Como definir o propósito organizacional

Mereo | 20 de abril de 2022

Conhecidas também como purpose-drives, as organizações com propósito organizacional vêm ganhando cada vez mais market share e crescem até três vezes mais que seus concorrentes.

capa-proposito-organizacional

Ter um propósito organizacional bem definido é uma verdadeira arma secreta. Isso porque, ele ajudará a motivar toda a equipe. Visto que, passaram a ter um sentimento de pertencimento. 

Trabalhar com um propósito organizacional conciso e compartilhado com todos, envolvendo e estimulando os colaboradores, gera valor a equipe e, consequentemente para as finanças do seu negócio. 

Se você ainda não sabe como criar o propósito organizacional e aplicá-lo na sua organização, esse post vai te ajudar. Continue a leitura!

O que é o propósito da empresa

Propósito organizacional vai muito além de apenas ser uma tendência ou ferramenta utilizada por grandes empresas. 

Em latim, propósito significa “colocar à frente”, ou seja, definir objetivos maiores, algo que acreditamos, seja pessoal ou profissional. Mas devemos dar o destaque de que, propósito não é a mesma coisa que missão

Missão está relacionada com o valor da organização, o olhar para o ambiente externo. Já propósito organizacional é focado na consolidação do ambiente interno, com valores e cultura organizacional

Cada vez mais, empresas estão identificando que explorar atributos técnicos e racionais não são o suficiente. Por isso, o propósito organizacional se torna uma peça tão importante nesse quebra cabeça. 

A importância de definir o propósito organizacional

Como falamos anteriormente, ter um propósito organizacional é descobrir a própria identidade, por isso se torna tão importante sua definição. 

Fazendo com que a empresa se diferencie no mercado e se destaque dos concorrentes. Além disso, ajuda a elevar a performance das pessoas e da organização. 

Ele dará sentido a toda a estratégia da empresa e tudo aquilo que for relacionando a identidade do negócio, fornecendo paramentos tangíveis, atuando em cada indivíduo de forma intuitiva. 

Saiba detalhadamente os motivos de fazer o propósito organizacional:

Mobilize a equipe 

O objetivo de toda empresa é crescer, ter resultados positivos e gerar lucros, concorda? Entretanto, é preciso que não só a equipe se sinta motivada, mas que elas se orgulhem e confiem realmente no propósito que a empresa tem. 

Fazendo assim com que a equipe se mobilize, criando uma experiência de marca empregadora, e passem também esse sentimento aos clientes, gerando maior conexão e confiança. 

Atraia e retenha talentos 

Mudar a cultura da organização é muito difícil, assim, incluir o propósito organizacional desde o processo de recrutamento e seleção é tão importante. Afinal, é preciso que os colaboradores, gestores e lideranças compartilhem dos mesmos valores. 

Ter o alinhamento estratégico, por exemplo, é essencial desde o momento que a pessoa entra na empresa até no cotidiano do trabalho, para que o propósito esteja sempre em mente.

Abraçando todos os projetos, ações e decisões que a empresa tiver. Se não há clareza sobre o objetivo da empresa e o porquê ela existe, fica mais difícil encontrar profissionais que se encaixem a organização. 

estratégia

Gere relevância 

Ter o seu próprio negócio se tornou a opção de muita gente, com isso, a única opção das empresas para não perderem espaço no mercado é investir em estruturação e propósito consistente. 

O reflexo disso são grandes empresas do mercado perdendo espaço para startups que vieram com propósito organizacional forte, com impacto positivo e ganhando cada vez mais relevância e o apoio de clientes e colaboradores. 

Promova o crescimento 

Pode parecer sem nexo, mas empresas que se importam menos com os lucros e mais com o valor que ela entrega às pessoas tendem a ter mais lucro. 

De acordo com pesquisa feita pela consultoria Kom Ferry, mais de 7% dos executivos afirmam que ter uma liderança orientada por propósito traz maiores benefícios financeiros ao longo prazo. 

Ainda conforme pesquisa feita pela Gallup, em 2020, identificou que colaboradores engajados vendem 20% a mais

Agora que você já sabe a importância o propósito organizacional, que tal colocar isso em prática?

Saiba estruturar o propósito da sua empresa

Antes de saber como estruturar o propósito organizacional, é preciso deixar claro que toda empresa surge a partir de um propósito, mesmo que não tenha ele bem definido. Portanto, não é tão simples montar um propósito do zero. 

Para estruturar e desenvolver o propósito da sua empresa é possível utilizar uma série de ferramentas, como o golden circle

O golden circle, na tradução círculo dourado, é composto por três esferas que formam um diagrama com 3 perguntas: “Por quê? Como? O quê?”.

  • Por quê? Propósito da empresa, aquilo que prova sua existência;
  • Como? É um conjunto de processos que vai realizar o propósito;
  • O quê? Resultado de um processo, produto ou serviço.

Esse modelo de ferramenta monstra que todas as empresas podem saber dizer o que fazem, algumas explicarem como fazem, mas poucas vão saber dizer o porquê, conforme o escritor inglês Simon Sinek, especialista em liderança. 

Dicas para seu propósito organizacional

Como falamos, o propósito organizacional não deve ser muito amplo e nem muito estreito. Deve ser construído pensando em algo difícil de alcançar, mas não ao ponto de ser inatingível. 

Ou seja, algo que esteja nas raízes da empresa, que apensar de possíveis mudanças na marca, valor ou proposta, ele continua inalterável, com propósitos duráveis. 

Ao criar o propósito organizacional ele deve ser amplamente divulgado aos stakeholders. É preciso que ele seja enraizado, se torne consistente a todos e não mais um documento a ser esquecido. 

Enfim, agora você já tem informação suficiente para desenvolver seu propósito organizacional. E não se esqueça: você desenvolverá a base de toda sua empresa, então garanta que todas as partes interessadas entendam e abracem o propósito

estratégia

Artigos relacionados

Faça parte da nossa comunidade e receba conteúdos valiosos no seu e-mail.

     

    Solicite agora uma demonstração.

    Preencha os campos ao lado para agendar uma demonstração da nossa plataforma.