a satisfação dos clientes. Sua implementação tem base na Missão, Visão e Valores da própria empresa. Dessa forma, é possível alinhar e controlar os processos, viabilizar as melhorias dos produtos e garantir as necessidades dos clientes.

Contudo, para obter um padrão de qualidade nos produtos e serviços, é necessário monitorar com indicadores e seguir os princípios da gestão de qualidade. Além de utilizar as ferramentas certas para elevar o nível de eficiência.

Os 7 princípios da Gestão da Qualidade

De acordo com a ISO 9001:2015, estes são os 7 princípios indispensáveis para colocar em prática a Gestão da Qualidade na sua empresa. Veja só:

1. Foco no cliente

Ter foco no cliente é fundamental em qualquer estratégia, principalmente dentro da Gestão da Qualidade. Afinal, é preciso proporcionar uma boa experiência e satisfazer suas necessidades.

Nesta etapa também é desenvolvido um vínculo com o cliente, buscando sua fidelização e, ao mesmo tempo gerar valor para a empresa.

2. Liderança

Os líderes tem a missão de manter os colaboradores motivados com suas tarefas e envolvidos em todos os processos para atingir todos os objetivos estratégicos. Dessa forma, a liderança se faz essencial na gestão da qualidade.

3. Engajamento das pessoas

O engajamento incentiva o comprometimento e eleva a produtividade das pessoas no trabalho. Assim, os colaboradores estarão alinhados com as estratégias da empresa.

Dentro da gestão, é importante garantir o engajamento também para utilizar as habilidades e conhecimentos das pessoas em benefício aos objetivos a serem desenvolvidos.

4. Abordagem de processos

Com a abordagem, é possível ter uma visão mais sistêmica de todos os processos. Desta forma, as atividades funcionam com um sistema coerente, com processos interrelacionados.

É crucial conhecer todos os processos, o mapeamento estratégico e visualizar os pontos de melhoria. Assim, o alcance dos resultados desejados se torna muito mais claro e possível.

5. Melhoria contínua

Estar em busca de melhorias contínuas é fundamental não só para os seus clientes, como também para manter o seu negócio competitivo. Afinal, identificar falhas e gargalos auxilia na evolução da empresa.

É essencial na gestão, manter os processos em alto nível de produção. E buscar melhorias é a peça chave para manter a qualidade.

6. Tomada de Decisões Baseado em dados

Dentro da gestão de qualidade, é imprescindível deixar de tomar decisões com base em fatos reais, pois fornecem dados concretos e análises de informações qualificadas.

Com isso, a probabilidade de retrabalho é menor e otimiza os processos, o gerenciamento da rotina e o tempo gasto com as tarefas, além da tomada de decisões mais ágil e assertiva.

7. Gestão de Relacionamentos

Uma das melhores formas de conseguir resultados positivos é manter os relacionamentos profissionais saudáveis.

Quando todos trabalham em conjunto a qualidade do serviço aumenta, assim como os benefícios para a empresa, para os colaboradores e os clientes.

As ferramentas da Qualidade

E para começar a colocar em prática todos esses princípios da Gestão da Qualidade, é necessário utilizar as suas ferramentas. Dentre elas, podemos citar as 7 principais técnicas. Saiba agora quais são:

Fluxograma

Com esse tipo de diagrama é possível realizar representações esquemáticas de todos os processos, ilustrando todas as informações. Desta forma, se tem uma visão geral do que fazer para que o resultado seja atingido com sucesso. É uma das melhores ferramentas para mapear todo o fluxo de trabalho.

Cartas de Controle

Com esse tipo de gráfico se faz o acompanhamento do processo, determinando as faixas limites e controlando por linhas as estatísticas determinadas. O objetivo da carta de controle é verificar se o processo está com alta qualidade.

Diagrama de Ishikawa

Também conhecido como Diagrama Espinha de Peixe, é um gráfico que organiza o raciocínio para resolver os problemas de um processo. Além disso, tem o objetivo de informar a relação entre um efeito e as possíveis causas.

Folha de Verificação

A folha de verificação é um estilo de tabela utilizada para coletar e analisar dados. Deste modo se economiza tempo, automatiza o processo e tem maior assertividade para a análise das informações.

Histograma

É uma representação gráfica de todos os dados divididos em classes. Contudo, seu objetivo é conferir como o processo se comporta de acordo com suas especificidades. Por meio de dados em barras, é possível visualizar um modelo estatístico para a empresa e a frequência ocorrida de cada amostra.

Diagrama de Dispersão

Com este diagrama é possível analisar a relação entre duas variáveis quantitativas, uma de causa e outra de efeito. Estes gráficos são usados para identificar se existe correlação entre os dados analisados.

Diagrama de Pareto

O diagrama de pareto utiliza a regra do 80/20 para determinar a causa dentro dos negócios. É utilizado na gestão para ter uma estratégia direcionada e uma direção mais clara para seguir. Ou seja, esta ferramenta ilustra o cenário, apontando os problemas e priorizando uma resolução de acordo com a realidade da empresa.

as_ferramentas_da_qualidade

Em conclusão, é necessário que a Gestão da Qualidade seja realizada em todos os níveis da organização para atingir os resultados esperados. Incluindo na identificação de possíveis problemas ou auditorias de qualidade.

Além disso, é fundamental aplicar as ferramentas da qualidade em todos os processos da empresa, implementando sistemas que promovam a qualidade nas empresas.

E pensando em transformar a empresa com processos mais ágeis e ferramentas robustas, recomendamos você a baixar nosso e-book grátis sobre Transformação Digital. Entenda a importância de utilizar a tecnologia a favor da Gestão da Qualidade na sua empresa!

Gostou desse artigo? Compartilhe.