A gestão de pessoas humanizada é uma das grandes tendências de gerenciamento nas empresas dos últimos anos. Afinal, liderar equipes por meio de uma cultura que enxerga pessoas além dos números oferece diversos benefícios, já que é o capital humano que realmente move as organizações.
Gestão de pessoas humanizada: como utilizar essa estratégia
Segundo o estudo Empresas Humanizadas do Brasil, feito em 2019, empresas que prezam pela gestão de pessoas humanizada têm resultado duas vezes maior em praticamente todos os âmbitos: satisfação de clientes, produtividade, bem-estar do colaborador e retenção de talentos.
Isso comprova que liderar pensando nas condições propícias para os colaboradores é a chave para fortalecer o engajamento das pessoas, transformar os resultados do negócio e promover a melhor experiência para os clientes.
Mas como, de fato, implementar a gestão de pessoas humanizada em um contexto cada vez mais desafiador? Com este artigo você aprenderá a utilizar a gestão de pessoas humanizada como estratégia para desenvolver times de alta performance.
Neste conteúdo você encontra:
- O que é gestão de pessoas humanizada;
- Pilares da gestão de pessoas humanizada;
- Aplicando a gestão de pessoas de forma estratégica;
- Papel do RH na gestão de pessoas humanizada;
- Vantagens da gestão humanizada.
O que é gestão de pessoas humanizada?
A gestão de pessoas humanizada nada mais é do que uma metodologia de liderança que visa coordenar uma ou mais equipes por meio dos aspectos subjetivos dos colaboradores.
Isso significa que nesse tipo de liderança são consideradas importantes as vontades, expectativas, particularidades e dificuldades do colaborador tanto no âmbito profissional quanto pessoal.
De fato, essa abordagem tem como objetivo desenvolver um ambiente agradável para se trabalhar a fim de que as metas da empresa sejam alcançadas de forma saudável pelos colaboradores.
Uma liderança que tem como foco a gestão de pessoas humanizada possui algumas características específicas no seu modo de coordenação, tais como:
- É empático com os colaboradores e colegas;
- Promove e pratica a escuta ativa;
- Reconhece e valoriza o desempenho do time;
- Inspira e influencia as pessoas a sua volta;
- Lidera considerando as características individuais dos seus colaboradores.
Pilares da gestão de pessoas humanizada
Existem alguns pilares que norteiam e ajudam a sustentar uma liderança saudável. Esses fundamentos foram adaptados ao longo do tempo a fim de acompanhar a realidade das empresas atualmente.
Para colocar em prática a gestão de pessoas humanizada dentro da sua organização, analise cada um dos pilares e adapte dentro do seu contexto organizacional.
Observação
A observação dentro da gestão de pessoas humanizada diz respeito à análise e diagnóstico de todas as pessoas envolvidas. É como se fosse uma anamnese, um relatório e histórico do colaborador.
Na parte da observação, é preciso olhar com cuidado para os colaboradores a fim de entender quais são suas vivências, aspirações, metas, sonhos, dificuldades e possíveis problemas que podem interferir no dia a dia do trabalho.
É aqui que entra uma escuta ativa por parte das lideranças. Saber ouvir o colaborador para extrair o máximo de informação sobre ele e entender quem é a pessoa por trás da função designada é extremamente importante.
Comunicação
A partir do momento que os líderes conseguem colocar em prática a observação e a escuta ativa, inevitavelmente, surge uma aproximação maior entre líder e seus liderados. Na gestão de pessoas humanizada, essa aproximação vem junto com uma comunicação clara e efetiva.
A base para isso é a comunicação não-violenta, que permite um diálogo aberto e sincero abrindo espaço para conexão entre as pessoas. Deixar ativo canais para que essa comunicação flua é fundamental.
Integração
Partindo desse princípio, temos como terceiro pilar a integração como passo essencial para uma equipe coesa e forte. Com uma gestão de pessoas humanizada, os times podem colaborar entre si para melhorar os resultados em conjunto.
Nesse sentido, o RH exerce um papel bastante importante, uma vez que a integração possibilita uma maior aproximação entre o RH e os colaboradores, assegurando, dessa forma, um ambiente saudável e seguro emocionalmente.
Adaptação
Por fim, temos a adaptação dos processos para uma gestão de pessoas humanizada. Sem ela fica difícil implementar as estratégias de uma liderança positiva. A adaptação requer um diagnóstico de como são os processos de gestão atuais e como eles podem ser melhorados, humanizados.
Um exemplo disso é entender quais demandas do seu time são mais urgentes, como aumentar a flexibilidade de horários, elaborar mais oportunidades de treinamentos, criar PDI’s personalizados, etc.
