Planejamento estratégico: Guia para aprender a desenvolver ações e alcançar objetivos

Avatar photo Rebeca Rohr | 6 de dezembro de 2022

O planejamento estratégico, também conhecido como plano estratégico, é o processo de identificar oportunidades, desenvolver uma estratégia e definir ações para atingir os objetivos organizacionais.

planejamento-estrategico

Sem dúvidas, em um mercado cada vez mais competitivo, adotar o planejamento estratégico é essencial para impulsionar os resultados da empresa.

Afinal, o planejamento estratégico estabelece o que deve ser feito, por que deve ser feito e como deve ser feito. Ou seja, fornece as diretrizes tanto táticas quanto operacionais para impulsionar o crescimento da organização.

Então se o seu foco é a alta performance, continue lendo este guia para saber tudo sobre planejamento estratégico e como fazer o seu com exemplos práticos!

Neste conteúdo você encontra:

  • O que é planejamento estratégico?
  • A importância do planejamento estratégico
  • 5 benefícios do planejamento estratégico
  • A diferença entre planejamento tático e operacional
  • Quais são as decisões básicas para o planejamento estratégico?
  • Como fazer o planejamento estratégico?
  • As 4 etapas para construir um bom planejamento estratégico
  • Como não errar no plano estratégico da sua empresa
  • Como a tecnologia pode ajudar no planejamento estratégico?

O que é planejamento estratégico?

O planejamento estratégico é um processo sistêmico que identifica as melhores condições e formas para se conquistar o sucesso. Ele estabelece um rumo a ser seguido pela empresa e esquematiza a busca pelos melhores resultados.

De acordo com o renomado professor Chiavenato, o conceito de planejamento estratégico está associado aos objetivos estratégicos que impactam na direção e na viabilidade dos processos. É a partir da definição desses objetivos, então, que a estratégia para os alcançar é elaborada por meio do planejamento.

Nesse contexto, planejar significa estabelecer ações que representam o melhor caminho para alcançar os objetivos com base na observação do contexto atual, visualização de cenários e análise sobre o futuro e expectativas da empresa para os anos seguintes.

É válido ressaltar que o planejamento estratégico pode acontecer mensalmente, anualmente e até considerar o longo prazo, variando de acordo com as necessidades e realidade de cada negócio.

A importância do planejamento estratégico

A função do planejamento estratégico é ser um guia para que as ações a serem realizadas durante um período determinado estejam alinhadas ao propósito organizacional. Isto é, ele estabelece as atividades do presente considerando seu impacto futuro.

Com efeito, facilita também a rápida identificação de desvios de rota para que sejam corrigidos rapidamente sem causar maiores danos ao processo de alcance dos objetivos, o que dá suporte para a empresa administrar melhor o tempo, recursos e esforços dos times.

Logo, o planejamento estratégico é responsável por fornecer diversos benefícios para as organizações, até porque sem ele a empresa corre o risco de se perder do seu propósito.

estratégia

5 benefícios do planejamento estratégico

Agora que você entendeu a importância de ter um planejamento estratégico, conheça os 5 principais benefícios que ele pode oferecer ao seu negócio:

1. Fortalecimento da motivação

Quando os colaboradores enxergam a direção para onde estão indo, aumenta a sua motivação para entregar os melhores resultados porque sabem da importância do seu papel para o alcance dos objetivos organizacionais.

2. Aumento da produtividade dos times

Como resultado da motivação, os colaboradores ficam mais produtivos e fazem suas entregas com mais eficiência e qualidade, o que impulsiona a construção de times de alta performance.

3. Priorização de tarefas

O planejamento estratégico define uma ordem de prioridade dos objetivos, o que facilita a identificação de quais ações são mais urgentes para fazer a priorização das tarefas e a organização dos cronogramas de entregas.

4. Assertividade na tomada de decisões

Também há a diminuição do risco de erros durante o processo de tomada de decisões, já que elas se tornam mais assertivas uma vez que estão alinhadas à visão do negócio.

5. Alinhamento de toda equipe

Definir um planejamento estratégico também promove um maior alinhamento entre todas as equipes que entendem que estão trabalhando juntas com o mesmo foco. Isso incentiva a colaboração dentro dos times e até entre as diferentes áreas.

A diferença entre planejamento tático e operacional

Existem dois tipos de planejamento estratégico, o tático e operacional. Eles possuem muitas diferenças, as mais comuns são: o prazo nos objetivos, o grau de especificidade, as pessoas a quem se destinam, enfim.

Porém, são complementares e, quando realizados de forma integradas, podem ajudar a empresa a transformar sua visão de negócio em realidade no curto e médio prazo. Saiba agora as características de cada um desses planos:

Planejamento tático

No planejamento tático, define-se como a estratégia será realizada em uma unidade ou área específica do negócio.

