Estratégia empresarial: o que é e como elaborar em 4 passos

Avatar photo Rebeca Rohr | 12 de janeiro de 2023

A estratégia empresarial é a chave para direcionar as ações de uma empresa e garantir que elas estejam alinhadas aos objetivos organizacionais.

estrategia empresarial

Sem dúvidas, estabelecer uma estratégia sólida aumenta o potencial do negócio, fortalece seu posicionamento em relação ao mercado e ainda aumenta a sua vantagem competitiva.

Afinal, para que sua organização aproveite todos os recursos disponíveis e alcance os melhores resultados, é preciso que todos os colaboradores caminhem na mesma direção.

Então descubra neste artigo a estratégia utilizada pela Apple, uma das empresas de maior sucesso do mundo, e saiba como se inspirar para elaborar a sua!

Neste conteúdo você encontra:

  • O que é estratégia empresarial?
  • Conheça a estratégia empresarial da Apple
  • Por que a estratégia empresarial é importante?
  • Tipos de estratégia empresarial
  • Como elaborar uma estratégia empresarial em 4 passos

O que é estratégia empresarial?

O conceito de estratégia empresarial se refere ao conjunto de planos, estratégias e ações que orientam e direcionam o negócio para alcançar os objetivos estabelecidos.

Cada empresa constrói sua estratégia a partir do planejamento estratégico, que pode ser de curto e médio prazo. Ele é o ponto de partida para ter foco no alcance de resultados.

Por isso, para que tudo ocorra como planejado, é preciso haver:

Assim, é possível ter uma estratégia consolidada que funciona como um guia para tomar as ações certas e, por exemplo, garantir o cumprimento das metas e uma tomada de decisões mais assertiva.

Estratégia

Conheça a estratégia empresarial da Apple

Uma das chaves para o sucesso de uma organização é a definição correta da estratégia. Nesse sentido, um dos melhores exemplos que podemos citar é o estudo de caso da Apple.

Isso porque a Apple já passou por diversas decisões estratégicas ao longo das décadas, e seu foco em inovação levou a empresa a ter ações centralizadas na experiência de seus usuários, na sua reputação e na visão de longo prazo.

Mas não só isso, a Apple também decidiu reduzir a sua gama de produtos existentes para eliminar o que não era rentável e priorizar o que mais acrescentasse valor. Ou seja, investiu mais dinheiro no que estava dando certo.

Além disso, também apostou em uma estratégia de diferenciação de mercado com produtos que possuem características únicas em comparação aos produtos dos seus concorrentes. Desse modo, seus produtos ficaram ainda mais integrados para entregar uma experiência exclusiva ao consumidor.

Outra iniciativa de destaque foi o foco em diferentes formas de distribuição, preço, branding e integração com escala global de mercado e, até mesmo, na criação da forte cultura organizacional da marca que influencia não só seus colaboradores, como também seus clientes.

Logo, a Apple é uma referência que pode te inspirar a estabelecer uma estratégia empresarial de sucesso que engloba cultura, branding, experiência do usuário, diferenciação do mercado, distribuição e preço.

Por que a estratégia empresarial é importante?

A estratégia empresarial é indispensável por fornecer maior estabilidade, foco e alinhamento para a empresa em todos os contextos e situações, principalmente em momentos de crises internas ou externas.

Da mesma forma, garante processos mais direcionados, bem desenhados e eficazes que impactam todas as áreas do negócio. Até porque em um mercado competitivo sobrevive quem tiver mais organização e inovação, e isso só acontece por meio de uma estratégia sólida.

Inclusive, vale ressaltar que a estratégia não deve ser engessada, mas sim revista e reestruturada sempre que necessário para acompanhar as mudanças constantes do mercado, sejam elas políticas, econômicas, sociais ou tecnológicas.

Tipos de estratégia empresarial

Existem três tipos de estratégia mais comuns dentro das empresas, são elas:

  • Crescimento: foco em elevar os lucros, as vendas, o valor da empresa ou a participação no mercado;
  • Estabilidade: intuito de concentrar a operação apenas nas filiais existentes quando atua em variados setores;
  • Redução: desinvestimentos ou liquidação quando acontece uma baixa nos resultados até a situação melhorar.

Como elaborar uma estratégia empresarial em 4 passos

Separamos um modelo de elaboração e análise que pode te ajudar a construir a estratégia da sua organização em 4 passos, confira:

1.   Faça uma análise externa e interna

O primeiro passo é fazer uma análise profunda sobre a sua empresa, tanto interna quanto externa. Esses dados coletados são fundamentais para formular um primeiro escopo da estratégia.

Nessa análise deve ser considerado o ambiente em que a empresa está inserida e o cenário atual do mercado.

2. Formule a estratégia

O segundo passo é fazer a formulação ou planeamento de longo prazo. Lembre-se de considerar fatores como a missão, visão e valores e o propósito organizacional.

Um bom começo para pensar em qual caminho seguir é responder as seguintes questões: Para onde queremos ir? O que queremos alcançar? Onde queremos chegar?

Definir esses objetivos ajudam a conduzir o negócio na direção certa, evitando cometer equívocos no futuro por falta de alinhamento.

3. Implemente a estratégia

O terceiro passo é a implementação da estratégia estruturada de acordo com os passos anteriores. Logo, é a fase em que se define o que será feito, determinando as ações, orçamentos e processos.

Identificar os fatores críticos de sucesso e ter metas SMART também é muito relevante para conseguir mensurar os resultados da estratégia.

4. Utilize ferramentas para o alinhamento da estratégia

O último passo é utilizar ferramentas que podem potencializar e agilizar o processo de alinhamento e avaliação da estratégia para ter mais controle sobre a sua definição e performance.

O módulo Estratégia da Mereo ajuda a garantir o alinhamento estratégico de todo o time. Nele você pode analisar o cenário do negócio, criar iniciativas estratégicas, se comunicar com a equipe e muito mais. Clique aqui para saber mais!

estratégia

Assim, também fica mais fácil ter informações precisas para garantir a execução da estratégia e identificar desvios de rota para realizar correções, se necessário.

Conclusão

Em suma, a estratégia empresarial é relevante para qualquer negócio que queira sair na frente e conquistar uma posição de destaque no mercado. Afinal, é por meio de uma estratégia sólida que sua organização concentrará os esforços na direção certa para atingir os melhores resultados e alcançar a alta performance.

Agora que você já entendeu os conceitos de estratégia empresarial, é hora de saber mais sobre como se diferenciar. Clique aqui e baixe a nossa pesquisa sobre métricas para ESG e fique por dentro das mudanças do mercado!

Artigos relacionados

Faça parte da nossa comunidade e receba conteúdos valiosos no seu e-mail.

     

    Solicite agora uma demonstração.

    Preencha os campos ao lado para agendar uma demonstração da nossa plataforma.