Software de gestão de treinamento e capacitação: eleve o potencial do seu time

Mereo | 24 de março de 2022

Desenvolver competências e qualificar os colaboradores são práticas indispensáveis para empresas que querem se manter competitivas no mercado, ter um crescimento acelerado e manter o alto desempenho.

software de treinamento de capacitacao

E com um software de gestão de treinamento e capacitação, é possível criar planos de treinamento e capacitação de forma ágil e eficiente para potencializar o desenvolvimento das pessoas.

Além disso, com um software as análises e o acompanhamento dos planos de treinamento e desenvolvimento se tornam muito mais descomplicados e organizados. Isso ajuda a gestão ser mais completa e simplificada, já que as informações estão em um único lugar.

Enfim, entenda neste artigo a importância de ter um software para impulsionar o desenvolvimento e a evolução do seu time para garantir resultados cada vez mais positivos na sua empresa!

O que é software de gestão de treinamento e capacitação

Basicamente, o software de gestão de treinamento e capacitação é uma ferramenta que auxilia o RH a gerenciar todo o processo de desenvolvimento de pessoas na empresa.

De acordo com o PDI e o Feedback, é feito a análise dos treinamentos que são necessários e que façam sentido para o seu time. Assim, se cria um conjunto de ações para desenvolver os conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) dos colaboradores.

Além disso, se faz o acompanhamento de todos os treinamentos de capacitação solicitados pelos gestores das áreas, analisa a eficácia de cada um para identificar quais têm desenvolvido, de fato, as pessoas e gerado resultados positivos.   

Com isso, é possível ter um maior impacto no nível de engajamento, produtividade e motivação dos profissionais. Afinal, ter uma cultura de aprendizado mostra que a empresa se importa com o futuro e com o crescimento de seus colaboradores.

capacitação

Os benefícios de um software de gestão de treinamento e capacitação

Conheça os maiores benefícios que se utilizar um bom sistema para tornar a sua gestão de treinamento e capacitação mais eficiente:

1. Redução de problemas

Quando se investe em treinamentos e cursos de capacitação, os problemas internos começam a reduzir drasticamente. Isso acontece porque as pessoas se sentem mais valorizadas, aumentando o engajamento e a motivação.

Um outro ponto é que há melhoria na qualidade de vida das pessoas, já que elas estão desenvolvendo novos conhecimentos e habilidades e, consequentemente, existe oportunidades para o seu crescimento profissional.

E com um software, se evitar problemas com os processos manuais, perda de tempo, falta de padronização nas informações e até mesmo a alta rotatividade dos profissionais.

2. Produtividade

É por meio de treinamentos e da capacitação que se prepara os colaboradores para um cargo novo ou uma promoção. Com isso, a produtividade tende a aumentar ainda mais.

Uma pessoa que se mantém qualificada e atualizada com o mercado também tende a elevar a qualidade das entregas e dos resultados. O alto desempenho é uma consequência de um bom programa de aprendizagem.

3. Diminuição de gastos

A diminuição de gastos acontece de duas formas. A primeira delas é pelo fato de que, como seus colaboradores se sentirão mais motivados, produtivos e engajados, não haverá tantos custos por conta de demissões e turnover.

Já a segunda, é porque com um software se faz a gestão previamente de tudo que será gasto com treinamentos e outras ações para o desenvolvimento de sua equipe.

Nesse sentido, a eficiência de um orçamento pré-estabelecido é muito maior. Dessa forma, não haverá necessidade de gastos extras, já que a margem de erro ou de imprevistos é quase nula.

4. Decisões baseadas em dados

Como tudo será feito por uma ferramenta, todas as tomadas de decisões serão baseadas em dados. Ou seja, cada treinamento de capacitação será feito por meio de uma análise interna sobre as competências que precisam ser desenvolvidas.

Inclusive, é possível identificar quais são as competências-chave dos cargos, para proporcionar treinamentos focados no que é necessário para as áreas, além de treinos relacionados ao desempenho dos colaboradores.

Assim, sua empresa terá equipes de alta performance, executando diferentes atividades e processos com mais eficiência e alinhadas com a cultura de aprendizagem que se formará ao longo do tempo.

Práticas associadas a um software de gestão de treinamento e capacitação

Saiba abaixo algumas das melhores práticas que são associadas ao uso um software de gestão de treinamento e capacitação para elevar o desenvolvimento e o crescimento na sua empresa:

Avaliação de competências

A avaliação de competências ajuda a analisar e identificar os pontos fortes e os de melhoria das pessoas. Existem vários tipos de avaliações e são personalizáveis, podendo ser realizadas em todos os níveis hierárquicos.

É pelo ciclo de avaliação que se define estratégias de treinamento e capacitação, já que se analisa as competências que estão abaixo do esperado e se cria um planejamento para a pessoa se desenvolver.

Feedback Contínuo

O Feedback Contínuo ajuda os colaboradores a entenderem o que estão fazendo certo e o que precisa ser melhorado. O foco dessa ferramenta é auxiliar na solução de problemas na medida que eles surgem.

Por ser uma prática constante, ajuda a identificar a qualidade das entregas, a alinhar as expectativas, a evitar mal-entendidos, a elevar o engajamento e o desenvolvimento do time.

Plano de Desenvolvimento Individual

O Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) é um planejamento com ações para desenvolver as competências na área de atuação da pessoa ou para uma ascensão profissional.

O PDI é montado com base na análise de competências, sejam elas técnicas ou comportamentais. E podem ser treinamentos mais formais, como um curso, ou alguma forma de capacitação mais informal, como um podcast.

Plano de Ação

Por meio de um cronograma de atividades, o Plano de Ação ajuda os colaboradores com tarefas que precisam ser feitas para atingir um objetivo. Assim, se propõe soluções para ajudar a elevar a performance das pessoas.

Potencialize a evolução do seu time com a ferramenta certa

Ter um software agiliza e simplifica todos os processos para que você consiga fazer a gestão de todos os treinamentos e capacitação das pessoas da sua empresa.

E, para potencializar a evolução do seu time, é preciso contar com uma ferramenta de ponta, que não te faz perder tempo e que te ajude a gerar resultados de verdade.

Por isso, conheça mais sobre a nossa plataforma e fale com um de nossos especialistas para entender mais sobre como nossas soluções vão elevar a performance da sua equipe e da sua empresa!

capacitação

Artigos relacionados

Faça parte da nossa comunidade e receba conteúdos valiosos no seu e-mail.

     

    Solicite agora uma demonstração.

    Preencha os campos ao lado para agendar uma demonstração da nossa plataforma.