Pesquisa de clima organizacional: o que é, importância e como aplicar

Avatar photo Rebeca Rohr | 8 de setembro de 2022

A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta indicadora da percepção das pessoas sobre o clima da empresa por meio da coleta de dados.

pesquisa_de_clima_organizacional

Com ela, o RH obtém informações sobre o ambiente interno e entende quais variantes impactam na satisfação, motivação e engajamento dos colaboradores. 

Por isso, se você quer aprender na prática como eliminar um clima organizacional ruim para garantir times de alta performance, continue lendo! 

Neste conteúdo você encontra: 

  • O que é pesquisa de clima organizacional? 
  • A importância da pesquisa de clima organizacional 
  • Benefícios da pesquisa de clima organizacional 
  • Passo a passo para aplicar a pesquisa de clima 
  • Como automatizar a sua pesquisa de clima? 

O que é pesquisa de clima organizacional? 

Antes de tudo, é importante conhecer o conceito de clima organizacional, que foi estabelecido em 1930 pelo campo da administração com o objetivo de mapear como os colaboradores sentem o clima do negócio. 

De acordo com a definição do renomado professor de recursos humanos, Idalberto Chiavenato, o clima organizacional é “o conjunto de propriedades mensuráveis do ambiente de trabalho percebido, direta ou indiretamente, pelos indivíduos que vivem e trabalham neste ambiente e que influencia a motivação e o comportamento dessas pessoas”. 

Logo, o objetivo da pesquisa de clima organizacional é analisar a percepção das pessoas sobre diversos fatores do ambiente interno para identificar pontos fortes e de melhoria. 

E a coleta desses dados acontece por meio de questionários com perguntas direcionadas ao colaborador que variam de acordo com a metodologia utilizada. 

Desse modo, é possível encontrar o ponto de equilíbrio entre as expectativas dos profissionais e da organização para viabilizar uma gestão estratégica de pessoas

Vale ressaltar que o clima é algo subjetivo, a maneira como cada um o percebe é diferente e pode ser influenciada tanto por situações dentro do trabalho quanto pelo seu contexto fora do trabalho. 

A importância da pesquisa de clima organizacional 

Um colaborador feliz é 31% mais produtivo, 3 vezes mais criativo e consegue vender 37% mais do que seus pares. 

A explicação de Chiavenato em seu livro intitulado “Comportamento Organizacional” pode te ajudar a entender o porquê: 

“Quando há elevada motivação entre os membros, o clima organizacional se eleva e traduz-se em relações de satisfação, animação, interesse, colaboração irrestrita… Todavia, quando há baixa motivação entre os membros, seja por frustração ou imposição de barreiras à satisfação das necessidades, o clima organizacional tende a baixar, caracterizando-se por estados de depressão, desinteresse, apatia, insatisfação…” 

Isso demonstra uma relação de causa e efeito: assim como uma baixa motivação pode prejudicar o clima organizacional, um clima organizacional ruim também pode afetar a motivação. 

Afinal, hoje em dia os profissionais não estão mais só preocupados com salários e bonificações, eles também priorizam um ambiente de trabalho que se conecta aos seus princípios, objetivos e propósitos de vida. 

Com efeito, ter dados contínuos sobre como anda o clima da empresa oferece vantagens não só em relação ao aumento da motivação dos colaboradores, como também em relação a outros fatores fundamentais para o desempenho e crescimento do negócio. 

Benefícios da pesquisa de clima organizacional  

Além de melhorar a motivação de todo time, uma pesquisa de clima organizacional fornece inúmeros benefícios, como por exemplo: 

Aumento do engajamento 

Por meio da pesquisa de clima, é possível identificar os fatores-chave que mais impactam o engajamento dos colaboradores. Essa constatação facilita a criação de planos de ação específicos para trabalhar diretamente na raiz do problema e corrigi-la para aumentar o engajamento. 

Retenção de talentos 

O desgaste do dia a dia de trabalho faz com que as pessoas fiquem desmotivadas e até mesmo adquiram problemas de saúde mental. Como consequência, há a perda talentos e o aumento do índice de turnover. 

Por outro lado, quando a organização escuta seus colaboradores e trabalha os pontos de melhoria para proporcionar um bom clima, as pessoas criam uma relação saudável com o trabalho e desejam permanecer naquele ambiente, aumentando a retenção de talentos. 