Ou seja, não abrange toda a organização, mas sim foca nos colaboradores da média gestão, como por exemplos os gerentes, para orientar e guiar suas tomadas de decisões dentro de seus setores.

O planejamento tático costuma estabelecer objetivos bem específicos e detalhados com um prazo médio de duração de até três anos.

Planejamento operacional

A parte operacional não é exatamente um planejamento, mas sim os processos para a execução do projeto. Em outras palavras, é o que mantém as ações coerentes e alinhadas aos objetivos estratégicos.

Diferente do planejamento tático, o operacional abrange toda a empresa. Uma vez que todos os colaboradores da organização estão envolvidos com alguma parte da operação.

Normalmente, o plano operacional é de curto prazo com metas e indicadores trimestrais ou semestrais.

Quais são as decisões básicas para o planejamento estratégico?

O planejamento estratégico deve comportar decisões sobre o futuro da organização, como:

  • Objetivos organizacionais a longo prazo e seu desdobramento em metas para todos os níveis hierárquicos;
  • As atividades escolhidas, isto é, os produtos ou serviços que a organização pretende produzir;
  • O mercado visado pela organização, ou seja, os consumidores que ela pretende atingir com seus produtos;
  • Os lucros esperados para cada uma de suas atividades;
  • Alternativas estratégicas quanto às suas atividades (manter o produto atual, maior penetração no mercado, desenvolver novos mercados);
  • Interação vertical em direção aos fornecedores de recursos ou integração horizontal em direção aos consumidores;
  • Novos investimentos em recursos (materiais, financeiros, máquinas e equipamentos, recursos humanos, tecnologia etc.), para inovação (mudanças), ou para crescimento (expansão).

Dessa forma, o planejamento estratégico se torna a chave para o aumento da produtividade e a melhora dos resultados das empresas.

Como fazer o planejamento estratégico?

Para entender como colocar a metodologia do planejamento estratégico em prática na sua empresa é necessário responder algumas perguntas, por exemplo:

  • Por que a empresa existe?
  • Onde ela está?
  • Onde quer chegar?
  • Como chegará lá?

Nesse momento, utilizar a ferramenta 5W2H pode ser muito útil.

Após responder essas perguntas, você pode efetivamente começar a construir um planejamento estratégico de sucesso que abrange as etapas de diagnóstico, estabelecimento de metas e gestão do planejamento com acompanhamento frequente.

De fato, todas as fases do planejamento devem ser executadas com muita clareza e transparência, como você verá a seguir!

As 4 etapas para construir um bom plano estratégico

Entenda em detalhes cada etapa para construir um planejamento estratégico assertivo na prática:

1.   Faça o diagnóstico

Antes de tudo, a empresa precisa olhar para dentro e para fora do ambiente interno para identificar suas forças (potencialidades) e suas fraquezas (deficiências) em relação ao mercado, o que pode ser feito por meio da análise SWOT.

Desse modo, a organização conhece seus pontos fortes e seus pontos de melhoria e tem um diagnóstico preciso do que precisa ser priorizado no planejamento estratégico.

2.   Estabeleça os objetivos estratégicos

Após fazer a análise do cenário atual da organização, é o momento de refletir sobre aonde ela quer chegar e quais são suas maiores aspirações.

A partir disso, é possível estabelecer os objetivos de curto, médio e longo prazo, que devem estar ligados à missão, visão e valores do negócio e serem realistas e aplicáveis para todos os níveis hierárquicos.

Você pode utilizar o mapa estratégico para visualizar de forma mais dinâmica esses objetivos e facilitar o desdobramento em metas atingíveis, um processo indispensável para estimular o comprometimento e engajamento dos colaboradores com suas tarefas, já que sabem qual é o seu alvo.

3.   Formule uma estratégia

Esta é a etapa de definir como alcançar os objetivos, ou seja, como serão utilizados os recursos, o tempo e os esforços dos times para realizar o que foi determinado.

Certamente, abrir espaço para ouvir os líderes e colaboradores faz com que se sintam incluídos na tomada de decisões e torna o processo mais efetivo, afinal eles vivem o dia a dia do negócio e podem levantar insights valiosos.

De tal forma que sua estratégia será muito mais assertiva e sua organização como um todo estará pronta para lidar com os desafios que surgirem para garantir o atingimento das metas e chegar ao sucesso esperado.

4.   Aplique a estratégia e acompanhe as ações

De nada serve um bom planejamento se ele não é executado, por isso uma das fases mais importantes do planejamento estratégico é a sua implementação.

Isso quer dizer tirar as ideias do papel e criar um plano de ação para que elas sejam aplicadas em todas as equipes.

Mas não apenas isso, também fazer o acompanhamento contínuo e o monitoramento da estratégia, analisando os resultados obtidos para fazer os ajustes necessários e garantir o melhor funcionamento do negócio com todos trabalhando alinhados rumo à mesma linha de chegada.

