Planejamento de metas: o que é e sua importância na empresa

Karine Moreira | 30 de novembro de 2021

Você sabe aonde quer chegar? Sabe por onde e como começar? Um dos grandes problemas organizacionais é a falta de objetivos e metas claras para se alcançar. Com a ajuda do planejamento de metas fica mais fácil elaborar estratégias que direcionam sua empresa no caminho certo.

planejamento_de_metas

Sem ter uma direção e um foco é mais provável de se perder e colocar esforços nas coisas erradas. Nesse sentido, é muito importante ter um planejamento de metas bem definido para conseguir atingir os objetivos esperados e garantir no futuro a alta performance.

Contudo, é uma tarefa feita em conjunto para traçar essas estratégias que ajudam na definição de metas que sejam alcançáveis para todos. E, a partir desse planejamento, também é possível ter uma compreensão melhor do crescimento da organização e desenvolver diretrizes capazes de elevar a entrega de resultados.

Além disso, ter o registro das informações que levaram ao sucesso ou ao fracasso dos esforços da empresa, durante um período de tempo, é crucial para elaborar estratégias de melhorias dos processos. Saiba mais!

O que é o planejamento de metas

Planejamento de metas, ou também conhecido como plano de metas, é uma ferramenta que ajuda a empresa a organizar toda a sua estratégia de metas. Por meio de algumas táticas, se estabelece parâmetros e direcionamentos para criar as tarefas e ações que serão realizadas pelos membros da empresa. 

Esse planejamento faz parte da primeira etapa da gestão de metas, e nela se define detalhadamente as metas que precisam ser alcançadas e em quanto tempo isso ocorrerá. O plano pode ser de curto, médio ou longo prazo, isso depende do seu modelo de negócios e dos seus objetivos estratégicos 

A metodologia mais conhecida para fazer o planejamento é a das Metas SMART. Com ela, é possível criar metas que traduzem a estratégia da empresa e sejam tangíveis.  

Por isto, todas as metas precisam ter um propósito e serem definidas também com base nos indicadores de desempenho. Dessa forma, será mais prático esse processo de planejamento. Além disto, ajuda a fazer o desdobramento de metas, acompanhar e mensurar o alcance de seus resultados. 

Desenvolva uma estratégia que guie as ações no caminho certo, sem exagerar na quantidade e nem ser genérico demais também. 

Porque o planejamento de metas é importante

Confira a seguir alguns dos pontos que reforçam a importância do planejamento de metas nas empresas: 

Ajuda a comunicar os objetivos 

As metas ajudam a comunicar os objetivos esperados e, ao mesmo tempo, esclarecer sobre o que é esperado pelos colaboradores.  

É válido ressaltar que, as metas precisam ser claras e mensuráveis para todas as áreas e departamentos da empresa. E, ao ter uma boa comunicação, todos vão estar atrás dos mesmos objetivos. 

Eleva a produtividade e motivação da equipe 

Quando se tem metas bem estabelecidas e um plano conciso, as pessoas se sentem mais focadas no que realmente irá trazer resultados. Com o planejamento de metas, as prioridades são definidas e separadas por ordem de importância.  

Desta forma, as metas têm o poder de incentivar, motivar a equipe e elevar sua produtividade. Além disto, as pessoas tendem a se sentir bem quando sabem que suas energias estão nas tarefas certas. 

Alinha a expectativa de desempenho 

Outro fator muito importante do plano de metas é por ajudar a alinhar as expectativas de desempenho dos colaboradores, a partir das metas que foram estabelecidas para cada um deles, sejam elas individuais ou em equipe. 

Dessa forma, os profissionais sabem exatamente o que é esperado deles e quais são os resultados esperados de seus trabalhos também. 

Algumas ferramentas de gestão de pessoas são muito utilizadas para dar suporte nesses momentos, como a avaliação de desempenho e o feedback. Com elas, se utiliza o resultado das metas como pontos de referência. 

Como fazer seu planejamento de metas

Saiba agora as etapas para criar seu plano de metas de forma eficiente! 

Estabeleça a subdivisão das metas 

Primeiramente, é feito o planejamento das etapas necessárias para cumprir essas diretrizes e realizar a subdivisão das metas. Definindo as prioridades para toda a equipe envolvida.  

Detalhe suas metas 

No planejamento, é necessário ter as informações bem detalhadas para que seja possível realizar uma avaliação de performance ou de desempenho com maior precisão e obter maior aproveitamento da mensuração dos resultados.  

Além de tudo o que já foi falado, para que seu plano dê certo é necessário conversar com sua equipe e entender se todos estão de acordo com as metas e estão confortáveis em realizar.  

Assim, pessoas motivadas e engajadas tendem a ter uma maior motivação para alcançar melhores resultados e, sucessivamente, ter um desempenho superior dentro do ambiente organizacional. 

O planejamento de metas possui estratégias que direcionam a empresa no caminho certo, ajudam na alta performance de pessoas e eleva os resultados com metas mais precisas e com foco no crescimento.  

Por isso, recomendamos você a assistir esse vídeo, para você entender melhor sobre como definir boas metas e acompanhar seus resultados! 

Aproveite e baixe agora nosso e-book de Gestão de Metas: como medir, acompanhar e engajar a sua equipe. Com nosso material, você irá garantir o sucesso da sua organização! 

Posts relacionados

Quer receber nossos conteúdos diretamente no seu e-mail?

Assine a nossa newsletter para receber os melhores conteúdos. Faça parte da nossa comunidade!