Gestão estratégica em tempos de crise

29 de março de 2020

5 Métodos cruciais de gestão estratégica em tempos de crise

O maior desafio de uma gestão estratégica é que ela continue bem sucedida inclusive em tempos de crise. Por isso é importante entender como funciona corretamente o processo de desenvolvimento e se preparar para todo tipo de situação que uma empresa pode enfrentar. Conheça os 5 métodos cruciais de gestão estratégica em tempos de crise nesse artigo!

Mudanças são esperadas em qualquer ambiente organizacional, principalmente envolvendo o planejamento e as estratégias para acompanhar o mercado atual de acordo com a realidade vivenciada. Quando acontece uma crise, é necessário reestruturar todos os processos de forma eficiente, mantendo os objetivos e comportamentos otimizados de uma empresa.

O conceito de gestão estratégica e sua importância nas organizações

O conceito de gestão estratégica é definido como atividades realizadas com o propósito de alinhar recursos internos com o ambiente externo, partindo do planejamento estratégico e executando os objetivos estabelecidos na estratégia para conseguir sucesso nos negócios.

Todas as estratégias contidas na gestão são pensadas em vários fatores externos e internos, abrangendo a análise, o propósito e toda a implantação de novas tecnologias nos processos para que a empresa não entre em risco quando acontece uma crise.

A gestão estratégica é um processo contínuo e sistemático, alguns métodos de curto prazo podem ajudar sua organização a manter o ritmo em tempos de crise, mas é fundamental refazer o seu processo de estratégia, alinhando com o momento atual para garantir o crescimento e a sobrevivência da organização.

A importância da gestão estratégica nas organizações

O contínuo crescimento das empresas faz com que o aprendizado adquirido pelo gestor, durante esse tempo, auxilie nas transformações comportamentais e no desempenho da empresa para se manter estável durante qualquer período, inclusive na instabilidade econômica.

É aí que entra a importância da gestão estratégica: a adequação entre os objetivos da empresa, as competências necessárias e mutáveis para influenciar na forma de atingir as metas e os resultados nos tempos de crise.

Algumas formas de operação e comportamento devem ser adequadas para o momento em que estamos passando devido ao pedido de quarentena. É um desafio para todo gestor manter sua equipe alinhada à distância e continuar coordenando de forma remota.

5 Métodos para uma gestão estratégica em tempos de crise

Ter um posicionamento inteligente é necessário para enfrentar todas as dificuldades que uma crise pode causar na empresa, não se enfrenta uma dificuldade ou crise com improviso, mas sim com um planejamento estratégico de gestão e a adoção de ações minuciosamente calculadas, buscando o melhor posicionamento de acordo com a missão, visão e valores da organização.

Conheça os 5 métodos para elaborar uma gestão estratégica eficiente de curto e médio prazo na sua empresa em tempos de crise:

1. Tome atitudes no momento certo

Devido à crise econômica e o vírus do COVID-19, os conteúdos que você planejou para essas próximas semanas pode não ser mais adequados nessa ocasião para a equipe de marketing, assim como outras estratégias organizacionais.

Refaça todo seu plano de ação e em como a empresa deve se posicionar nesse momento. Não faça investimentos com o orçamento da empresa nesse período, tente ao máximo tomar de atitudes no momento certo.

2. Reduza seus gastos

Evitar despesas além das necessárias é fundamental para não ter instabilidade com o financeiro da sua empresa.

O faturamento durante essa crise econômica e da epidemia pode ser afetado mais do que o esperado e nessa hora é relevante ter o máximo de reserva de caixa para qualquer outro imprevisto que acontecer.

Tendo um controle maior sobre as finanças e gastos, não será necessário tomar atitudes prejudiciais aos colaboradores ou qualquer outro setor de uma empresa.

3. Motive seus colaboradores

Uma situação como a que estamos passando pode levar ao desgaste emocional e até mesmo físico dos seus colaboradores, os níveis de ansiedade pode subir e o isolamento social pode ser um fator para ter um mal desempenho.

Alguns funcionários podem não ter o costume de trabalhar remotamente e outros podem se sentir amedrontados de ter que se deslocar até o local de trabalho durante a pandemia do Corona Vírus.

Envolva equipe para que a produtividade continue sendo alta, desenvolva estratégias para gerar melhores desempenhos e eficiência na execução das tarefas.

4. Busque inovação no seu negócio

Ter o pensamento positivo e buscar novas formas de inovação no seu negócio é fundamental. A criatividade para aproveitar o momento em prol da organização e ter a oportunidade de identificar novas formas de inovar para que a empresa continue rendendo bons frutos é essencial.

É claro que, para isso é necessário tomar algumas providencias para não extrapolar no orçamento e descumprir a dica anterior. Entretanto, utilizar mais tecnologias e os canais virtuais de comunicação para fazer suas vendas pode ser uma grande oportunidade para alavancar o seu negócio.

5. Fidelize seus clientes

Esse momento traz instabilidade de todos os lados e para todas as pessoas, por isso é necessário ter em mente que os clientes são quem traz o lucro da empresa. Para se manter no positivo durante tempos de crise é necessário fidelizar e mostrar a importância da sua empresa na vida daquele consumidor.

Aumente a frequência de contato com os clientes, invista no Customer Success para manter um bom relacionamento com seus clientes e garantindo o sucesso nas vendas. A comunicação é essencial para saber o que o seu cliente quer e o que ele precisa durante a crise.

gestao_em_tempos_de_crise

O trabalho da gestão de estratégia é estar sempre a frente das situações e estar preparado para agir sempre que houver alguma situação indesejada.

É comum perder o controle e se desesperar, mas colocando em prática todos os métodos cruciais de gestão estratégica em tempos de crise fará com que sua empresa tenha a estabilidade necessária para sobreviver a esse cenário. Entre no universo Mereo para receber dicas valiosas em tempos de crise, acesse nosso LinkedIn!

Gostou desse artigo? Compartilhe.