OKR e KPI: qual a diferença e como utilizar

Ana Lima | 29 de novembro de 2022

OKR e KPI são duas metodologias de gestão que auxiliam os líderes na definição de objetivos e mensuração dos resultados do negócio.

As metodologias de OKR e KPI são muito usadas para a gestão e desdobramento de metas. Mas apesar de andarem juntas, elas possuem algumas diferenças.

Devido a suas semelhanças, ambas as estratégias podem ser naturalmente confundidas e utilizadas da forma errada.

Diante disso, neste artigo nós vamos mostrar a real diferença entre OKR e KPI e explicar as particularidades de cada um.

Continue lendo para saber mais!

Neste conteúdo você encontra:

  • O que é OKR?
  • O que é KPI?
  • Como definir OKRs?
  • Como definir KPIs?
  • Diferença entre OKR e KPI
  • É possível utilizar as duas estratégias ao mesmo tempo?
  • OKR e KPI: qual é melhor?

O que é OKR?

OKR é uma sigla que significa Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados-Chave em português). Trata-se de uma metodologia de gestão de metas que facilita o alinhamento e definição dos objetivos da empresa.

Basicamente, é composta por 2 pilares: os Objetivos (O) e os Resultados-chave (KR).

Os Objetivos indicam o que a empresa quer alcançar, ou seja, onde ela quer chegar. Eles são definidos de forma qualitativa e descrevem os alvos a serem atingidos durante um período.

Geralmente são estabelecidos pelos líderes de cada área, juntamente com a diretoria da organização, e compartilhados com os colaboradores. Por esse motivo, é essencial que os Objetivos sejam claros e motivadores.

Os Resultados-chave são métricas que servem para medir se o Objetivo está próximo de ser alcançado, geralmente são expressos em números.

OKR

O que é KPI?

KPI é uma sigla que significa Key Perfomance Indicator (Indicador Chave de Perfomance em português). Trata-se de uma ferramenta de gestão que permite medir o desempenho de processos ou atividades de uma empresa.

Os KPIs são capazes de fornecer informações necessárias e relevantes para avaliar o sucesso das tarefas propostas.

Dito isso, é importante ressaltar que todo indicador de performance deve ser adequado para a realidade do negócio. Visto que podem existem vários tipos de KPIs, é tarefa do líder escolher os mais aderentes com o segmento, a maturidade do negócio, a diversidade da equipe e mais.

Como definir OKRs?

Na teoria tudo pode parecer muito fácil e simples, mas na prática a situação pode ficar um pouco embaraçosa quando se fala em OKR. Afinal, definir os objetivos que guiarão as ações de um negócio é uma responsabilidade grande.

Mas para te ajudar com isso, temos algumas dicas práticas. Antes de tudo, tenha em mente que um OKR bem definido precisa responder as 3 perguntas seguintes:  

  1. Onde quero chegar?
  2. Como vou saber que cheguei lá?
  3. O que farei para chegar lá?

Essas três perguntas te ajudarão a delimitar melhor seus Objetivos e estabelecer as ações necessárias para alcançá-los.

É recomendado que cada Objetivo (O) estabelecido tenha entre 2 e 5 resultados-chave (KR) ligados a ele. Mais do que 5 pode tornar difícil o acompanhamento dos resultados e proporcionar perda de foco.

Segue abaixo um exemplo de Objetivo e seus respectivos resultados-chave:

O: Tornar nossa marca conhecida em todo o Brasil.

KR1: Aumentar o engajamento nas redes sociais em 20%.

KR2: Conseguir 15 vídeos de depoimentos de clientes.

KR3: Gerar 3x mais anúncios patrocinados.

É fundamental que os KRs estejam em ordem de prioridade, sendo o primeiro mais importante que o segundo e assim por diante. Além disso, cada Key Result também precisa complementar um ao outro, de forma que todos estejam interligados.

Vale ressaltar também que eles são definidos a cada três meses para que a cada trimestre os líderes consigam ajustar o que for necessário e identificar novas oportunidades para a organização.

Por fim, é preciso considerar que os OKRS precisam ser práticos, claros e inspiradores para engajar o time e entregar os melhores resultados.

Quer saber mais sobre como implementar a metodologia OKR na sua empresa? Então assista o vídeo a seguir!

Como definir KPIs?

Para definir os KPIs corretos é importante avaliar diversos fatores relacionados ao cenário do negócio. Alguns deles são:

  • Custos
  • Porte da empresa
  • Tamanho da equipe
  • Estrutura tecnológica
  • Recursos financeiros

Tudo isso ditará como será medido o sucesso da companhia, já que não existe uma regra clara de funcionamento porque os indicadores de desempenho variam de acordo com cada empresa e objetivo.

