Microgerenciamento: o que é e como evitar

Avatar photo Rebeca Rohr | 30 de março de 2023

O microgerenciamento é um tema bastante discutido pelas lideranças dentro das empresas.

microgerenciamento

Embora em um primeiro momento possa parecer uma abordagem adequada para garantir que o time atinja suas metas, quando partimos para a prática, vemos que não é bem assim que funciona.

Por isso, neste artigo você entenderá o que é microgerenciamento, quais efeitos ele tem sobre os colaboradores e como você pode fazer uma gestão mais eficiente que realmente gere resultados positivos.

Neste conteúdo você encontra:

  • O que é microgerenciamento?
  • O microgerenciamento é positivo ou negativo?
  • Causas do microgerenciamento e como identificar
  • 6 passos para evitar o microgerenciamento

O que é microgerenciamento?

O microgerenciamento é um tipo de gestão em que a liderança monitora e controla de perto seus liderados. Isso significa que ela decide cada mínimo detalhe em relação às tarefas e rotinas de seus colaboradores.

Lideranças que praticam o microgerenciamento geralmente se envolvem em pontos muito específicos dos seus times como o horário de chegada e saída, o tempo gasto em cada tarefa e até mesmo o conteúdo do trabalho. Ou seja, o líder precisa estar por dentro de cada passo dado.

A ideia por trás desse estilo de gestão é garantir que o trabalho seja feito conforme o esperado ao inspecionar cada passo dado pelo time. Mas na realidade não é bem assim, como veremos a seguir.

O microgerenciamento é positivo ou negativo?

Houve um tempo em que dentro das empresas dominava o pensamento de que deveria haver um controle total sobre os colaboradores para garantir que eles fizessem entregas com qualidade.

Mas principalmente a partir da pandemia, que acelerou a adoção do trabalho remoto, muitas empresas que ainda pensavam assim tiveram que rever seus conceitos.

Afinal, com os colaboradores trabalhando em casa e sem supervisão constante, as lideranças perceberam que precisavam confiar mais em suas equipes para tomar decisões e liderar suas próprias tarefas.

Essa mudança repentina na abordagem de gestão levou muitas organizações a finalmente entenderem que a autonomia é fundamental. Com mais liberdade para tomar decisões, as pessoas se sentem mais motivadas e comprometidas com o trabalho, o que pode levar a melhores resultados para a empresa como um todo.

Riscos do microgerenciamento

Por outro lado, líderes que insistem no microgerenciamento acabam mitigando a autonomia e criatividade de seus liderados, que muitas vezes se sentem pressionados a seguir instruções de cima em vez de usar seus próprios conhecimentos e experiências.

Isso pode criar um ambiente de trabalho estressante e desmotivador, uma vez que quando os colaboradores se sentem constantemente controlados, podem perder o interesse pelo trabalho e encontrar dificuldade em manter a produtividade.

Logo, o efeito do microgerenciamento acaba sendo justamente o contrário do que esse modelo propõe: queda na motivação, engajamento e produtividade dos times.

pesquisa de clima

Causas do microgerenciamento e como identificar

Existem várias razões pelas quais a liderança pode se sentir tentada a praticar o microgerenciamento.

Em alguns casos, a liderança pode ter dificuldades em delegar tarefas e confiar nas pessoas para realizar o trabalho de forma autônoma.

Em outros casos, o líder pode ter uma preocupação excessiva com a qualidade do trabalho, o que faz com que acredite que precisa monitorar de perto cada etapa do processo para garantir que tudo seja feito corretamente.

Independentemente da causa, como já vimos, o microgerenciamento pode ser prejudicial para a dinâmica da equipe e desempenho da empresa.

Por isso, separamos alguns fatores que podem ajudar a identificar quando o microgerenciamento está sendo praticado, tanto no modelo de trabalho presencial quanto remoto.

  • Necessidade de aprovação para cada decisão, desde a mais simples até a mais complexa;
  • Monitoramento constante de tarefas, pedindo atualizações frequentes e verificando cada etapa realizada;
  • Falta de abertura para o diálogo;
  • Dificuldade em delegar e centralização de tarefas;
  • Falta de espaço para a criatividade e inovação;
  • Controle rigoroso do horário de entrada e saída;
  • Necessidade de saber onde as pessoas estão e exatamente o que estão fazendo em todos os momentos do dia.

Ao reconhecer essas atitudes, as empresas precisam agir antes que o ambiente de trabalho se torne tóxico e improdutivo.

6 passos para evitar o microgerenciamento

Para evitar a prática do microgerenciamento e desenvolver uma abordagem de gestão mais flexível e eficaz que maximiza a produtividade e resultados dos times, é importante seguir os seguintes passos:

1-   Estabelecer objetivos claros

As lideranças devem estabelecer objetivos claros e definir expectativas realistas para as equipes. Isso ajuda a garantir que todos estejam na mesma página e trabalhando em direção aos mesmos objetivos.

2-   Focar nos resultados, não no processo

Em vez de se concentrar no processo de como as tarefas são realizadas, é importante que os líderes se concentrem nos resultados, o que abre mais espaço para a criatividade e inovação.

3-    Criar um ambiente de confiança

É importante que os colaboradores se sintam valorizados e respeitados dentro do seu time, um ambiente de confiança estimula o senso de equipe e aumenta a motivação.

4-   Delegar tarefas

É preciso delegar tarefas e confiar na capacidade das pessoas de gerenciar seus próprios projetos. Além de aliviar a carga de trabalho do líder, isso permite que os colaboradores desenvolvam suas habilidades de gestão.

5-   Oferecer treinamento e suporte

O papel de ajudar os colaboradores a se desenvolverem é da liderança. Então é sua função oferecer treinamento e suporte aos seus liderados para que se sintam mais confiantes em executar seu trabalho com autonomia.

6-   Dê voz aos colaboradores

Nada melhor para entender a percepção dos colaboradores sobre a sua gestão do que dando voz a eles. Além de promover uma cultura de feedbacks contínuos dentro da empresa, é importante dar a oportunidade para as pessoas opinarem especificamente sobre o desempenho de seus líderes.

O Termômetro de Liderança Mereo é uma pesquisa digital pulse, segura e anônima que permite medir a atuação da liderança por meio de questões em que os colaboradores avaliam sua capacidade de comunicação, colaboração, resolução de problemas etc.

Assim, os líderes conseguem identificar seus pontos fortes e oportunidades de melhoria para fazer uma gestão de sucesso que construa times de alta performance. Fale com nossos especialistas e saiba mais!

pesquisa de pulso

Conclusão

Em suma, o microgerenciamento pode ser prejudicial para a produtividade e o sucesso de uma equipe, já que limita a criatividade e cria um ambiente de desconfiança e falta de autonomia.

Portanto, é importante que a liderança adote uma gestão mais flexível, criando um ambiente de trabalho mais positivo e motivador, que estimule o time a alcançar seu máximo potencial e entregar os melhores resultados.

Artigos relacionados

Faça parte da nossa comunidade e receba conteúdos valiosos no seu e-mail.

     

    Solicite agora uma demonstração.

    Preencha os campos ao lado para agendar uma demonstração da nossa plataforma.