Objetivos Estratégicos: o que é, a importância e como definir + Exemplos

Karine Moreira | 18 de junho de 2021

Os objetivos estratégicos ajudam a definir onde a empresa pretende chegar, a partir de metas e ações objetivas. Desta forma, o crescimento e desenvolvimento das organizações acontecem de forma assertiva, no curto ao longo prazo.

objetivos_estratregicos

Além disto, é complementar ao planejamento estratégico, auxiliando a definir a visão, missão e valores dos negócios. E, por ser uma ferramenta valiosa, os objetivos estratégicos fortalecem a tomada de decisões também.

Enfim, saiba ao longo deste artigo o que são os objetivos estratégicos, a sua importância e como defini-los na sua empresa para obter uma estratégia que tenha, de fato, visão de futuro.

O que são objetivos estratégicos

Os objetivos estratégicos são o que direciona a empresa de forma clara e concisa para um determinado caminho, com a intenção de alcançar uma visão de futuro. Ou seja, são a definição dos resultados que se pretende atingir dentro de um período de tempo, geralmente um ano.

Esses objetivos normalmente são utilizados para definir o planejamento estratégico dentro de uma empresa. Desta forma, auxiliam a estabelecer as metas, a fazer o desdobramento delas, para então alcançar os resultados esperados.

Entretanto, é necessário que essas metas e objetivos sejam quantitativas e mensuráveis por indicadores de desempenho (KPI’s). Pois, tudo precisa ter uma relação de causa e efeito.

Assim, é possível ter uma visão mais estratégica para enxergar o crescimento da organização. Inclusive, os gestores conseguem ter uma visão mais ampla também do que está acontecendo no ambiente interno.

Objetivos táticos e operacionais

Os objetivos estratégicos são divididos em duas partes: o tático e o operacional. Confira a diferença entre cada um deles:

Tático

É relacionada com o que é necessário para implementar a parte estratégica, no médio prazo. Além disto, auxilia no processo para garantir que tudo seja realizado conforme o planejado.

Normalmente, são realizadas por uma unidade específica da empresa, sendo direcionados a um departamento, como a área de marketing, finanças, entre outros.

Operacional

São os objetivos mais específicos e resolvidos no curto prazo, tendo problemas mais práticos para solucionar ou medidas mais fáceis de realizar. São ações de rotina resolvidas por uma pessoa ou por uma equipe.

A importância dos objetivos estratégicos nas empresas

Os objetivos estratégicos dão suporte para as empresas nas questões de desempenho e operacional, financeiro, satisfação dos clientes e no bem estar dos colaboradores. Em soma, considera as questões relacionadas a responsabilidade social e ambiental.

A partir desses objetivos, é possível focar nos índices de desempenho para mensurar os resultados de uma determinada pessoa ou da empresa. Ou seja, eles servem para nortear a organização nas próximas ações.

Além disto tudo, os objetivos também são muito importantes para visualizar o momento atual e identificar as oportunidades para o futuro da companhia. Em soma, também foca nas expectativas e em estabelecer metas SMART para todos da equipe.

Exemplos de objetivos estratégicos

Confira abaixo alguns dos exemplos mais comuns de objetivos estratégicos dentro das empresas:

  • Aumentar a satisfação dos clientes;
  • Diminuir custos de produção;
  • Desenvolver e capacitar os colaboradores;
  • Ampliar a rentabilidade;
  • Implementar a responsabilidade ambiental;
  • Aumentar a geração de leads;
  • Elevar o faturamento anual;
  • Elevar o valor de mercado da empresa;
  • Diminuir as falhas nos processos internos;
  • Melhorar o clima organizacional;
  • Reduzir a rotatividade de pessoal.

É válido ressaltar que, os objetivos abrangem todas as áreas do negócio e variam de acordo com as necessidades da empresa e da equipe.

Como definir objetivos estratégicos

Para definir os objetivos estratégicos, é necessário seguir alguns passos para implementá-la com sucesso. Veja só:

Analise a missão, a visão e valores

Primeiramente, é necessário definir e entender muito bem sobre a missão, visão e valores da sua empresa. Isso acontece porque esses pilares auxiliam a encontrar o melhor caminho a ser seguido no curto, médio e longo prazo.

Na missão, é estabelecido o propósito do negócio e o motivo do qual ele existe. Na visão, é a representação do futuro, definindo onde se quer chegar. E nos valores, são as crenças e princípios que guiam as ações da companhia.

Relacione com as perspectivas de negócio BSC

De acordo com a estratégia do Balanced Scorecard (BSC), existem 4 perspectivas do negócio: financeira, de mercado e clientes, de processos internos, aprendizagem e crescimento.

Neste sentido, se associa uma pergunta para analisar cada perspectiva. Após isso, é criado em torno de 3 objetivos que respondam cada pergunta. É válido ressaltar que os objetivos devem ser realistas e mensuráveis.

Analisar os registros da sua empresa

Fazer uma análise dos registros da empresa e uma avaliação de desempenho do negócio é fundamental.

Afinal, isso ajuda a entender melhor sobre o que já aconteceu e permite visualizar novas estratégias e acordo com sazonalidade, períodos de lucro e os meses mais complicados.

Identificar padrões permite ter uma visão mais ampla do que pode acontecer no futuro e estar preparado para o próximo planejamento, evitando erros e aumentando as chances de criar objetivos mais assertivos.

Analisar o atual momento do mercado

Fazer uma análise do momento atual do mercado é essencial para avaliar a situação atual do segmento que você está inserido.

Realizar benchmarkings, pesquisar tendências de mercado, verificar os desafios enfrentados, o que as empresas fizeram para se sair à frente. Enfim, qualquer coisa para ajudar a ter maior vantagem competitiva.

Definir os objetivos estratégicos

Após fazer todas as análises, é feito então os objetivos estratégicos. De acordo com a sazonalidade, o histórico do negócio, o momento atual do mercado e da visão e missão, é definido os objetivos para o próximo ano.

É com base em dados reais e no que já foi feito que se estabelece as metas e objetivos para se alcançar. Entretanto, lembre-se de cria-los de forma clara e concisa para trazer, de fato, os resultados esperados.

Como deu para perceber ao longo deste artigo, os objetivos estratégicos garantem que sua empresa tenha melhoria nos resultados e uma previsão do que pode acontecer nos próximos meses.

Além disto, auxilia os gestores a melhorar os processos, a tomada de decisões e também no desenvolvimento da organização.

Em conclusão, gostaríamos de pedir para que você assine nossa newsletter. Lá enviamos diversos conteúdos para te ajudar a elevar a performance das pessoas e da sua empresa. Basta preencher os dados no formulário abaixo:

Posts relacionados

Quer receber nossos conteúdos diretamente no seu e-mail?

Assine a nossa newsletter para receber os melhores conteúdos. Faça parte da nossa comunidade!