Gestão de metas: como alcançar os objetivos organizacionais?

Avatar photo Rebeca Rohr | 30 de novembro de 2023

A gestão de metas pode ser definida como o ato de planejar e monitorar a estratégia de metas e os processos exigidos para que os objetivos do negócio sejam alcançados com sucesso.

gestão de metas

Muitas empresas vivem o dilema de estabelecer objetivos ambiciosos, mas não conseguir garantir a execução eficiente das metas.

Essa falta de alinhamento pode ser não só uma barreira para o crescimento, mas também uma fonte de desmotivação para os colaboradores.

Por esse motivo, é necessário adotar uma gestão de metas eficaz para direcionar os esforços do time e garantir o alinhamento estratégico de toda organização.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo com tudo que você precisa saber para potencializar os resultados do seu negócio com a gestão de metas. Confira!

Neste conteúdo você encontra:

  • O que é gestão de metas?
  • A importância da gestão de metas
  • Como fazer a gestão de metas
  • Práticas associadas à gestão de metas

O que é gestão de metas?

A gestão de metas é o processo de definir, acompanhar e avaliar o atingimento das metas de uma empresa.

Ter uma gestão de metas significa conduzir as ações e todos os recursos disponíveis (como pessoas, tempo e dinheiro) rumo ao alcance dos objetivos estratégicos do negócio.

Isso significa envolver todos os níveis da organização no alcance dos objetivos, fazendo o desdobramento das metas desde a liderança até as equipes operacionais.

Em outras palavras, a gestão de metas foi criada para que as empresas identifiquem aonde querem chegar e qual o melhor caminho para seguir.

Essa visão permite agir diante de desvios de rota e direcionar as ações com base no que foi previsto e no que foi realizado.

Desse modo, há um alinhamento estratégico que garante que todos os esforços estejam concentrados em alcançar melhores resultados para a empresa como um todo.

metas

A importância da gestão de metas

A gestão de metas é como uma bússola que direciona todo time a caminhar na mesma direção para tornar aspirações tangíveis. Sua importância pode ser percebida por meio de diversos benefícios que oferece às organizações, como veremos a seguir.

Alinhamento estratégico

A gestão de metas proporciona um alinhamento claro entre os objetivos organizacionais e as entregas do dia a dia. Ao estabelecer metas que refletem a visão e missão da empresa, cria-se uma sinergia que direciona todos os esforços para um propósito comum.

Priorização

Quando o time possui metas, consegue ter uma maior clareza sobre quais são as prioridades. Logo, foca sua atenção e energia no que realmente importa, o que otimiza tempo e recursos e aumenta a eficiência.

Engajamento

Metas claras e alcançáveis proporcionam um senso tangível de realização, além de mostrar o papel essencial de cada colaborador dentro da organização. Isso não apenas impulsiona o sentimento de pertencimento e a motivação, como também fortalece o espírito de equipe.

Avaliação de desempenho

A gestão de metas fornece métricas para avaliar o desempenho individual e coletivo. A partir do acompanhamento das metas, são identificadas oportunidades e lacunas para estabelecer planos de ação assertivos e promover o reconhecimento, criando uma cultura de melhoria contínua.

Feedback embasado

Uma prática eficiente de feedbacks tem como ponto de partida a gestão de metas, já que ajuda a alinhar expectativas e a identificar pontos de melhoria para estimular o desenvolvimento das pessoas.

Visão de futuro

Os times precisam enxergar para onde estão indo e ter uma visão abrangente do propósito e futuro do negócio. Afinal, se os colaboradores não tiverem clareza de qual é a linha de chegada, não entenderão a importância do percurso.

Como fazer a gestão de metas

Para aproveitar todo potencial da gestão de metas e garantir que esse processo efetivamente contribua para o crescimento da empresa, é importante seguir alguns passos, como veremos abaixo.

1.   Planejamento da gestão de metas

O primeiro passo é o planejamento de metas. Esse é o momento de fazer uma definição detalhada das metas que precisam ser alcançadas.

Para fazer isso, você pode utilizar algumas metodologias, como metas SMART e 5W2H.

Esses métodos ajudam a garantir que as metas sejam inteligentes e que tenham as seguintes características essenciais: mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais.

As metas precisam traduzir as aspirações do negócio em objetivos tangíveis. Por isso, alinhe-as com a visão e missão da empresa, garantindo que contribuam para a estratégia organizacional.