É importante que as métricas escolhidas estejam de acordo com a necessidade e disponibilidade dos recursos. Alguns exemplos de indicadores de performance são:

  • Taxa de rotatividade
  • Custo de aquisição de cliente (CAC)
  • Taxa de conversão
  • Tempo médio de uso
  • Customer Lifetime Value (Ciclo de vida do cliente)
  • Avaliação de aprendizagem.

Uma ótima maneira de estabelecer os KPIs é escolher os indicadores que são focados em resultados. Por exemplo, não adianta um colaborador trabalhar por várias horas seguidas se não é produtivo. É muito mais vantajoso medir os resultados que ele gera do que simplesmente quantas horas trabalha.

Diferença entre OKR e KPI

Agora que você já sabe um pouco sobre como funciona cada metodologia, que tal descobrir a diferença entre OKR e KPI?

A principal diferença está no propósito de cada metodologia. O OKR é muito utilizado para definir objetivos inspiradores e grandiosos na empresa e costuma envolver e engajar toda a equipe.

Já os KPIs são exclusivos de cada área e servem para medir o desempenho de um processo ou atividade que já está sendo executada.

Assim, os OKRs são mais desafiadores e instigantes e fazem com que a empresa atinja outro patamar e explore novos horizontes. Então, se você possui um grande sonho para seu negócio, a metodologia OKR é uma ótima opção.

E os KPIs medem o sucesso e desempenho de uma ação que está sendo realizada, é uma maneira de garantir o controle das atividades.

É possível utilizar as duas estratégias ao mesmo tempo?

Sim, é complementarmente possível utilizar OKR e KPI juntos. Apesar de suas diferenças, ambos se complementam.

O OKR fornece uma visão mais macro do negócio, projeta metas desafiadoras e inspiracionais. Por outro lado, o KPI exerce uma função de controle das atividades para garantir que tudo saia conforme o planejado.

Sem dúvidas no momento do planejamento, além de definir metas e tarefas, é essencial analisar a execução das ações para cumprir o que foi estabelecido e ajustar o que for necessário. Por isso, nada melhor que unir as duas estratégias para alcançar o sucesso do negócio e garantir uma alta performance.

OKR e KPI: qual é melhor?

Não existe estratégia melhor ou pior, tudo depende do seu propósito e do que deseja mensurar.

O OKR fornece uma visão mais profunda e completa sobre o negócio, permite expandir os horizontes e estabelecer metas mais estimulantes. Ele é muito usado por empresas que desejam crescer de forma exponencial e traçar novos planos.

Já os KPIs são mais pontuais e servem para avaliar uma situação específica dentro de um contexto maior. Eles ajudam a monitorar o desempenho e propor melhorias nos processos e atividades.

Conclusão

Portanto, podemos perceber que o sucesso de um negócio exige planejamento e organização, principalmente dos objetivos que se deseja alcançar.

Sabemos que para atingir voos maiores e expandir os horizontes, a metodologia de OKR pode ser uma grande aliada. Inclusive ela é muito utilizada em grandes organizações, como Google e Microsoft.

Foi pensando justamente nisso que a Mereo desenvolveu um software para a definição e alinhamento dos OKRs da sua empresa. Sabemos que essa pode ser uma tarefa complicada, por isso estamos aqui para te ajudar.

O sistema irá te auxiliar na criação de planos de ação, acompanhamento de resultados e melhoria contínua dos processos e atividades. Alguns dos benefícios são:

  • Plataforma simples de usar;
  • Praticidade para atualizar dados;
  • Flexibilidade na introdução e alteração dos objetivos e KRs;
  • Acompanhamento contínuo do desenvolvimento;
  • Integração e controle das informações;
  • Segurança de dados;
  • Clareza para todos os colaboradores;
  • Rapidez na identificação e resolução de problemas;
  • Simplificação de tarefas difíceis;
  • Eliminação de burocracias;
  • Otimização do tempo;
  • Tomada de decisões baseada em dados.

Com o software OKR da Mereo é muito mais fácil colocar em prática a metodologia OKR e aumentar o potencial de seu negócio. Clique aqui e fale com um dos nossos especialistas para saber mais!

OKR

Artigos relacionados

Faça parte da nossa comunidade e receba conteúdos valiosos no seu e-mail.

     

    Solicite agora uma demonstração.

    Preencha os campos ao lado para agendar uma demonstração da nossa plataforma.