Melhora na produtividade e performance 

Um bom clima organizacional influencia na satisfação dos colaboradores e a conta é simples: colaboradores felizes = colaboradores motivados, comprometidos e produtivos. 

De tal forma que proporcionar um bom clima organizacional por meio da escuta ativa impulsiona times de alta performance que alcançam os melhores resultados e contribuem para o sucesso do negócio. 

Fortalecimento da marca empregadora 

Aplicar pesquisas de clima também mostra ao profissional que a organização se preocupa com o que ele pensa e que faz esforços constantes para proporcionar a melhor experiência em sua jornada. 

Como resultado, ele fica motivado, se torna embaixador da marca e recomenda o negócio como um ótimo lugar para trabalhar, além de também indicar seus produtos ou serviços. 

Prevenção de crises 

A pesquisa de clima contínua identifica os problemas em tempo real, o que possibilita ao RH interferir rapidamente para solucioná-los antes que tomem uma proporção maior e possam, por exemplo, se tornar uma crise interna. 

Favorecimento da comunicação 

Da mesma maneira, a pesquisa de clima também é uma ferramenta que dá voz às pessoas, já que cria um canal pelo qual podem opinar. Assim, a comunicação entre organização e colaboradores é favorecida. 

Insights para novos projetos e iniciativas 

Adotar a pesquisa de clima contínua oferece um panorama sobre questões internas importantes que envolvem, por exemplo, a necessidade da criação de iniciativas voltadas para diversidade e inclusão. 

Tomada de decisões assertivas 

Com a coleta de dados sobre clima, os líderes e o RH não precisam mais tomar decisões apenas a partir do seu “feeling”. Eles passam a ter informações precisas para basear suas decisões e assegurar que sejam estratégicas e assertivas. 

Passo a passo para aplicar a pesquisa de clima 

Realizar uma pesquisa de clima não significa copiar um questionário pronto da internet e enviar para os colaboradores. Pelo contrário, existem etapas importantes para garantir que ela não seja vista como só mais um procedimento padrão, mas sim como uma prática importante para gerar transformações reais que beneficiam tanto a empresa quanto os profissionais. 

Planejamento 

Em primeiro lugar, faça um planejamento completo da pesquisa que estabeleça seu modelo e frequência. 

Na Mereo nós indicamos a aplicação da pesquisa de clima contínua. Isso porque a percepção das pessoas pode variar e mudar de uma hora para a outra devido a inúmeros fatores. 

Logo, se a organização aposta em um modelo pontual a aplica uma pesquisa por ano, o diagnóstico pode ficar distante da realidade e indicar como os profissionais estão se sentindo apenas naquele momento específico. 

Além disso, um questionário extenso é cansativo e toma muito tempo dos colaboradores, o que pode diminuir a adesão à pesquisa ou até mesmo fazer com que ela seja respondida às pressas e sem atenção. Utilizar a metodologia contínua permite que sejam enviadas menos perguntas de uma vez só. 

Portanto, uma pesquisa de clima contínua oferece não apenas mais precisão nos resultados, como também a vantagem de pensar e promover ações de melhoria constantes no dia a dia e não só no momento do planejamento para o próximo ano. 

Questionário 

As perguntas do questionário da pesquisa de clima precisam ser intencionais para se obter as informações necessárias. 

Por isso, aqui na Mereo definimos as 5 principais dimensões de clima para desdobrar cada uma delas em perguntas estratégicas e estruturar o questionário. Confira quais são as dimensões e alguns exemplos de perguntas: 

  • Desafio e satisfação profissional: saiba se os profissionais estão satisfeitos e se sentem desafiados em seu trabalho. 
  • Exemplo de pergunta: Você se sente uma pessoa estimulada a assumir novos desafios dentro da empresa? 
  • Equilíbrio entre vida pessoal e profissional: observe se os colaboradores consideram que têm qualidade de vida 
  • Exemplo de pergunta: A empresa se adequaria durante um período em que você tivesse um problema pessoal (por exemplo: saúde) para que você possa se recuperar? 
  • Identificação com a empresa e seu negócio: entenda como anda o alinhamento entre o propósito da organização e do profissional. 
  • Exemplo de pergunta: Os princípios (missão, visão e valores) da empresa compartilhados durante o processo seletivo são similares ao seu entendimento atual? 
  • Reconhecimento: descubra se as pessoas se sentem reconhecidas e recompensadas por seus esforços. 
  • Exemplo de pergunta: As tarefas que você entrega são reconhecidas pela liderança? 
  • Relacionamento: analise a colaboração dentro dos times e a relação dos colaboradores com pares e líderes. 
  • Exemplo de pergunta: A comunicação com a liderança funciona de forma eficaz? 

