Os objetivos estratégicos ajudam na tomada de decisões assertivas para o desenvolvimento e crescimento das empresas, uma vez que estabelecem o alvo, ou seja, o que se pretende alcançar.
Objetivos Estratégicos: o que é, como definir e exemplos
Esses objetivos fazem parte do planejamento estratégico, que envolve a missão, visão e valores do negócio, e são uma ferramenta valiosa para que a organização tenha uma visão de futuro.
Então se você quer saber como definir os objetivos estratégicos na prática para que sua empresa atinja os melhores resultados, continue lendo!
Neste conteúdo você encontra:
- O que são objetivos estratégicos?
- Tipos de objetivos
- A importância dos objetivos estratégicos nas empresas
- Exemplos de objetivos estratégicos
- Como definir objetivos estratégicos
O que são objetivos estratégicos?
Eles fornecem uma visão de futuro e direcionam a organização de forma clara e concisa para um determinado caminho. Ou seja, estabelecem os resultados que se pretende atingir dentro de um período estipulado.
Esses objetivos são utilizados para definir o planejamento estratégico e desdobrá-lo em metas atingíveis e mensuráveis por meio de indicadores de desempenho, os chamados KPI’s.
Assim RH, diretores e lideranças têm uma visão abrangente do negócio e de como promover o crescimento de forma estratégica.
Tipos de objetivos
Os objetivos empresariais podem ser divididos em três tipos: estratégicos, táticos e operacionais. Confira a diferença entre cada um deles a seguir:
Estratégico
Como já vimos, os objetivos estratégicos são mais genéricos e se relacionam com a missão, visão e valores da empresa. Eles traduzem as escolhas de um negócio como um todo.
Táticos
Os objetivos táticos se referem ao que é necessário executar para que os objetivos estratégicos sejam cumpridos no médio prazo. Eles são importantes durante o processo para que tudo saia conforme o planejado.
Geralmente, são direcionados a uma unidade ou departamento específico, como a área de marketing, finanças, entre outros.
Operacionais
Já os objetivos operacionais são mais específicos e de curto prazo, eles dizem respeito a problemas mais práticos com medidas mais fáceis de se implementar. São ações de rotina executadas por uma pessoa ou uma equipe.
A importância dos objetivos estratégicos nas empresas
Os objetivos estratégicos dão suporte em diversas questões organizacionais relacionadas a desempenho, finanças, satisfação de clientes e até bem-estar dos colaboradores.
Afinal, a partir dos objetivos é possível olhar para índices de desempenho e mensurar os resultados, por exemplo, do colaborador ou da empresa como um todo.
Também possibilita visualizar o momento atual da empresa, identificar oportunidades de melhoria e nortear as próximas ações do negócio.
Exemplos de objetivos estratégicos
Confira abaixo alguns dos exemplos mais comuns de objetivos estratégicos que as empresas estabelecem:
- Aumentar a satisfação dos clientes;
- Diminuir custos de produção;
- Desenvolver e capacitar os colaboradores;
- Ampliar a rentabilidade;
- Implementar a responsabilidade ambiental;
- Aumentar a geração de leads;
- Elevar o faturamento anual;
- Aumentar o valor de mercado da empresa;
- Diminuir as falhas nos processos internos;
- Melhorar o clima organizacional;
- Reduzir a rotatividade de pessoal.
É válido ressaltar que os objetivos abrangem todas as áreas do negócio e variam de acordo com as necessidades da empresa e do time.
Como definir objetivos estratégicos
Para definir os objetivos estratégicos e ter sucesso nesse processo é necessário seguir os passos a seguir:
Considere a missão, visão e valores
Em primeiro lugar é preciso ter a missão, visão e valores do negócio bem definidos. Isso porque esses pilares auxiliam a encontrar o melhor caminho a ser seguido no curto, médio e longo prazo.
A missão estabelece o propósito do negócio e o motivo pelo qual ele existe. Já a visão representa o futuro e onde se quer chegar. Por fim, os valores são as crenças e princípios que guiam as ações da empresa.
Utilize a metodologia Balanced Scorecard (BSC)
O Balanced Scorecard ou BSC (indicadores balanceados de desempenho em português) é uma metodologia que ajuda a construir o mapa estratégico e apresenta 4 perspectivas do negócio:
- Financeira;
- Clientes;
- Processos internos;
- Aprendizagem e crescimento.
Nesse sentido, é importante analisar cada perspectiva da sua empresa com cautela para firmar objetivos realistas para cada uma com base em dados.
Analise os registros da sua empresa
Também é fundamental fazer uma análise dos registros e do desempenho do negócio.
Essa avaliação permite entender o que já aconteceu e visualizar novas estratégias levando em conta fatores como sazonalidade, períodos de lucro, meses pessimistas etc.
Desse modo, é possível identificar padrões e ter uma visão do que pode acontecer no futuro para evitar repetição de erros no próximo planejamento e garantir objetivos mais assertivos.
Entenda o momento do mercado
Outra análise indispensável para definir objetivos estratégicos é a do momento atual do mercado para compreender a realidade do segmento em que o negócio está inserido.
Inclusive, fazer benchmarkings e pesquisas de tendências de mercado pode ajudar a empresa a obter uma maior vantagem competitiva, já que possibilita identificar os desafios enfrentados pelos concorrentes e propor soluções.
Defina os objetivos estratégicos
Após realizar todos os passos anteriores, é hora de efetivamente definir os objetivos estratégicos.
Mas lembre-se de que eles precisam ser atingíveis, mensuráveis, específicos e claros para que se enquadrem na realidade da empresa e guiem, a partir do desdobramento de metas, o caminho para o crescimento e sucesso da empresa.
Conclusão
Em suma, os objetivos estratégicos garantem uma visão mais abrangente do que se espera no futuro para estabelecer as medidas certas para alcançar os melhores resultados.
Além disso, também auxiliam na otimização de processos e na tomada de decisões para desenvolvimento e crescimento do negócio.
E você pode tornar esse processo muito mais ágil na sua empresa com o módulo Estratégia da Mereo, que automatiza a criação do mapa estratégico e a definição dos objetivos organizacionais com ordem de urgência.
O sistema de estratégia armazena todas as informações em um único lugar, o que simplifica o acompanhamento do que foi definido para garantir que a empresa não se desvie do seu foco e para evitar erros na tomada de decisões. Clique aqui para saber mais!