Mapa Estratégico: o que é, a importância e como implementar na empresa

Avatar photo Rebeca Rohr | 3 de janeiro de 2023

O mapa estratégico auxilia a visualizar de forma dinâmica os caminhos a serem seguidos pela empresa para alcançar o sucesso.

mapa_estrategico

Ele é um grande aliado na simplificação do planejamento estratégico e na clareza dos objetivos organizacionais, o que aumenta o comprometimento dos colaboradores com suas metas e impulsiona o alcance de melhores resultados. 

Por isso, neste artigo você entenderá o que é, a importância e como implementar o mapa estratégico no seu negócio. 

Neste artigo você encontra: 

  • O que é mapa estratégico? 
  • A importância do mapa estratégico dentro das empresas 
  • Como fazer um mapa estratégico? 
  • As quatro perspectivas do mapa estratégico 
  • Como definir as estratégias para cada perspectiva? 
  • Como implementar o mapa estratégico nas empresas?

O que é mapa estratégico? 

O mapa estratégico é uma ilustração visual dos objetivos estratégicos de uma empresa. Criado por Kaplan e Norton, ele faz parte do Método Balanced Scorecard (BSC). 

Com esse mapa, é possível enxergar o planejamento estratégico de maneira simplificada com os passos a serem seguidos para que tudo seja cumprido conforme o planejado. 

Isso quer dizer que o mapa estratégico fornece à empresa uma visualização dos objetivos, estratégias e propósitos baseados em sua missão, visão e valores em um único lugar. 

Assim, direciona o papel e a responsabilidade de cada setor em relação a esses objetivos e facilita, por exemplo, o desdobramento de metas, se tornando uma peça essencial na gestão empresarial. 

estratégia

A importância do mapa estratégico dentro das empresas 

Para exemplificar a importância do mapa estratégico, imagine que você precisa ir a uma cidade que fica a 500 km de sua casa. Mas você não sabe como chegar lá porque não tem mapa, nem GPS ou qualquer outra informação sobre seu destino. 

De fato, sem esses direcionamentos é muito difícil conseguir sair do lugar, ainda mais quando o destino é desconhecido. 

Da mesma forma acontece com um negócio que não sabe aonde quer chegar, e é aí que surge a importância do mapa estratégico para guiar as equipes. 

Afinal, com ele todos conhecem quais são os caminhos a serem percorridos e entendem qual é o seu papel na jornada rumo ao alcance dos objetivos. 

Como resultado, o engajamento dos profissionais com suas metas é fortalecido, já que sabem para onde estão indo e têm consciência do impacto do seu trabalho para atingir o propósito da organização. 

Em resumo, o mapa estratégico oferece benefícios como: 

  • Visualização simplificada do planejamento estratégico
  • Transparência em relação aos objetivos organizacionais; 
  • Facilidade para a correção de desvios de rota; 
  • Assertividade na tomada de decisões; 
  • Clareza sobre os papéis de cada equipe no planejamento estratégico; 
  • Simplificação do processo de desdobramento de metas; 
  • Clareza sobre o impacto do trabalho de cada um para o alcance dos objetivos; 
  • Aumento do comprometimento dos colaboradores com suas metas; 
  • Fortalecimento do engajamento das pessoas com o negócio. 

Isso mostra que o mapa estratégico tem um efeito positivo na implementação e execução de diversos processos dentro das organizações e, por isso, é fundamental para o sucesso do negócio. 

Como fazer um mapa estratégico? 

Primeiramente, você precisa de dados reais e confiáveis para construir o mapa estratégico de forma assertiva. Bem como considerar os valores do negócio, pois eles serão a base para estabelecer os seus objetivos estratégicos, sejam eles de curto, médio ou longo prazo. 

Mas antes de tudo, para entender como criar um mapa estratégico é necessário conhecer a sua estrutura que se divide nas quatro perspectivas principais especificadas a seguir. 

As quatro perspectivas do mapa estratégico 

O mapa estratégico é baseado em quatro perspectivas que têm uma relação de causa e efeito de baixo para cima. Ou seja, as ações realizadas no começo (aprendizado e conhecimento + processos internos) geram consequências (clientes + financeiro) que levam ao objetivo final.  