No entanto, tenha em mente que metas desafiadoras são diferentes de metas impossíveis. Metas difíceis de alcançar podem acabar gerando frustração e desmotivação nos colaboradores.

Estabeleça também métricas tangíveis para avaliar o progresso em direção às metas definidas. Utilize indicadores de desempenho (KPIs) relevantes para fazer o monitoramento em tempo real e realizar ajustes conforme necessário.

2.   Implementação das metas

Antes de tudo, estimule a participação ativa das pessoas, encorajando a colaboração na definição de metas coletivas e individuais.

Mas, principalmente, comunique de forma clara e transparente as metas estabelecidas para que todos compreendam o impacto do seu trabalho no alcance desses resultados.

Vale lembrar que é de extrema importância que as lideranças propiciem um cenário em que os colaboradores estejam comprometidos com suas metas utilizando algumas práticas que exploraremos mais à frente.

3.   Acompanhamento das metas

Desenvolva planos de ação com as etapas necessárias para atingir cada meta englobando tópicos como alocação de recursos de pessoal, orçamento e ferramentas.

Acompanhe continuamente o progresso em relação a essas metas e revise os planos de ação, fazendo ajustes sempre que necessário. Isso garante a correção rápida de desvios de rota antes que haja prejuízos ao alcance dos objetivos organizacionais.

4.   Escolha um software de gestão de metas

Para ter uma gestão de metas eficiente é primordial contar com um software que automatize todo trabalho manual e burocrático para eliminar processos repetitivos e reduzir erros.

A nossa plataforma de gestão de metas da Mereo possibilita uma gestão de metas dinâmica e estratégica com:

  • Planejamento ágil: Planeje as metas, faça o desdobramento de forma intuitiva e dinâmica e compartilhe entre a equipe.
  • Acompanhamento contínuo: Monitore o progresso dos resultados, compare a performance dos times e planeje ações de melhoria.
  • Assertividade estratégica: Identifique os desvios das metas e tome decisões assertivas para alcançar os objetivos organizacionais.
  • Centralização e segurança: Tenha todas as informações armazenadas e seguras em um único lugar com acesso facilitado.

Solicite a sua demonstração grátis agora mesmo!

metas

Práticas associadas à gestão de metas

Se você busca uma gestão de metas eficaz, algumas práticas se destacam como verdadeiros impulsionadores do alto desempenho, como por exemplo, feedback e reconhecimento e recompensa.

Feedback contínuo

Colaboradores que trabalham “no escuro” podem, eventualmente, se questionar quanto ao sentido daquilo que desempenham, o que pode acarretar desmotivação e, consequentemente, queda na produtividade e performance.

Com o feedback contínuo, é possível promover:

  • Orientação e ajuste instantâneo: Correção de rotas durante o processo, o que permite a melhoria do desempenho em tempo real e evita desvios significativos.
  • Desenvolvimento individual: Oportunidade para o desenvolvimento do colaborador ao identificar pontos fortes e áreas de melhoria.
  • Comunicação aberta: Os colaboradores se sentem mais valorizados e entendem como suas contribuições se alinham aos objetivos organizacionais.

Reconhecimento e recompensa

As práticas de reconhecimento e recompensa ajudam a motivar os colaboradores e aumentar seu engajamento e comprometimento com a entrega.

Com o reconhecimento e a recompensa, as organizações estimulam:

  • Comprometimento: Vincular recompensas e reconhecimento ao alcance das metas cria um sistema de incentivo claro, o que motiva a equipe a se esforçar ainda mais para conquistar melhores resultados.
  • Engajamento: O reconhecimento faz com que os colaboradores se sintam valorizados, isso cria um senso de pertencimento e aumenta sua ligação afetiva com a empresa.
  • Bom clima organizacional: Reconhecer bons resultados e celebrar vitórias cria um ambiente positivo e motivador dentro dos times.

As práticas de feedback e reconhecimento potencializam a gestão de metas, impulsionam o desempenho individual e coletivo e ainda transformam a jornada em direção às metas em uma experiência de aprendizado e crescimento contínuo.

Conclusão

Ao implementar a gestão de metas, as empresas transformar suas aspirações em metas tangíveis e garantem que todos os esforços estejam na direção certa. Tudo isso promove o alinhamento estratégico, constrói times de alta performance e impulsiona o crescimento contínuo.

Artigos relacionados

Faça parte da nossa comunidade e receba conteúdos valiosos no seu e-mail.

     

    Solicite agora uma demonstração.

    Preencha os campos ao lado para agendar uma demonstração da nossa plataforma.