Novos modelos de trabalho: como garantir a produtividade da equipe?

Ana Lima | 6 de janeiro de 2023

Os modelos de trabalho passaram por um processo de modernização, principalmente durante a pandemia. Diante disso, o trabalho remoto passou a ser uma realidade para muitas empresas.

Novos modelos de trabalho e produtividade

Os modelos atuais surgiram para atender as novas necessidades dos profissionais. Iniciativas que promovam o bem-estar e a liberdade passaram a ser muito mais valorizadas pelos colaboradores.

No entanto, existe uma preocupação por parte dos líderes em como manter a produtividade e elevar o engajamento do time mesmo no trabalho remoto.

Por isso, preparamos este artigo com algumas dicas de como garantir a produtividade da equipe no trabalho remoto. Continue a leitura para saber mais!

Neste artigo você encontra:

  • Tipos de modelo de trabalho
  • Os impactos dos novos modelos de trabalho nas empresas
  • Como garantir a produtividade e manter o time engajado?

Tipos de modelos de trabalho

O mercado de trabalho está em constante evolução, por isso novas formas e modelos de trabalho surgem com frequência. Inclusive a pandemia fez com que diversas empresas fossem forçadas a aderir outras modalidades de trabalho.

A seguir vamos apresentar alguns tipos de modelos de trabalho e suas características:

Presencial

O trabalho presencial é o mais comum e usado ainda hoje. Ele exige que o colaborador realize todas as suas funções nas dependências da empresa.

No formato presencial, há uma maior proximidade entre a equipe, o que facilita muito o repasse de demandas e o acompanhamento de atividades. No entanto, ele não garante flexibilidade para os profissionais e ainda requer locomoção da casa ao local de trabalho.

Por isso, esse modelo de trabalho tende a perder sua força, já que as necessidades do mercado e dos colaboradores são outras.

Home office

O modelo home office tem se tornado cada vez mais conhecido de um tempo para cá. Isso porque com a pandemia, muitos negócios tiveram que fechar as portas de seus escritórios e permitir que os colaboradores trabalhassem de casa.

Essa alternativa promoveu muito mais segurança em relação à saúde das pessoas e flexibilidade no trabalho.

Trabalhar em casa é o sonho de muito gente, já que torna muito mais fácil equilibrar a vida pessoal e profissional e ainda evita pequenos estresses durante o dia a dia. Com pequenos ajustes na rotina e ferramentas de comunicação, é possível executar um ótimo trabalho, mesmo que remoto.

Anywhere office

Uma forma de trabalho semelhante ao home office é o anywhere office. Porém, enquanto no primeiro o colaborador só pode trabalhar em casa, no segundo ele pode ter a liberdade de trabalhar onde quiser.

Esse modelo de trabalho permite ainda mais flexibilidade ao profissional, ao mesmo tempo que exige uma organização maior para cumprir todas as demandas. Além disso, o anywhere office elimina uma tendência de isolamento que o home office costuma gerar, já que o colaborador pode trabalhar de onde quiser, inclusive viajando.

Modelo híbrido

Um outro tipo de modelo de trabalho é o híbrido, ele permite que o colaborador alterne entre o trabalho presencial e o home office. Isso quer dizer que alguns dias o profissional pode trabalhar em casa e em outros nas dependências da empresa.

A maneira de organização, bem como os dias de trabalho na empresa, vai depender muito da cultura da organização e do direcionamento de cada gestor, então não existe muita regra para isso.

A vantagem do modo híbrido é que ele une o melhor dos dois mundos, a flexibilidade do trabalho remoto e a interação das pessoas do formato presencial. Dessa forma, é possível alocar melhor as atividades que exigem mais convívio para os dias de trabalho presencial.

Os impactos dos novos modelos de trabalho nas empresas

Os principais novos modelos de trabalho permitem com que os colaboradores atuem de forma remota, como o home office, o anywhere office e o híbrido.

Portanto, fica claro que as questões relacionadas ao bem-estar e flexibilidade dos profissionais foram priorizadas no que se refere a condições de trabalho. E claro, empresas que estão atentas às necessidades das pessoas ganham pontos no que diz respeito ao diferencial competitivo de mercado.

Os principais receios dos líderes quanto aos novos modelos de trabalho estão ligados ao desempenho e engajamento do time. Mas com uma gestão flexível e humanizada é possível contornar essa situação e garantir a e eficiência dos colaboradores.

Para facilitar ainda mais a adaptação ao trabalho remoto, a tecnologia é uma grande aliada. Ela garante uma gestão remota e comunicação eficientes.

Como garantir a produtividade e manter o time engajado?

O trabalho remoto garante muitos benefícios para a organização e para os colaboradores. Ele traz uma grande economia de recursos e proporciona mais liberdade aos profissionais. No entanto, existem alguns obstáculos referentes ao engajamento do time e produtividade que precisam ser enfrentados.

Confira algumas estratégias para colocar em prática e manter o time mais engajado e elevar a produtividade!

Estabeleça uma comunicação clara

A comunicação é uma competência profissional de suma importância para o ambiente empresarial. Na gestão do trabalho remoto ela se torna ainda mais essencial.

Assim, para fortalecer a comunicação é preciso que os pedidos sejam expressos de forma clara e detalhada para não causar desentendimentos. Nesse momento também é importante deixar as expectativas bem alinhadas e o que se espera de cada entrega.

Garantir uma comunicação clara facilita muito o diálogo entre o time e evita retrabalhos.

Promova momentos de descontração

O trabalho remoto, principalmente o home office, muitas vezes pode ser solitário. Por esse motivo, promover momentos de descontração é fundamental para manter o time engajado e unido.

Logo, estimule o time a fazer pausas quando necessário, conversar sobre assuntos diversos e quebrar um pouco a rotina que pode ser maçante.

Ofereça capacitação

Promova treinamentos e capacitações para que os colaboradores aprendam coisas novas e reciclem o conhecimento.

Isso faz com que eles possuam um senso maior de pertencimento e elevem a sua produtividade, já que há um estímulo maior à dedicação e ao desempenho.

capacitação

Defina métricas de desempenho

Definir métricas de desempenho é crucial para garantir mais clareza dos objetivos e uma melhor gestão da performance.

Por isso, não deixe de fazer a avaliação de competências do seu time para avaliar as habilidades que precisam ser desenvolvidas. A partir disso, crie um plano de desenvolvimento individual (PDI) e estabeleça os indicadores de performance das tarefas com base nos colaboradores.

Confira no vídeo abaixo como aumentar o engajamento na sua empresa.

Conclusão

Como foi visto, os modelos de trabalho se modernizaram muito e exigiram que as empresas se adaptassem a eles para garantir um diferencial competitivo e proporcionar bem-estar aos colaboradores.

O líder precisa desenvolver competências profissionais e contar com as ferramentas para uma gestão eficiente do trabalho remoto. Para isso, a Mereo pode ser uma grande aliada. Nós desenvolvemos um material para te ajudar a medir a performance da sua equipe e garantir ótimos resultados. Clique aqui para baixar o ebook!

Artigos relacionados

Faça parte da nossa comunidade e receba conteúdos valiosos no seu e-mail.

     

    Solicite agora uma demonstração.

    Preencha os campos ao lado para agendar uma demonstração da nossa plataforma.