15 de setembro de 2020

Desdobramento de Metas: O que é? Como fazer? + Exemplos

O Desdobramento de Metas é o método de desenvolver as metas em objetivos de todos os níveis hierárquicos da empresa, realizados durante o Planejamento de Metas. Para o planejamento ser executado corretamente e as ações sejam cumpridas, é necessário desdobrá-los em tarefas específicas, estipuladas na estratégia.

Essa metodologia tem influência do Planejamento Estratégico, onde alinha os objetivos e operacionaliza as tarefas, e também na Gestão de Performance, do qual identifica gargalos para alcançar os melhores resultados.

Saiba neste post o que é desdobramento de metas, entenda como fazer na prática esta metodologia na sua empresa e na Gestão Empresarial. Confira!

O que é Desdobramento de Metas?

O desdobramento de metas traz os objetivos para a parte mais prática, realizando as ações do planejamento de forma estruturada e estratégica para atingir os resultados esperados. Contudo, o desdobramento se divide em duas dimensões na gestão estratégica: tática e operacional.

Desse modo, os colaboradores em todos os níveis hierárquicos conseguem identificar seu papel, durante a execução do planejamento. Além de tornar a contribuição dos colaboradores mais assertiva. Todavia, implementar esse processo agiliza as ações e alinha todos os objetivos do negócio.

Assim, o desdobramento de metas transforma o que foi planejado em realidade, executando a estratégia até a fase operacional. Além disso, detecta os gargalos e pontos de melhoria, impulsionando a performance de pessoas e consequentemente a produtividade na empresa.

A importância do desdobramento de metas

Os objetivos estratégicos e as metas organizacionais de médio e longo prazo são alcançadas a partir da visão e missão previstas de acordo com as expectativas globais da empresa. Isto é, são a base para que o planejamento seja colocado em prática, sendo desdobrados de forma tática e operacional.

O desdobramento de metas é importante por traduzir esses objetivos em ações, que serão desempenhadas pelos colaboradores, com a intenção de alcançar o resultado pré-estabelecido. Ou seja, é como um mapa que mostra como chegar ao objetivo, com um caminho bem definido.

Além disso, eleva a motivação nas empresas, já que o colaborador sabe exatamente o que a empresa espera dele, engajando toda a equipe para o mesmo objetivo. O desdobramento de metas alinha os setores, fazendo com que todos caminhem no mesmo sentido.

Objetivos táticos e operacionais no Desdobramento

Os objetivos táticos são classificados por ser de médio prazo, pois o tempo definido para cumprir as ações variam entre 1 a 3 anos. São direcionados a uma área ou setor específica da empresa e suas tarefas são divididas por departamento.

Alguns exemplos disso são:

  • Elevar o controle de qualidade dos produtos para evitar possíveis problemas;
  • Garantir que os clientes sejam atendidos no máximo em 24 horas;
  • Ter todos os funcionários com graduação superior.

Algumas metodologias são fundamentais para começar a traçar todos os objetivos relevantes para a empresa, como: 5W2H e o Ciclo PDCA.

Os objetivos operacionais tem como característica as entregas de curto prazo. Contém entregas operacionais da rotina de trabalho, variando entre 3 a 6 meses o prazo dos objetivos. São mais específicos e, por isso, precisam conter métodos, processos, sistemas e indicadores em sua aplicação e monitoração do plano.

Esses objetivos são o plano de ação, atribuídos aos profissionais contêm tarefas e prazos específicos, sendo atividades individuais ou em equipes. É necessário utilizar de alguma ferramenta que auxilie na organização e criação de quadro para o projeto.

Alguns exemplos são:

  • Implementar de um sistema de separação e rastreio dos produtos;
  • Estabelecer um programa de qualidade total;
  • Parceria com uma universidade para capacitação dos colaboradores.

Enfim, esses métodos auxiliam no alinhamento entre colaboradores e empresa, do qual todos contribui para o sucesso nos resultados organizacionais.

Metodologias de desdobramento de metas. Como fazer?

Esperamos que você tenha entendido sobre as estratégias do desdobramento de metas e objetivos nas empresas. Agora, saiba como desdobrar metas na prática com estes exemplos abaixo:

Objective and Key Results (OKRs)

A metodologia da OKR, ou Objetivos e Resultados Chave, estabelece um conjunto de ações interrelacionadas que contribuem no alcance das metas gerais. Os Objetivos são descrições qualitativas dos resultados desejados, enquanto Resultados Chave são formados por indicadores que definem o alcance de cada objetivo.

Com a OKR o desdobramento de metas se torna muito mais prático, criando uma estrutura que relaciona ações fundamentais no atingimento dos objetivos, monitorando os resultados.

Balanced Scorecard (BSC)

Com a ferramenta do BSC, ou é possível alinhar a estratégia organizacional com as tarefas operacionais. Utiliza-se dos indicadores para traçar e organizar todos os objetivos do desdobramento de metas.

Assim, é avaliado o andamento de todas as demandas e gerenciar todo o time, com uma visão ampla sobre todas as perspectivas da empresa. Além de alinhar a operação aos processos.

Gerenciamento pelas Diretrizes (GPD)

Com o GPD é promovido o alinhamento dos esforços dos colaboradores e a priorização das aplicações dos recursos disponíveis, do qual traz maior efetividade no alcance das estratégias da empresa.

Contudo, também dá para direcionar alterações e adequações nos padrões de trabalho diário, refletindo positivamente nas necessidades estratégicas. Assim, eleva as atividades desenvolvidas em todos os níveis hierárquicos.

Indicador de Desempenho (KPI)

Com um KPI é realizado a criação de indicadores quantitativos para auxiliar na monitoração de desempenho dos colaboradores e de cada tarefa. Com essa metodologia, se tem uma visão global de todos os processos executados e o andamento das demandas.

 

Enfim, aplicar todas essas técnicas é fundamental para que o desdobramento das metas seja realizado com sucesso. Deve se ter também ações corretivas para garantir o resultado dos objetivos.

Em conclusão, existe também alguns softwares de gestão que contém todas essas ferramentas em um único lugar, unificando os esforços e otimizando o tempo para realizar todas essas ações.

Nós, da Mereo, fornecemos essa solução e disponibilizamos uma demonstração gratuita da nossa Plataforma Integrada. Fale conosco!

Caso tenha interesse em se aprofundar sobre as metodologias de desdobramento de metas, assista nosso vídeo sobre elas!

Gostou desse artigo? Compartilhe.