Também é válido ressaltar que as perguntas devem ser claras e específicas para não ocorrer nenhum tipo de dúvida ou interferência na análise dos dados. 

Sensibilização 

É fundamental que o RH comunique os líderes sobre a aplicação da pesquisa para que eles estejam envolvidos em todo processo com seus times. 

Igualmente, é preciso sensibilizar os colaboradores sobre a realização da pesquisa. Afinal, eles precisam entender esse processo como uma oportunidade de dar sua opinião e ajudar a organização a identificar as lacunas para implementar melhorias. 

Um ponto indispensável a se tratar nesse momento é o anonimato da pesquisa, o RH precisa garantir que as respostas são anônimas para que as pessoas sejam sinceras sem medo de retaliação. 

Aplicação 

Antes da aplicação da pesquisa de clima, comunique o prazo que as pessoas terão para enviar as respostas e programe notificações e lembretes para responder. 

Uma dica para aplicar uma pesquisa eficaz é utilizar uma metodologia ágil e um software que automatize todo processo para evitar gastos desnecessários de tempo e esforço com processos operacionais. 

A metodologia contínua de clima da plataforma Mereo conta com 53 perguntas ao todo. Uma pergunta é enviada automaticamente por semana durante o ciclo de um ano. As perguntas são de sim ou não, mas há espaço aberto para comentário anônimo.  

Dessa forma, semanalmente a empresa recebe novos insights sobre clima e têm acesso aos resultados em tempo real e com comparativo de mercado. 

Análise e planos de ação 

Após a aplicação da pesquisa, é hora de analisar os dados. 

Para obter um panorama completo, é interessante cruzar os resultados da pesquisa de clima e do eNPS (Employee Net Promoter Score), a pesquisa mensal que mede o nível de engajamento dos colaboradores. 

Observe os dados e os comentários deixados e avalie quais fatores de clima mais impactaram no engajamento das pessoas, quais são os destaques e as oportunidades de melhoria. 

A partir disso, estabeleça planos de ação para corrigir as lacunas e reforce os fatores positivos. Mas não deixe que essas ações fiquem só no papel, garanta que eles sejam efetivamente executadas. Até porque o grande objetivo da pesquisa de clima organizacional é promover mudanças reais. 

Comunicação dos resultados 

A transparência é um dos principais aspectos que impulsionam um bom clima organizacional, então lembre de praticar esse princípio compartilhando os resultados da pesquisa de clima tanto com a diretoria e líderes quanto com os colaboradores. 

Promova uma ocasião como uma reunião para compartilhar esses dados, apresentar as ações de melhoria e tirar dúvidas. 

É assim que as pessoas percebem a seriedade e importância da pesquisa, já que veem na prática suas opiniões sendo realmente levadas em consideração. 

Como automatizar a sua pesquisa de clima? 

Já imaginou automatizar a pesquisa de clima organizacional e ainda ter acesso aos resultados em tempo real com comparativo de mercado? Com a Mereo é possível! 

A pesquisa de clima da Mereo é composta por 52 perguntas com respostas de sim ou não e espaço para comentários anônimos. 

Toda semana uma pergunta é enviada através de um link único e intransferível via e-mail, SMS, Slack ou Microsoft Teams e fica aberta por dois dias. Caso o colaborador não responda no primeiro dia, um lembrete é enviado no dia seguinte. 

Não há como saber especificamente quem respondeu às perguntas, mas na plataforma você pode visualizar em tempo real os resultados da pesquisa com comparativo de mercado e taxa de adesão. 

Clique aqui para falar com nossos especialistas e saber mais! 

plataforma Mereo

Conclusão 

Em suma, a pesquisa de clima organizacional é a solução para empresas que se preocupam em escutar seus colaboradores para promover um ótimo clima organizacional com um ambiente colaborativo, relações saudáveis e times de alta performance. 

Esperamos que você tenha aproveitado o conteúdo e, se quer saber mais sobre como elevar o engajamento na sua organização, baixe agora o nosso e-book Engajamento e retenção de talentos

Artigos relacionados

Faça parte da nossa comunidade e receba conteúdos valiosos no seu e-mail.

     

    Solicite agora uma demonstração.

    Preencha os campos ao lado para agendar uma demonstração da nossa plataforma.