capa-engajamento

1 de novembro de 2021

Engajamento: o que é, como aumentar e fortalecer nas empresas

Engajamento, dentro do universo da gestão de pessoas, é uma forma de classificar o nível de relacionamento, participação e envolvimento que os colaboradores possui com a empresa. 

Essa palavra tem diversos significados e pode ser aplicada em contextos muito diferentes. Porém, no trabalho, o engajamento ganha uma importância gigantesca. Principalmente por ajudar de diversas formas nos processos e para melhorar o ambiente interno. 

Entretanto, manter as pessoas engajadas não é tarefa fácil. Por isto, elaboramos este artigo para explicar melhor o que é engajamento, sua importância, como medir de forma correta e como fortalecer a sua equipe! 

O que é engajamento

Engajamento, basicamente, é um conceito de gestão que mede como está a relação e interação que os colaboradores têm com a empresa. Já que é um dos maiores indicadores de empenho. Mas, também significa a participação voluntária e ativa de alguma ação.  

Ou seja, é a forma como se identifica o grau de comprometimento e ligação afetiva, já que envolve o nível de tempo e esforço de um profissional no ambiente de trabalho. Entretanto, não é apenas isso. O engajamento também está relacionado a motivação, satisfação e a produtividade como um todo. 

É a partir do engajamento que se analisa o grau de participação que os colaboradores têm para com a empresa e se as estratégias de gestão de pessoas estão sendo eficientes para manter esse sentimento. Exemplos disso é a aplicação da pesquisa de pulso

Porque o engajamento é importante

O engajamento é importante por ajudar a aumentar a performance das pessoas e da própria organização. Já que, uma equipe engajada está mais comprometida com os objetivos e os valores da empresa.  

Por isso é tão necessário que líderes realizem diversas ações internas para que todos participem e se sintam parte de um propósito maior. Isso faz com que o nível de engajamento suba na equipe, que a motivação aumente e os colaboradores se tornam mais produtivos no trabalho. 

Em soma, esses colaboradores também serão os “embaixadores” da empresa, promovendo a marca empregadora, ou também conhecido como Employer Branding. Já que o sentimento de pertencimento na empresa é maior. Ou seja, pode ser estabelecido uma cultura organizacional mais forte.  

Inclusive, as taxas de absenteísmo e rotatividade podem ser menores, já que a satisfação dos colaboradores e o seu comprometimento estará em alto nível. Até porque, o engajamento é responsável também pela retenção dos talentos.  

Como fortalecer o engajamento nas empresas

O engajamento deve ser uma prática diária dentro das empresas. Por isto, existem algumas ações que podem ser feitas. Veja só: 

1.   Forneça um bom ambiente interno

Ter um ambiente acolhedor e amigável é fundamental para que todos se sintam bem durante o expediente. Por isto, crie uma cultura forte e estável para que todos possam se sentir à vontade e entregar os melhores resultados, consequentemente. 

Alguns exemplos disto são: fornecer elogios e reconhecimento pelas conquistas, oferecer perspectiva de crescimento, ter treinamentos e formas da pessoa se desenvolver profissionalmente dentro da empresa.  

Enfim essas são algumas das formas de estimular o engajamento, mas podem ter várias outras estratégias para reter seus talentos e fazer com que eles tenham alta performance. 

2.   Realize feedbacks constantes

Ter uma cultura de feedback pode ajudar a criar um ambiente mais harmônico e saudável. Além disto, você terá informações valiosas sobre a empresa e sobre os colaboradores.  

A partir do feedback também é possível ter insights para novas ações internas ou alguma nova estratégia para manter o engajamento em alta. Enfim, esta atitude pode mostrar que a participação de todos gera resultados melhores e mudanças positivas. 

O feedback contínuo é uma das melhores estratégias para isto, já que essa ferramenta ajuda a alinhar expectativas, a desenvolver os colaboradores e a manter uma boa frequência de comunicação com a equipe.  

3.   Incentive o desenvolvimento do time 

Empresas que querem se destacar entre as concorrentes e ter um diferencial competitivo investem no desenvolvimento de seus colaboradores. Isto porque é ajuda a planejar todo o futuro das pessoas dentro da empresa. 

Além disto, auxilia a desenvolver as competências chave e alinhadas com os objetivos do seu negócio. Desta forma, é possível melhorar e impulsionar o desempenho das pessoas e da organização ao mesmo tempo. 

Além disto tudo, ter programas de reconhecimento e recompensa podem ser uma grande aliada para manter o engajamento de todos da equipe, já que é uma forma de incentivo.  

E, as remunerações variáveis podem ajudar a elevar a performance e a produtividade das pessoas. Afinal, a maioria desses bônus são atrelados as metas e objetivos da empresa. 

Como aumentar o engajamento de pessoas 

Ter altos níveis de engajamento de pessoas é muito importante. Pois, ajuda a reduzir erros, manter a proatividade nas equipes e, ainda, eleva o potencial inovador do negócio. 

Saiba então algumas ações que você pode implementar na sua empresa para aumentar o engajamento do seu time: 

·        Invista na capacitação contínua dos líderes

O comportamento e atitudes dos líderes podem influenciar diretamente em como as equipes irão agir. Por isto, ter lideranças inspiradoras, felizes e produtivas podem ser o espelho para o time, inclusive para influenciá-los a buscar aprimoramento contínuo também. 

