Matriz Ansoff: o que é? Como aplicar sua estratégia nas empresas?

Avatar photo Rebeca Rohr | 22 de setembro de 2020

A Matriz Ansoff é uma ferramenta essencial para os gestores, pois auxilia no planejamento de estratégias para o crescimento da organização. Além disso, é possível identificar as oportunidades e desenvolver as rotas mais assertivas que direcionam as ações da empresa.

matriz ansoff

Por fazer parte do Planejamento Estratégico, estas ações dos pilares da Matriz Ansoff estabelece o plano tático para conseguir alcançar os objetivos e os resultados esperados em toda a estratégia organizacional.

Saiba ao longo deste artigo tudo sobre esta tabela e como aplicá-la nas estratégias do seu negócio para elevar seus resultados!

O que é Matriz Ansoff?

O conceito da Matriz Ansoff está relacionado com a sua metodologia utilizada para analisar e planejar as estratégias dos negócios. A partir disso, a matriz separa as quatro ações para serem tomadas, no intuito de impulsionar o crescimento organizacional e nos riscos que estão associados em cada uma delas.
Também conhecida como Tabela de Expansão de Produto/Mercado, as maiores características da Matriz Ansoff é por avaliar:

  • Penetração de mercado,
  • Desenvolvimento de produtos,
  • Desenvolvimento de mercado,
  • Diversificação.

Sendo separadas entre os produtos já existentes e os lançamentos, além dos fatores econômicos, concorrentes e o público.
Dessa forma, estas quatro ações voltadas para a Gestão Empresarial, consideram os elementos externos, que são valores incontroláveis, direcionados ao macroambiente. Inclusive é bem parecida com a Matriz SWOT, por analisar os pontos fortes e de melhoria do plano tático da empresa.

Para que serve esta ferramenta?

Por ser uma ferramenta de análise, gestão e planejamento, a Matriz Ansoff serve para otimizar as tarefas no momento de criar o Plano de Ação. Dessa forma, é possível visualizar o padrão a ser seguido pela empresa.
Além disso, a tabela pode ser utilizada para visualizar diversos tipos de cenários hipotéticos, explorando os pontos fortes e os pontos de melhoria do macroambiente. Contudo, é importante lembrar que todas as informações contidas podem ser alteradas de acordo com o tamanho, nicho e características de mercado da empresa.
Alguns exemplos para entender melhor sobre essa ferramenta são por ajudar no aumento do volume de receita da empresa com um planejamento de vendas diferente, na criação de um novo produto ou ao explorar outros mercados para expandir seu negócio. Deu para entender melhor?

Como aplicar a Matriz de Ansoff, na prática?

Na prática a Matriz Ansoff funciona sem muita complexidade, mas ainda assim é necessário ter atenção para preencher todas as informações corretamente na tabela. Deste modo, a estrutura da matriz conta com dois eixos: produto e mercado.
A partir disso, existe as variáveis que podem resultar em diferentes combinações. Após essa análise, é realizado a tomada de decisão. Saiba agora detalhadamente como aplicar todas as 4 ações principais da Matriz Ansoff:

1.     Penetração no mercado

Para realizar a estratégia de Penetração de Mercado, é importante considerar a utilização dos produtos da sua companhia e ter um mercado já existente. Pois, somente assim é possível alcançar os objetivos estabelecidos. Como aumentar as vendas, gerar maior marketing share ou participação de mercado.
Essa estratégia é voltada para o crescimento de negócios e deve ser aplicada quando for considerado os aspectos do produto da sua empresa, de forma que sejam suficientes para superar os concorrentes do mercado atual. Exemplos destes aspectos são:

  • Qualidade alta do produto;
  • Reconhecimento de marca;
  • Canais corretos de distribuição.

Se identificar todos eles, não é necessário realizar alterações nos produtos ou de marketing. Nas estratégias de penetração de mercado pode ser feito promoções para atrair novos clientes e aumentar a distribuição dos produtos com a queda do preço.

2.     Desenvolvimento de Produto

Na estratégia de Desenvolvimento de Produto, é elaborado um novo produto para um mercado consolidado. Contudo, é fundamental realizar pesquisas para desenvolver essa expansão da mercadoria no setor.
Esta estratégia é utilizada em momentos de inovação organizacional. Ou seja, é quando as empresas já compreendem seu mercado atual e desejam trazer novas soluções para atender o seu público ou às novas demandas.
Sendo assim, o foco aqui é mostrar a força da marca para outros produtos inseridos no mercado, seja uma linha de segmento diferente ou não. Um exemplo são empresas que vendem maquiagem começar a vender hidratantes também.

3.     Desenvolvimento de Mercado

Com a estratégia de Desenvolvimento de Mercado, é possível entrar em um novo mercado com produtos que já estão comercializados. Deste modo, a marca pode expandir seus negócios para novos clientes ou diferentes áreas geográficas, seja na região ou até internacionalmente.
Para isto, é necessário conhecer os consumidores dos produtos, entender o perfil certo das pessoas para sua empresa e se podem pagar pelo serviço. Ou seja, o comportamento dos consumidores deste novo mercado não pode ter características muito diferentes dos já existentes.
Um exemplo deste mercado são as empresas de academia, que possuem filiais em diversos bairros e cidades diferentes. Além disso, podemos citar a empresa de tecnologia Xiaomi, que tem expandido seus produtos em novos mercados e oferecem variedade para todos os consumidores de quase todos os países.

4.     Diversificação

Já a estratégia de Diversificação acontece na necessidade de crescimento da empresa. Então, o objetivo é criar novos produtos e ingressar em um novo mercado. Por exemplo, uma empresa que desenvolve produtos para o público adulto, mas agora também quer alcançar o público infantil.
Mas, antes de tudo, é crucial alterar o processo de fabricação dos produtos e as embalagens. Afinal, para crescer, é necessário ter esta diversificação também no conteúdo. Nesta estratégia, existem dois tipos de diversificação:

  • Relacionada: É quando tem uma conexão entre o negócio com o novo mercado e novo produto. Como uma empresa de um segmento específico continuar diversificando sua estratégia, tipo a Natura que possui a mesma linha de higiene.
  • Não relacionada: É quando não tem uma conexão entre o negócio já existente e o novo produto e mercado. Como uma empresa que possui um segmento inicial, mas pretende lançar produtos de outro ramo, tipo a Coca-Cola que possui o ramo de bebidas e roupas.

Comece a utilizar agora a Matriz Ansoff na sua estratégia!

Enfim, esperamos que você tenha compreendido sobre o que é a Matriz Ansoff e sobre todas as ações desta estratégia poderosa. Esperamos também que você tenha percebido as vantagens em utilizá-la nos negócios e saiba também como aplicá-la na sua empresa.
Desta forma, você pode estar mais preparado para colocar em prática o seu planejamento, desenvolver melhores caminhos para seguir e elevar o crescimento da sua empresa. Afinal, com essa ferramenta é possível ter diferentes vertentes para que o seu negócio chegue para as pessoas certas, no momento certo.
Em conclusão, gostaríamos de te recomendar nosso diagnóstico gratuito para saber qual nível o RH da sua empresa está!

Artigos relacionados

Faça parte da nossa comunidade e receba conteúdos valiosos no seu e-mail.

     

    Solicite agora uma demonstração.

    Preencha os campos ao lado para agendar uma demonstração da nossa plataforma.