Gestão por performance o que é e como medir

14 de julho de 2020

Gestão de Performance: O que é? Como medir? Por que implementar?

O conceito de Gestão de Performance é composto pela mensuração do desempenho com indicadores (KPI’s), o acompanhamento das metas e gerenciamento da equipe, além disso, também inclui o planejamento das estratégias que direcionam para a alta performance e na melhoria da entrega de resultados da organização.

Os avanços tecnológicos auxiliaram essa metodologia a ter maior agilidade e transparência no diagnóstico do crescimento da companhia e em relação a metas e objetivos estratégicos, além de ser o responsável em gerenciar a Performance de Pessoas e estabelecer os indicadores para acompanhar a eficácia dos processos.

Neste post, você vai entender melhor sobre gestão de performance, porquê realizá-la ancorada em tecnologia e como esse sistema pode se tornar um grande diferencial competitivo, além de ajudar os líderes e profissionais de RH na valorização da equipe de trabalho.

Neste post você encontra:

O que é Gestão de Performance?

A gestão de performance é definida por ser uma metodologia que realiza o alinhamento dos recursos corporativos, com as pessoas e suas competências para elevar a produtividade e assim alcançar os objetivos e desenvolver estratégias de melhorias mais assertivas.

Ou seja, é um conjunto de processos que visa estabelecer metas e indicadores para avaliar e mensurar o desempenho dos colaboradores em relação as diretrizes traçadas no Planejamento de Metas. A finalidade da gestão de performance é medir a qualidade e eficiência da organização, incentivar a alta performance e verificar os riscos.

Os indicadores (KPI’s) são ferramentas essenciais para a identificação de erros, auxiliar na Avaliação de Performance e na tomada de decisões e o propósito é justamente criar a cultura da alta performance e a motivação para elevar os resultados.

A importância da Gestão de Performance corporativa

A partir do momento em que o gestor não mede indicadores e metas relacionados aos setores de cada colaborador, ou não faz de maneira eficiente, a empresa está fadada ao acaso, com colaboradores pouco qualificados ocupando cargos de grande responsabilidade ou o contrário, ocasionando na alta rotatividade.

Isso porque a integração entre gestor e colaboradores – quando não fundamentada por indicadores precisos – tende a pender para o lado subjetivo, o que nem sempre leva às escolhas mais adequadas – daí também surge a importância da implantação do conceito de meritocracia no ambiente organizacional.

Além disso, muitas vezes é realizada de forma fragmentada, sem o auxílio de ferramentas robustas, que facilitem a vida dos líderes. Por isso, é fundamental que a gestão de performance seja feita com o uso de um sistema integrado, otimizando todos os processos em um único lugar.

Com um software é possível mensurar as metas, ver o progresso de todos os parâmetros cruciais para a estratégia da companhia, ter maior praticidade e agilidade na tomada de decisões e identificar resultados com maior precisão. Uma ferramenta de gestão de performance facilita alinhar a estratégia e acompanhar as atividades em tempo real e com maior mobilidade, já que todos os arquivos terão armazenamento na nuvem.

Ferramentas e processos para uma gestão com foco em resultados   

Apesar da natural resistência em se implantar algo novo dentro de uma cultura organizacional enraizada, utilizar ferramentas tecnológicas é o caminho mais seguro para fazer com que a gestão da performance escape da subjetividade, criando-se, assim, uma espécie de roadmap não só para gestores, como também para colaboradores – que finalmente terão uma ideia dos pontos que precisam desenvolver.

Algumas ferramentas de gestão de performance são fundamentais para conhecer o verdadeiro potencial de cada colaborador, de forma que gestores tenham uma base sólida para alocar ou realocar os talentos da sua empresa. Confira só:

Planejamento de metas individuais

Cada colaborador precisa de um foco e, uma boa definição de metas permite concentrar os esforços e entregar um resultado direcionado. É importante não confundir rotinas de trabalho com metas, pois as rotinas e projetos são o caminho a ser seguido para se chegar a um objetivo ou meta. A indefinição de metas é um dos fatores que leva à baixa produtividade, a falta de gestão do tempo e de motivação.

