Capacitação profissional: Entenda a importância de investir nos seus colaboradores

Avatar photo Rebeca Rohr | 10 de março de 2022

A capacitação profissional é o conjunto de ações que auxilia os colaboradores a desenvolverem novas habilidades. Essas ações podem ser cursos ou treinamentos voltados para as competências técnicas e comportamentais.

capacitacao_profissional

O mercado de trabalho tem investido cada vez mais no desenvolvimento de pessoas. E quando implantado corretamente, os programas de capacitação profissional podem proporcionar diversos benefícios para as empresas.

Isso se deve não só pela importância de se ter equipes qualificadas, engajadas e de alto desempenho, mas também porque reflete no nível de produtividade e na qualidade da entrega de resultados.

Logo, capacitar as pessoas é uma forma de pensar no crescimento e no futuro da organização. Por isso, saiba ao longo deste artigo o que é capacitação profissional, sua importância e como investir na sua empresa.


O que é capacitação profissional

A capacitação é uma forma de preparar uma pessoa para realizar suas atividades com mais autonomia e independência. Ela é focada no desenvolvimento de novas competências que são essenciais ou estratégicas para as pessoas e para a organização.

Com ela, a gestão de pessoas consegue atuar de forma mais estratégica, antecipando cenários, criando uma cultura de aprendizado e identificando os gaps e oportunidades que podem aparecer ao longo do tempo.

Nesse sentido, a capacitação profissional faz a curadoria das competências existentes e quais precisam ser desenvolvidas, para então iniciar os treinamentos. Ela também auxilia nas possibilidades de análises das necessidades da empresa e na definição de prioridades de cada setor.

Ou seja, o objetivo é elevar os níveis de proficiência dos colaboradores para que todos da empresa tenham um alto desempenho. Além disso, a capacitação profissional ajuda as pessoas a resolverem possíveis problemas e os pontos fracos.

Assim, se elimina os obstáculos que os impedem de aplicar seus aprendizados e poder desempenhar melhor suas habilidades e conhecimentos. E, para isso, se cria estratégias de capacitação que possam impactar positivamente seus resultados.

A diferença entre capacitação e treinamento


A importância da capacitação profissional

Empresas que buscam providenciar cursos e treinamentos evidenciam a preocupação de adequar os colaboradores às novas exigências do mercado, ter um diferencial competitivo e às transformações digitais recentes na dinâmica de trabalho.

É válido ressaltar que, empresas que capacitam seus colaboradores, promovem benefícios para elas mesmas, já que o aprendizado resulta na melhor qualificação do time para com as suas atividades diárias.

Inclusive, quando se investe em qualificação dos profissionais, há redução da rotatividade, do absenteísmo, das despesas com demissões, contratações e treinamento de novos funcionários.

De acordo com uma pesquisa da Gallup, 85% dos colaboradores se sentem não-engajados ou ativamente desengajados no trabalho. Isso não significa que eles estão em seus piores desempenhos, apenas que estão indiferentes à empresa. Mas, pode haver falta de esforço e de contribuição das melhores ideias.

Além disso, essa pesquisa forneceu informações sobre engajamento que comprovam o quanto é importante dar atenção a forma como as pessoas estão sendo desenvolvidas e retidas dentro da organização.

As pessoas têm buscado cada vez mais no mercado de trabalho coisas como: propósito, oportunidades de desenvolvimento, feedbacks, treinamentos, crescimento de carreira, entre outros.


Benefícios da capacitação profissional

A capacitação ajuda a gerar muitos resultados positivos, como: os colaboradores têm maior compreensão de processos, têm capacidade de observação, interpretação e torna a tomada de decisões mais eficiente.

Além disso tudo, também pode oferecer outros benefícios para as pessoas e para a empresa. Confira só:

1. Retenção de talentos

Quando a organização demonstra a preocupação de treinar e desenvolver as pessoas, ela começa a ser vista com um bom olhar, sendo um ambiente de trabalho acolhedor, que incentiva a aprendizagem.

Profissionais que buscam constantemente a evolução e o crescimento vão querer estar em empresas que estimula a cultura de aprendizado. E é aí que a retenção de talentos se torna parte de investir em capacitação.


2. Motivação no trabalho

Quando se oferece mais do que apenas um salário e se passa a proporcionar benefícios diferenciados, como treinamento e capacitação profissional, as mudanças no ambiente interno são notáveis.

A motivação, o engajamento e até mesmo a produtividade se tornam maiores, já que todas essas coisas acima impactam de forma positiva na qualidade de vida das pessoas, desde possibilitar desempenhar melhor sua função ou até mesmo ganhar uma promoção.

3. Redução de problemas e gastos

A partir do momento que sua empresa tem conseguido reter seus talentos e manter eles motivados, começa a ter redução de problemas internos e de gastos também.

Pois, como mencionamos, há melhoria na qualidade de vida e existe novas oportunidades de crescimento profissional para os colaboradores que descobrem e desenvolve novos conhecimentos e habilidades.

4. Diferencial competitivo

Além de tudo que já falamos, a capacitação faz com que sua equipe esteja sempre atualizada sobre às novas tecnologias e os recursos nas áreas de atuação de cada um.

Isso tudo coloca sua empresa na frente dos concorrentes, aumentando suas chances de se tornar uma Employer Branding e ser referência no mercado à longo prazo.

Porque investir em capacitação profissional

Investir em capacitação torna possível o desenvolvimento e crescimento de todas as pessoas e os setores da empresa. Por meio de PDI ou planos de ação os colaboradores desenvolverão as habilidades necessárias no curto, médio e longo prazo para desempenhar bem suas funções.


Uma pesquisa do Panorama do Treinamento no Brasil, de 2019/2020, apontou que as organizações investiram em média R$754 por colaborador em treinamento e desenvolvimento. E o investimento tende a aumentar ainda mais nos próximos anos.

Quando uma empresa investe em capacitação, ela reforça sua cultura organizacional. Além de desenvolver talentos internos mais qualificados e capacitados. Ela também passa a ser vista com bons olhos por profissionais com o fit cultural alinhado ao que a empresa costuma desenvolver.

Contudo, é necessário acreditar no potencial do capital humano para colher resultados mais positivos e compatíveis com a nova exigência do mercado. A dica é: mantenha o desenvolvimento contínuo do time. Assim você o engajamento, a motivação e a produtividade em alta.

E, para te ajudar a avaliar o desenvolvimento e o potencial do seu time, recomendamos nosso e-book gratuito que fala tudo sobre esse tema: Nine Box (9 Box): guia completo da matriz de desempenho e potencial. Baixe agora!

Artigos relacionados

Faça parte da nossa comunidade e receba conteúdos valiosos no seu e-mail.

     

    Solicite agora uma demonstração.

    Preencha os campos ao lado para agendar uma demonstração da nossa plataforma.