Confira abaixo como cada perspectiva é utilizada: 

  • Perspectiva Financeira: pontos cruciais para que a empresa tenha uma estabilidade financeira, como por exemplo: redução de custos, aumento da lucratividade, aumento de vendas; 
  • Perspectiva do cliente: melhorias a serem realizadas para que o serviço/produto oferecido supere a expectativa dos clientes, como o cumprimento de prazos de entrega e aumento de qualidade aos produtos; 
  • Perspectiva dos processos internos: atitudes que podem aperfeiçoar os processos internos levando em conta o objetivo da empresa, como por exemplo melhorar a produtividade e desempenho da equipe; 
  • Perspectiva do aprendizado e crescimento: recursos para que os colaboradores tenham um maior desenvolvimento de suas habilidades, por exemplo por meio de investimentos em cursos ou novas tecnologias e ferramentas. 

Como definir as estratégias para cada perspectiva? 

Agora que você já conhece melhor sobre as perspectivas que norteiam o mapa, é hora de pensar nas estratégias para cada uma delas: 

Perspectiva Financeira 

Essa é uma perspectiva muito delicada do negócio e, por esse motivo, precisa ser tratada com muita cautela.  

Então inicialmente pense nos objetivos financeiros do negócio, que podem ser: crescimento da receita, maior retorno para os investidores, otimização de tributos, redução das despesas. 

Perspectiva do cliente 

Como as ações estão interligadas, você pode começar a pensar no seguinte sentido: “o que posso fazer pelo meu cliente para que eu alcance meu objetivo financeiro?”. 

Inclusive, o uso da persona da marca é essencial nesse momento para estabelecer estratégias que realmente retenham seu perfil de cliente, como uma melhor experiência de compra ou um relacionamento próximo entre empresa e consumidor. 

Perspectiva dos processos internos 

Já essa perspectiva leva em consideração o ambiente micro, isto é, olhar para dentro da própria empresa e questionar como os processos internos podem ser melhorados. 

Esse é o momento do estabelecimento de metas para cada setor baseado nos objetivos organizacionais. Assim, há a definição de como cada time contribuirá para o sucesso do negócio. 

Lembre-se que as metas precisam ser inteligentes, claras e atingíveis para que os colaboradores não tenham dificuldades de compreensão ou se frustrem no processo. 

Perspectiva do aprendizado e crescimento 

Por fim, você deve determinar quais serão os conhecimentos e habilidades requeridos para a execução de todos os outros objetivos. É a parte mais prática que identifica processos de treinamento e desenvolvimento que podem ser divididos em três subgrupos: 

  • Capital estrutural: conhecimentos sobre todo funcionamento da empresa, gestão, infraestrutura do ambiente de trabalho; 
  • Capital humano: desenvolvimento das habilidades do colaborador, suas experiências e competências
  • Capital intelectual:  habilidades da empresa como um todo, o conhecimento acumulado com o passar dos anos. 

Dessa forma, você conseguirá distinguir em que tipo de treinamento investir para cada colaborador. 

Como implementar o mapa estratégico nas empresas? 

Após ter seu mapa estratégico estruturado com o objetivo principal do negócio e a definição de cada uma das quatro perspectivas – financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e conhecimento – é hora de partir para a ação. 

Para isso, os líderes devem mostrar o mapa para os colaboradores. Até porque sua função é justamente apresentar o planejamento de forma clara e simples e permitir que todas as pessoas entendam a sua função para atingir o objetivo principal. 

 
Explique cada tópico aos envolvidos e abra espaço para escutar possíveis opiniões e sugestões para que os profissionais se sintam acolhidos e realmente participantes do processo. 

Mas não só isso, também incentive o engajamento dos colaboradores reforçando a visão colaborativa de que todos buscam o objetivo comum de promover os melhores resultados. 

Conclusão 

Em suma, o mapa estratégico é um guia para as empresas garantirem que o planejamento estratégico seja realizado na prática. Afinal, é ele quem traça o trajeto que os líderes devem percorrer para transformar o plano em ação e mostra aos colaboradores seu papel para alcançar os objetivos organizacionais. 

E você, quer tornar o seu RH mais estratégico? Então conheça as soluções da Mereo e automatize processos operacionais para ganhar agilidade e assertividade na sua gestão de pessoas. 

estratégia

Artigos relacionados

Faça parte da nossa comunidade e receba conteúdos valiosos no seu e-mail.

     

    Solicite agora uma demonstração.

    Preencha os campos ao lado para agendar uma demonstração da nossa plataforma.