Planejar esses processos de rotina e realiza-la é o caminho para a entrega de resultados, mas não o fim em si mesmo. Metas bem delimitadas facilitam não só a medição do impacto de uma pessoa, mas torna mais transparente a comunicação entre as partes.

Gráfico de evolução de indicadores individual

A definição e controle de metas permite que seja criado um gráfico de desempenho individual dos colaboradores. Ter dados quantitativos de desempenho é um passo importante para as empresas, mas nem sempre tão trivial.

Definir metas e acompanhá-las demanda dedicação contínua. Apenas planilhas simples e processos básicos não permitem visualizar cada área, equipe e colaborador de forma prática. Isso dificulta o processo de tomada de decisão, correções de processo e melhoria de resultados.

Árvore de atribuições e resultados

É importante ter a mão ferramentas robustas para acompanhar equipes e indivíduos. Uma árvore de performance permite ver cada colaborador e metas atribuídas a eles. Esse tipo de ferramenta é ideal para tomar ações estratégicas, dado que permite identificar exatamente aonde encontram-se os gargalos de equipe.

Muitas vezes os gestores ficam presos à uma análise restrita e não observam toda a estrutura que levou a empresa àquele resultado. Quais indicadores? Quem é o responsável por aquele indicador? Quais são as ferramentas que essa pessoa tem para entregar resultados e a quem ela pode recorrer? Várias perguntas podem surgir e uma árvore de performance colabora para respondê-las com assertividade.

Avaliação de desempenho

A boa e velha avaliação de desempenho será sempre recorrente quando o assunto é Performance de Pessoas. Implantar processos fortes de avaliação é essencial para mapear a capacidade de cada indivíduo entregar resultados, bem como suas ações para fazê-lo, individualmente e em equipe.

A tecnologia em favor das métricas de desempenho

A tecnologia utilizada com sabedoria dentro da organização auxilia na articulação de um grande volume de dados e indicadores, contribuindo, e muito, para uma análise da performance, mesmo em real time.

Acrescente-se a esse benefício o conceito do cloud computing, no qual qualquer integrante da empresa pode acessar informações em qualquer tempo e lugar, facilitando analises que levam à tomada de decisão e comunicação entre setores e times, o que representa um ganho considerável de tempo para que os gestores se encarreguem das metas macro.

Vantagens e benefícios da Gestão de Performance organizacional

Quando passamos a mensurar adequadamente a real contribuição de cada membro da equipe, o primeiro (e talvez o principal) reflexo é sobre a execução da rotina e do planejamento. Saiba o porquê:

  • Colaboradores motivados com promoções, benefícios e reajustes salariais se tornam mais focados em suas próprias carreiras, tentando também absorver o máximo de conhecimento diante de cada tarefa proposta;
  • Plano de Ação passa por menos alterações, tendo em vista que as metas estarão mais bem traçadas;
  • A execução da rotina torna-se mais produtiva, uma vez que a empresa contará com as pessoas certas, nos lugares adequados;
  • Feedback Contínuo passa a suprir, de forma objetiva, uma necessidade peculiar da chamada geração “millennial”, que demanda uma retroalimentação quase imediata sobre o seu desempenho.

Uma outra vantagem é por fornecer um ambiente de melhorias contínuas que focam no sucesso do funcionário e não só na empresa em si. Os resultados tendem a subir de forma acelerada, já que há maiores estímulos para alcançar as metas e objetivos, como as bonificações pela alta performance.

Bom, como você deve ter observado, não dá mais para ignorar os efeitos benéficos da Gestão da Performance baseada em ferramentas tecnológicas que, diferentemente dos mecanismos de avaliação tradicionais, fornecem insights precisos e concretos para guiar a empresa e seus colaboradores de forma mais transparente e mais justa.

A nossa Plataforma de Performance fornece soluções tecnológicas que centralizam as Gestão de Performance em um só lugar. Acompanhe o desempenho da sua equipe, faça o alinhamento das metas e analise os resultados com a nossa ferramenta! Agende agora uma demonstração gratuita!

Gostou desse artigo? Compartilhe.