software de gestão de metas

30 de junho de 2020

Software de Gestão de Metas: como ter resultados eficientes?

Uma das estratégias mais utilizada no ambiente corporativo para elevar o crescimento da empresa, incentivar o engajamento e a motivação dos colaboradores são as metas. Estabelecer e monitorar o alcance das metas são fundamentais na estratégia para elevar a Performance de Pessoas nas organizações e, com o auxílio de um software de gestão de metas, é possível garantir resultados ainda mais eficientes.

Ter um sistema de gestão de metas traz muito mais agilidade para cadastrar e acompanhar as tarefas, além disso automatiza toda a parte de mensuração e o cálculo dos resultados. Nesse artigo, você terá o guia completo sobre Gestão de Metas e saberá tudo sobre a importância de utilizar um software na sua rotina de trabalho.

O que é um software de gestão de metas?

software de gestão de metas trata-se de um programa com recursos para a automação de uma série de processos realizados por sua equipe, de forma a centralizar todo o tipo de dados e informações por meio de uma interface intuitiva que naturalmente facilita e agilizar a tomada de decisões dos líderes.

Com esse tipo de software dá para acompanhar a performance de todos os funcionários e entender o status de todas as etapas, desde as que foram concluídas até as atrasadas. Além disso, com um software de gestão de metas é possível ter mais flexibilidade na parametrização dos resultados.

Dependendo do sistema escolhido, é possível unir as informações da performance de pessoas com a parte de bonificação em um único lugar, automatizando ainda mais os processos organizacionais, o que pode impactar consequentemente na alta produtividade e no maior foco da sua equipe.

Quais os benefícios de um software para gestão de metas e indicadores

Conheça agora sobre os benefícios e vantagens que um bom sistema de gestão, bem como os impactos positivos que podem trazer para sua empresa, levando aos resultados que tanto espera. Veja só:

1. Integra setores e padroniza informações

Ao integrar os diversos setores e departamentos da empresa, compilando dados de cada área e permitindo uma consulta muito mais acurada às informações necessárias para a tomada de decisão na gestão de performance, temos um processo mais rápido, que dispensa a realização de inúmeras reuniões e emissão de relatórios e que pode ser feito de maneira frequente.

2. Reduz a margem de erros

Parece óbvio, mas com os softwares, é o computador que administra as principais tarefas, sem os deslizes ou distrações humanas, eliminando erros que eventualmente poderiam gerar danos — tal como digitação de valores equivocados.

No final, quem ganha é o time, que fica muito mais produtivo e engajado em questões menos burocráticas, que envolvam planejamento e estratégia.

3. Dando folga para o Excel

Esse benefício toca mais fundo em quem já foi obrigado a passar dias preenchendo planilhas de Excel, tentando implantar e resolver fórmulas, sempre com o risco de fazer algum cálculo errado.

Com o sistema de gestão, não só o colaborador economiza o seu tempo (e estresse), como pode avaliar, em tempo real, se determinado processo é ou não vantajoso para o seu setor, por meio de paineis e telas oferecidos pelo programa. Isso sem contar a economia de papel – causa urgente em tempos de meio ambiente ameaçado.

4. Indo além do controle de metas

Se você entrega mais quantidade do seu produto e, ao mesmo tempo, usa a menor quantidade de recursos possível, é um grande sinal de que sua empresa é produtiva (o que nem sempre significa que ela ofereça qualidade).

A tecnologia tende a ajudar bastante nessa equação, porém, para chancelar a qualidade do que você oferta ao mercado, não se pode abrir mão de recursos como a aferição do clima organizacional, além de checar sempre se os processos estão de fato bem definidos e direcionados ao atingimento de determinada meta.

Quais práticas devem estar associadas a um software de gestão de metas?

Algumas outras boas práticas que se associam com as ferramentas para realizar uma gestão de metas eficiente são:

Clima organizacional

A pesquisa de clima organizacional ajuda o gestor a detectar sinais de insatisfação entre os colaboradores, permitindo ações preventivas para correção de falhas que podem ser fatais para a produtividade e motivação, mas não só: a pesquisa também auxilia o alinhamento de objetivos entre equipe/empresa.

Metas claras e bem definidas

Do que adianta gastar tempo e energia para se chegar a uma meta obscura? É dever do gestor estabelecer e dos colaboradores fiscalizarem se o que está sendo feito condiz com os objetivos de crescimento da empresa.

Por isto, use as metodologias das Metas SMART e do Ciclo PDCA para tornar sua gestão mais eficaz.

Feedback

Colaboradores que trabalham “no escuro” podem eventualmente se questionarem quanto ao sentido daquilo que desempenham, levando à desmotivação e, consequentemente, à queda na produtividade. A prática do feedback contínuo, ou seja, retroalimentar colaboradores constantemente com relação ao resultado das tarefas executadas, evita mal-entendidos e ainda mantém a equipe focada e engajada.

Como você deve ter observado, os softwares de gestão de metas são uma realidade incontestável na realidade das organizações – ou pelo menos na daquelas que se acreditam competitivas.

Ferramentas de gestão, como a Plataforma Mereo, contribuem para o setup de todos os processos citados nesse post. Além de conceder ao gestor, paineis autoexplicativos e relatórios especializados capazes de gerar efeitos contundentes no desdobramento de metas da sua empresa.

Conheça as soluções da nossa Plataforma e solicite uma demonstração gratuita das principais funcionalidades do nosso sistema para elevar a produtividade e a tomada de decisões na sua empresa!

Gostou desse artigo? Compartilhe.