Manter canais de feedback contínuo ativos ajuda a gestão saber qual ponto deve adaptar e melhorar.
Aplicando a gestão de pessoas humanizada de forma estratégica
Depois de destrinchar os pilares da gestão de pessoas humanizada, chegou a hora de descobrir como, de fato, aplicar esse método de forma estratégica dentro das empresas.
Para isso, é preciso entender que as ações efetivas precisam estar ligadas à cultura da organização e à realidade em que se encontra. Desse modo, existem algumas táticas iniciais que auxiliam na criação de uma gestão mais humanizada.
Treinamento das lideranças
O primeiro passo é treinar os gestores e coordenadores para romper com a mentalidade tradicional, voltada apenas para números e não para pessoas.
Muitas vezes, as lideranças estão tão acostumadas com o método de gestão tradicional que é necessário incentivar e criar treinamentos que auxiliem nesse processo de mudança.
Cultura de feedback ativo
Dê voz aos seus colaboradores. Para ter uma cultura realmente humanizada você precisa saber o que seu time pensa sobre o ritmo de trabalho, as funções exercidas e até mesmo o próprio estilo de liderança.
Com a troca de feedbacks contínuos, você proporciona um espaço aberto, transparente e seguro para que os colaboradores expressem suas opiniões e motivações e, assim, os líderes conseguem desenvolver as pessoas de forma assertiva.
Se você quer implementar uma cultura de feedback efetiva na sua empresa, o módulo de Feedback da plataforma Mereo é a escolha certa para sua empresa!
Engajamento dos colaboradores
Ter uma equipe coesa e engajada nem sempre é uma tarefa fácil. No entanto, uma das formas de manter a gestão de pessoas humanizada é incentivar o engajamento entre os times e criar uma influência positiva nos colaboradores.
O engajamento está dentro do pilar de integração considerado como uma das premissas da liderança humanizada.
O engajamento também pode ser estimulado quando os gestores envolvem a equipe na tomada de decisões. Por isso, ouça o que seus colaboradores têm a dizer sobre um determinado projeto, distribua as funções de forma justa e ajude a desenvolver o time de modo coeso e humanizado.
Papel do RH na gestão de pessoas humanizada
Não tem como falar de gestão de pessoas humanizada sem falar da importância do RH na implementação e manutenção desse método. Afinal, como guardião do capital humano dentro da empresa, o RH tem o papel fundamental de ser o suporte para todos os colaboradores no processo de aplicação da gestão humanizada.
É esse setor que terá como encargo manter um espaço aberto para escuta e diálogo com os colaboradores, acompanhando-os de perto e monitorando as lideranças para incentivar cada vez mais o cuidado e empatia ao gerir.
Entenda um pouco mais sobre a jornada do RH estratégico dentro da gestão de pessoas humanizada assistindo o episódio 18 da segunda temporada do Mereo Talks.
Vantagens da gestão humanizada
Implementar a gestão de pessoas humanizada gera inúmeros benefícios para a organização. Sem dúvidas, uma das principais vantagens está na satisfação e felicidade do colaborador com o trabalho.
Isso só é possível por meio do aumento da confiança entre líderes e liderados e da influência positiva que um gestor tem no seu time. Confira agora outras vantagens de aplicar a gestão humanizada.
- Aumento da produtividade: colaboradores felizes e engajados são mais comprometidos com suas tarefas e entregam melhores resultados. A experiência com a gestão humanizada é o caminho mais efetivo para ter aumento da produtividade de forma duradoura.
- Melhora no clima organizacional: a gestão de pessoas humanizada garante um clima organizacional positivo, já que possibilita um ambiente mais saudável e menos competitivo. Dessa forma ajuda a promover a comunicação e colaboração entre os times, além de ampliar o sentimento de pertencimento.
- Baixo índice de turnover: uma outra vantagem está na redução da saída voluntária de colaborador. Afinal, com uma liderança humanizada, é menos provável que haja alta rotatividade de pessoas dentro dos times.
- Melhora na saúde mental das equipes: a gestão humanizada também ajuda no equilíbrio mental do colaborador, já que se importa com o colaborador e evita situações de alto nível de estresse que podem inclusive gerar queda de produtividade e ausência do trabalho.
Conclusão
Priorizar a gestão de pessoas humanizada é o caminho para as empresas que almejam o sucesso. Isso porque oferece benefícios tanto para a empresa quanto para as pessoas a longo prazo.
Lembre-se: adotar práticas de liderança humanizada de forma estratégica constrói times de alta performance, aumenta a satisfação dos colaboradores e fortalece a cultura organizacional.
Não sabe por onde começar? Baixe o nosso e-book sobre cultura de feedback e entenda como dar o primeiro passo para uma gestão humanizada por meio da escuta ativa!