capa-estrategia-empresarial

5 de outubro de 2021

Estratégia empresarial: o que é e como elaborar em 4 passos

Para a estratégia empresarial trazer bons resultados, é necessário que todos os colaboradores tenham entendimento completo sobre o que precisa ser feito e ter um posicionamento mais estratégico em relação ao mercado.

O que podemos afirmar referente a estratégia empresarial é que são ações planejadas para direcionar a empresa para o caminho certo e, assim, ter vantagem competitiva sobre seu segmento.

Mas o conceito de estratégia empresarial vai além disto, já que seu propósito é potencializar suas capacidades e aproveitar os recursos disponíveis para atingir todos os objetivos estratégicos.

Saiba neste artigo o que é, de fato, estratégia empresarial, sua importância, seus tipos, como elaborá-la em 4 passos e a estratégia usada pela Apple!

O que é estratégia empresarial

O conceito de estratégia empresarial está ligado diretamente com o conjunto de planos, estratégias e ações de direcionamento para que a empresa seja orientada rumo aos objetivos da organização.

Entretanto, cada empresa deve basear sua estratégia de acordo com seu planejamento estratégico e na realidade em que está inserida no mercado, mantendo o foco no que se pretende alcançar.

Esses planejamentos normalmente são a curto e médio prazo e ajudam a atingir os resultados com maior clareza e assertividade. Inclusive, é com base na estratégia que se toma iniciativas para cumprir todas as metas e ter tomadas de decisão mais eficientes.

Em resumo, para que tudo ocorra como planejado, é preciso haver:

Conheça a estratégia empresarial da Apple

Uma das chaves para o sucesso de uma organização é a definição correta da estratégia. E, um dos melhores exemplos que podemos citar é o estudo de caso da Apple!

A Apple já passou por diversas decisões estratégicas ao longos das décadas. Mas seu foco em inovação os levaram a ter estratégias centralizadas na experiência de seus usuários, na sua reputação e na visão de longo prazo.

Em outra de suas estratégias, a Apple resolveu reduzir a sua gama de produtos existentes, eliminando o que não era rentável e priorizando o que mais acrescentasse valor. Ou seja, investiram mais dinheiro no que estava dando certo.

Além disto, a Apple apostou em uma estratégia de diferenciação de mercado, com produtos que possuem características diferentes em comparação aos seus concorrentes. Com isto, seus produtos ficaram ainda mais integrados.

Outra ação foi focar em diferentes formas de distribuição, preço, branding, integração, com escala global de mercado e, até mesmo, na criação da forte cultura organizacional da marca que influencia não só seus colaboradores, como também seus clientes.

Por que as estratégias empresariais são importantes

Um dos motivos da estratégia empresarial ser importante é por fornecer maior estabilidade, foco e alinhamento para a empresa em todos os contextos e situações, principalmente em momentos de crises (sejam internas ou externas).

Em soma, garante processos mais direcionados, bem desenhados e assertivos. E o impacto disso é visto em todas as áreas do negócio. Até porque em um mercado competitivo, sobrevive quem tiver mais organização, controle e inovação e, com uma estratégia forte, isso acontece.

Inclusive, a estratégia não é algo engessado, ela deve ser revista e reestruturada sempre que necessário para acompanhar as mudanças constantes do mercado, seja ela na área política, econômica, social ou tecnológica.

Os tipos de estratégia empresarial

Existem alguns tipos de estratégia que são mais comuns de serem usadas dentro das empresas. Conheça agora 3 delas:

  • Crescimento: o foco é elevar os lucros, as vendas, o valor da empresa ou a participação do mercado.

  • Estabilidade: quando atua em variados setores e pretende concentrar sua operação apenas nas filiais existentes.

  • Redução: acontece pela baixa nos resultados, então pode acontecer desinvestimentos ou liquidação até a situação melhorar.

Como elaborar uma estratégia empresarial em 4 passos

Separamos um modelo de elaboração e análise que pode te ajudar a conduzir a estratégia da sua empresa em 4 passos. Confira só:

1.   Elabore uma análise externa e interna

O primeiro passo é elaborar uma análise profunda sobre a sua empresa, tanto interna quanto externa. Esses dados coletados são fundamentais para formular um primeiro escopo da estratégia.

Nessa análise deve ser considerado o ambiente em que a empresa está inserida e o cenário atual do mercado. Mas o importante é que a estratégia deve ser orientada para a ação.

2. Faça a formulação dessa estratégia

O segundo passo é fazer a formulação, ou planeamento, de longo prazo. É válido ressaltar que você precisa considerar alguns fatores, como: a missão, visão, valores e o propósito da empresa.

Uma bom exemplo para ajudar a pensar em qual caminho seguir é responder as seguintes questões: Para onde queremos ir? O que queremos alcançar? Onde queremos chegar?

Definir todas essas políticas e objetivos irão te auxiliar na condução da organização na direção correta. Evitando cometer equívocos por falta de alinhamento no futuro.

3. Implemente a estratégia na sua empresa

O terceiro passo é a implementação da estratégia montada com as etapas anteriores. Logo, é a fase que define o que será feito, determinando todas as atividades, os orçamentos e os processos.

Além disto, identificar os fatores críticos de sucesso e ter metas SMART são muito importantes para conseguir mensurar os resultados e assegurar a vantagem competitiva.

4. Utilize ferramentas para avaliação e controle da estratégia

O último passo é utilizar ferramentas para realizar avaliações e ter maior controle sobre a performance da estratégia que você implementou. Principalmente para assegurar que se está chegando ao destino final.

Nesta etapa, é crucial recolher informações para garantir a execução da estratégia e realizar correções, se necessário. E, algumas metodologias de suporte para esse processo são: a Análise PESTEL, a SWOT, as 5 forças de Porter e a Matriz BCG.

E, para mensurar e monitorar o que foi definido, utilize os indicadores de desempenho (KPI). Desta forma, os objetivos e as metas são acompanhadas e serão alcançadas com maior precisão.

Com essas ferramentas, é possível identificar quais são as competências que sua empresa possui e quais são as vantagens competitivas que diferencia seu negócio. Assim, você consegue sustentar a performance e a cultura da sua organização.

passos para elaborar uma estratégia empresarial

Enfim, agora que você já entendeu os conceitos de estratégia empresarial, é hora de começar a colocar tudo que aprendeu aqui em prática para elevar a performance da sua empresa.

E para te ajudar a aprimorar seus conhecimentos, recomendamos nosso material abaixo!

Gostou desse artigo? Compartilhe.

Where people drive performance

Somos milhares de pessoas.

Assine a nossa newsletter e receba nossos conteúdos gratuitamente pelo seu e-mail. Fique por dentro do universo de gestão de performance.