Como não errar no plano estratégico da sua empresa

Confira a seguir uma lista dos principais erros que as empresas cometem na hora de fazer o planejamento estratégico para você evitar prejuízos ao alcance dos seus objetivos.

1. Ausência de transparência

Ter conhecimento dos objetivos e metas da organização motiva os colaboradores a quererem crescer com o negócio.

Um planejamento estratégico com uma visão clara de crescimento e ações bem definidas faz com que a equipe se sinta segura e estabeleça uma harmonia entre seus planos pessoais e profissionais.

Além de que a transparência em relação aos objetivos organizacionais também passa mais credibilidade para clientes e acionistas que enxergam a seriedade e o comprometimento da gestão.

2. Falta de acompanhamento das ações

Normalmente a elaboração de um planejamento estratégico empresarial resulta em um plano de ação recheado de atividades para os membros do time.

O problema é que muitas vezes essas ações não são realizadas e ficam no esquecimento, sem um acompanhamento para que tudo ocorra como planejado.

Acompanhar as atividades da equipe no dia a dia é fundamental para que os líderes garantam a aplicação completa do plano.

3. Não ter metas claras e objetivas

Um dos erros mais comuns na elaboração de um planejamento estratégico está na definição dos objetivos e das metas, por exemplo, “aumentar nossa participação no mercado” ou “ser uma empresa referência em nossa área de atuação” não são visões claras.

O planejamento estratégico requer especificidade. Por isso, defina a visão, que é objetivo maior da empresa e aonde ela quer chegar em um período determinado, e desdobre em objetivos menores com metas claras e mensuráveis.

4. Não medir e monitorar os indicadores com frequência

Monitorar os indicadores de desempenho com frequência é o procedimento que mais facilita a aplicação do planejamento estratégico.

Até porque todos os objetivos devem ser desdobrados em metas possíveis de serem medidas por indicadores.

Por exemplo:

  • Uma empresa definiu que deve melhorar a qualidade de seu atendimento de telemarketing, esse é o objetivo;
  • Para medir se realmente está alcançando esse objetivo, a empresa criou uma pesquisa de satisfação com seus clientes pedindo uma nota de avaliação do atendimento que vai de 0 a 5;
  • O indicador será a média de avaliação da pesquisa medido mensalmente;
  • A meta para esse indicador é obter uma média de avaliação de 3,8.

O acompanhamento frequente desses indicadores possibilita que a empresa tome ações imediatas caso encontre algum problema no caminho.

Já a frequência dessa medição pode variar de acordo com os objetivos e o tipo de indicador, mas é interessante que os resultados sejam sempre divulgados para a equipe.

Uma dica extra é oferecer uma bonificação para o time que atingir suas metas. Reconhecer os colaboradores mostra que a empresa os valoriza pelo trabalho realizado e estimula ainda mais seu engajamento.

 5. Não envolver a equipe na elaboração do plano estratégico

O capital humano é a chave para o sucesso de qualquer negócio, já que depende de pessoas para alcançar seus objetivos.

Por esse motivo, não envolver a equipe, em especial os líderes, na elaboração do planejamento estratégico pode soar como uma “ditadura” na qual se deve somente cumprir ordens.

Faça sessões de brainstorming e escute sua equipe, assim você evitará frustrações e ainda impulsionará o comprometimento das pessoas com suas metas.

Como a tecnologia pode ajudar no planejamento estratégico?

A tecnologia pode ser uma grande aliada na hora de montar o seu planejamento. Ela leva mais agilidade no processo de construção das estratégias e assertividade no acompanhamento das métricas, já que dá acesso aos dados em tempo real.

O software de Estratégia da Mereo auxilia em todas as etapas do processo de planejamento estratégico, desde o registro das informações organizacionais até a criação do mapa estratégico para direcionar as ações com mais eficiência.

A nossa plataforma ainda oferece uma visualização completa da identidade organizacional, com o propósito, missão, visão e valores da empresa, além de automatizar as tarefas manuais para uma maior produtividade na entrega de resultados. Clique aqui para falar com nossos especialistas e saber mais!

estratégia

Conclusão

O planejamento estratégico fornece uma visão clara da empresa, da sua identidade e dos seus objetivos e ajuda a antecipar os riscos na tomada de decisões a curto e longo prazo. Além disso, promove o alinhamento entre todos os times e estimula o comprometimento e motivação dos colaboradores para atingirem suas metas. Como resultado, a organização alcança a alta performance e obtém os melhores resultados.

Artigos relacionados

Faça parte da nossa comunidade e receba conteúdos valiosos no seu e-mail.

     

    Solicite agora uma demonstração.

    Preencha os campos ao lado para agendar uma demonstração da nossa plataforma.