Incentivos_longo_prazo_ILP

1 de outubro de 2020

Incentivos de longo prazo (ILP): saiba tudo sobre o plano de remuneração

Incentivos de longo prazo (ILP) são remunerações baseadas em ações do qual se realiza bonificações por tempo de permanência na empresa. Desta forma, é possível manter o alto desempenho, garantindo o alinhamento e a permanência dos colaboradores.

A ILP traz diversos benefícios para as relações profissionais e também para o crescimento organizacional. Além disto, é um diferencial competitivo e ajuda a elevar a entrega de resultados dos colaboradores.

Conheça tudo sobre esta ferramenta, que estimula o desenvolvimento e a produtividade dos profissionais. Saiba também os motivos para começar a utilizar os Incentivos de longo prazo dentro da sua empresa!

O que são Incentivos de longo prazo?

O Plano de Incentivo de longo prazo ou ILP, é conhecido por ser um benefício que ocorre com um período de tempo superior a um ano. Sendo isto o fator que o diferencia do plano de Incentivo de curto prazo (ICP), que os pagamentos são em até um ano.

O reconhecimento acontece para todos os colaboradores e a recompensa pode ser com valores fixos ou por percentual, variando de acordo com a estratégia escolhida. Mas por ser um tipo de Remuneração Variável, estimula o desenvolvimento dos profissionais dentro da empresa. Como a elevação das habilidades e competência dos colaboradores, já que incentiva a busca por evolução constante.

Quais os principais objetivos do ILP?

A implementação dos planos de Incentivos de Longo Prazo pode variar de acordo com o objetivo que se deseja alcançar. Contudo, selecionamos os principais objetivos que o ILP pode ajudar as empresas. Veja só:

  • Atração e retenção dos colaboradores;
  • Redução de turnover;
  • Alta motivação do time;
  • Aumento do interesse em participar das ações da companhia.

Desta maneira, é elaborado avaliações de efetividade para os planos de incentivos, para entender se as ações estão trazendo resultados positivos. Para isto, é fundamental ter uma comunicação clara e sistemática sobre o plano, além de analisar as dificuldades que o beneficiário pode ter sobre os ganhos com o ILP.

Saiba agora detalhadamente sobre cada um dos objetivos deste plano de remuneração variável:

1. Atração e retenção dos colaboradores

As políticas de ILP auxiliam na retenção de funcionários-chave, por permitir o aumento de bonificações para os colaboradores, sem grandes riscos para a empresa. Já que os valores são pagos de acordo com a valorização das ações da organização. Entretanto, é importante alinhar com clareza tudo sobre o Plano com os colaboradores, para não gerar futuras frustrações.

2. Redução de turnover

A partir do Plano de ILP, é desenvolvido estratégias que definem metas realísticas para serem atingidas com o intuído de receber o bônus. Dessa forma, reduz a taxa de rotatividade dos colaboradores. Incentivar o reconhecimento e valorização ajuda na redução do turnover nas empresas.

Alta motivação do time

A motivação do time acontece justamente pelo reconhecimento dos seus esforços, e os incentivos realiza as recompensas para os colaboradores, seja pelo alto desempenho ou por valores fixos. Por isso, é fundamental ter a estratégia bem definida da Remuneração Variável para aplicar este tipo de Plano.

Com a adoção do ILP, fica mais claro para o funcionário a influência direta do seu trabalho nos resultados da empresa, aumentando a sua dedicação.

Aumento do interesse por participar das ações da companhia

Pelo fato de o sucesso financeiro da empregadora ser refletido no sucesso do empregado, o interesse em participar das ações da companhia aumenta. Bem como, os funcionários passam a colaborar com maior ênfase na busca dos objetivos da empresa.

Assim, é possível alinhar os interesses da equipe aos interesses dos acionistas, dando a oportunidade e os incentivos para assumirem uma postura diferente.

Os tipos de Incentivos de longo prazo

Os planos de ILP podem variar de acordo com as demandas e objetivos escolhidos, esta razão, existem diferentes tipos de planos de ILP. Os Incentivos de longo prazo mais comuns encontrados no mercado são os planos baseados em ações, como:

  • Stock Options,
  • Ações Restritas,
  • Ações Fantasmas,
  • Opções Fantasmas,
  • Bônus Diferido,
  • Performance Shares.

Contudo, estes planos baseados em ações são classificados de acordo com duas características principais: gênero outorgado (ações ou opções) e a forma de liquidação (instrumentos patrimoniais ou dinheiro).

Como funciona os planos de Incentivos de longo prazo?

Os planos de remuneração são programados para fornecer uma remuneração competitiva e recompensar os colaboradores por atingir os seus objetivos ao longo do tempo. Em soma, também é fundamental para atrair e manter talentos, incentivar o bom desempenho e cultivar a fidelidade.

Logo, pensar no que os concorrentes estão oferecendo aos funcionários, pesquisar o que atraiu e o que retém seus colaboradores e analisar para onde eles vão quando saem da sua empresa, são questões que devem ser consideradas na definição do programa de remuneração.

Entretanto, desenvolver o sistema de remuneração não é simples, além de ter alguns desafios. Exemplo disto é orientar a organização para atingir seus objetivos estratégicos e, ao mesmo tempo, gerar salários compensadores, a fim de motivar e reter os empregados.

Conclusão

Enfim, como deu para perceber ao longo deste artigo, os programas de Incentivos de longo prazo trazem diversas vantagens para todos os setores de uma organização. Além de criar um ambiente de competição saudável, já que todos estão em busca dos meus objetivos.

É fundamental entender sobre todos os tipos de remuneração antes de escolher o que melhor se adequa às necessidades da sua empresa. Inclusive, deve-se realizar avaliações para validar o Plano, identificar os riscos, as condições de carência e as formas de liquidação da bonificação também.

Pensando em estratégias de Remuneração e Recompensa personalizáveis, gostaríamos de te recomendar uma apresentação totalmente gratuita da nossa Plataforma. Possuímos as soluções para sua estratégia de Incentivos de longo prazo. Fale conosco e tire todas as suas dúvidas sobre programas de bonificação para elevar o desempenho da sua equipe!

Gostou desse artigo? Compartilhe.