TOP empresa engajada: o que é e como receber esse reconhecimento

Avatar photo Rebeca Rohr | 18 de outubro de 2022

Você sabe o que é uma TOP empresa engajada e as vantagens para o seu negócio?

top empresa engajada

Aqui na Mereo, nós acreditamos que empresas preocupadas com engajamento e que acompanham seus indicadores mensais com o propósito de construir um ambiente melhor devem ser reconhecidas.

Afinal, impulsionar a motivação das pessoas e proporcionar uma jornada única para o colaborador é resultado de muito trabalho e dedicação.

Então se você quer saber o que é essa iniciativa, suas vantagens e como ser uma TOP empresa engajada, continue lendo!

Neste conteúdo você encontra:

  • O que é TOP empresa engajada?
  • O que é eNPS e por que ele importa?
  • Vantagens de ser uma TOP empresa engajada
  • Como ser uma TOP empresa engajada?

O que é TOP empresa engajada?

A iniciativa TOP empresa engajada surgiu como um reconhecimento para nossas empresas clientes que obtiveram 50 pontos ou mais na pesquisa eNPS (employee Net Promoter Score).

Mensalmente, as organizações que alcançaram essa meta recebem uma arte que contém o selo TOP engajada, o logo do negócio e um elogio enviado por um colaborador. Essa peça pode ser divulgada nos canais de comunicação internos e nas mídias sociais da empresa. Confira um exemplo a seguir:

selo empresa top engajada

Esse selo foi pensado para valorizar as empresas que se preocupam com pessoas e que efetivamente se comprometem a promover melhorias contínuas.

Assim, é uma forma de reconhecer as organizações que adotam boas práticas de gestão e incentivá-las a continuarem os esforços nesse sentido, além de inspirar outras empresas a fazerem o mesmo.

Mas o que é eNPS e por que ele importa?

Já te contamos que para receber o selo TOP empresa engajada é necessário alcançar 50 pontos no eNPS, mas se você não sabe o que é essa pesquisa, nós te explicamos!

O eNPS (employee Net Promoter Score) é uma metodologia que mede a satisfação dos colaboradores. Isto é, indica o nível de engajamento das pessoas com o negócio por meio de uma pergunta única e definitiva: “De 0 a 10, qual é a probabilidade de você recomendar sua empresa como um bom lugar para se trabalhar?”

Essa pergunta classifica as pessoas em três perfis com base em suas respostas:

  • 0 a 6: detratoras;
  • 7 ou 8: neutras;
  • 9 ou 10: promotoras.

A partir dessa classificação, é feito o seguinte cálculo que define o eNPS:

(PROMOTORES – DETRATORES/TOTAL DE RESPONDENTES)x100

Quando esse resultado é igual ou maior que 50, ela é considerada uma TOP engajada. Já quando é inferior a 50, é um sinal de que os colaboradores não estão engajados.

Mas por que medir engajamento importa? Porque colaboradores engajados possuem um vínculo com a organização, o que aumenta a retenção de talentos.

Além de que são 5 vezes mais propensos a indicar a empresa, 5 vezes mais comprometidos com entrega e 3 vezes mais propensos à inovação. (dados plataforma Mereo)

pesquisa de clima

Vantagens de ser uma TOP empresa engajada

Agora que você já sabe o que é eNPS e o que significa TOP empresa engajada, você pode estar pensando: por que esse selo seria vantajoso para meu negócio?

Em primeiro lugar, o TOP engajada é um ótimo parâmetro para analisar as práticas internas e acompanhar se as ações surtiram efeito no engajamento das pessoas.

Mas muito além disso, ele fortalece principalmente o employer branding, que é o processo de ativamente promover aspectos da marca empregadora para reter e atrair talentos difundindo uma imagem positiva.

Afinal, compartilhar o recebimento desse reconhecimento nos canais internos mostra aos colaboradores que a organização está efetivamente se esforçando para ser um ótimo lugar para se trabalhar.

Isso faz com que eles não só sintam orgulho de pertencer e criem lealdade com a empresa, mas também que se tornem embaixadores da marca, indicando o negócio para outras pessoas trabalharem e para consumirem os seus produtos ou serviços.

Da mesma forma, divulgar o selo TOP empresa engajada nas mídias sociais da empresa comunica que ela se preocupa com seus colaboradores e que busca sempre o alinhamento de interesses.

Isso transmite uma imagem aspiracional e diferenciada da organização, o que ajuda a alavancar a sua reputação no mercado para atrair os melhores talentos.

Como ser uma TOP empresa engajada?

Com a Mereo é possível se tornar uma TOP empresa engajada!

Nossa ferramenta oferece um módulo completo de pesquisas digitais que engloba eNPS e pesquisa de clima.

A pergunta eNPS é enviada todo mês de forma automatizada para cada colaborador e há espaço para comentário anônimo e opcional.

No painel de resultados é possível acompanhar a evolução do eNPS comparado ao mercado tanto dos resultados quantitativos (notas) quanto dos qualitativos (comentários).

Já a pesquisa de clima contínua oferece um detalhamento do engajamento que, junto ao eNPS, identifica quais são os fatores-chave que mais impactam o engajamento na organização.

Com esses dados em mãos, a empresa identifica com precisão os pontos fortes e fracos do ambiente interno.

Dessa forma, consegue implementar ações de melhoria assertivas para alcançar a meta do eNPS e ser reconhecida como uma TOP empresa engajada!

pesquisa de clima

Conclusão

Portanto, ser uma TOP Empresa engajada significa adotar as melhores práticas de Gente e Gestão para promover a melhoria contínua e ser um ótimo lugar para se trabalhar. Tudo isso com o objetivo de fortalecer o vínculo afetivo com os colaboradores para construir fidelidade e atingir uma posição de destaque no mercado para atrair e reter os melhores talentos.

Artigos relacionados

Faça parte da nossa comunidade e receba conteúdos valiosos no seu e-mail.

     

    Solicite agora uma demonstração.

    Preencha os campos ao lado para agendar uma demonstração da nossa plataforma.