Performance de Pessoas: O que é? Como medir?

Avatar photo Rebeca Rohr | 28 de setembro de 2022

A performance de pessoas é uma das competências mais avaliadas no ambiente organizacional.

performance de pessoas

Afinal, acompanhar constantemente a performance ajuda o RH e a liderança a tomarem decisões mais assertivas, estabelecerem capacitações e treinamentos mais eficazes e alinharem os objetivos dos colaboradores aos da organização. 

Nesse sentido, é importante estabelecer alguns critérios que metrificam e identificam soluções para problemas de produtividade e motivação com o objetivo de elevar a performance de pessoas no trabalho. 

Quer saber como fazer isso? Então continue lendo para saber como ter colaboradores de alta performance! 

Neste conteúdo você encontra: 

  • O que é performance de pessoas? 
  • Características de pessoas de alta performance 
  • Passo a passo de como medir a performance de pessoas 

O que é performance de pessoas?  

De forma simples, a performance de pessoas pode ser definida como a execução das atividades exigidas e esperadas dos colaboradores. Esse comportamento passou a ser um ponto de atenção quando as empresas perceberam a importância da alta performance para o sucesso do negócio. 

Isso porque a performance de pessoas influencia na produtividade, trabalho em equipe, clima organizacional e, com efeito, no alcance dos objetivos organizacionais. 

Por isso, as organizações precisam desenvolver a gestão de performance de pessoas incentivando-as a aprimorarem constantemente suas habilidades para dominarem suas funções e entregarem melhores resultados. 

Características de pessoas de alta performance 

Algumas das características mais comuns da alta performance de pessoas são as soft skills, como: 

  • inteligência emocional 
  • potencial para inovação 
  • facilidade de aprendizado 
  • capacidade de adaptação 
  • superação de desafios 

Para alcançar a alta performance, os colaboradores precisam estar dispostos a potencializarem constantemente suas competências tanto comportamentais quanto técnicas para entregarem resultados além do esperado. 

Mas isso só é possível quando eles estão motivados com seu trabalho e engajados com a organização. Mas como a empresa pode oferecer esse estímulo? Por exemplo com a implementação de um sistema meritocrático que reconhece e recompensa os colaboradores por meio de metas mensuráveis e atingíveis. 

E é válido ressaltar que definir essas metas e monitorar os resultados dos colaboradores é papel dos líderes, que precisam acompanhar de perto fatores como produtividade, motivação e desempenho e fornecer feedbacks contínuos para garantir a alta performance dos seus times. 

Passo a passo de como medir a performance de pessoas 

Para começar a alavancar a performance de pessoas o primeiro passo é medir. As métricas de performance identificam pontos fortes e de melhoria e o que precisa ser desenvolvido primeiro para priorizar no PDI. 

Os dados obtidos são a base para tomar as melhores decisões e investir nos treinamentos certos para criar times de alta performance. Siga o seguinte passo a passo para começar: 

1. Realize uma análise sobre a equipe 

Primeiramente deve ser analisado o que torna uma equipe produtiva e o que faz com que alcancem suas metas. Identificar esses dará mais clareza para avaliar a performance. 

2. Estabeleça o planejamento das metas  

Os líderes devem definir metas claras, alcançáveis, mensuráveis e temporais. Elas devem ser individuais e coletivas, envolvendo pares e inclusive o gestor. 

3. Utilize o Ciclo PDCA em sua estratégia 

O Ciclo PDCA pode ser utilizado para estabelecer metas mais assertivas e obter melhorias contínuas para elevar os resultados da organização. Com as 4 ações do ciclo plan (planejar), do (executar), check (checar) e act (implementar), essa metodologia promove uma gestão cíclica monitorar processos e resolver lacunas. 

4. Faça a gestão de metas 

Após definir as metas, é preciso fazer a gestão de metas para acompanhar o desempenho de cada membro da equipe em relação a elas. Essa gestão é essencial para entender o processo de execução das tarefas e identificar o que pode estar causando um possível não atingimento, como falta de treinamentos ou de ferramentas e recursos. 

5. Implemente políticas de incentivos 

Para manter a alta performance de pessoas é fundamental que a empresa tenha políticas que incentivem o aprendizado e que reconheçam os esforços dos colaboradores em relação a suas metas. Como já falamos anteriormente, esses programas de recompensa contribuem para a motivação e engajamento das pessoas, já que se sentem valorizadas. 

6. Faça avaliações de performance  

Mensurar os resultados referentes à performance de pessoas é crucial para identificar pontos de melhoria, potencializar as habilidades, estimular o crescimento profissional e perceber o potencial de liderança de determinados colaboradores. 

Lembrando que para realizar o cálculo da avaliação de performance as métricas devem ser numéricas, objetivas e cada indicador deve ter um peso

A avaliação de performance é o meio principal para ter dados de performance, mas ela também pode ser percebida por fatores como produtividade, cumprimento de prazos, alcance das metas, entre outros. 

(vídeo https://youtu.be/intv0ropgNU

7. Use softwares para medir performance 

Usar um software para medir a performance de pessoas possibilita que todo procedimento seja automatizado, o que organiza todas as informações em um único lugar, otimiza o tempo e reduz o desperdício de esforços operacionais, permitindo que RH e liderança concentrem sua energia em processos estratégicos. 

Além de que reduz o risco de erros humanos e leva mais assertividade para a mensuração e monitoramento dos indicadores. 

A Mereo é uma plataforma de gestão em que você pode criar avaliações personalizadas com ciclos customizáveis, PDIs e Matriz 9 box, além de ter acesso a um painel de resultados completo. Clique aqui para saber mais! 

plataforma Mereo

Conclusão 

Em suma, a alta performance é a chave para o crescimento e sucesso da organização. Por isso, é necessário medir, acompanhar e implementar ações para desenvolver a performance de pessoas para que estejam constantemente superando expectativas e elevando os resultados do negócio. 

E se você quer entender a fundo como medir a performance do seu time, clique aqui e baixe o nosso e-book gratuito

Artigos relacionados

Faça parte da nossa comunidade e receba conteúdos valiosos no seu e-mail.

     

    Solicite agora uma demonstração.

    Preencha os campos ao lado para agendar uma demonstração da nossa plataforma.