engajamento_capa_mereo

23 de julho de 2021

Engajamento: o que é, a importância e como medir na sua empresa

Engajamento, dentro do universo da gestão de pessoas e organizações, é uma forma de classificar o nível de relacionamento, participação e envolvimento que os colaboradores têm com a empresa.

Essa palavra tem diversos significados e pode ser aplicada em contextos muito diferentes. Porém, no trabalho, o engajamento ganha uma importância gigantesca. Já que é um dos maiores indicadores de performance.

Manter as pessoas engajadas no ambiente interno não é tarefa fácil. Por isto, elaboramos este artigo para explicar melhor o que é engajamento, sua importância nas empresas e como engajar de forma correta!

O que é engajamento

Engajamento, basicamente, é um conceito de gestão que envolve a relação e interação entre os colaboradores com a empresa. Além disto, engajamento também pode significar algo como participar de forma voluntária e ativa de alguma ação.

Neste sentido, pode ser classificada como um comprometimento, já que envolve o nível de tempo e esforço de um profissional no ambiente de trabalho. Entretanto, não é apenas isso. O engajamento também está relacionado a motivação e a produtividade como um todo.

É a partir do engajamento que se analisa o nível de satisfação que os colaboradores têm dentro da empresa e se as estratégias de gestão estão sendo eficientes. Exemplos disso são a pesquisa de clima e a pesquisa de pulso.

Porque o engajamento é importante

O engajamento é importante por permitir que a empresa aumente a performance das pessoas e da própria organização. Já que, uma equipe engajada está mais comprometida com os objetivos e os valores da organização.

Em soma, esses colaboradores também serão os “embaixadores” da empresa, promovendo a marca empregadora, ou também conhecido como Employer Branding. Ou seja, pode ser estabelecido uma cultura organizacional mais forte.

Inclusive, as taxas de absenteísmo e rotatividade podem ser menores, já que a satisfação dos colaboradores e o seu comprometimento estará em alto nível. Até porque, o engajamento é responsável também pela retenção dos talentos.

Como aumentar o engajamento no trabalho

O engajamento deve ser uma prática diária dentro das empresas. Por isto, existem algumas ações que podem ser feitas. Veja só:

1.   Forneça um bom ambiente interno

Ter um ambiente acolhedor e amigável é fundamental para que todos se sintam bem durante o expediente. Por isto, crie uma cultura forte e estável para que todos possam se sentir à vontade e entregar os melhores resultados, consequentemente.

Alguns exemplos disto são: fornecer elogios e reconhecimento pelas conquistas, oferecer perspectiva de crescimento, ter treinamentos e formas da pessoa se desenvolver profissionalmente dentro da empresa.

Enfim essas são algumas das formas de estimular o engajamento, mas podem ter várias outras estratégias para reter seus talentos e fazer com que eles tenham alta performance.

2.   Realize feedbacks constantes

Ter uma cultura de feedbacks pode ajudar a criar uma ambiente mais harmônico e saudável. Além disto, você terá informações valiosas sobre a empresa e sobre os colaboradores.

A partir do feedback também é possível ter insights para novas ações internas ou alguma nova estratégia para manter o engajamento em alta. Enfim, esta atitude pode mostrar que a participação de todos gera resultados melhores e mudanças positivas.

O feedback contínuo é uma das melhores estratégias para isto, já que essa ferramenta ajuda a alinhar expectativas, a desenvolver os colaboradores e a manter uma boa frequência de comunicação com a equipe.

3.   Invista no desenvolvimento das pessoas

Empresas que querem se destacar entre as concorrentes e ter um diferencial competitivo investem no desenvolvimento de seus colaboradores. Isto porque é ajuda a planejar todo o futuro das pessoas dentro da empresa.

Além disto, auxilia a desenvolver as competências chave e alinhadas com os objetivos do seu negócio. Desta forma, é possível melhorar e impulsionar o desempenho das pessoas e da organização ao mesmo tempo.

Além disto tudo, ter programas de reconhecimento e recompensa podem ser uma grande aliada para manter o engajamento de todos da equipe, já que é uma forma de incentivo.

E, as remunerações variáveis podem ajudar a elevar a performance e a produtividade das pessoas. Afinal, a maioria desses bônus são atrelados as metas e objetivos da empresa.

Como medir o engajamento

As formas de mensurar o engajamento são fundamentais para entender como anda a lealdade e satisfação das pessoas em relação a sua marca. Por isto, existem duas formas bem comuns de medir o engajamento interno e o externo:

·        NPS – Net Promoter Score

O NPS mensura a satisfação dos consumidores do seu produto ou serviço com a sua empresa. Esta pesquisa é utilizada para avaliar os “promotores”, “neutros” e “detratores” da sua marca.

O Net Promoter Score é um questionário que pode acontecer a cada 6 meses ou uma vez ao ano e os seus clientes dão uma nota de 0 a 10 sobre sua empresa e seus serviços.

Desta forma, é possível analisar o que tem dado certo e como a experiência do seu cliente pode impactar a sua marca. Além de entender melhor o motivo do engajamento estar bom ou ruim.

·        eNPS – Employee Net Promoter Score

O eNPS mensura a satisfação dos seus colaboradores com a sua empresa. Seja para entender a viabilidade de recomendação da empresa como um bom lugar de trabalhar ou identificar também os “promotores”, “neutros” e “detratores” da marca.

O Employee Net Promoter Score também pode acontecer a cada 6 meses ou uma vez ao ano e também contém um questionário para dar uma nota de 0 a 10. A partir desta forma de mensuração, é possível identificar quem possui uma ligação afetiva com a empresa e quem está insatisfeito e com baixo engajamento.

Mas, independentemente do nível de engajamento, principalmente dos colaboradores, é necessário continuar com as boas práticas para elevar a satisfação e estratégias para manter as pessoas engajadas. Até mesmo pelo fator da produtividade e motivação que se mantém altas por consequência disso.

Em conclusão, é válido ressaltar que o engajamento é como uma ligação afetiva de valores e de objetivos do negócio entre as pessoas e a sua organização. E essa relação tem influência nos comportamentos. Por isto, é tão importante se atentar ao engajamento no trabalho.

Realizar feedbacks constantes é uma ótima forma de entender como cada membro da equipe se sente e o que tem acontecido no ambiente interno. E, para te ajudar com isto, criamos um ebook gratuito sobre Tudo que você precisa saber sobre Feedback. Baixe agora!

Gostou desse artigo? Compartilhe.