Ter essa cultura de desenvolvimento e desempenho auxilia também nos resultados da organização, já que a empresa cresce em conjunto com os colaboradores. Incentivar a capacitação faz com que o ambiente de trabalho se torne cada vez melhor e enriquecedor. 

Algumas boas práticas são: programas de formação de líderes, treinamentos, mentorias e fornecer auxílios financeiros para essa capacitação também pode motivá-los ainda mais. 

·        Dê autonomia para a sua equipe

Quando uma pessoa tem mais autonomia para executar seu trabalho, ela tende a ter muito mais disposição de fazer bem-feito e entregar um bom resultado. Isso aumenta ainda mais o engajamento e a própria motivação no trabalho. Até mesmo atingir metas se torna mais prazeroso. 

Inclusive, uma outra dica é incluir a equipe durante a definição de suas metas, pois a participação costuma gerar um senso maior de pertencimento nos profissionais e mantém ainda mais próxima a relação entre os objetivos da empresa com os dos colaboradores. 

·        Demonstre que o engajamento não é algo passageiro

É importante entender que toda estratégia para aumentar o engajamento é contínuo e que nunca deve parar. Afinal, para reter essas pessoas nas empresas, manter o comprometimento delas e a satisfação no trabalho, é necessário estar sempre analisando o nível de engajamento.  

Como medir o engajamento 

As formas de mensurar o engajamento são fundamentais para entender como anda a lealdade e satisfação das pessoas em relação a sua marca. Por isto, existem duas formas bem comuns de medir o engajamento interno e o externo: 

NPS – Net Promoter Score 

O NPS mensura a satisfação dos consumidores do seu produto ou serviço com a sua empresa. Esta pesquisa é utilizada para avaliar os “promotores”, “neutros” e “detratores” da sua marca. 

O Net Promoter Score é um questionário que pode acontecer a cada 6 meses ou uma vez ao ano e os seus clientes dão uma nota de 0 a 10 sobre sua empresa e seus serviços.  

Desta forma, é possível analisar o que tem dado certo e como a experiência do seu cliente pode impactar a sua marca. Além de entender melhor o motivo do engajamento estar bom ou ruim. 

eNPS – Employee Net Promoter Score 

O eNPS mensura a satisfação dos seus colaboradores com a sua empresa. Seja para entender a viabilidade de recomendação da empresa como um bom lugar de trabalhar ou identificar também os “promotores”, “neutros” e “detratores” da marca. 

O Employee Net Promoter Score também pode acontecer a cada 6 meses ou uma vez ao ano e também contém um questionário para dar uma nota de 0 a 10. A partir desta forma de mensuração, é possível identificar quem possui uma ligação afetiva com a empresa e quem está insatisfeito e com baixo engajamento. 

Mas, independentemente do nível de engajamento, principalmente dos colaboradores, é necessário continuar com as boas práticas para elevar a satisfação e estratégias para manter as pessoas engajadas. Até mesmo pelo fator da produtividade e motivação que se mantém altas por consequência disso.  

Os resultados positivos do engajamento para a gestão de pessoas 

São muitos os fatores positivos que o engajamento trás tanto para a empresa quanto para os colaboradores. Veja só os principais resultados que engajar o time fornece! 

Eleva a produtividade 

Como citamos nesse artigo, se preocupar com o engajamento dos colaboradores é fundamental para elevar a produtividade deles.  

Afinal, um profissional que possui um laço afetivo com a empresa trabalha com muito mais foco e empenho. 

Até porque o trabalho é uma forma daquela pessoa atingir seus objetivos, crescer profissionalmente e tem ligação com seus valores também.  

Reduz o desgaste físico e emocional  

Quando um colaborador está engajado, ele tende a ter menos desgaste físico e emocional. Tanto pelo fato de que aquela pessoa ajudou a estabelecer suas próprias metas, tem autonomia para executar seu trabalho, quanto porque tem o sentimento de pertencimento à empresa. Isso tudo auxilia a ter uma qualidade de vida maior e ainda gera bons resultados. 

Aumenta a motivação 

Outro fato que também já comentamos é por aumentar a motivação no trabalho. O engajamento tem muita influência sobre isso principalmente por fazer com que os colaboradores se sintam bem executando suas atividades, tendo mais energia e disposição para atingir metas e aumenta até a criatividade. 

Melhora o clima organizacional 

Pelo fato de o engajamento trazer todas essas melhorias internas, o clima organizacional se torna muito mais agradável e saudável. A equipe engajada é um embaixador da marca, contagiando de forma positiva todos ao seu redor.  

E, quanto mais a empresa investir em ações de melhorias para o clima e ambiente interno, melhor ele será, tanto por potencializar as competências dos colaboradores quanto pelo aumento e qualidade dos resultados trazidos.  

Em conclusão, é válido ressaltar que o engajamento é como uma ligação afetiva de valores e de objetivos do negócio entre as pessoas e a sua organização. E essa relação tem influência nos comportamentos. Por isto, é tão importante se atentar ao engajamento no trabalho. 

Realizar feedback constantemente é uma ótima forma de entender como cada membro da equipe se sente e o que tem acontecido no ambiente interno. E, para te ajudar com isto, criamos um ebook gratuito com tudo que você precisa saber sobre Feedback. Baixe agora! 

Gostou desse artigo? Compartilhe.

Where people drive performance

Somos milhares de pessoas.

Assine a nossa newsletter e receba nossos conteúdos gratuitamente pelo seu e-mail. Fique por dentro do universo de gestão de performance.